1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux Web Server

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Crow-, 29 de Dezembro de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 1117)

1. Crow-

Crow- Power Member

Boas.

Pretendo montar um web server com Linux para alojar PHP\Ruby on Rails, Apache\Mongrel, MySQL\MongoDB.

Qual a distro mais aconselhada?

O que vejo mais em VPS's é o CentOS, mas Debian é também um dos OS's mais usados como web server.
    Pelo que tenho lido, Debian seria mais "prático"\fácil de trabalhar que CentOS, verdade?

E que tal Ubuntu (server)? Muita gente está a usar Ubuntu na Amazon EC2..

Obrigado.

2. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Simples e rock solid: CentOS(mais simples) ou Debian
    Ultima versão de tudo: Arch (minimal)

A mim CentOS parece mais simples de configurar para servidor do que Debian, mas nunca utilizei muito debian por isso "take it with salt".

Acho que Ubuntu server leva demasiado lixo(tal como tudo o que é *buntu) no default...

Cumprimentos

3. Crow-

Crow- Power Member

Qual é o mais leve?
    Quero um que gaste o menos possivel em termos de recursos, para se focar apenas nos serviços que importam: web server.

Sinceramente nunca mexi em CentOS, apenas Ubuntu e um pouco de SUSE. É muito complicado\diferente? Tem boa comunidade?

Que versão do CentOS recomendam 5 ou 6? Pergunto isto porque muitas hosts ainda usam a versão 5 apesar da 6 já ter saido ha algum tempo. É por algum motivo em especial?

E Debian vs Ubuntu. Será preferivel o Debian? É mais leve?

4. nunol

nunol Power Member

O Debian 6 é mais leve. O minimal install do Debian 6 necessita apenas de um i486 com 48MB de RAM mas é conveniente teres algo superior. O Ubuntu necessita de pelo menos um i686 com 128MB de RAM para a versão 12.04 LTS e um i686 com pae e 128MB de RAM para a versão mais recente. O CentOS precisa de um pouco mais de RAM que o Ubuntu mas como podes ver são valores muito baixos para os dias de hoje. Não me parece que seja por aqui que vais decidir.

Tanto o Debian como o CentOS são muito usados para esse ambito e o Ubuntu embora menos usado está a crescer muito:
    http://w3techs.com/blog/entry/debian_is_now_the_most_popular_linux_distribution_on_web_servers

A nível de suporte na net, para aquilo que queres não deves ter problemas por isso o melhor é pegar num, procurar um howto (ou googlar) e começar.

Tens também soluções já pré-feitas como por exemplo o TurnKey, o ClearOS, etc.

5. Crow-

Crow- Power Member

Estou a testar todos em máquinas virtuais com o Virtual Box.

Tenho de me limitar essencialmente a CentOS, Debian ou Ubuntu, que são os mais usados em VPS. Também se encontra um ou outro VPS com suporte Arch Linux, mas são mais raros, de qualquer forma estou também a testar.

O objetivo é ter uma distro o mais estável possivel, sem interface gráfica (para não consumir recursos desnecessários) e que consuma o menos possivel.
    Isto porque é para usar num VPS, que inicialmente terá apenas 512MB de RAM por questões de orçamento.
    Daí o consumo de RAM ser muito importante, uma vez que quero que esta seja consumida o menos possivel pelo SO para estar mais livre para os restantes serviços (SSH, FTP, Apache, MongoDB, etc).

Até ao monento estou muito impressionado pelo Arch Linux, pois não consome quase nada mesmo. Apenas 68MB no meu teste.
    O único "senão" é mesmo a instalação que tem de ser à unha, enquanto que as outras distros, com GUI na instalação é sempre next-next.

Ubuntu Desktop está fora de questão, consome demasiados recursos (quase 800MB :O ). Vou testar Ubuntu Server agora.

6. petersaints

petersaints Power Member

512MB penso que dê para esse uso com qualquer uma dessas distros. Mas tenho a sensação que a que deve consumir menos recursos out of the box é o Debian com o seu minimal install.
    Entre CentOS e Ubuntu cheira-me que não deve variar muito. Eu apenas preferiria Ubuntu porque estou mais habituado a utilizar derivados de Ubuntu em Desktops/Laptops e Debian em servers (e também tenho um server com o velhinho Ubuntu 10.04 LTS há 2 anos e picos sem problemas a assinalar). No entanto, o CentOS tem a vantagem de ser baseado no "all mighty" RHEL (Red Hat Enterprise Linux) e praticamente tudo o que se aplica a ele também se aplica ao CentOS.

Última edição: 30 de Dezembro de 2012
  7. Crow-

Crow- Power Member

Pois, fiz agora uma minimal install de Debian, e consome apenas 52MB de RAM. Poderá ser o caminho a seguir.
    O CentOS está a consumir 136MB de RAM..

Inicialmente estava muito inclinado para um destes dois, pois são basicamente os grandes pilares dos web servers, mas uma vez que o Debian é mais leve, penso que vou escolher Debian.

8. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Não te esqueças de desligar os modulos e serviços adicionais porque senão a comparação é muito injusta. Vê o quê é que o centos tem a correr em background.
    Se deres muito valor á estabilidade então não uses arch, apesar de muito estavel, o bleeding edge é má politica para trazer estabilidade.
    Risca o ubuntu da lista.

Cumprimentos

9. Crow-

Crow- Power Member

Não percebo o que é minimal para o CentOS.

Para o CentOS 6 fiz o download do ISO minimal, e para o CentOS 5 fiz o download do ISO netinstall, e mesmo assim devem instalar mais tralha que o Debian.
    Segundo os meus testes de instalação minima de cada distro:

CentOS 5.8: 262MB\99 processos
    CentOS 6.3: 136MB\98 processos
    Debian 6.0.6: 50MB\66 processos
    Ubuntu Server 12.10: 150MB\69 processos

Out of the box, o Debian parece-me ser a melhor opção. E como a escolha entre Debian e CentOS acaba um pouco por ser indiferente, acho que vou para Debian. Só para não tar com trabalho a optimizar o CentOS.

10. Dat55

Dat55 Power Member

eu tenho debian wheezy na minha vps, já tive CentOS, mas debian consome menos. A minha VPS tem apenas 512 mb ram, e neste momento está a consumir 22.07 mb ram, e está a correr mumble e ventrilo.

11. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

Se tiveres um bixinho de aventureiro, podes sempre testar o gentoo. Deve ser das distros mais personalizáveis que tens. Mas atenção, isto é só mesmo para quem tem bixo de aventureiro.

Um dia destes pode ser que volte ao gentoo.

12. Crow-

Crow- Power Member

É mais fácil arranjar VPS de CentOS ou Debian.

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Partilhar esta Página