Linux...

Ei pessoal... mais uma questão...


Situação

Tenho o PC com dois discos... o primeiro tinha e tenho o Windows XP... depois, com a vossa ajuda ;) , instalei o ubuntu no outro dsco.


Sempre que ligo o pc... se não estiver por perto (tipo, ligo e distraio-me com algo ou vou à casa de banho :lol: )... ele vai directo ao Ubuntu... depois tenho de reiniciar se quero ir ao windows XP.... seleccionando-o no arranque...

Julgo que depois de x tempo, se n escolher nenhum ele abre por defeito no Ubuntu.



Questão
Como faço para demorar mais tempo ou abrir antes por defeito no windows??
 
Ei pessoal... mais uma questão...


Situação

Tenho o PC com dois discos... o primeiro tinha e tenho o Windows XP... depois, com a vossa ajuda ;) , instalei o ubuntu no outro dsco.


Sempre que ligo o pc... se não estiver por perto (tipo, ligo e distraio-me com algo ou vou à casa de banho :lol: )... ele vai directo ao Ubuntu... depois tenho de reiniciar se quero ir ao windows XP.... seleccionando-o no arranque...

Julgo que depois de x tempo, se n escolher nenhum ele abre por defeito no Ubuntu.



Questão
Como faço para demorar mais tempo ou abrir antes por defeito no windows??
edita o ficheiro /boot/grub/grub.conf no ubunto.
vais la ter 2 variaveis, default e timeout, k é o k tu keres.
 
Boas,
Se tiveres problemas consulta esta pagina do handbook do gentoo. Explica-te como editar o grub, e diz-te como alterares o tempo de espera ou o SO que queres que abra por default...
Fica bem;)
 
:) hm... mais umas perguntas noobs...

Vi aí num post a falar num tal amule... é um p2p certo? E um equivalente ao emule bowlfish (filtro para tráfego nacional)... existe??


Já agora... para ver filmes no PC... com legendas, p/ windows gosto do BS Player... o que é que há para linux deste género?


É possível abrir docs do office (word... excel...) no ubuntu? Que programas preciso caso seja possível??


desde já muito obrigado meninos :)
 
» amule com filtro, eu desconheço. nem preciso..
» filmes no uuntu, utilizo o mplayer. ainda só vi um, mas mostrou-me as legendas.
» office no linux é com o OpenOffice (sem margem para dúvidas). (já o deves ter instalado de raíz)
 
Última edição:
:) hm... mais umas perguntas noobs...

Vi aí num post a falar num tal amule... é um p2p certo? E um equivalente ao emule bowlfish (filtro para tráfego nacional)... existe??


Já agora... para ver filmes no PC... com legendas, p/ windows gosto do BS Player... o que é que há para linux deste género?


É possível abrir docs do office (word... excel...) no ubuntu? Que programas preciso caso seja possível??


desde já muito obrigado meninos :)

1º o amule dá para isso. http://forum.amule.org/ (vê no subfórum "portuguese" para encontrares informação)

2º MPlayer

3º Open Office

Simples :D
 
:) hm... mais umas perguntas noobs...

Vi aí num post a falar num tal amule... é um p2p certo? E um equivalente ao emule bowlfish (filtro para tráfego nacional)... existe??
E porque não usar o tópico existente ? :P
alias, ja existem pelo menos 2, em que já foi referido. Desconheço algum programa equivalente ao bowlfish pra linux. Existe sim a hipotese de usar SÓ e UNICAMENTE filtro nacional.

Já agora... para ver filmes no PC... com legendas, p/ windows gosto do BS Player... o que é que há para linux deste género?
Mplayer is the way :)
É possível abrir docs do office (word... excel...) no ubuntu? Que programas preciso caso seja possível??
desde já muito obrigado meninos :)
OpenOffice é o mais usado...
 
Pessoal,

tenho o pc com o ubuntu ligado em casa e tou na Universidade.
No ubuntu activei o acesso remoto...


Aqui tentei, num pc c windows xp aceder ao ambiente de trabalho do meu pc c o ubuntu... mas n consegui...


Axo que estou a errar no domínio! Pq na verdade n sei bem o que é! Ou então é a univ que não deixa aceder remotamente a um ambiente de trabalho externo.

Alguém me pode ajudar???


Desde já obrigado ;)
 
Ora bem, suponho que tenhas activado a porta do VNC no iptables (firewall), isto é, abrir a porta 5900 pelo menos?


Não. :lol: Quer dizer... não sei bem... eu cliquei vistos naquela janela de acesso remoto... pensei que chegava isso. Já agora, como é que se faz???


Lemb5rei-me tb de uma coisa, lá em casa tenho esse pc fixo ligado ao modem pelo router... isso muda alguma coisa??
 
Não. :lol: Quer dizer... não sei bem... eu cliquei vistos naquela janela de acesso remoto... pensei que chegava isso. Já agora, como é que se faz???


Lemb5rei-me tb de uma coisa, lá em casa tenho esse pc fixo ligado ao modem pelo router... isso muda alguma coisa??
Muda tdo :007:
É preciso deixar entrar acessos para a porta do VNC (Remote) :)
No router deves ter certamente opção para criar regras / port forwarding, varia de modelo para modelo (qual é ?)
Depois no ubuntu, bem, terás de perguntar na parte do ubuntu, porque nem sei qual é a firewall (d1 modo grosso, pois é só um interface pró iptables) que vem com isso :) e é criar 1 regra.
 
edita o ficheiro /boot/grub/grub.conf no ubunto.
vais la ter 2 variaveis, default e timeout, k é o k tu keres.

axo que me esqueci de definir em alguma parte da instalação do Ubuntu uma chave, ou outra coisa, que me dê permições para por exemplo editar esse ficheiro... :'(

Alguém me diz como é que "eu ganho permissão" para fazer essas coisas?? Terei de instala de novo o linux??


Já agora... eu defini só um utilizador... não era suposto ele ser o "administrados" e poder "fazer tudo"?



Desde já obrigado por qq esclarecimento ;)
 
Back
Topo