linux-vista dual boot e mais algumas perguntas

steelballzz

Folding Member
pois bem
considero necessário voltar a ter linux na minha máquina principal
posto isto vamos ao que interessa
uma ressalva inicial.....eu sou quase ignorante no meio linux...por isso go gentle

tenho neste momento xp e vista em dual boot e pretendo ter 3 SOs, mantendo os 2 que tenho e acrescentando um linux
irei reduzir a partição que tenho no XP para o minimo indispensável para benchar e vão sobrar uns 80 a 100 G para linux
ja tive o 7.04, o 8.04 ,o mint e mais alguns que não me lembro
gostei particularmente do mint e do seu boot manager

agora a questão é

qual é a maneira correcta de acrescentar, por ex um mint, a esta situação que eu tenho no momento sem dar cabo do meu dual boot e do meu Vista

eu estou apostado no mint, mas estou aberto a sugestões, que se enquadrem nas minhas poucas capacidades neste ambiente

por isso gostaria de "ouvir" as vossas opiniões
 
A melhor maneira é mesmo fazer as partições bem feitas e instalar o Mint/Ubuntu/wtv na partição dedicada ao dito. Ele trata-te do resto.

Só um pequeno aparte: eu não sou adepto de redimensionar partições com dados lá dentro. Ao menos, e tendo em conta que usas FAT/NTFS, desfragmenta isso a sério e faz backups do que for mesmo importante :)
 
A melhor maneira é mesmo fazer as partições bem feitas


pois
e como seria isso......
deixar um espaço RAW sem nada mesmo a depois indicar esse espaço ?
já uma vez tentei criar as partições necessárias.....mas não correu muito bem :007:
em windows ainda me safo, mas em linux ando aos pápeis mesmo em cenas básicas como criar uma partição em linux
 
pois
e como seria isso......
deixar um espaço RAW sem nada mesmo a depois indicar esse espaço ?
já uma vez tentei criar as partições necessárias.....mas não correu muito bem :007:
em windows ainda me safo, mas em linux ando aos pápeis mesmo em cenas básicas como criar uma partição em linux

Sim, podes deixar o espaço alocado, mas sem estar formatado. Depois na instalação fazes as partições com o formato necessário.

Se queres manter as coisas simples, só vais precisar de duas: uma swap (tipo swap mesmo) e uma / (root, no formato que quiseres - recomendo ext2 ou ext3). A swap metes com 512 ou 1gb e / metes com o resto da partição.

Basta isso ...
 
O proprio instalador do Ubuntu/Mint faz-te isso automaticamente, desde de que lhe indiques qual o espaço a utilizar.
Podes também fazer por ti mesmo. Tens aqui um tutorial +- explicativo do processo de particionamento/formatação.
 
Back
Topo