1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

linux, Qual o melhor????

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por RazerX, 19 de Fevereiro de 2003. (Respostas: 39; Visualizações: 1691)

1. RazerX

RazerX Power Member

Oi gostava de experimentar o linux mas como a varias versões do linux qual me aconselham??? Mas tem que ser o mehor

2. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

para começar?

bem RedHat ou Mandrake.

podes sacar qq um destes aqui

darkstar.ist.utl.pt

3. RazerX

RazerX Power Member

isto conta como nacional????
    mas qual deles é melhor???

4. Meqif

Meqif Power Member

Julgo que a diferença entre os dois é miníma, mas o Mandrake é ligeiramente mais fácil e o Red Hat ligeiramente mais poderoso

5. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

o site q disse é nacional, esta no IST, instituto superior tecnico. e a maquina da secçao digital

6. RazerX

RazerX Power Member

Vou sakar o Mandbrake pa ver komo é sera fixe este???? So epero que conte nacional pork ja tenho os internacionais no maximo

7. Meqif

Meqif Power Member

Já que estamos numa de perguntas sobre distribuições Linux, aproveito para perguntar se a Caixa Mágica é produto nacional?

8. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

a caixa magica é um produto nacional sim senhor, com um projecto q começou no ISCTE.

creio q começou por ser uma coisa para um qq consurso de software...

creio q o projecto morreu na sua versao final "sagres" nunca gostei mto daquilo mas posso dar mais info sobre isso

9. Meqif

Meqif Power Member

Ah bom, se já está "morrido" já é outra coisa... é que tava-me a sentir orgulhoso de finalmente haver uma distribuição nacional, mas se já não é actualizado e tu não gostaste, então é para esquecer, não? ;) Obrigado pá, até agora já me esclareceste bué dúvidas que tinha :001:

10. iJFerreira

iJFerreira Banido

Desculpem lá mas mudei recentemente de
    opinião. Então é assim... :D

As 3 grandes distros, Redhat, Mandrake e Suse
    são possivelmente as melhores.

Destas não uso Redhat porque é EUA pura.
    Prefiro a Suse porque é Europeia (alemã) e
    ultimamente tem dado cartas quer em
    performance quer em expansão para outras
    plataformas. O caso do x86-64 é um bom
    exemplo.
    O Mandrake é um Redhat afrancesado e
    é sem dúvida o belissima distro. Tudo fica
    configurado e instalado e a funcionar bem
    por mais exotérico que seja o hardware.
    Acontece porém que estão falidos.

Há umas semanas soube da existência do
    Gentoo pelo Tafinho a quem quero agradecer.
    Penso que as potencialidades da distro
    Gentoo deixa as outras distros à anos-luz
    porém tem os seus inconvenientes que
    são facilmente esquecidos quando depois
    de o instalar nota-se sem dúvida que se
    fica com um Linux hiper-sónico. :D

Gentoo all the way.

É um slakware com deve ser. :D

Neste preciso momento estou a instalar o Gome 2.2 (leia-se em Gentoo, download das sources e compilar com optimizações adequadas à máquina) em background.
    Para tal basta o tão simples comando: emerge gnome

Amanhã quando regressar ao PC já terei tudo
    prontinho. :D

Última edição: 20 de Fevereiro de 2003
  11. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

tou farto de ouvir falar bem do gentoo...vou ter de experimentar essa porra.

iJ...mas o Slackware tem outro charme....é da velha guarda...vem dd o inicio...good old days :)

12. iJFerreira

iJFerreira Banido

só te faz é bem. Trabalha malandro. :D

13. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

começa a fazer-me falta q o dia tenha 48h....qq dia tenho de agendar o inspirar e o expirar..n tou a ver tempo para experimentar isso hehehe

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Vou-me agora deitar.
    Tive a sacar as sources para o servidor de casa e ...

time emerge xfree gnome kde gaim jedit alsa mysql apache2

E vou dormir... ahhh , e alterar a sig

:D

15. iJFerreira

iJFerreira Banido

Eu até instalava o Gentoo no meu portátil mas infelizmente
    a coisa está preta. Vai se lá saber porquê mas o meu HP
    cracha completamente quando booto o live-cd.
    Parece que não gosta da forma como está implementada
    o ACPI ou coisa parecida no novo kernel.

Enfim, a solução é bootar com o gentoo v 1.2 ou Slakware,
    preparar a máquina, passar algumas sources, *emergir* a
    coisa sem o acpi e apic. Mas... ACPI E APIC são
    essenciais num portátil. G!"#%$"#%H"$#!JASJ#"%)U :D

16. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

afinal sempre precisas do bom velho slack... :D

17. Meqif

Meqif Power Member

Para quem já passou a fase de newbie mas continua a querer um Linux sem MUITA complicação e trabalho, o k aconselham? O SuSE? O Gentoo (parece excelente, mas pelos vistos temos de ser nós a compilar)? Outro? É k tanto o Red Hat como o Mandrake estão a tornar-se não-padrão, especialmente quanto ao KDE e isso é uma porcaria. Dassss... :003:

Última edição: 22 de Fevereiro de 2003
  18. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

para quem ja passou a fase de newbie....bem Slackware :D:D:D

"mas continua a querer um Linux sem MUITA complicação e trabalho"

...bah, assim ja me tramaste :) o gentoo parece q se esta a tornar opção mas ainda não experimentei...o Mandrake é joly. serve para newbie e mais avançados

19. Meqif

Meqif Power Member

Slackware!? O REI dos Linux? Ainda não, deixa-me amadurecer um bocadinho + :D

O Mandrake e o Gentoo, dizes? O Mandrake é um bocado lixado pk os gajos mudaram as pastas do KDE para umas não-padrão e isso é chatinho...
    Mas o Gentoo... deve rular mesmo bué! Pelos vistos é um Slackware mais EZ mas quase tão poderoso como the real thing

Vou ver se arranjo praí os CDs do Mandrake 9 e do Gentoo. Já agora, não sabes de onde possa arranjar isso em mão cá em PT? É que não me agrada encomendar lá aos gajos e com ligação de 56k não saco isso tão cedo :005:
    Talvez os meus dois 8o colegas k têm ADSL e gravador me possam fazer isso... mas um tem o gravador estragado >( e o outro ainda tá na fase do "Vou ter..."! tou tramado :'( Enfim, espero e entretanto vou sacando a ISO do Gentoo, que tem +- 570MB

Bah, ligação 56k com 7.7KB/s no Linux e 2.2KB/s no Window$ rula :001:

Obrigado (again!) pela ajuda, tens sido um excelente tutor (por falar nisso, alguém ainda se lembra do Tutor Esclarecido em Magic?) :001: :001: :001:

Última edição: 24 de Fevereiro de 2003
  20. Tafinho

Tafinho Power Member

Vai ao forum do Gentoo que esse problema está lá relatado e com a respectiva solução.

Aparentemente algumas implementações do ACPI fazem com que este não seja correctamente detectado, o que provoca com que a ventuinha do cpu não seja accionado, ou seja, o teu portatil está a crachar sob sobreaquecimento...

Quanto às implementação em si do ACPI no kernel, funciona, e aparentemente é mais eficaz que a de qq windoze que anda por aí, até porque activa o throttling correcto em todos os CPU's , mesmo aqueles que não são para portáteis.
    Por Ex. o meu AXP tem 8 níveis de throttling, o PIII-M tem 16...

Partilhar esta Página