Ubuntu - nova distro baseada em Debian com Gnome 2.8

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Na minha tentativa de ir descobrindo novas distros (já se tornou mais um vício do que outra coisa) cruzei-me com esta distro já à alguns dias e é a que tenho instalada presentemente no meu sistema de Linux (PIII 500; 256MB RAM; Geforce 2? GTS; Disco 40GB, sem placa de som).

É a primeira distro que tenho instalada baseada em Debian e com o Gnome. O Knopixx não conto pq nunca cheguei a instalar. Corri sempre o Live CD.

Como gosto de causas duas coisas me chamaram a atenção:D

Código:
"Ubuntu" is an ancient African word, meaning "humanity to others". The Ubuntu Linux distribution brings the spirit of Ubuntu to the software world.

Código:
Ubuntu will always be free of charge, and there is no extra fee for the "enterprise edition", we make our very best work available to everyone on the same Free terms.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi usar o Gnome 2.8 que é a ultima versão disponivel. (BTW se quiserem ver o KDE 3.3 recomendo o SLAX é um live cd que corre muito bem no VMware).

É a primeira vez que tenho instalada uma distro com o Gnome por defeito. A experiência está a ser boa.
A instalação é em modo texto mas é tudo muito simples e facil. Como sabem sou um perfeito noob em Linux.
Pelo que li a instalação não suporta resize do disco como no SuSE pelo que ou fazem isso antes ou então tenham um disco só para a distro.

Como devem saber com o debian o problema das dependencias não existem (se eu disser alguma asneira sff corrijam) ele corrige.
Mais giro ainda é que ele trás um GUI (Synaptic Package Manager) para descarregarem os "pacotes". Portanto ainda não precisei de usar a linha de comandos. Os gurus vão já rir-se mas reparem que para quem dá os primeiros passos não gosta nada da linha de comandos. Bme sei que é poderosissima e isso mas digamos que consola só mesmo a do Folding:)

Ficam aqui alguns links relacionados com o UBUNTU. Site e reviews.

Já me ia esquecendo. O UBUNTU ainda é uma beta mas para beta está muito boa mesmo. Experimentem vão gostar.

site: http://www.ubuntulinux.org/

Reviews:
http://www.osnews.com/printer.php?news_id=8407
http://www.kuro5hin.org/story/2004/9/28/211242/712
 
Devias era andar a benchar o 3dmark05 nesse PIII!!!! :D

Bem, essa distro está em todo o lado. É apenas uma preview, mas parece que tem gente de varios projectos por trás.

Pelas reviews, ainda tem muitos bugs, mas é mais uma alternativa para quem quer escolher um SO.

[OT]
Falando de gostos (são discutiveis), cada vez gosto mais do gnome e xfce do que do Kde ou ambiente grafico do XP.
Não têm aquele ar "plastificado" que agora é moda.

Suse
30.gif

Ubuntu
28.gif


Sorry pelo OT.
[/OT]
 
estigma disse:
mirror nacional, não ha?

O.o

queria experimentar...

Isto ainda é um preview e para já nada feito.

Não sei se podes passar na lan se puderes eu levo-te isso. Senão sempre se pode dar um geito.:)
 
Achas que ia deixar um Techzoniano ficar mal?

Só uma dica. Algumas das coisas que descobri foi a ler as reviews. Para mim tudo é novo. Há cantinhos em Linux que nem faço ideia e as reviews deram uma ajudinha a descobrir mais umas coisas.

Depois deixa aqui a tua impressão da distro:)
 
Um amigo meu lá da faculdade experimentou e detestou ... diz k era tudo bugs ... mas ele tb ve bugs em todo o sitio ...

Só sei k ele agora tá a experimentar Debian...
 
eu estou agora a experimentar o Linux... inda nao percebo nada disso.. Instalei o SuSE 9.0 mas nada funcionava direito.. qualquer programa que tentava instalar e dava-me logo uma lista quilometrica de conflitos e ficheiros em falta. Depois o YaST deixou de funcionar... desisti do SuSE e tou a sacar o Mandrake 10.0, por conselho do M@ster... minha duvida (espero que por pouco tempo) é a seguinte:
Qual a distro mais fácil de usar, pra quem está começando do nada, e que seja mais completa? fico mesmo pelo Mandrake???
 
Eu iniciei-me com o Slackware....diziam que era dificil e tal. A única dificuldade que tive foi instalar o meu anterior modem (o malfadado Speedtouch USB). De resto 5 estrelas, os updates e dependências não é preocupação e tem tudo funcado na perfeição. A outra distro que testei recentemente foi o Knoppix 3.6. O conceito de correr a partir do CD tá muito fx, tal modo que gravei um cd só para andar comigo na escola.

Fora das distro GNU/Linux se SO que sou adepto é o FreeBSD. Muito rápido e estável, se bem que custa um pouco meter aquilo funcional como SO desktop. Como SO server é uma beleza e é por isso que é o SO de eleição para o meu homeserver.
 
pois.. com o tempo vou aprendendo isso tudo....
ahh, há no ftp 2 versoes do Mandrake, a Community e a Official... como não sei a diferença entre as duas, optei pela que tinha o nome mais bonito (Official) :D
isso foi correcto ou estou só a perder tempo pq nao vou querer pagar registo depois?

PS: tks pela resposta rápida Madril :D

PS2: pra quem quiser sacar todo tipo de ficheiro pra Linux, nacional à 80kps, fica aqui o link
Site do GLUA
FTP
 
Saiam todos daqui seus fedorentos.
Esta é a minha thread do Ubuntu:D

Agora a sério:
É verdade que o SuSE é baseado em rpms e portanto tem o problema das dependencias.
Mas tens imensos sitios para procurar por rpms já compiladas para o SuSE.
Não sei que programas tentas-te instalar.

O mandrake a mim deu-me imensos problemas com o hardware. Coisa que não tive com o SuSE.

O Ubuntu a instalação correu muitissimo bem e estáva (acabei de desinstalar porque preciso do disco para a LAN amanha:D ). O ubuntu é baseado em debian portanto instalar programas é um sonho. Infelizmente o Ubuntu é uma distro ainda em beta e falta limar umas arestas.

Para quem está a começar acho que deve pegar um live-cd e correr a partir dali. Mexam no que quiserem que não há problema nenhum.
A outra hipotese é instalar numa VMware (o MDK não gosta do VMware).

mateusmazzeo. Experimenta o kurumin que é uma distro brasileira muito nice. (Procura uma thread que eu abri aqui sobre ele)
Uma distro com o ultimo KDE é a SLAX.
como vez é só escolher.

Para quem não conhece um site muito bom é http://distrowatch.com/
Cuidado para não ficarem viciados com esta brincadeira:)
 
A rapaziada decidiu lançar um Live CD do UBUNTU

http://cdimage.ubuntulinux.org/releases/warty/preview/

Podem ir a esta página que ele lá está:)

Decidi voltar a instalar o Ubuntu já deu para ver que eles não têm estado quietos.
Está a descarregar 200MB de updates.
Este mês vai ser dificil por causa dos limites. Não sabia que era tanto de updates senão tinha guardado para as HH. Agora paciencia.
 
Qual é a gozo de perder tempo a experimentar distros de Linux?

Na minha opinião tudo que não seja Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD é pura
perda de tempo. Destes penso que o Debian ou Gentoo são as mais
interessantes pelo conceito de gestão do software.

Bom é especializarem numa delas caso contrário nunca mais começam
a *conhecer* o Linux.
 
Xpirit disse:
Qual é a gozo de perder tempo a experimentar distros de Linux?

Na minha opinião tudo que não seja Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD é pura
perda de tempo. Destes penso que o Debian ou Gentoo são as mais
interessantes pelo conceito de gestão do software.

Bom é especializarem numa delas caso contrário nunca mais começam
a *conhecer* o Linux.

O gozo é fenomenal. Agora a sério.
Estás a misturar tudo no teu post.
O Ubuntu é uma distro baseada em debian mas muito mais facil de instalar. No ubuntu tens o apt-get como em debian.
As diferentes distros têm caracteristicas diferentes. Esta usa o gnome 2.8. Só para veres o Suse 9.2 que vai sair em Novembro ainda trás uma ver~sao anterior a esta.
Experimentando tb se aprende. E se não se experimentar como queres saber de qual gostas mais?
 
Metro disse:
Estás a misturar tudo no teu post.
O Ubuntu é uma distro baseada em debian mas muito mais facil de instalar. No ubuntu tens o apt-get como em debian.
Experimentando tb se aprende. E se não se experimentar como queres saber de qual gostas mais?


A misturar o quê? Não percebo. O Ubuntu não é uma distribuição?

Quando instalas uma distribuição o que é que aprendes?

Eu tenho o gnome 2.8 no meu portátil e não tenho cá nenhuns urubus.
 
Back
Topo