1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux...

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por engcris, 29 de Março de 2007. (Respostas: 77; Visualizações: 4286)

1. engcris

engcris Power Member

Olá pessoal,

tenho um pc fixo lá em casa com dois discos (um de 40GB e outro de 80 GB), estava interessada em instalar linux num deles... não pq precise, mas pq já conheço bem mac os e windows... e gostava de conhecer tb bem o Linux.
    Alguém me pode colocar aí algumas dicas... tipo, qual deles instalar (há vários certo... se me puderem sugerir o melhorzinho... ), espaço necessário, algumas dicas para durante a instalação, programas a instalar-lhe depois... por aí... :)

Desde já obrigado ;)

Última edição: 29 de Março de 2007
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Olá. Benvinda.
    As distribuições mais populares são Ubuntu, OpenSuSE e fedora. Por isso, qualquer desta, para iniciantes é altamente recomendável. Não sei se quererás outro Sistema Operativo, sendo para isso instalar um Dual-boot, que permite no arranque do sistema escolher qual o SO a iniciar.
    Qualquer 1 destes tem 1 processo de instalação automático, sendo aconselhável (para poder "brincar"), pelo menos 2 partições, / (principal) de pelo menos 5gb, swap por volta de 1,5x a ram.
    Todas estas distros já trazem 1 lista de programas, os mais populares, podendo no entanto instalares outros, dos chamados repositórios.
    Aconselho 1 vista de olhos nos stickys tb ;)

Cumps.

3. luikki

luikki Power Member

como queres experimentar e conhecer o linux, talvez seja melhor experimentares um live cd (que corre sem instalação) e vês se são compatíveis com o teu pc, se gostas do aspecto, etc.
    tens aqui muitos por onde escolher.
    fazes o download, gravas para cd/dvd (usa o imgburn), alteras a bios para arrancar pr cd e já está.
    eu recomendo o knoppix...pclinux os...suse. claro que são opiniões pessais.

4. engcris

engcris Power Member

hm... ok...

Então posso fazer assim:

No meu PC fixo (que tenho mesmo 2 discos separados... sem ser partições):
    Disco1: Windows (para 80GB) -q é o q já está
    Disco2:Linux (para 40 GB) - o que eu n sei bem como fazer

Para já o que possofazer é escolher então uma dessas distribuições e gravar para um CD (posso usar o nero e não o imgburn?)

Depois... o meu passo seguinte deverá ser formatar o disco a usar para instalar o linux! Certo? Como faço? Formato como se faz a uma pen enquanto tou no disc Windows?? Ou dá para formatar com o CD que tem o Linux ( tal como se faz para instalar o Windows)?

Desde já obrigado :)

5. Faked

Faked I fold therefore I AM

Sim, para gravar podes usar o programa que quiseres.

Para instalar, arrancas a partir do CD do Linux e a dada altura ele dá-te as opções para formatar. É so dizeres que queres utilizar todo o disco de 40Gb e ele formata automaticamente. Não te enganes a escolher o disco :wink:

6. luikki

luikki Power Member

podes usar o nero mas, o imgburn é muitoooooooo mais simples!

7. engcris

engcris Power Member

hm... ok E isso para qq distribuição?

hehe :lol: vou tentar... :)

A versão do Nero que uso é tb mto simples é o Nero Express.. as novas versões é que são todas gays e não se percebe nada :)

8. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Começa pelo Ubuntu, que é na minha opiniao o mais user-friendly, mas passado uns meses, quando ja tiveres algum conhecimento, tenta instalar gentoo. Aprendes mais sobre linux num dia a instalar gentoo do que em algumas semanas com Ubuntu;)

9. engcris

engcris Power Member

hm... ok

A minha irmã na UM usa Fedora (no DI)... o que é que voces acham desse Fedora? É aconselhável? :) Tb já me falaram num tal "Caixa mágica"... o que acham sobre este?

Senão, vai então mesmo ser o Ubuntu... e depoi, mais tarde o gentoo... :)

10. esquiso

esquiso Power Member

Quer Fedora quer Ubuntu sao extremamente aconselhaveis. Ubuntu és capaz de ter mais ajuda aqui no forum, mas Fedora também encontras facilmente ajuda pela net.

A meu ver, Ubuntu tem a vantagem de ser um só CD (provavelmente Fedora também dará, mas tem de ser instalação via internet). Fica ao teu critério. Provavelmente, com Fedora também terás ajuda no DI, maaaaaaaas...

Gentoo só muito mais tarde, quando estiveres suficientemente à vontade a mexer na consola :)

11. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Assim é que é falar :D

O Ubuntu e o Open Suse têm livecds, o fedora penso que não mas não tenho a certeza. Começa pelos livecds e vai-te ambientando, quando tiveres á vontade com um instala :)

Gentoo é mesmo muito bom na minha opinião, mas é preciso bastante mais paciência para configurar as coisas...deixa para uma tarde de chuva em que tenhas pouco que fazer :D

12. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Acho que se esqueceram aqui da distro mais Unix-like e que está no "mercado" há mais tempo que todas as outras, Slackware, e para iniciantes Zenwalk, live-cd Slax :D

13. tmafcerqueira

Mas slackware é capaz de ser tramado para ele... Nao tem gestor de pacotes e tal...
    Se a tua irma estiver disposta a ensinar-te instala fedora. Tambem é relactivamente facil de usar, eu é que nao me consigo habituar aos rpm e ao yum. Mas mantenho o meu conselho: Depois de uns meses com fedora tenta gentoo... Demoras um bocado, mas vale a pena
    PS: A tua irma ta em LESI? Se calhar conheço...

14. engcris

engcris Power Member

OK... vou pensar melhor nestas opções e no fim de semana experimento então instalar. E depois venho por aqui chatear-vos :lol:

Nop... eng. biomédica - informática médica... tb anda por aí no vosso dep

15. CR_

CR_ Power Member

Explica lá porque slackware é mais Unix-like que os outros :004:

16. tmafcerqueira

Eu nao tou em LESI, conheço é algumas raparigas de la, e como sao prai 20 raparigas no curso todo...

17. APLinhares

Staff Member

vá, não dispersem :-D :-D

18. LnxSlck

LnxSlck Power Member

"Slackware was one of the earliest distributions, and the oldest currently being maintained."

From : http://en.wikipedia.org/wiki/Slackware

"Since its first release in April of 1993, the Slackware Linux Project has aimed at producing the most "UNIX-like" Linux distribution out there."

http://slackware.com/info/

That's why :002:

Peace...

19. APLinhares

Staff Member

In some point he is right :)

Como não há nada como experimentar as várias distros e ver qual se adapta mais :)
    Só é preciso 1 pouco de paciência para ler a documentação.

engcris, como já referido, se for apenas para "ver como é", decerto a melhor solução é um livecd, que corre o sistema a partir do boot de 1 cdrom. Mas eu normal/ sugiro a instalação (para ver se o bichinho *nix pega :002:)

Partilhar esta Página