Linux + ZX Spectrum 128k +2a

Sirene

Power Member
Olá pessoal!
Depois de vasculhar o meu sotão encontrei lá perdido o meu ZX Spectrum 128k +2a... e então surgiu-me uma duvida um bocado maluca...
Será possivel correr alguma distribuição de linux nesta reliquia???
Cumprimentos
 
:lol:

Não deve haver malucos para isso.
Como é que compilas nisso?
Isso já trazia basic incorporado penso eu de que pelo menos o 48K+ era assim.

:lol:
 
instalar um SO em cassetes deve ser divertido :P Agora, instalar em que suporte físico? :x2:

Btw, tb tenho um spectrum ZX 128K :D Sempre olhei para ele como uma consola que dava para fazer umas coisas giras em Basic do que como um computador :)

abraços, HecKel
 
Eu tenho um Timex 48k, só é pena o carregador já não funcionar, adorava passar tardes a passar 500 linhas de código só para desenhar um circulo.. :D
 
Com apenas 48K de memoria do sistema não estou a ver a mínima possibilidade de correr um kernel linux numa maquina dessas...
 
pois, infelizmente nao da, pk sendo o linux um sistema operativo 32bits (no minimo) nao corre em nada menos "potente" k um 386 ;) (no 286 ja nao da)
 
pois, infelizmente nao da, pk sendo o linux um sistema operativo 32bits (no minimo) nao corre em nada menos "potente" k um 386 ;) (no 286 ja nao da)

Então não foi num spectrum e máquinas de hardware semelhante que o Trovaldis começou a desenhar e construir e até correr o que mais tarde veio a ser conhecido por linux?
 
Então não foi num spectrum e máquinas de hardware semelhante que o Trovaldis começou a desenhar e construir e até correr o que mais tarde veio a ser conhecido por linux?

Não. Ele começou a escrever uns ficheiros em C de um novo kernel para a arquitectura x86. Nada haver com o Spectrum:

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Linux

Agora se ele começou a dar os primeiros toques em programação num Spectrum, aí já é outra história.
 
Existem versões UNIX (muito) antigas que correm num processador Zilog Z80 :002:, mas num computador que não tinha drive de disquete seria impossível usar estas relíquias. A única opção seria gravar o núcleo deste UNIX numa EEPROM e ligar à interface 2 deste computador, habilitando o arranque desta ROM em vez do sistema operativo BASIC incluindo na ROM de fábrica. Mas com 128 kb de RAM não teria muita utilidade, senão ter uns programas muito simples como o vi :p, ou aplicações UNIX com 25 anos que eram usados em computadores Z80 de secretária desta altura.
Depois o problema era salvar a informação, o que implicaria algum engenho de electrónica para soldar ao cartucho ROM uma saída para porta Ethernet (sim existem sites com estas maluqueiras!) de modo a poderes ter acesso a uma rede local, e salvares os ficheiros criados pela máquina! :002:
 
Back
Topo