1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Linux

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Condez, 17 de Novembro de 2004. (Respostas: 34; Visualizações: 1787)

  1. Condez

    Condez [email protected] Member

    Boas pessoal.

    Quero instalar o linux aqui para o meu pc.
    Ja trabalhei um pouco com o Red Hat e com o Mandrake.
    O Red Hat não suporta nada de raiz, o que dá um trabalho imenso po-lo todo em condições.
    O Mandrake gostei imenso, acho que está muito bom.

    Mas de qualquer forma, gostaria de saber que linux é que voces sugerem/entendem como o mais interesenate do mercado.

    Obrigado.
     
  2. fap

    fap Power Member

    claramente gentoo...se não tens muitos conhecimentos...é óptima altura para os passares a ter :D

    mete uma distro de homem nisso :D
     
  3. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Boa sorte com o Gentoo. Se para o ano ainda não tiveres isso instalado avisa:)

    Recomendo o Mepis.
    São 15 minutos a instalação.
    Vai aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46098
    Tens lá a thread que fala do Mepis e mais uma série de distros.

    A minha recomendação baseia-se apenas na simplicidade de instalação. É uma recomendação para novatos como eu.
    O LINUX precisa de uma progressão natural e não acho que o gentoo seja bom para começar. Só irias ficar com aversão ao Linux.
    Para o proximo ano penso que o gentoo se lembrará dos pobres e tornará mais facil a instalação. Nessa altura talvez experimente.

    O MEPIS é uma distro baseada em debian que uso o KDE. Se gostas ,mais do GNOME então experimenta o UBUNTU. São distros equivalentes.
    Depois com o synaptic é só instalares o que quiseres. Facil:)
     
  4. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Eu já acho que isso é preconceito contra o gentoo, ó Metro ;)

    Agora a sério, não acho que a instalação seja difícil como a pintam, é só seguir o handbook. Ainda este fim de semana um amigo meu que *NUNCA* tinha tocado em linux instalou o gentoo, e não teve problemas nenhuns.

    Além disso, é em instalações menos gráficas e intuitivas que mais aprendes sobre o funcionamento do teu sistema. Sim, é muito mais fácil carregares x vezes no Next para instalar o Fedora/Mandrake, mas chegas ao fim e andas à nora, sem saber onde estão os ficheiros essenciais ao teu sistema. No fim de uma instalação menos intuitiva, pelo contrário, ficas com uma noção do que se passa no teu computador.

    E depois de instalado.. emerge :)
     
  5. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Acredita que não é. Foi a minha experiencia pessoal.
    Mas aceito a critica e vou ver se experimento voltar a instalar o bicho então.
    O problema, mesmo seguindo o handbook é mesmo não saber em que parte a malta vai e depois não conseguir reconhecer se está mal alguma coisa a pior do que isso não saber como se volta atrás.

    Não sei se já viste o VidaLinux. Aquilo é o gentoo mas com o anaconda para instalar. É bem mais simples. Está ao nivel de um RedHat por exemplo (ou não seja o instal o mesmo)

    Já vou ver qual é a versão do gentoo que por aqui tenho a ver se ainda hoje arranjo lenha para me queimar.
     
  6. Condez

    Condez [email protected] Member

    Por acaso nunca tinha ouvido falar desse Gentoo ou do Mepis.

    Sou um utilizador bem recente do Linux mas vou ter que aprender bem depressa, pois vou necessitar de trabalhar com isso.

    Mediante as possibilidades que me indicarem aqui no forum , vou escolher a que me parecer mais interesante para trabalhar. E dps, logo se ve como corre.

    Deixo desde já um obrigado aos utilizadores que ja me fizeram passar as suas opniões, tal como a todos os outros que ainda iram participar.
     
  7. fap

    fap Power Member


    o anaconda foi a única coisa boa que os gajos do Red Hat deixaram como herança...é esperado que as novas versões do Debian já venham com isso, aí vai-se ter um sistema porreiro e relativamente fácil/rápido de instalar
     
  8. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    fap:
    Nunca trabalhei com debian (estou a falar da distro) mas como sabes à imensas distros baseadas em debian. Destas entre o Mepis com KDE como default e o ubuntu com o gnome acho que não se pode pedir mais.
    Para falar do Mepis pq estou mais habituado ao KDE tu arranacas com o live CD. Vês se tudo está a funcionar, metes o monitor que tens e mais umas coisas e para meu espanto instalas o SO com a janelinha do desktop em fundo. Não tens que reiniciar nem nada disso.
    Não vejo nada mais facil e não tenho conhecimentos para falar sobre isso em profundidade mas não vejo que o apt-get esteja abaixo do Portage.
    Pessoalmente tenho um P4 a 3Ghz para brincar com o Linux pelo que compilar tudo não sei se me faz ganhar muita coisa.
    Mas vou ver se instalo o Gentoo.

    Já agora para me orientar diz-me o seguinte do que me lembro às paginas tantas instalas um stage. Vou optar pelo 3 para experimentar. Bem sei que idealmente deveria ser o 1 pq só assim se conseguiria ter o sistema mais optimizado possivel, mas para começar acho que é melhor o 3. Mas o que queria perguntar era quanto é que saca da net ou melhor ainda pq acho que é possivel sacar nacional, para onde devo direccionar o ftp e como?

    Como vez não é má vontade:) Só acho que o gentoo é demasiado purista e não vejo porque será preciso tanta coisa.

    Já agora instalar do Knoppix fará diferenla no final?
    Não vejo um tutorial no gentoo sobre isso. Algum link?
     
  9. fap

    fap Power Member

    eu pessoalmente prefiro o Portage mas a diferença não é muita...tirando alguns casos de sacanço de dependências...mas debian também é muito bom

    podes por um stage 2 que para a tua máquina chega perfeitamente e já tens muitas coisas compiladas por ti e optimizadas...

    não me lembro quanto é...para fazer emerge do KDE (que eu uso ainda são uns megas...) mas saca nacional...no /etc tens um file que é o make.conf onde defines a variável GENTOO_MIRRORS.

    Agora não tou em casa não te posso dar muitas mirrors nacionais mas tens pelo menos um que me lembro que é o do IST (rnl), é só pores nesse file:
    GENTOO_MIRRORS="ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/pub/gentoo/"

    purista em que aspecto?

    nunca instalei a partir do Knoppix mas acho que aqui tá explicado:
    http://www.gentoo.org/doc/en/altinstall.xml

    vê no ponto 3 :)
     
  10. HecKel

    HecKel The WORM

    Por acaso nunca tentei intalar nem o gentoo e nunca tinha ouvido falar no Mepis, uso o fedora core 2, e tenho que concordar quando o PrOdG diz que uma distro em que é só clicar em next não se fica com uma boa percepção de onde temos os ficheiros instalados, aliás, não temos mesmo nenhuma percepção, pessoalmente para conseguir alterar/configurar alguns utilitários passo a vida a ler tutoriais, foruns etc e tal, certamente se tivesse uma noção de onde se encontram alguns destes ficheiros teria a vida facilitada, em contrapartida para um newbie, começar com o gentoo das duas uma, ou é um geek e fica bastante entusiasmado com o desafio, ou então desiste de imediato do linux.

    As minhas sugestões ficam para Suse, Mandrake, Fedora, RedHat, estão pela ordem que considero de mais intuitivo para menos intuitivo das distros que aconselho para newbies.

    Para alguem que já tem algumas bases de linux, fica a minha sugestão para Gentoo e Slackware, sem nenhuma ordem em concreto, não conheço nenhuma destas distros, falo apenas pelo que li.

    um abraço HecKel
     
  11. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    fap:

    Obrigado epla tua resposta:)

    Quando disse purista estou a referir-me por exemplo à parte das partições que é preciso fazer tudo à unha. Era tão mais facil com o qparted..
    Tudo em linux é mais facil (impressão de quem nunca passou do meio da instalação) tudo é feito à unha.
    Se isso é bom por um lado, tb fica a prova que com SuSE, MDK ou o Mepis tudo isso é possivel fazer sem linha de comandos. É isso que reclamo. Repara que para quem não é de informática é muito complicado aprender a mexer em linux muito mais quando lhe metes uma linha de comandos case sensitive.

    Mas como vez adoro discutir estas coisas.

    Mais ainda.
    Repara como debian é dificil de instalar mas depois tens Ubuntu, Knoppix e Mepis que são facilimos.
    O vidalinux não foi alternativa pq embrirrava com o P4:(
    Mas lá irei ao gentoo.
    Ou isso ou tenho que pedir ao Tafinho para mudar a assinatura dele :D
    É que um gaijo fica chateado, pois fica :lol
     
  12. Morpheus

    Morpheus Banido

    fedora core 3 ...

    pois ... graças á minha mobo maravilha n consigo instalar o fedora core 3 no meu sata pk o gaju simplesmente n o detecta ... ao que parece o driver que está incluido na distro n funga direito! ... ora bolas ... já agora fica o aviso ... para a malta que pretende instalar alguma distro num disco sata e com nf3 250 tem de fazer uns malabarismos quaisqueres para poder instalar ...
     
  13. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Em windows também fazes as partições à pata, qual é a diferença?

    Não percebi :p
     
  14. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Tafinho:
    No XP basta fazer a partição onde vais instalar o XP e depois já podes fazer tudo no XP. Não tens comandos que nunca viste.
    Vocês já mexem à tantos anos em Linux que vos parece impossivel que haja alguem que não saiba aquilo. Mas não sabe. Tem que passar a ver tudo de uma forma diferente e isso não é facil.

    Agora explica-me uma coisa.
    Tal como o JDS que usa o Yast qual era o problema de fazer um instaler para o comum dos mortais no gentoo. Com o qparted para as partições e com meia duzia de questões. O anaconda tb servia. Falta isso ao gentoo.
    Mas já prometi que iria tentar instalar o gentoo outra vez e vou fazê-lo.

    Já agora uma pergunta um bocadinho off-topic:
    Em Linux consegue-se ter dual display só com uma grafica caso ela tenha duas saidas? É que isso é que eu ainda não consegui em nenhuma distro que tentei:(
    O pessoal em que ter uma gráfica PCI tb?
    Tenho ideia que não mas pelo menos fico com a certeza. O suporte 3D pelo que vi é que vai ao ar quando se quer ter o desktop extendido.
     
  15. Tafinho

    Tafinho Power Member

    No Mandrake também não, basta teres uma instalação gráfica que não escreves um único comando.

    O mandrake já tem isso. Já há uns tempos um projecto para fazer um installer gráfico para o Gentoo, mas ainda está verde.

    Consegue-se, na maior parte dos casos basta configurar o X (X11 ou Xorg conforme os casos). Claro que a driver usada tem que o suportar. As ATI opensource suportam de raíz, e penso que as Nvidia também mas não dou certezas.
     
  16. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Mas é isso que estou a tentar dizer. Tens isso no MDK, no SuSE, no Mepis e por ai fora. Não há necessidade de o Gentoo ser assim.
    Mais importante do que aprender as coisas todas é primeiro conseguir meter a distro a funcionar. E nisso o Gentoo é terrivel.

    Eu estou com uma Nvidia. Para já ainda não consegui. Mas vou continuar a tentar. O meu problema é que cada vez que me meto a inventar no proximo reboot não consigo entrar no KDE e adivinha o que acontece a seguir. Rei-instalação pois claro.
     
  17. alph

    alph Power Member

    Só para complementar ali o addon ao make.conf. ;) Mete também

    Código:
    RSYNC_MIRRORS="rsync://rsync.gentoo-pt.org/gentoo-portage/"
    Para actualizares a DB do Portage nacionalmente ;).
     
  18. fap

    fap Power Member

    nem me lembrei disto :) well done
     
  19. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    The instalation will begim in a few seconds.
    O prometido é devido.
    Da vossa parte espero que façam a minha parte no folding que eu vou perder:D











    joking

    Edit:
    Não passei da fase inicial. nem com o Knoppix nem com o cd do gentoo.
    Com o gentoo ele não reconhece a placa de rede onboard . Board asus P4P800 SE.
    Desisto. Vou ficar pelas distros baseadas em debian. Neste tempo que perdi tinha conseguido instalar o mepis em pelo menos 7 pcs.
    Eu tentei. Juro que tentei. Acredito que seja problema do hardware se bem que não esperava isso de uma release que saiu no mês passado.

    No Knoppix tenho net após o boot para o caso de não haver duvidas:)
     
    Última edição: 19 de Novembro de 2004
  20. enok

    enok [email protected] Member

    na minha opinião as melhores distros serão: SuSE e Mandrake. (por esta ordem)
    são as melhores porque são as mais user-friendly. muito dificilmente poderas ter problemas se usares versões estaveis e é tudo intuitivo, desde a instalação até a configuração completamente gráfica.
    são as verdadeiras alternativas ao windows, já que requerem o menor tempo de adaptação. (o SuSE dentro de algum tempo sera um grande rival do windows, se a novell quiser)
    a instalação é rapida e tens praticamente todos os programas que alguma vez iras precisar nos cd's (cerca de 5 no SuSE).
    para iniciados são as melhores opções.

    depois d'entre as diversas distros tens algumas para entusiastas como o Slackware (algum dia hei-de experimentar isto) e o Gentoo. na minha opinião estas distros são para entusiastas porque requerem do usuario uma grande disponibilidade, de tempo e paciência. é bom lembrar que uma instalação completa do gentoo demora pelo menos 24h, com comandos e downloads (se usares livecd) pelo meio.
    isto não é ser user-friendly, mas dá-te mais conhecimentos e um sistema optimizado.

    pessoalmente, tornei-me num entusiasta do linux a 2 meses.
    passei pelo redhat, mandrake, suse e quando decidi que ia abandonar o windows de vez (decisão dificil), como sabia e ia ter mt paciencia e tempo (abandonei o gaming de competição... soa bem :D ) , passei a usar o gentoo. mas não é facil.
     
    Última edição: 19 de Novembro de 2004

Partilhar esta Página