Linux Vs Windows

Qual o Sistema Operativo que aconselha?


  • Total voters
    128
AwakE disse:
Uma coisa extremamente importante para mim é o "quick deployment".

Pode ser muito giro andar para a compilar pacotes, optimizar para o computador, e etc. Dizer que o Linux tem muitas potencialidades, tens é de saber trabalhar com ele, usar a linha de comandos e isso...

Para quem se pode dar a esse luxo tudo bem...eu pessoalmente não tenho tempo. Quero coisas que instalem rápido....e em termos de usabilidade considero o Windows melhor. Podem que é por estar mais habituado. OK...bom para o pessoal que tem tempo para se habituar. Eu não tenho.

Se é esse o teu problema, porque é que não usas um Macintosh? Não tens que optimizar nada, não tens que instalar drivers e para instalar a maioria dos programas, basta copiá-los do cd de instalação para o disco, sem registos, sem dll's nem nada... Para desintalá-los basta deitá-los para o lixo... E acredita que é muito mais "User Friendly" que o Windows...
É que se essa é a tua desculpa para não usares Linux, então devias era usar um Mac, caso contrário, e se podes perder algumas horas cada vez que o Windows dá ráia, e tens que instalar tudo de novo, para não falar do risco muito maior de vírus e companhia, também tens umas horas para dares uma tentativa no Linux... Se experimentares talvez te convenças! ;)
 
Savage disse:
Se é esse o teu problema, porque é que não usas um Macintosh? Não tens que optimizar nada, não tens que instalar drivers e para instalar a maioria dos programas, basta copiá-los do cd de instalação para o disco, sem registos, sem dll's nem nada... Para desintalá-los basta deitá-los para o lixo... E acredita que é muito mais "User Friendly" que o Windows...
É que se essa é a tua desculpa para não usares Linux, então devias era usar um Mac, caso contrário, e se podes perder algumas horas cada vez que o Windows dá ráia, e tens que instalar tudo de novo, para não falar do risco muito maior de vírus e companhia, também tens umas horas para dares uma tentativa no Linux... Se experimentares talvez te convenças! ;)

Se há uma coisa que me irrita nestas threads é a sensação de "epah tu usas o Windows?? Ganda totó"... A minha "desculpa" para não usar o Linux é:

- Já usei, já tentei bastante gostar, mas gosto mais do Windows. Ponto final. Um gajo não pode ter opinião aqui? Se eu dissesse que o Linux era o melhor sistema operativo do mundo ninguem me caía em cima de certeza...
 
Epá, mas alguém me dá uma razão para usar Linux para além das seguintes?:
- mais barato
- melhor para programar
- alterar o sistema operativo e os programas
- aprender mais sobre sistemas operativos e programação

De resto, os programas para Linux em geral ou são iguais ou piores, em menor quantidade ou tem-se que usar emulador para certos programas (podendo correr mais lento), já para não falar em jogos. E para além disto é de mais difícil utilização, ou quanto muito, nalguns aspectos de igual dificuldade com o Windows. A desculpa que vocês dão é sempre algo do estilo: "Ya, mas pode-se usar um emulador, fazer isto ou aquilo", ou seja no fundo é a mesmo coisa mas dá mais trabalho, ou seja isso não é nenhuma vantagem. Não vos entendo, a mim parece-me que gostam de Linux só porque fica bem, pelo factor geek.
 
PsychoactivE disse:
Epá, mas alguém me dá uma razão para usar Linux para além das seguintes?:
- mais barato
- melhor para programar
- alterar o sistema operativo e os programas
- aprender mais sobre sistemas operativos e programação

- Bom como server
- Estabilidade (mas a familia NT está anos luz à frente do 9x)
- Flexibilidade (distros para varias arquitecturas, outras adaptadas a certas funções, etc)

Cada SO tem as suas vantagens, não vale a pena esta "guerra". Depende das funções, dos gostos....
 
Nemesis11 disse:
- Bom como server
- Estabilidade (mas a familia NT está anos luz à frente do 9x)
- Flexibilidade (distros para varias arquitecturas, outras adaptadas a certas funções, etc)

Cada SO tem as suas vantagens, não vale a pena esta "guerra". Depende das funções, dos gostos....

OK, mais três razões, apesar de que em estabilidade dos Windows NT e XP já estar muito boas. Mesmo assim na minha opinião as vantagens do Windows são bastante maiores para a maioria dos utilizadores.
 
Li esta thread meio na diagonal mas deixo aqui a minha opiniao:

Eu botei Windows e por mais do q uma razão...

É pa nao bou falar no qja foi por aqui discutido de ser mais facil trabalhar com uma coisa do q com outra... e' uma questão de habitos... ou sera?

O linux e' bom... poderoso... seguro... e esta a esforçar-se ao maximo pra colmatar o seu maior defeito... o linux foi feito por informaticos e para informaticos nao para o utilizador geral e nao estou so a falar do facto de ser linha de comandos... o DOS tb era so linha de comandos e no entanto nao daba metade dos estrilhos q temos com o linux... pq?? pq era simples... as maquinas tb eram mais simples e os programas q podiam correr nessas maquinas tb eram simples... o DOS nao precisaba de metade das funcionalidades q hj em dias sao precisas so para arrancar com a maquina e fazer alguma coisa com ela

O linux ja tem essas funcionalidades todas... so q tem q se ter em conta q qto mais coisas ha com que trabalhar maior a posibilidade de o interface entre a cadeira e o teclado dar barraca... e depois quem e' q o acode?? Qto tempo e' q um nao informatico bai ficar com a maquina parada enquanto descobre sequer como chegar a uma base de conhecimento onde podera ou nao haber uma solução para o problema especifico desse utilizador??

Nesse aspecto os *x lovers bao ter de me desculpar mas a MS apesar de todas as falhas q têm sempre tem suporte nem q seja na technet onde estao milhares de problemas resolbidos e onde a probabilidade de encontrar a solução para o problema especifico do interface e' bem maior...

Ja agora... pra rebater um post qli por ai a dizer qa nibel empresarialnao ha bantagens no windows... e' pa e' FALSO... podes poupar dinheiro em mta coisa mas por mais formação q dês aos users bais perder dezenas de horas de trabalho por utilizador... pq sea maior parte dos users nao consegue funcionar em modo com algo tao simples e intuitibo como o windows e os programas MS imagina entao por-lhes uma maquina com linux 'a frente... eles borram-se todos e depois nao aprendem pq acham q o linux e' demasiado dificil para aprender e bloqueiam ao menor problema
 
AwakE disse:
Queres que esteja a repetir o que já mil gajos repetiram? Windows tem melhor usabilidade...a prova é que muito pessoal não precisa de ajuda para aprender a trabalhar com o Windows,


Porque é mentira.
As pessoas não precisam de ajuda para trabalhar em windoze porque já aprenderam... ou achas que nascem ensidados...?

Não é diferente carregares na tecla de Start de um Windows, ou na tecla de Start de um Lindows...

E claro, o topo da usabilidade é meteres um CD no CDRom e teres todo o sistema operativo à tua disposição, não tens de instalar drivers ou formatar discos, em Linux demora 35segundos, em windows não de faz...


De resto, os programas para Linux em geral ou são iguais ou piores

Por acaso já te deste ao trabalho de procurar antes de mandares uma besteira dessa...?

Não me estou a lembrar de nenhum programa que seja mais lento em Linux que em windows, mas lembro-me de CENTENAS que são mais rápidos em Linux que em windows, podemos logo começar pelo quake... ou porque achas que os estúdios cinematográficos usam linux...? será porque é mais geek...?
 
Tafinho disse:
Porque é mentira.
As pessoas não precisam de ajuda para trabalhar em windoze porque já aprenderam... ou achas que nascem ensidados...?
E é mentira e o que tu dizes é mentira e o que os outros dizem é mentira....pah....esquece...
 
AwakE disse:
E é mentira e o que tu dizes é mentira e o que os outros dizem é mentira....pah....esquece...

Escapou-me alguma coisa.
Tanta violencia para quê?

Por vezes perguntam-me como se grava um ficheiro niuma disquete. É obvio que é necessário aprendizagem e quer queiramos quer não já interiorizamos tanto o Windows que achamos que aquilo é tão facil que não é possivel ninguem saber como é que se faz isto ou aquilo.
 
PsychoactivE disse:
Epá, mas alguém me dá uma razão para usar Linux para além das seguintes?:
- mais barato
- melhor para programar
- alterar o sistema operativo e os programas
- aprender mais sobre sistemas operativos e programação

De resto, os programas para Linux em geral ou são iguais ou piores, em menor quantidade ou tem-se que usar emulador para certos programas (podendo correr mais lento), já para não falar em jogos. E para além disto é de mais difícil utilização, ou quanto muito, nalguns aspectos de igual dificuldade com o Windows. A desculpa que vocês dão é sempre algo do estilo: "Ya, mas pode-se usar um emulador, fazer isto ou aquilo", ou seja no fundo é a mesmo coisa mas dá mais trabalho, ou seja isso não é nenhuma vantagem. Não vos entendo, a mim parece-me que gostam de Linux só porque fica bem, pelo factor geek.

tens 40mil programas que correm mais rápido em linux que em windows...e tens mais 40mil que correm mais rápido no emulador em linux do que em windows :x2:

quanto ao resto...para mim basta a cena de não ser software pago...gostavas de ter de ser mm obrigado a pagar por tudo o que instalas? além do mais, ali sabes o que fazem os programas, tens o código para ver...é mais seguro...tens uma comunidade que te apoia e ajuda livremente à volta do linux...tens dezenas de foruns para resolver problemas...é mais estável (nao tens de fazer reboots cada vez que instalas alguma coisa e não passa a vida a crashar)...etc...podia ficar aqui até amanhã mas também acho que podes usar o google mas não queres e só tás a ser preguiçoso :007:
 
Metro disse:
Escapou-me alguma coisa.
Tanta violencia para quê?

Não é violencia. É falta de paciencia po Tafinho... A maneira como ele entra nas discussões

"É MENTIRA". Começar assim uma thread mostra uma grande disposição mental para a discussão de ideias....Eu digo uma coisa, opinião pessoal, ele diz que é MENTIRA...pah...não tenho paciência.
 
AwakE disse:
Não é violencia. É falta de paciencia po Tafinho... A maneira como ele entra nas discussões

Eu entro nas discussões como tu entras e passo-te a citar:

"Queres que esteja a repetir o que já mil gajos repetiram?"

Não é por 1000^10 gajos dizerem uma coisa que a faz verdade.
Por outro lado gostava que quando as pessoas dão uma opinião sobre as coisas, dessem uma opinião informada e não aquilo que ouviram outras pessoas dizer, coisa que claramente fizeste... Por acaso já alguma vez tocaste num linux, já fizeste alguma instalação, ou mesmo um LiveCD ...?

É mais facil instalar um Linux que um Windows...
É tão facil gravar um ficheiro para um CD em windows como em linux.
É mais facil instalar programas em Linux que em Windows...

E tu continuas a insistir que a usabilidade de Linux é maior que a Windows...

Já pareces os palhaços da microsoft que na última comparação entre Linux e Windoze diziam que o linux era mais caro porque seria necessário dar formação às pessoas, mas para trabalhar em windoze as pessoas já nascem ensinadas...
 
Awake mas tb a tua posição na foi a mais "calma" possivel a dizer k linux era uma porcaria (e eu com moralismos destes ...).

Se puseres a um puto a mexer em linux antes de mexer no windows seguramente se habitua ao linux e vai detestar windows.

Eu sinceramente tanto se me dá tar em linux ou em windows. Linux comecei a brincar com ele o ano passado e na desgosto. Simplesmente é preciso aprender uma serie de comandos basicos. Se não os queres aprender vais pro Mandrake k é tudo point and click.

Essa do windows andar sempre a crashar tb é uma piada mt engraçada. Aqui em casa raramente crasha/ava... sim ... até o Win98 ... Aki só crasha kdo overclocko em demasia ... mas isso é pk eu o provoco a crashar. Não é pelos bugs.
Segurança é aquela coisa ... Routerzito, Firewall e manter o windows activado que na tens problemas.


Moral da Historia. Experimentem linux, se na gostarem voltem para windows k na ficam mal servidos ... simplesmente ignoram concorrentes que podem ser iguais de bons ou até melhores nalguns casos.

Next para experimentar (kdo tiver tempo ... ou seja ... na sei kdo): Gentoo.
 
Tafinho disse:
por acaso já alguma vez tocaste num linux, já fizeste alguma instalação, ou mesmo um LiveCD ...?

Como é obvio.....senão não tinha aberto a boca.....
Mas como eu sou como um dos palhaços da Microsoft...dizer mais para quê?

Eu nunca disse que o Linux é uma porcaria. Disse que para mim, dadas as especificidades da minha vida, é preferivel o Windows....

Madril: Vê o meu primeiro post nesta thread.
Para quem se pode dar a esse luxo tudo bem...eu pessoalmente não tenho tempo. Quero coisas que instalem rápido....e em termos de usabilidade considero o Windows melhor. Podem que é por estar mais habituado. OK...bom para o pessoal que tem tempo para se habituar. Eu não tenho.
Fui agressivo? Acho que não....apenas disse que o Windows tinha qualidades. Longe de chamar porcaria ao linux...
 
Mas tu habituaste-te ao windows 3.11 por exemplo logo k abriste o programa (na altura era programa) ? Ou tiveste uma curva de aprendizagem ? Eu tinha 4 anos kdo comecei a mexer nos pcs, cresci a mexer no windows, e talvez por isso agora aos 19 me sinta mais ah vontade com windows. Mas gosto de experimentar coisas novas que me podem ser uteis na vida profissional e tb aqui em casa.
 
Estas threads de X vs Y é mesmo para dar confusão......
Como é que se mede que X é melhor que Y? Performance? Segurança? Nº de jogos? Drivers?
Se alguem só quer o computador para jogar, escolhe windows. Artes gráficas, provavelmente OS X. Instalar um SO num computador muito antigo, provavelmente Linux ou BSD.........
Vai depender de tanta coisa, que não percebo a utilidade desta thread.

Um pouco OT, o ultimo estudo "independente" que tinha visto dizia o seguinte:

"Linux was found to be over 10 times more expensive than Windows"

A comparação foi feita entre duas mainframes IBM z900 a correr Linux e um dual Xeon 900 a correr windows.
:joker:
 
Nemesis11 disse:
Estas threads de X vs Y é mesmo para dar confusão......
Como é que se mede que X é melhor que Y? Performance? Segurança? Nº de jogos? Drivers?
Se alguem só quer o computador para jogar, escolhe windows. Artes gráficas, provavelmente OS X. Instalar um SO num computador muito antigo, provavelmente Linux ou BSD.........
Vai depender de tanta coisa, que não percebo a utilidade desta thread.

Um pouco OT, o ultimo estudo "independente" que tinha visto dizia o seguinte:

"Linux was found to be over 10 times more expensive than Windows"

A comparação foi feita entre duas mainframes IBM z900 a correr Linux e um dual Xeon 900 a correr windows.
:joker:


Good point. As always :x2:

Eu gosto destas discussões de SOs.

Só tenho uma certeza. Um dia usarei mais Linux do que Windows.
Como primeira razão a de ser open source e ser gratuito ou tendencialmente gratuito.
Não faz sentido que uma empresa a nivel mundial tenha o monopólio, mas isso fica para outro dia.

O Tafinho tem razão em duas coisas:

1º Quando se toma uma posição temos que a justificar. Se sempre fizessemos isso as discussões estariam a outro nível. Mas frequentemente os nossos posts são mais duvidas do que certezas. No meu caso pelo menos e tenho à custa disso aprendido imenso.

2º Muitos de nós só usam Windows pelo que sem querermos só "percebemos" conhecemos o Windows ou então qd experimentamos Linux começamos pela distro errada. Dai fazer sentido experimentar várias distros par vermos diferenças, aprender mais e eventualmente encontrar a que gostamos mais.

É a minha opinião. Sem flames, sem segundas intenções.
A forma como eu acho que deveria ser.:)
 
Metro disse:
O Tafinho tem razão em duas coisas:
Não tem é razão quando eu dou a minha opinião baseado em experiencias pessoais (sim, basicamente acusou-me de tar a mandar postas de pescadas sem nunca ter mexido em Linux....) e ele diz "Tás errado"...

Já agora gostava de saber o quê de linux é que instalas em 35 segundos já que esse foi a tua opinião inicial...só para sair daqui mais informado....

E qualquer thread em que eu responda ao Tafinho já sei que vai dar po torto. Sempre deu....Eu até dou de barato que ele parece um tipo esperto, mas é duma arrogância para a qual não tenho minima pachorra.
 
Back
Topo