[LINUX] VIDALINUX - Gentoo para os newbies

Kain disse:
bem tenho andado a exprimentar esta distro e ta mto fixe!

E xtremamente facil de instalar e o porthole portage e espetacular!

So tenho e um problema: a mira resolução ta em 1280x768 mas fixa a 60hz o q e mto mau!

existe alguma maneira de alterar isto?

Tens os drivers da placa gráfica instalados?

Se for nvidia deve chegar emerge nvidia-glx
 
Versão 1.1 is out.
Infelizmente a versão gratuita está cortada. A pagantes tem Gnome e KDE além de mais umas coisas.
http://distrowatch.com/?newsid=02195#0
Já agora como se faz para instalar o KDE? emerge KDE?

Saquei a versão para P4 e mantenho os problemas que tinha com a versão 1.0.
Sem som e com o desktop a 1024X756 mas ainda não tive tempo para fazer nada. Está no 3º disco:D para quando tiver tempo para lhe mexer.
 
Ja q o Vidalinux e baseado em gento ve Aqui

Ta ai uma explicação de como instalar e configurar o KDE em gentoo mas deve servir tb para Vidalinux
 
acabei de testar o VidaLinux e.. bem, normalmente as ditros sao muito 'picky' com o meu pc, a placa de som (audigy 2zs platinum :'( ) ja nem me dou ao trabalho de por a funcionar :| infelizmente no vd parece q ha um issue qd se tem mais q um dispositivo eth que é resolvido com a instalaçao dos drivers (no meu caso os nForce) e guess what, "You will need to recompile your kernel" ahaha :P bem, era so uma distro pa me safar (severe probs @ win) portanto, vou tentar o mepis :| nontheless muito boa distro.
 
suB disse:
acabei de testar o VidaLinux e.. bem, normalmente as ditros sao muito 'picky' com o meu pc, a placa de som (audigy 2zs platinum :'( ) ja nem me dou ao trabalho de por a funcionar :| infelizmente no vd parece q ha um issue qd se tem mais q um dispositivo eth que é resolvido com a instalaçao dos drivers (no meu caso os nForce) e guess what, "You will need to recompile your kernel" ahaha :P bem, era so uma distro pa me safar (severe probs @ win) portanto, vou tentar o mepis :| nontheless muito boa distro.

Estava a ler o teu post e estava a pensar na ultima parte que escreveste:)
O Mepis como é live cd ficas logo a saber com o que contas. Podes configgurar o monitor que ele depois fica logo instalado. Se tiveres uma grafica Nvidia fazes apt-get update e depois apt-get nvidia-glx e já está:)
Depois é só ires activar no Mepis System center.
No próximo ano :D a ver se entro em contacto com o pessoal do IST para ver se eles poderiam meter o repositório do Mepis lá. Isso é que era.
É a distro mais facil de usar que conheço no entanto nós temos sempre os problemas do trafego internacional o que para andar a actualizar é uma chatice.
Tirando gentoo que é um caso à parte esta é a distro para um publico muito alargado que quer mudar para Linux.
Como falei do Mepis aqui e pouco tempo depois ela apareceu no IST pode ser que se consiga. Era muito fixe.
Para já vou deixar de andar a brincar com todas as distros que aparecem e aprender mais com o Mepis. Por mais voltas que dê volto sempre ao Mepis e sempre com bons resultados:)
 
eu e o gentoo nao somos grandes amigos, a ultima x q o instalei passei uma tarde inteira a ver o installer compilar o X e qd corria o gentoo guess what, nao tinha config po X e ficava so com interface de texto :x agora tou em mepis, parece-me mto bom


edit: uma das coisas q aponto no mepis, que parece insignificante, e o facto de o liveCD ter UM CLIENTE FTP! essa era a minha gande queixa em relacao ao knoppix - uso-os para salvar o pc qd o win vai ao ar- anyway, still testing.
 
suB disse:
eu e o gentoo nao somos grandes amigos, a ultima x q o instalei passei uma tarde inteira a ver o installer compilar o X e qd corria o gentoo guess what, nao tinha config po X e ficava so com interface de texto :x agora tou em mepis, parece-me mto bom

claro...mas ninguém te diz que lá por compilares o X o gajo o configura :D

edit: uma das coisas q aponto no mepis, que parece insignificante, e o facto de o liveCD ter UM CLIENTE FTP! essa era a minha gande queixa em relacao ao knoppix - uso-os para salvar o pc qd o win vai ao ar- anyway, still testing.

deves tar a gozar...queres que acredite que o Knoppix não tem o sftp? não me obrigues a rebootar a máquina para experimentar... :)
 
Boas,

Malta, tou aqui com um problema no Vidalinux.

Tinha tudo a funcionar perfeitamente com o kernel 2.6.10 ,mas após ter corrido o alsaconf e dps de um reboot, o gajo não me entra no Gnome. Vai bem até aos login screen, e dps pára no splashscreen a dizer Vidalinux.

òbviamente que o problema está em eu ter corrido o alsaconf, deve ter feito m€rda.

Para tentar perceber, entrei com o kernel 2.6.9 e loada o gnome na boa, apesar do XMMS não ter som e o Xine sim.

Ideias?

Abraço!
 
manji:
Provavelmente não tens ajuda pq ninguem está a usar esta distro e assim fica complicado.
Não sei ajudar:(
 
Boas ppl ;) também instalei esta distro :007: mas não consigo arranjar maneira de me ligar á net 8o
Tentei mesmo configurar manualmente, mas a ligação fica sempre em idle :rolleyes:
Não ha maneira de resolver?
Muito obrigado
 
O vidalinux tem vários bugs... Lion o que te acontece quando fazes dhcpcd? e tentas fazer ping a um site?

Manji tenta fazer o que o madril disse e depois diz como correu..
 
LionGreen disse:
Boas ppl ;) também instalei esta distro :007: mas não consigo arranjar maneira de me ligar á net 8o
Tentei mesmo configurar manualmente, mas a ligação fica sempre em idle :rolleyes:
Não ha maneira de resolver?
Muito obrigado

O VLOS tem um prob com a numeração dos dispositivos eth, a mim punha-me sempre as portas de firewire a frente :p foi preciso banir qq coisa do hotplug para ter os eth's como deve ser
 
Back
Topo