Linux Vs Windows

Qual o Sistema Operativo que aconselha?


  • Total voters
    128
Eu só keria ver essas instalações-maravilha-à-la-flash de Linux... em x segundos :) A sério, estou curioso. E com as funcionalidades todas k uma pessoa normal precisa (entenda-se por isto alguém k n percebe mto de pc's)? Isso ia dar um jeitão.
 
SteelBoy19 disse:
Eu só keria ver essas instalações-maravilha-à-la-flash de Linux... em x segundos :) A sério, estou curioso. E com as funcionalidades todas k uma pessoa normal precisa (entenda-se por isto alguém k n percebe mto de pc's)? Isso ia dar um jeitão.

Grande parte das distros são tão faceis de instalar como um windows. Não vejo aí grande problema.

Se é pela velocidade da instalação, pegas num knoppix ( ou derivado ) e é quase um next next next, reboot em poucos minutos (depende do tamanho da imagem do livecd).

http://tapsa.terae.net/linux/knoppix/kuvat/knoppix-installer.png
 
Tafinho disse:
(...)

Não me estou a lembrar de nenhum programa que seja mais lento em Linux que em windows, mas lembro-me de CENTENAS que são mais rápidos em Linux que em windows, podemos logo começar pelo quake... ou porque achas que os estúdios cinematográficos usam linux...? será porque é mais geek...?

Eu não me estava a referir à velocidade com que os programas correm mas à variedade e qualidade em termos de funções. Confesso que não conheço o Linux assim tão bem por isso até posso estar errado, por isso mesmo perguntei se o Linux tinha + vantagens porque também quero saber.

Por exemplo, para edição de fotos, que alterntiva melhor há para linux do que o photoshop? O Gimp? Não sei, só se o Gimp evoluiu muito desde a última vez que experimentei ou se apareceu alguma alternativa que eu não saiba. E para o Windows tem-se Paint Shop Pro, Corel, etc... Corrigam-me se estou errado!

O Open Office é melhor que o Microsoft Office por acaso? Não conheço o Open Office em detalhe, mas pelo que vi duvido muito que seja melhor.
 
Um file.doc ocupa 600kb enquanto o mm file no formato nativo do OpenOffice ocupa menos de 100kb :P
Exemplo. :P

Eu usei OpenOffice na documentação dum projecto que tive k fazer na faculdade pk o DeadHeart aki do forum na tinha office e na desgostei do OpenOffice.

Havia uma lista de equivalencias de programas windows vs Linux onde em linux tinhas mts mais programas.
 
AwakE disse:
Não tem é razão quando eu dou a minha opinião baseado em experiencias pessoais (sim, basicamente acusou-me de tar a mandar postas de pescadas sem nunca ter mexido em Linux....) e ele diz "Tás errado"...


Esta foi a tua "experiência pessoal" que eu comentei:
Queres que esteja a repetir o que já mil gajos repetiram? Windows tem melhor usabilidade...a prova é que muito pessoal não precisa de ajuda para aprender a trabalhar com o Windows,

Não percebi qual foi a parte da "experiência pessoal", talvez a parte das 1000 "experiências pessoais".

E sim, eu tenho o grande defeito de implicar quando as pessoas dizem que uma coisa é preta, porque acham que é preta, e não justificam porque é preta.
 
SteelBoy19 disse:
Eu só keria ver essas instalações-maravilha-à-la-flash de Linux... em x segundos :) A sério, estou curioso. E com as funcionalidades todas k uma pessoa normal precisa (entenda-se por isto alguém k n percebe mto de pc's)? Isso ia dar um jeitão.


Vide Mandrake Move.

Precisa de um CD-Rom e de uma Pen drive, mais fácil que isso..?
Daí os 35segundos...

PS. igual ao mandrake move já há N, desde ser em diskette até aos vários tamanhos de PenDrives, até ao CD.
 
PsychoactivE disse:
Por exemplo, para edição de fotos, que alterntiva melhor há para linux do que o photoshop? O Gimp? Não sei, só se o Gimp evoluiu muito desde a última vez que experimentei ou se apareceu alguma alternativa que eu não saiba. E para o Windows tem-se Paint Shop Pro, Corel, etc... Corrigam-me se estou errado!

O Open Office é melhor que o Microsoft Office por acaso? Não conheço o Open Office em detalhe, mas pelo que vi duvido muito que seja melhor.


Vamos por partes:

Quanto à edição de fotos, sim há o Gimp. O antigo era +- fraco, era EXACTAMENTE igual ao photoshop, mas sem os filtros normais do Photoshop, o que o fazia perder MUITO. O 2.0 consta que está muito bom, mas ainda não testei. Há mais uns 10 programas em linux do mesmo tipo, mas como não é da minha área não os conheço.

Quando to OpenOffice, desde há cerca de 2 anos que passei a odeiar o Office, quando se começa a puxar um pouco mais por ele é extremamente instável, estúpido, e NUNCA garante que o DOC é igual em 2 PC's diferentes.
Já o OpenOffice, tem uma estabilidade ligeiramente maior, garante que os DOCs são iguais em todos os PCs e nas várias plataformas, e tem duas mariquices bestiais: grava directamente em PDF, e tem write-ahead.

Posso dizer que já usei extensivamente o OpenOffice e fiquei bastante espantado.

Para quem quiser alternativas tem o KOffice e o Abiword, que é provavelmente o melhor editor de texto alguma vez feito.
 
Tafinho disse:
grava directamente em PDF, e tem write-ahead.

Essa parte ainda não percebi muito bem. O codificador PDF não é proprietário? Pergunto isto porque me faz um bocado confusão o Word só ficar com essa capacidade se tiver instalado o Adobe Acrobat....

Para Latex por exemplo também não é preciso. É compilar e siga....estranho não haver para Word se não é proprietário.
 
Uma pessoa quando usa o Word por exemplo a fundo e se mete a tentar automatizar o que faz com legendas, tabelas, figuras, índices e tudo o mais começa a reparar que o programa simplesmente não funciona lá muito bem. Isto irrita profundamente quando estás mesmo a trabalhar e se quer andar com as coisas para a frente. Tb irrita ver coisas que não funcionam a continuarem a não funcionar e ver a MS a introduzir funções de MERD@ mesmo como a nova das conversões automáticas de unidades. Eu estou-me realmente a lixar para quantas milhas são os kilómetros que escrevo!!! Havia também o famoso bug que parece ter sido resolvido no Office 2003 do berrou, não pode salvar, não podes fazer nada, tás *****... Eu fazia copy paste pro wordpad e de volta mas agora parece estar resolvido...
Mas como me instalam isto no trabalho vou ter de continuar a gramar com ele
 
Boas, eu descarreguei o MDK 10.1 mas foi na versão dos 3 cd's e agora que tenho o dvdrw seria mais comodo para mim passar isto para o dvd. Será que dá? Ou vou mesmo ter de arranjar a versão em dvd? É que pra download, segundo me recordo, ñ havia. Só mesmo comprando.
 
Por equanto windows, mas quando os jogos e outros programas derem tanto num como noutro a historia vai ser outra, isto se dp o linux continuar livre, entenda-se de borla.
Mas mesmo n sendo livre se se tiver de pagar mas pouco, tipo não mais de 30 ou 40€, até pk ja vi o linspire (novo nome para o lindows) com 999 licenças por $25 (axo k n vi mal) o k axo uma verdadeira pexinxa. Axo k se o windows tb tivesse 999 licenças ja nem digo por $25 mas por uns 40 no max ou vá 50 no max dos max, era bastante melhor.

Alias, eu sou da opinião k o grande problema do windows é mesmo o preço, e ter de pagar mais por cada lincença, como por exemplo se eu arranjar um pc de um colega como é normal eu fazer e tiver de instalar o windows no PC dele e tiver de pagar mais uma licença axo mal. Se uma pessoa compra o SO é para poder instalar em quantas makinas kiser, pk ja pagou o valor do SO.

K venha ainda mais concorrencia e de peso, para ver se os SOs ficam melhores e mais baratos, e kem fala em SOs fala tb em Offices e compania.
 
é verdade o que o whitetiger disse, mas... eu pessoalmente acho que o linux tem muito por onde crescer, e quantos mais utilizadores, melhor ficamos em termos de drivers e aplicações convertidas.

especialmente porque certas e determinadas pessoas estão a ficar fartas de windows... era precisa uma lufada de ar fresco! E para tal estão a mudar para Linux ou Mac... este último tem a vantagem de estar um pouco melhor em termos de aplicações disponíveis e drivers, mas só corre numa maquina compatível (e infelizmente mais cara)

Voltando ao linux, ele de facto está a crescer a olhos vistos! basta ver que eu, que não sou nenhum "rei do terminal", há 3-4 anos era incapaz de pegar em linux e actualmente uso-o. Claro que tem as suas imperfeições, e os problemas de compatibilidade, mas tem futuro sim senhor. Além de que é um triunfo pessoal ter conseguido, ao fim de 6 meses, passando por terminal, permissões, muita aprendizagem (graças a Deus que existem forums de entreajuda linux!) montar a minha pen em Fedora Core. (em windows espeta-se na porta USB e pronto, já tá... mas isso não nos mostra a essência do processo (o windows faz tudo)). Só não uso Fedora diariamente porque ainda não consegui instalar o modem (mas existem guias, e se não existissem, basta googlar). De resto, linux pode não ser o sistema óptimo para quem se está a iniciar, mas muito provavelmente vai ser um dos sistemas do futuro. Para além disso, o único custo a ele associado é o preço dos CDs (ou DVD) em que se gravou o sistema!
 
Back
Topo