1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux vs BSD vs OpenSolaris

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por grafo, 11 de Junho de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1509)

1. grafo

grafo Folding Member

olá pessoal. desculpem a ignorancia (mais uma vez) mas gostava que alguém me explicasse as diferenças principais entre estes 3 SO's (em termos teoricos e tambem praticos)
    para desktop há algum deles que, digamos, não renda (por ser complicado ou ter pessimo suporte)? obrigado.

2. madskaddie

madskaddie Power Member

#1 - chamar SO é ambíguo.
    -> Linux: kernel por todos nós conhecidos
    -> BSD: SO feito na uni. de Berkeley. Derivado da versão 4 deste, formaram-se vários
    * freeBSD (deste já surgiram umas 4 ditros: dragonfly, pcbsd, desktopbsd, freesbie)
    * OpenBSD ("OS mais seguro do mundo, 2falhas em 10anos",)
    * netBSD (costumava ser o SO a correr em mais plataformas, mas o Linux já vai à frente)
    -> OpenSolaris: kernel do SO solaris, recentemente aberto pela SUN. Com o mesmo nome existe um SO distribuido pela SUN via comunidade OpenSolaris.

Suporte: melhor que o Linux não há.
    Estabilidade: todos bons (em servidor todos eles batem o windows às unidades astronómicas)

O OpenSolaris, precisa de amadurecer (a SUN contratou o fundador do Debian para tratar disso
    Os BSDs têm fama de estar bem mais integrados (menos fragmentados) que o LINUX. Mas esquece lá as ultra new features. O nivel de adopcao é estilo Debian. O PC-BSD parece estar muito user.friendly com os pacotes PBI ao nivel do sistema mac. Mas o xorg vai no 6.8 ou 6.9, por exemplo. Eu sei que a maioria do pessoal aqui não gosta mas em geral os BSD trazem KDE (é claro que trazem o GNOME tb)

Em termos técnicos são implementações diferentes do UNIX, por isso é natural que pouco tenham em comum... O sistema de módulos funciona melhor no linux (mais para virado para o microkernel) que nos BSD (mais virados para o monolithic kernel)

Existem muitas outras coisas (e posso estar errado no que disse ... esta são as ideias que tenho)

3. grafo

grafo Folding Member

antes de mais obrigado pela resposta...
    o Ian (fundador do debian - espero nao me enganar, acho que debian vinha de deborah + ian [nao, nao é a deborah secco]) já deve tar um cota do caraças :P
    espero que haja algum plagio nos proximos tempos entre os varios kernel's :P talvez se ganhe alguma coisa com isso :> de qualquer modo, acho que chegara o dia em que linux e bsd irao usar o mesmo kernel - o que os tornaria um pouco a mesma coisa claro :P
    ja agora explica ai como funciona essa cena dos pacotes estilo mac (nca usei mac desculpa)
    e tipo, nvidia e isso suportam opensolaris?

4. madskaddie

madskaddie Power Member

O nome murdock é mais giro ;) Faz lembrar a série da TV

plágio? Nunca, o copyright está garantido, mas percebo-te. Mais uma vez o linux não é um SO. O Debian, Fedora, Ubunto,... é que são. O Debian (e o Gentoo) tem de facto um projecto para usar um kernel freeBSD no lugar do LINUX. E acho que um HURD (projecto de kernel da FSF) também. Agora fusão linux - bsd... nunca caro joaospinto. As comunidades têm personalidade. De tal forma que nasceu o dragonflybsd só por causa da implementação do SMP... lol esquece lá isso! E mais (como tenho vindo a insistir nos posts) VARIEDADE é BOM.

5. grafo

grafo Folding Member

variedade é bom até à altura em que passa a ser mau :P hehe
    é claro que é impossível de adivinhar, mas será que irá chegar um ponto em que o desenvolvimento tecnológico simplesmente estanca? se isso acontecer, acho que muitos projectos perderiam a sua razão de ser e simplesmente se renderiam aos outros... não deixariam de ficar na história do mundo tecnológico!
    repare-se, muitas rivalidades podem ser resolvidas com simples benchmarks... (a dos kernel's pode, em parte... digo eu que nao percebo um c*** do assunto :P)

Partilhar esta Página