1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux + Windows

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por RatoAx, 7 de Março de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1480)

  1. RatoAx

    RatoAx Power Member

    Boas, tenho um computador "de parte" com windows xp pro e 2 discos IDE relativamente pequenos 8 e 10 Gb respectivamente... o processador Athlon 1.9 mas de memoria apenas tem 196Mb...funca bem com o Xp e normalmente é o pc destinado para os downloads...gostaria de instalar uma versão do linux na maquina mas de forma a poder escolher entre o Xp ou o Linux no Boot da maquina...há uns tempos ja tive uma configuração parecida que fiz com o Red hat+win98 e salvoerro o programa que geria o boot era o LILO...o Problema é que ja não o sei fazer...=op Alguem me poderia dar umas dicas?...qual instalar em 1º?? posso deixar estar o Xp no C sem formatar?...sei k vou ter k particionar as drives para o sistema de fichiros do Linux e etc...nao constitui problema algum...ja agora...o Ubotu correrá bem nesta maquina? Desde ja o meu obrigado
     
  2. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não precisas de desinstalar o xp. Aconselho-te o Xubuntu porque tens pouca memória. Ele instala o Grub, que reconhece sem dificuldade alguma a instalação de outros sistemas operativos, neste caso, o xp.
     
  3. luikki

    luikki Power Member

    primeiro win. se já está instalado não precisas de lhe mexer. e podes instalar o linux no segundo disco. durante o processo de instalação defines o gestor de arranque.
    e essa máquina aguenta com o ubuntu.....
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Ela aguentar, aguenta com pouca coisa. 196 de RAM é pouco, e se o pc é só para downloads, mete o xubuntu e não vai ter problemas. O mínimo recomendado para Ubuntu são 256 de RAM (isso não quer dizer muito, eu sei, mas convém não abusar)
     
  5. Romani48

    Romani48 Power Member

    8|8|256Mb já é quase exagero no linux :lol: :lol:

    :pe alem do mais 196Mb já chega e sobra para ubuntu!!
    PS: eu sei que é verdade e está na "documentação" do ubuntu esses 256 mas com menos ele tb dá, nem que se faça depois umas alterações. Eu tive uma vez numa maquina antiga o ubuntu com 128Mb e aquilo dava bem "smooth".

    Aquilo que eu posso dizer é que se queres só para downloads podes por exemplo ir para um sistema muito leve como o Damm Small Linux por exemplo... não precisas de nada especial...

    Mas se quiseres mais, "entrar" para o mundo do linux: a escolha para mim é bastante obvia: ubuntu...

    cumps
     
    Última edição: 7 de Março de 2007
  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Chega para o que ele quer, que é só para máquina de downloads. Eu, sem nada aberto, tenho um consumo de quase 120 megas de RAM. Com o browser, o banshee, uma consola e mais qualquer coisa abertos chega facilmente aos 300/350 megas de RAM. Se queres dar uns retoques numas fotos no Gimp, ter o Gaim aberto e coisas do dia a dia, chegas com bastante facilidade aos 450/500 de RAM.

    Se continuas a achar que 196 chegam e sobram, então não andas bem informado. Get real.
     
  7. Romani48

    Romani48 Power Member

    Fizeste me rir.. :-D:-D ao menos leste a thread toda? e o meu post? se ele disse que era só para downloads e disse que dava.. se o queres transformar numa maquina multimédia, já nem falamos só da memoria.. CLARO que o ocupa muito mais abrindo mais programas! Mas é que isso nem se está a discutir..

    e se eu te disse que tive numa maquina de 128 Mb e dava na boa queres me agora convencer do contrário e dizeres que aquilo que eu vi num P3 a 500Mhz com 128Mb (grande rig) não era real.... OMG..

    Alem do mais ele ocupa mais memoria porque tu deves ter mais memoria que 196, se tivesses só 196 de certeza que não te ocupava tanto....

    eu na altura conseguia ter os 4 desktops cheios: um programa de ouvir musica (similar ao banshee) + Firefox (que é o consome mais recursos, pelo menos a mim) + Azureus (outro que gasta recursos) e dava tudo na boa.. inda era capas de ter o GIMP para fazer umas montagens..

    fica bem... e....
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dava tudo na boa .. pois ... sim ... Azureus e Firefox ... Fica lá com a bicicleta ...
     
  9. Romani48

    Romani48 Power Member

    é isso.. és o maior... Sabes aquilo que eu ... ou melhor aquilo que eu não vejo.. no meu proprio pc ... tasse bem..
    Quer dizer se o minimo é 256 então pede mais que o XP...
    Ah! já agora isto é impossivel.. ou isto
    Se quisers continuar com isto manda PM que não quero continuar a ocupar isto com off-topic
     
  10. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Pá, esquece lá os 256. Bem sei que isso é um número só de referência. Eu também já corri ubuntu num PII 300Mhz, com 128 de ram. Só para experimentar no que dava. E não deu em nada. O sistema até corria mais ou menos bem, e tal, mas ao fim de ter aquilo ligado 1 hora, com um browser aberto, o sistema ficava completamente inutilisável.

    A questão da memória não tem nem nada que ver com o Ubuntu, é mesmo com o windows manager que vem com o ubuntu, que é o Gnome. E se os gajos do Gnome dizem que o mínimo aconselhável para um sistema estável, fluído e agradável são 256 de RAM, porque é que não havemos de os ouvir?

    Se o moço quer o pc para downloads e não quer o pc a encravar depois de umas horas de utilização, não lhe aconsleho, nem um bocadinho, o Gnome. Ponto final.
     
  11. CR_

    CR_ Power Member

    Se usarem os sistema tanto como eu neste pc (PIV 1.5 256 mb) metam Xfce em vez de GNOME. Tive Gentoo + GNOME e passei para Debian + Xfce. Com Xfce o sistema fica muito mais fluido. É óbvio que dependo do uso mas para ter muitas vezes duas janelas FF com várias tabs + xchat + Audacious + Gimp + Icedove etc GNOME torna-se muito pesado em relação a Xfce com apenas 256 mb de memória.
     
  12. RatoAx

    RatoAx Power Member

    boas de novo...então é o seguinte...a maquina em Xp com emule e utorrent ligados anda bem...e ainda jogam Counter strike 1.6 nela na lan...queria instalar o linux para entrar para este mundo que sinto estar a perder e nao so para os downloads obvio que sei que com aquela maquina nao posso exigir muito pois nao esta assim tao bem fornecida quanto isso...arranquei a partir do cd do ubontu e parece um pouco pesado e ainda nem sequer consegui descubrir como começar a instalar...:op deixa la ver no que da...Obrigado
     
  13. luikki

    luikki Power Member

    como podes dizer que parece pesado e, ao mesmo tempo afirmas que nem sequer descobriste como o instalar?????????
    ou será que estás a usar "live"????
    assim é lento de certeza!.........
     
  14. Romani48

    Romani48 Power Member

    ??? parece que acabaram a moda do ubunto para este ubontu
    :lol::lol::lol:
     
  15. RatoAx

    RatoAx Power Member

    lol...desculpa la o erro :-D ...
    tipo...arranco a partir do cd e leva um pouco ate estar operacional...
    no menu k aparece ao no "boot" seleciono Start and Instal Ubuntu...como faço para instalar em modo texto?
     
  16. luikki

    luikki Power Member

    por que razão queres instalar em modo "texto"??????
     
  17. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Epa, posts assim não ajudam muito...é preciso ter alguma razão específica para instalar de certa forma? Ele é que sabe e se ele tem pouca RAM a usar o livecd com Gnome em cima arrasta-se tudo :P

    RatoAx, saca o alternate cd que tem a instalação do Ubuntu "a la debian" com texto e a dar enters. É mais levezinho e não é muito complicado ;)
     
  18. Nuno19

    Nuno19 Power Member

    para instalar pelo live cd, no ambiente de trabalho deves lá ter um icone para fazer isso
     
  19. RatoAx

    RatoAx Power Member

    Pois... o problema e exactamente essa...arranco a partir do cd e o modo grafico parece "pesado"...aparece um erro tipo "process died unexpectedly" clico ok e nao aparece o icone install...isso chama-se msm alternate CD?
     
  20. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Sim, caso não tenhas visto podes sacar aqui -> http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

    Cumps :)
     

Partilhar esta Página