linux, Qual o melhor????

Julgo que a diferença entre os dois é miníma, mas o Mandrake é ligeiramente mais fácil e o Red Hat ligeiramente mais poderoso
 
a caixa magica é um produto nacional sim senhor, com um projecto q começou no ISCTE.

creio q começou por ser uma coisa para um qq consurso de software...

creio q o projecto morreu na sua versao final "sagres" nunca gostei mto daquilo mas posso dar mais info sobre isso
 
Ah bom, se já está "morrido" já é outra coisa... é que tava-me a sentir orgulhoso de finalmente haver uma distribuição nacional, mas se já não é actualizado e tu não gostaste, então é para esquecer, não? ;) Obrigado pá, até agora já me esclareceste bué dúvidas que tinha :001:
 
Desculpem lá mas mudei recentemente de
opinião. Então é assim... :D

As 3 grandes distros, Redhat, Mandrake e Suse
são possivelmente as melhores.

Destas não uso Redhat porque é EUA pura.
Prefiro a Suse porque é Europeia (alemã) e
ultimamente tem dado cartas quer em
performance quer em expansão para outras
plataformas. O caso do x86-64 é um bom
exemplo.
O Mandrake é um Redhat afrancesado e
é sem dúvida o belissima distro. Tudo fica
configurado e instalado e a funcionar bem
por mais exotérico que seja o hardware.
Acontece porém que estão falidos.

Há umas semanas soube da existência do
Gentoo pelo Tafinho a quem quero agradecer.
Penso que as potencialidades da distro
Gentoo deixa as outras distros à anos-luz
porém tem os seus inconvenientes que
são facilmente esquecidos quando depois
de o instalar nota-se sem dúvida que se
fica com um Linux hiper-sónico. :D

Gentoo all the way.

É um slakware com deve ser. :D

Neste preciso momento estou a instalar o Gome 2.2 (leia-se em Gentoo, download das sources e compilar com optimizações adequadas à máquina) em background.
Para tal basta o tão simples comando: emerge gnome

Amanhã quando regressar ao PC já terei tudo
prontinho. :D
 
Última edição:
tou farto de ouvir falar bem do gentoo...vou ter de experimentar essa porra.

iJ...mas o Slackware tem outro charme....é da velha guarda...vem dd o inicio...good old days :)
 
Vou-me agora deitar.
Tive a sacar as sources para o servidor de casa e ...

time emerge xfree gnome kde gaim jedit alsa mysql apache2

E vou dormir... ahhh , e alterar a sig

:D
 
Eu até instalava o Gentoo no meu portátil mas infelizmente
a coisa está preta. Vai se lá saber porquê mas o meu HP
cracha completamente quando booto o live-cd.
Parece que não gosta da forma como está implementada
o ACPI ou coisa parecida no novo kernel.

Enfim, a solução é bootar com o gentoo v 1.2 ou Slakware,
preparar a máquina, passar algumas sources, *emergir* a
coisa sem o acpi e apic. Mas... ACPI E APIC são
essenciais num portátil. G!"#%$"#%H"$#!JASJ#"%)U :D
 
Para quem já passou a fase de newbie mas continua a querer um Linux sem MUITA complicação e trabalho, o k aconselham? O SuSE? O Gentoo (parece excelente, mas pelos vistos temos de ser nós a compilar)? Outro? É k tanto o Red Hat como o Mandrake estão a tornar-se não-padrão, especialmente quanto ao KDE e isso é uma porcaria. Dassss... :003:
 
Última edição:
para quem ja passou a fase de newbie....bem Slackware :D:D:D


"mas continua a querer um Linux sem MUITA complicação e trabalho"

...bah, assim ja me tramaste :) o gentoo parece q se esta a tornar opção mas ainda não experimentei...o Mandrake é joly. serve para newbie e mais avançados
 
Slackware!? O REI dos Linux? Ainda não, deixa-me amadurecer um bocadinho + :D

O Mandrake e o Gentoo, dizes? O Mandrake é um bocado lixado pk os gajos mudaram as pastas do KDE para umas não-padrão e isso é chatinho...
Mas o Gentoo... deve rular mesmo bué! Pelos vistos é um Slackware mais EZ mas quase tão poderoso como the real thing

Vou ver se arranjo praí os CDs do Mandrake 9 e do Gentoo. Já agora, não sabes de onde possa arranjar isso em mão cá em PT? É que não me agrada encomendar lá aos gajos e com ligação de 56k não saco isso tão cedo :005:
Talvez os meus dois 8o colegas k têm ADSL e gravador me possam fazer isso... mas um tem o gravador estragado >( e o outro ainda tá na fase do "Vou ter..."! tou tramado :'( Enfim, espero e entretanto vou sacando a ISO do Gentoo, que tem +- 570MB

Bah, ligação 56k com 7.7KB/s no Linux e 2.2KB/s no Window$ rula :001:

Obrigado (again!) pela ajuda, tens sido um excelente tutor (por falar nisso, alguém ainda se lembra do Tutor Esclarecido em Magic?) :001: :001: :001:
 
Última edição:
Originally posted by iJFerreira
Eu até instalava o Gentoo no meu portátil mas infelizmente
a coisa está preta. Vai se lá saber porquê mas o meu HP
cracha completamente quando booto o live-cd.
Parece que não gosta da forma como está implementada
o ACPI ou coisa parecida no novo kernel.

Vai ao forum do Gentoo que esse problema está lá relatado e com a respectiva solução.

Aparentemente algumas implementações do ACPI fazem com que este não seja correctamente detectado, o que provoca com que a ventuinha do cpu não seja accionado, ou seja, o teu portatil está a crachar sob sobreaquecimento...


Quanto às implementação em si do ACPI no kernel, funciona, e aparentemente é mais eficaz que a de qq windoze que anda por aí, até porque activa o throttling correcto em todos os CPU's , mesmo aqueles que não são para portáteis.
Por Ex. o meu AXP tem 8 níveis de throttling, o PIII-M tem 16...
 
Back
Topo