Linux temperaturas de 100 graus leite achocolatado e muito mais...

Status
Fechado a novas mensagens.

chinomoreno

Power Member
Olá pessoal,
Ora bem por onde começar. Prai há 1 ano instalei o Ubuntu penso que 7.04 ou 7.10 ja n me lembro muito bem mas o meu pc começou com problemas relativos à temperatura, chega-me a atingir os 100 graus. É mesmo um abuso isto, então lá tentei resolver os problemas em Linux n consegui arranjar nada em windows consegui com o notebook hardware control baixar as voltagens e estabilizar nos 50 e tal graus mas só em metade da potencia. tenho o CPU a 800Mhz se ponho a 1.8 dá bonus... ou seja em linux quando ligo à corrente automaticamente me passa para performance maxima e começa a tornar-se numa frigideira mas mesmo só com bateria e metade da potencia as temp são absurdas pra cima dos 80º. depois de alguma pesquisa penso que o problema seja das fans lembro-me que n consegui resolver o assunto naquela altura mas dps lá desisti e não tive tempo até agr... estava-me a dar bem com o linux e pimba =( até então tenho-me aguentado em windows com o tal programa NHC baixando as voltagens, as temperaturas continuam altas mas se não puxar mt pelo pc establizam nos 50 e pcos... se souberem alguma dica... agradeço gostava de voltar à carga agora que tenho tempo.
Já agora, sairam novas versoes de linux preciso de instalar d novo ou posso fazer upgrade? tenho instalado em dualboot linux e windows.

PS: o meu portatil é um Vaio VGN-FS315S

Obrigado
 
Manda-o limpar a uma loja, pode ser sujidade...
E mete-lhe duas tampas de coca-cola atrás, pro levantar, também ajuda.

Quanto a diminuir o desempenho no linux, não sei... E acho (posso estar completamente errado) que essa ainda e uma falha de linux...
 
Tenho o ficheiro .tar.gz.
Já fiz extract, cd pasta pra onde extrai e sudo make install.

Vou a painel, adicionar, clico e nao acontece nada...

Sebes-me ajudar?

nao estou a par do procedimento para este pacote especifico mas geralmente os comandos são:

Código:
./configure

make

make install (com previlégios de superuser)
 
^_^ é logico que n é problema do linux nca o disse... aliás se tb tenho no windows n pode ser no linux... mas no linux n consigo controlar =( certamente será algum problema d hardware baahh n sei k fazer com isto deixei passar a garantia agr lixei-me vou tentar esse prog dps dou feedback obrigado mais uma vez...
 
Isso está a precisar de uma limpeza...
Para limpeza podes sempre abrir por trás e tentar limpar ou então com um aspirador potente encostar a saída de ar do cooler :P
Se for potente consegue aspirar o cotão :)

Ou falta de pasta térmica, vê na net tutoriais de como abrir esse portátil em segurança e substituir a pasta térmica
 
tou a ver k isto uma limpeza vai mm precisar... pasta termica ? lol n entendo nd disto sera k s o levar a alg sitio m cobram mt por uma limpeza e essas tretas? so em hardware claro k dps formats e essas tretas la vou tratando...
 
Para controlares a velocidade, podes tentar manualmente em /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/
Tem lá varios "ficheiros" há uns que só lês, mas há outros que podes escrever, tipo:

> echo "800000" > cpufreq_qqrcoisa

Em relação à limpeza eu nem ia para a pasta térmica. Isso parece-me mas é que a ventoinha ou morreu ou tá quase morta e cheia de pó.
 
Para controlares a velocidade, podes tentar manualmente em /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/
Tem lá varios "ficheiros" há uns que só lês, mas há outros que podes escrever, tipo:

> echo "800000" > cpufreq_qqrcoisa

Em relação à limpeza eu nem ia para a pasta térmica. Isso parece-me mas é que a ventoinha ou morreu ou tá quase morta e cheia de pó.

Vais á ***** e compras uma lata de ar comprimido! Enfias nos orifícios de ventilação e é ver o e o pó a sair! Eu no Meu portatil ACER Ferrari 3200 de mês a mês tenho de fazer isso,... a minha casa "produz" mt pó e aquele desgraçado volta e meia mesmo em standbye tem a ventoinha a funcionar, lá vou eu com a lata e salta pó por todos os lados teclado inncluido,... e fica como novo,.. para logo de funcionar a ventoinha,.. pelo menos durante 4-5 semanas,...
 
não esse problema só existe se algumas coisas já andarem "soltas" aliás o procedimento de limpeza com uma lata de ar comprimido é recomendado pelos fabricantes...
 
Estás a falar de uma coisa tipo isto?
http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...=consumiveisKitsLimpesa&product=4040587630043

Dura para quanto tempo?
 
acho q vou comprar uma latinha dessas então mas podiasme dar umas luzes se uma chega e para quanto tempo e onde utilizar... sou um bocado leigo nisto dos portateis ainda meto a lata numa coluna LOL ;P
 
Esse problema é certamente de hardware... Não tem nada a haver com o teu sistema operativo, provavelmente isso é sugidade, ou problemas com o processador ou até mesmo com o HD, aconcelhote a mandar-lhe fazer uma pequena revisão, essas temperaturas não são nada aconselhaveis.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo