Linux...

Só uma questão final... as várias distribuições (que pelo que me parece são qse às dezenas) são tudo linux... quais são os pontos em que elas costumam ser mais diferentes?? Não têm nada a ver? Ou até são todas iguais e só muda qse a nível de design...


Tipo, por exemplo: alguns de voces são experts em linux... mas se sempre usaram Ubuntu.. já não vão perceber de Fedora? Até vão perceber mas mto mal? Ou é igual?
 
Última edição:
Bem, quando já se trabalha há algum tempo com uma distribuição a passagem para outras é sempre de fácil adaptação (como é obvio).

Existem algumas diferenças de distro para distro, por exemplo o package manager que nas distros debian-based é o apt-get, nas distros baseadas em redhad (fedora) é o yum, gentoo é o emerge, etc mas que na base do seu funcionamento comportam-se todas de forma similar (umas mais completas que outras).

Segurança, performance do Sistema Operativo e afins costuma ser a diferença mais relevante e o que opta algumas pessoas a seguirem o ramo mais complicado, exige mais detalhes na instalação do Sistema Operativo mas uma garantia mais a longo prazo.

Sobre a utilização do Sistema Operativo..., essencialmente é utilizado em modo gráfico e aí temos a excelente ponte dos Desktop Environments que são da preferência do utilizador e que existem para todas, ou grande parte das distros.

Os comandos da consola são maioritariamente comandos de unix, e o kernel é o mesmo, logo aqui também não existem diferenças assustadoras.

Normalmente o que marca a preferência dos utilizadores é a instalação e a configuração do Sistema Operativo, enquanto que no Ubuntu é um pouco o sistema do next, next, next, installed noutras distros é capaz de não ser tão trivial e exige mais atenção do utilizador.

Agora..., depende do que estás disposto a. ;)

abraços, HecKel
 
Só uma questão final... as várias distribuições (que pelo que me parece são qse às dezenas) são tudo linux... quais são os pontos em que elas costumam ser mais diferentes?? Não têm nada a ver? Ou até são todas iguais e só muda qse a nível de design...


Tipo, por exemplo: alguns de voces são experts em linux... mas se sempre usaram Ubuntu.. já não vão perceber de Fedora? Até vão perceber mas mto mal? Ou é igual?

O HecKel já disse quase tudo, as grandes diferenças serão no sistema de pacotes e na instalação, depois o funcionamento já tem mais a haver com os Desktops [SIZE=-1]Environment (KDE, Gnome) do que o resto.
É claro que há umas distros mais parecidas com o Windows (next,next,next) e outras mais "partir pedra", mas no fundo é tudo Unix, uns mais que os outros...[/SIZE]
 
LnxSlck o HecKel acabou de confirmar que isso de "mais Unix-like" não existe. A diferença está em através do que se faz (GUI/consola/package Manager diferente etc) e não de como se faz que ai vão dar todas ao mesmo: Linux. Existem certamente caracteristicas boas do Slackware preferíveis a chamá-lo de "mais Unix-like" que os outros, era só isso que queria salientar.

Dou-te um link da wikipédia sobre o Unix (que secalhar até sabes mais do que eu) e diz-me que características do Unix Slack tem e as outras distros Linux não têm...

De qualquer maneira, quanto ao tópico eu a newbies acabo sempre por aconselhar Ubuntu pelo simples facto de existir o http://www.ubuntupt.org/ .
 
Última edição:
Take it easy. As distros existem para haver variedade, para se adaptar as necessidades de cada. Slack até pode ser a distro mais Unix like, mas se é ubuntu, ou gentoo, ou debian, ou suse, ou red hat que mais se adapta ao meu estilo de utilização e às minhas necessidades, é essa distro que vou usar.

Nao vale a pena entrar em discuções e a dividir o GNU/Linux em distros puras e distros arraçadas, pois isso só é prejudicial.
 
Take it easy. As distros existem para haver variedade, para se adaptar as necessidades de cada.
Errado lol! As distros servem para nos distrairmos em Distro Wars:-D. Tou a brincar.
É de facto esse o espirito de Linux! Escolha! E nao é so em distribuiçoes. Ha quem ande ao molho virtual em foruns por causa de coisas tao triviais como os players de musica, o desktop environment, o editor de texto...
 
Vou então instalar o Ubuntu (o Fedora tava em DVD e o PC não tem drive de dvd :-D ... por isso vai já o Ubuntu e não o Fedora... )


Tou a terminar de gravar o CD... depois vou instalar...

Têm algumas dicas... para me ajudar no meu impacto inicial com este SO? :) :)


Já dou notícias...
 
Se nao conseguires ter net out of the box nao te admires;). Comigo so resulta se eu tiver ligado por ethernet, mas basta postares aqui o modo como te ligas à net e de certeza que alguem te vai arranjar soluçao;)
 
Se nao conseguires ter net out of the box nao te admires;). Comigo so resulta se eu tiver ligado por ethernet, mas basta postares aqui o modo como te ligas à net e de certeza que alguem te vai arranjar soluçao;)

Esse pc é o unico computador que se liga ao router por cabo ethernet.. e claro, o router liga ao modem. Depois á dois portáteis a ligar à net pelo router mas por wireless...

Já está a instalar... tem um design todo catita :)
 
Deu um erro fatal... :'( :'( :'(


E agora voltei ao windows e não vejo o disco de 40 GB... o quem me aconselham???
(Nota.: tenho 2 discos... um com o windows e tava a tentar instalar o linux no outro de 40GB...)
 
Primeiro: O disco de 40GB nao ta ai, porque o windows nao reconhece o ext3 (ou qq filesystem de linux). Quanto ao erro fatal, tens duas soluçoes: a primeira é tentares outra vez, a segunda é tentares com o alternate CD, que tb é facil de usar. Se mesmo assim continuares com problemas entao muda de distro. Tenta outra como Fedora ou Debian
 
Primeiro: O disco de 40GB nao ta ai, porque o windows nao reconhece o ext3 (ou qq filesystem de linux). Quanto ao erro fatal, tens duas soluçoes: a primeira é tentares outra vez, a segunda é tentares com o alternate CD, que tb é facil de usar. Se mesmo assim continuares com problemas entao muda de distro. Tenta outra como Fedora ou Debian



Tentei de novo e funcionou. ;) Tá tudo direitinho...

Não é preciso nada de anti-virus nem nada disso pois não???
 
antivírus... nem por isso.
os antivírus que há para o Linux é só para o vírus não contaminarem o Windows...

depois para veres a partição do Linux(ext3) no Windows, aconselho instalares o Ext2 IFS For Windows (no Windows como é obvio).

hm...boa ideia! mas... tenho duas dúvidas qto a isso...

- tu dizes "para veres a partição do Linux(ext3) no Windows".... não é partição... são dois discos distintos... funcionará na mesma???

- e ver as coisas do windows no linux? é possível??
 
Se quiseres escrever para NTFS tens que ver um post aqui do forum... Procura por NTFS read/write. Eu é que tou demasiado bebedo para isso:S. Depois para se quiseres iniciar o disco de windows com read/write diz, que eu mostro-te como se altera o fstab(ou vai ao site www.gentoo.org, e no handbook, tens la uma parte que fala do fstab(again, tou muito bebedo e nao sei qual é...))
Ainda bem que funcionou;) Lembra-te do meu conselho... Daqui a uns meses e com tempo passa para gentoo, a nao ser que nao te consigas separar do APT:P
 
NFTS em linux? Ubuntu?
Nada como o automatix! Que já trata disso sozinho!

Faz uma procura no google por automatix, que no site deles tá lá tudo bem explicadinho em como instalar!
Além de que já trás uma data de outras coisas que te pode instalar automaticamente, tais como drivers da nvidia, codecs para filmes/ficheiros audio, pdf reader, bla bla bla bla
:)
 
Back
Topo