Linux Virtual

Tutanka

Membro
Objectivo: Criar um mini servidor de testes linux, com LAMP, em VirtualBox. O sistema deve ser pequeno, leve e ocupar pouco espaço.

Questão: Qual a melhor distro a usar e como o fazer. (Documentação de como configuraro LAMP nessa distro)

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumpts,

TT
 
Uma coisa eu acho quanto mais leve for melhor ;) Já que correr em VirtualBox já cria uma boa perda de desempenho :P

Não requeres GUI pois não?

Mas penso que o melhor para isso deve ser Debian (Ubuntu Server também deve dar mas não sei se é o mais indicado)
 
Não dá para testar um Xen? É que o VirtualBox começa muito bem mas depois se quiseres fazer coisas tipo aceder a directorias partilhadas entre o sistema anfitrião e os sistemas clientes então já precisas de pagar.
 
Não precisas nada... a versão é totalmente Free (as in free beer)... tens é a versão OSS (open-source software) que não tem suporte USB e de partilha de ficheiros entre hosts e guests (não sei se mais alguma coisa retirada) e essa versão para além de free (as in free beer) também é free (as in free speech)!
 
Não precisas nada... a versão é totalmente Free (as in free beer)... tens é a versão OSS (open-source software) que não tem suporte USB e de partilha de ficheiros entre hosts e guests (não sei se mais alguma coisa retirada) e essa versão para além de free (as in free beer) também é free (as in free speech)!

Existe a versão proprietária e a versão de software livre. A versão proprietária é grátis para uso pessoal e educacional (mas em Portugal todo o conteúdo protegido pelo código de direitos de autor é assim) mas para qualquer uso além disso já precisas de pagar licenças.

Se o objectivo do petersaints é aprender a mexer com a coisa para mais tarde usar num ambiente não-caseiro então não é do interesse dele apostar no virtualbox, a não ser que não se importe de pagar pelas licenças.
 
Então qual é a Máquina Virtual completamente OSS com suporte a essas features todas?? Que eu conheça nenhuma!


O QEMU já oferece acesso a USB há algum tempo. Também oferece directorias partilhadas sob a forma dum servidor SAMBA, desde que o servidor anfitrião tenha isso instalado.

Se o pobre do QEMU oferece, não creio que software mais capaz como o Xen ainda não tenha implementado isso.
 
Back
Topo