MMO Lista de mmorpgs pagos recomendados

Herege

Power Member
Porque reparei que há cada vez mais oferta ao nivel de mmorpgs e porque para quem se está a iniciar neste género as hipóteses de enfiar o barrete são grandes, aqui fica uma lista com os melhores mmorpgs pagos da actualidade com uma breve descrição. Atenção esta lista só compreende os mmorpgs que já joguei por um período superior a um mês e que recomendo, quanto aos restantes não posso dar a minha opinião. São bem vindas também as vossas opiniões desde que tenham experimentado o mmorpg por um período razoável (já li reviews em diversas revistas e sites em que o autor jogou durante um nivel ou dois , o que obviamente é insuficiente e injusto para o mmorpg analisado).

O objectivo deste post não é iniciar uma flamewar de opiniões com cada um a puxar a brasa à sua sardinha (sardinha = mmorpg que andam a jogar presentemente) mas sim uma ajuda para quem anda à procura de um mmorpg de qualidade para jogar.


World of Warcraft - Sem dúvida um dos melhores para quem se quer iniciar nestas andanças, para quem tem ainda um PC antigo este jogo é também o mais indicado porque é muito pouco exigente em termos gráficos. Atenção tal não quer dizer que os gráficos são maus, pelo contrário, para quem gosta do estilo os gráficos e a parte artística são muito bons. Tem um PvE e PvP bastante desenvolvidos. Na minha opinião este jogo é uma das apostas seguras para iniciados e tem poucas desvantagens: a mecânica PvE poderia encorajar mais a formação de grupos, a parte dos raids poderá tornar-se monótona.
http://www.wow-europe.com/en/

Lord of the Rings Online - Os gráficos exigem mais do PC do que o WoW, no entanto, a relação entre os requisitos mínimos e a qualidade gráfica é muito boa. O PvP contém algumas novidades porque é possível jogar e desenvolver um monstro tal como desenvolvemos o nosso character principal. A parte PvE é bastante sólida, com muitos quests para todos os gostos (solo ou grupo). Este é claramente um mmorpg que pisca o olho aos assinantes do WoW e Guild Wars.
Este mmorpg é bastante conservador no que diz respeito a inovações (há excepção do PvP) e praticamente tudo o que oferece é de qualidade e consolidado sendo por isso aconselhável a players com pouca tolerância a buggs.
http://www.lotro-europe.com/

Guild Wars - Este jogo é pago mas não exige mensalidades, bom PvP, fácil de jogar mesmo para quem não tem muito tempo por dia. Gráficos acima da média no entanto qualquer PC de gama média-baixa consegue correr bem o jogo. Especialmente aconselhável aos jogadores que gostam de instanced zones e de entrar na acção rapidamente.
http://www.guildwars.com/

City of Heroes - Uma boa opção para quem não gosta do estilo Tolkiano, este mmorpg explora o universo dos super-heróis. Também bastante acessível em termos de hardware, gráficos razoáveis e uma boa mecânica de jogo. Aconselhável para quem quer fugir ao tipico mmorpg do universo de Tolkien.
http://www.cityofheroes.com/

Anarchy Online - ( Contributo de Gunn3r) - Graficos DX7 mas ainda bons para a idade, especialmente a correr em 1280x1024. Tem 1 booster pack na forma de Notum Wars para lutas de territorio e pvp e 3 expansões (Shadowlands que introduz um novo continente, Alien Invasion e a nova Lost Eden).
Recentemente parece que teve uma reformulação em termos de mecanica de jogo e grafica para ficar mais moderno em termos de controlo do personagem.
Era o jogo em que eu me batia durante noites antes de ir para o WoW. Tem uma curva de aprendizagem relativamente maior que os apresentados e para os "apressados" pode tornar-se frustrante porque nao falamos de 60 ou 70 niveis, mas sim de 200 niveis na versão Classic (free to download and play) mais 20 shadowlevels que equivalem a 5 niveis normais. Ficando no final com 300 !!
Versão Classic é Free como ja disse mas as expansões implicam uma mensalidade de 15,99€.
São 2 realms (Atlantean e Rimor) e 2 facções (OmniTek vz Clans). Muita tecnologia, implantes biotecnologicos, umas 10 profissões, veiculos de transporte para os jogadores e de combate na nova expansão Lost Eden. Enfim. Se não fosse tão viciado no WoW, voltava para lá. Sem duvida ainda um grande jogo.
Recomendo experimentarem o Fixer, Engineer ou Keeper (para quem jogar em shadowlands).
http://www.anarchy-online.com

Everquest - Um dos primeiros mmorpgs no mercado, penso que foi mesmo o primeiro com gráficos 3D. Um autêntico fenómeno de retenção de assinantes se considerarmos que o jogo foi lançado em 1999 e ainda agora está bem vivo e com tantas expansões que já perdi a conta. Não aconselho a iniciados, mas para os outros jogadores que não se importam com a desactualização gráfica este jogo poderá ser uma experiência interessante até porque em termos de quantidade de conteúdo este mmorpg é imbativel.
***Update**** - No próximo dia 23 de Abril a Sony celebra 8 anos de existência deste jogo e vai lançar um pacote muito interessante. Por apenas 20 dólares vai ser possível comprar as 13 expansões do jogo. É mesmo uma grande oportunidade para quem está a pensar voltar ao EQ ou simplesmente experimentar pela primeira vez.
http://everquest.station.sony.com/

Everquest2 - Tal como o nome indica trata-se da geração seguinte. No entanto existem muitas diferenças. A equipa que desenvolveu o EQ original já não esteve envolvida neste projecto. Quando o jogo foi lançado tudo faria antever um fracasso mas actualmente e para grande espanto meu este é um dos melhores mmorpgs no mercado. Este jogo é uma excepção à regra: "o que nasce torto dificilmente se endireita".No entanto o caminho até ao nível máximo poderá ser um pouco solitário porque grande parte de comunidade anda por zonas mais altas. O EQ2 endireitou-se e é altamente aconselhável aos jogadores com um experiência de mmorpgs média. Em termos de hardware tem uma exigência média.
***Update**** Foi integrado um jogo tipo Magic the Gathering (Trading Card Game). É possível, por exemplo, conseguir cartas como loot das mobs para depois jogá-las dentro do próprio jogo. Mais informações aqui: http://legendsofnorrath.station.sony.com/
Este sistema também foi integrado no Everquest original.
http://everquest2.station.sony.com/


Final Fantasy XXI - Um mmorpg bastante consolidado, com uma mecânica de classes muito boa e com muito conteúdo. Corre bem em qualquer PC de gama média. No entanto só aconselhável a quem já tem alguma experiência e principalmente a quem tem muito tempo para jogar.
http://www.playonline.com/ff11us/index.shtml


Eve Online - Se considerarmos somente o critério de inovação e originalidade este mmorpg é o melhor. Não é um jogo fácil ao princípio no entanto é sem dúvida um dos mais interessantes no mercado seja para quem goste do género Sci Fi ou não. O PvP é muito bom, a comunidade é excepcional e qualquer PC de gama média-baixa consegue correr o jogo. Este é o mmorpg mais premiado de sempre e na minha opinião com justiça porque foi o único a trazer algo de novo ao género nos últimos anos. Aconselhável a jogadores experientes, no entanto os menos experientes com alguma paciência ao início também poderão gostar deste jogo.
***Update*** Já é possível pagar a mensalidade com dinheiro do próprio jogo (ISK). A próxima expansão (Novembro 2007 trará mais naves) e a expansão prevista para 2008 irá implementar "full body avatars".
http://www.eve-online.com/


Vanguard - Concebido e desenvolvido por uma das equipas mais experientes nesta área (autores do EQ) é ainda um jogo acabado de nascer e que provocou muitas dores de parto.
No entanto não se deixem enganar pelas reviews pouco encorajadoras que, apesar de justas, consideram apenas o jogo tal como é no presente, aliás não poderia ser de outra maneira.
Presentemente só aconselho aos felizardos que possuem PCs de última geração e aos mais experientes nestas andanças e com estofo para aguentar os inevitáveis buggs que caracterizam a fase inicial de qualquer mmorpg. Mas verdade seja dita, o Vanguard teve um parto MUITO prematuro e com muitas complicações.
***Update*** Tenho muitas dúvidas ao aconselhar este jogo devido aos últimos desenvolvimentos e por isso deverá sair desta lista brevemente porque está longe de ser um mmorpg de qualidade.
http://vgplayers.station.sony.com/


Espero que esta lista seja útil a quem ande à procura de mmorpgs de qualidade pagos, ficam de fora muitos outros porque, ou não joguei o suficiente para dar a minha opinião ou porque pura e simplesmente os considero com qualidade inferior aos acima mencionados. Já agora, é de manter de baixo de olho os seguintes mmorpgs que ainda se encontram na fase beta:

- Age of Conan - 2008
- Pirates of the Burning Sea - 2008
- Tabula Rasa - Sai até ao final do ano
- Warhammer Online - 2008

Bons jogos :)
 
Última edição:
Exelente!! Muito bem feito mesmo, parabens e bom trabalho :biglaugh:

Podiam fazer um sticky neste topic porque ajuda de facto aos principiantes nesta "matéria".
 
Obrigado pelos elogios, ainda bem que este post é considerado útil. :)

No entanto preciso da vossa colaboração para o tornar mais completo porque não quero escrever sobre mmorpgs que não joguei mais que um mês. Caso tenham jogado um mmorpg mais que um mês, o considerem de qualidade e estejam interessados que seja incluido no primeiro post mandem-me a vossa review por mensagem privada. Terei todo o gosto em incluir as vossas opiniões.
Assim, mmorpgs que não foram mencionados, como por exemplo o Lineage2, só não o foram pelo simples motivo que eu não os joguei tempo suficiente para poder formular uma opinião minimamente esclarecida, por isso a vossa contribuição é fundamental :)
 
Última edição:
bom post em geral mas a meu ver tem 1 falha

Tem um PvP bastante desenvolvido e um PvE razoável.
<--- eu axo k é mais ao contrario :). de resto alem do wow so o GW.

joguei LOTRO (uns 15-20dias max) mas n me puxou era/é 1 jogo com potencial mas ta primitivo em varios aspectos como a movimentaçao as animaçoes dos chars varios bugs em quests etc, ou seja comprei o jogo e ta aki de lado (o k da pena pk se eles metessem isso bem o jogo era mt bom)
 
bom post em geral mas a meu ver tem 1 falha

<--- eu axo k é mais ao contrario :). de resto alem do wow so o GW.

joguei LOTRO (uns 15-20dias max) mas n me puxou era/é 1 jogo com potencial mas ta primitivo em varios aspectos como a movimentaçao as animaçoes dos chars varios bugs em quests etc, ou seja comprei o jogo e ta aki de lado (o k da pena pk se eles metessem isso bem o jogo era mt bom)


Fiz uma pequena alteração à descrição do PvP e PvE do WoW. Penso que assim fica mais equilibrado.
 
lol se nao passares de kharazan acredito que sim ...


Deve ser divertido pagar todos os meses para ter experiencias enriquecedoras de repetir dungeons e matar os mesmos mobs indefinidamente:puke:

Por mais dungeons q acrescentem é sempre mais do mesmo.
Mas não te preocupes que o :004:Warhammer:004: vem aí.
 
Em abono da verdade, grande parte dos mmorpgs "classicos" têm no end-game o seu calcanhar de Aquiles. Só conseguem uma taxa de retenção razoável porque os jogadores quando chegam aos niveis altos já criaram laços muitos fortes com o jogo, com a comunidade e investiram muito tempo no seu personagem.

Também em abono da verdade, os mmorpgs "sandbox" oferecem um end-game mais dinâmico mas em contraponto não são tão apelativos às massas por diversas razões.
Exemplos: Eve Online, A Tale in the Desert, Second Life, Project Entropia.
 
Back
Topo