1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux temperaturas de 100 graus leite achocolatado e muito mais...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por chinomoreno, 30 de Junho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1346)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. chinomoreno

chinomoreno Power Member

Olá pessoal,
    Ora bem por onde começar. Prai há 1 ano instalei o Ubuntu penso que 7.04 ou 7.10 ja n me lembro muito bem mas o meu pc começou com problemas relativos à temperatura, chega-me a atingir os 100 graus. É mesmo um abuso isto, então lá tentei resolver os problemas em Linux n consegui arranjar nada em windows consegui com o notebook hardware control baixar as voltagens e estabilizar nos 50 e tal graus mas só em metade da potencia. tenho o CPU a 800Mhz se ponho a 1.8 dá bonus... ou seja em linux quando ligo à corrente automaticamente me passa para performance maxima e começa a tornar-se numa frigideira mas mesmo só com bateria e metade da potencia as temp são absurdas pra cima dos 80º. depois de alguma pesquisa penso que o problema seja das fans lembro-me que n consegui resolver o assunto naquela altura mas dps lá desisti e não tive tempo até agr... estava-me a dar bem com o linux e pimba =( até então tenho-me aguentado em windows com o tal programa NHC baixando as voltagens, as temperaturas continuam altas mas se não puxar mt pelo pc establizam nos 50 e pcos... se souberem alguma dica... agradeço gostava de voltar à carga agora que tenho tempo.
    Já agora, sairam novas versoes de linux preciso de instalar d novo ou posso fazer upgrade? tenho instalado em dualboot linux e windows.

PS: o meu portatil é um Vaio VGN-FS315S

Obrigado

2. casdio

casdio Power Member

Manda-o limpar a uma loja, pode ser sujidade...
    E mete-lhe duas tampas de coca-cola atrás, pro levantar, também ajuda.

Quanto a diminuir o desempenho no linux, não sei... E acho (posso estar completamente errado) que essa ainda e uma falha de linux...

3. InforMed

InforMed Power Member

Eu uso o gfreqlet no meu ubuntu para diminuir a performance quando quero poupar bateria ou diminuir a temperatura http://gfreqlet.sf.net

4. esquiso

esquiso Power Member

Porque é que o problema é do Linux? O hardware tem alguma falha certamente, temperaturas de 100ºC em qualquer PC são estupidamente altas.
    Mas vê isto: http://www.lesswatts.org/

5. casdio

casdio Power Member

Tenho o ficheiro .tar.gz.
    Já fiz extract, cd pasta pra onde extrai e sudo make install.

Vou a painel, adicionar, clico e nao acontece nada...

Sebes-me ajudar?

6. lothar_m

lothar_m Power Member

nao estou a par do procedimento para este pacote especifico mas geralmente os comandos são:

Código:
    ./configure

make

make install (com previlégios de superuser)

7. chinomoreno

chinomoreno Power Member

^_^ é logico que n é problema do linux nca o disse... aliás se tb tenho no windows n pode ser no linux... mas no linux n consigo controlar =( certamente será algum problema d hardware baahh n sei k fazer com isto deixei passar a garantia agr lixei-me vou tentar esse prog dps dou feedback obrigado mais uma vez...

8. casdio

casdio Power Member

Não da :(

9. Pretender

Pretender Power Member

Isso está a precisar de uma limpeza...
    Para limpeza podes sempre abrir por trás e tentar limpar ou então com um aspirador potente encostar a saída de ar do cooler :P
    Se for potente consegue aspirar o cotão :)

Ou falta de pasta térmica, vê na net tutoriais de como abrir esse portátil em segurança e substituir a pasta térmica

10. chinomoreno

chinomoreno Power Member

tou a ver k isto uma limpeza vai mm precisar... pasta termica ? lol n entendo nd disto sera k s o levar a alg sitio m cobram mt por uma limpeza e essas tretas? so em hardware claro k dps formats e essas tretas la vou tratando...

11. kanguru

kanguru [email protected] Member

Para controlares a velocidade, podes tentar manualmente em /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/
    Tem lá varios "ficheiros" há uns que só lês, mas há outros que podes escrever, tipo:

> echo "800000" > cpufreq_qqrcoisa

Em relação à limpeza eu nem ia para a pasta térmica. Isso parece-me mas é que a ventoinha ou morreu ou tá quase morta e cheia de pó.

12. TheBigTwo

TheBigTwo Power Member

Vais á Fnac e compras uma lata de ar comprimido! Enfias nos orifícios de ventilação e é ver o e o pó a sair! Eu no Meu portatil ACER Ferrari 3200 de mês a mês tenho de fazer isso,... a minha casa "produz" mt pó e aquele desgraçado volta e meia mesmo em standbye tem a ventoinha a funcionar, lá vou eu com a lata e salta pó por todos os lados teclado inncluido,... e fica como novo,.. para logo de funcionar a ventoinha,.. pelo menos durante 4-5 semanas,...

13. casdio

casdio Power Member

E não há perigo de isso "deslocar" algumas peças?

14. Morpheus

Morpheus Banido

não esse problema só existe se algumas coisas já andarem "soltas" aliás o procedimento de limpeza com uma lata de ar comprimido é recomendado pelos fabricantes...

15. casdio

casdio Power Member

16. chinomoreno

chinomoreno Power Member

acho q vou comprar uma latinha dessas então mas podiasme dar umas luzes se uma chega e para quanto tempo e onde utilizar... sou um bocado leigo nisto dos portateis ainda meto a lata numa coluna LOL ;P

17. Esse problema é certamente de hardware... Não tem nada a haver com o teu sistema operativo, provavelmente isso é sugidade, ou problemas com o processador ou até mesmo com o HD, aconcelhote a mandar-lhe fazer uma pequena revisão, essas temperaturas não são nada aconselhaveis.

18. esquiso

esquiso Power Member

Esse problema já não diz respeito a esta secção do fórum. Por favor faz essa pergunta na secção correcta :)

:iconlock:

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página