Live pen do ubuntu 17.10

nerds

Power Member
Ora bem, queria experimentar a nova versão com gnome via live sem instalar nada, mas bloqueia sempre no logo inicial.
Usei o rufus no Windows e a ferramenta de discos no ubuntu e em ambos os casos a live pen bloqueia no mesmo sítio.

Alguém com problema semelhante ou soluções?
 
Ora bem, queria experimentar a nova versão com gnome via live sem instalar nada, mas bloqueia sempre no logo inicial.
Usei o rufus no Windows e a ferramenta de discos no ubuntu e em ambos os casos a live pen bloqueia no mesmo sítio.

Alguém com problema semelhante ou soluções?

Qual a especificações da tua maquina?
 
Não dá erro nenhum. Simplesmente os 5 pontinhos deixam de se mexer e a pen pára de piscar. E nunca continua.

A máquina é a que está na assinatura - i7 7700HQ 2.80GHz / 16GB / GTX 1050Ti 4GB / 2x SSD 240 GB
É o clevo p640
 
Pequeno update. Este fim de semana finalmente tive algum tempo para testar. O checksum deu-me erro. Vou tentar fazer novamente o download e passar para a pen a ver
 
Novidades, o problema não estava no ISO, testei com outro flavor e também aconteceu.
A minha dúvida, podem-me relembrar como fazer boot pelo modo de texto? já andei lá as voltas e dá comando desconhecido
 
Queria aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.

Já li em alguns sítios que dependendo do hardware que o computador onde se corre o linux pode haver incompatibilidade entre o mesmo e a versão do linux.

A pergunta é, se estivermos a correr o linux a partir da pen drive é possível apanhar estas incompatibilidades? Ou seja antes de instalar o linux. Por exemplo, uma determinada distro pode não gostar da gráfica, som, LAN, WiFi, etc.

Como é que se soluciona isto? Tem-se que ir para outra distro?
 
Queria aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.

Já li em alguns sítios que dependendo do hardware que o computador onde se corre o linux pode haver incompatibilidade entre o mesmo e a versão do linux.

A pergunta é, se estivermos a correr o linux a partir da pen drive é possível apanhar estas incompatibilidades? Ou seja antes de instalar o linux. Por exemplo, uma determinada distro pode não gostar da gráfica, som, LAN, WiFi, etc.

Como é que se soluciona isto? Tem-se que ir para outra distro?

Ao nível de grande parte do hardware o teste por meio de Live Mode é fidedigno exceptuando alguns casos que têm nuances técnicas, por exemplo ao nível de hardware firmware placa de rede e sinal wifi tu ao testar um live - mode com Kernel non-free vais ter sempre um resultado em função disso ou seja se o hardware funciona em Live-mode irá funcionar depois porque o firmware responsável está a adaptar-se ao Kernel - este mesmo exemplo serve para a grande parte do hardware.
Depois tens excepções or nuance técnica por exemplo as gráficas que normalmente num Live mode são usadas em modo compatibilidade a drivers gráficos livres por exemplo, os radeon ou os nouveau, ou seja tu realmente tens no Live-mode uma percepção do uso ou não do driver gráfico mas ao nível dos drivers livres, é portanto condição de decisão tua colocar os drivers não livres tomando tu esse trabalho normalmente (ainda que haja distros que tẽm scrips que te ajudam a instalar drivers privados se existirem), ora isso fará com que tu só possas testar os drivers livres e aqui tens duas hipóteses .
1 - Instalas a distro e fazes o primeiro boot com os livres e depois procuras os privados se forem compativeis com o teu Kernel.
2 - Instalas numa Pen persistente e vês o resultado escrevendo só na Pen e não no sistema de Disco , ou procuras antes a compatibilidade de drivers privados face ao Kernel que sabes que a Distro tem e instalas ou não, em função disso, se não quiseres usar os livres.

Ou seja em grande medida grande parte do hardware se é configurado em Live - Mode então funciona bem depois tendo em conta as versões de Kernel claro está.
Existem poucas excepções mormente por temas mais técnicos que de hardware em sí.

Depois tens distros limpas de firmware Blob - chamadas Kernel Libre( Parabola, Trisquel, GnewSense ... ).
E tens distros com firmware Blob - com Kernel poluído (Ubuntu, Mint ...)

Os Blobs ao que sei normalmente são providos por engenharia inversa ou seja os desenvolvedores tẽm de ir às cegas modulando as funções de adaptação do hardware por via do firmware alg que muitas vezes o Stallman pede é a contribuição de mais Hackers para esta função e é devido a eles que temos estas possibilidades.

Quanto aos gostos das Distros só se podem julgar pelo lado Linux pela hipótese de um det. versão de Kernel dar problemas com determinado hardware num período de tempo.
Todas os outros "gostos" não estão do lado Linux mas sim dos fabricantes de Hardware e firmware provido para ele mesmo traduzindo-se em questões simples - está ou não o fabricante a dar suporte a Linux ; por quanto tempo o fabricante se compromete a dar tal suporte - por exemplo normalmente ao nível das gráficas os fabricantes dão suporte ao hardware provendo o firmware privado numa quantas versões de Kernel pelas minhas contas não muito mais além de um período de 5 anos.

Sobre o ir ou não para outra distro que comentas → mais que ir para outra distro , se a escolhes em função do teu hardware deves atentar nas versões de Kernel suportadas para o Hardware pelo próprio fabricante.

Na verdade um usuário iniciante deve ter estas preocupações que tu comentas aqui , mas pelo lado dos Kernel , é só focar o problema por outro prisma. Antigamente migrávamos por experiência por querer nosso muitas vezes por curiosidade mas tinhamos, depois, muito mais trabalho em entender coisas simples como as que questionas-te .
Hoje em dia existe mais informação e usuários que conseguem dotar-te de mais informação também nos fóruns.

E claro depois tens o passo seguinte que é à medidad que vais sabendo destas coisas vais aprendendo por ti até um nível em que vais a um local qualquer e vẽs um hardware que precisas mas no rótulo só parece lá suporte a Windows e Mac (ora se suporta Mac) valerá a pena comprar? Compras e ao chegar ao teu pc não dá , mas com uns poucos cliques na Web nem precisas de ir ao site do fabricante e dás com um Blob qe por acaso faz funcionar o Hardware no Linux (exemplo disto aquelas pens para receber wifi no pc e que vendem em qualquer loja) . Podemos e devemos procurar nos rótulos o suporte a Linux , mas se não há podemos sempre tentar com outros - mas claro isto é para usuários já mais avançados.

O maior resultado do Liinux que tu tens é que aprendes tu e fazes tu e isso é uma liberdade que se transforma em sensações muito boas assim dificilmente um Linux desilude qualquer usuário.

Espero que entendas.
 
Última edição:
Novidades, o problema não estava no ISO, testei com outro flavor e também aconteceu.
A minha dúvida, podem-me relembrar como fazer boot pelo modo de texto? já andei lá as voltas e dá comando desconhecido

Seria importante que nos dissesses que tipo de erro tens.
Conferiste o checksum ?
Que programa usas para queimar a distro?

Se te dá erro e sabes que o problema está no modo gráfico terias de usar parâmetro a kernel text editando no fim da linha dele .

https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

* Sendo que por causa do Systemd o parâmetro text deixou de funcionar (15.04 e demais séries Ubuntu) e usa-se agora o systemd.unit=multi-user.target
https://askubuntu.com/questions/943696/boot-without-gui-from-live-cd
 
Bom dia,

Acontece-me também o mesmo problema. Tenho um portátil com configuração semelhante (Clevo N850HK com i7 7700hq e Nvidia 1050Ti e 8 Gb de ram), sempre que tento arrancar com live pen, bloqueia no splash screen. Já tentei vários sabores de Ubuntu (16.04 unity, 17.10 com gnome, mint 18.3 cinamon, neon) e tentei outros (Manjaro xfce e Antergos) e o sintoma é sempre o mesmo.

Venho de dois portáteis velhinhos (acer aspire i5 1ªger) e compaq cq (p4300) a correr ubuntu e mint respectivamente, sempre sem problemas. Eu penso que seja algo relacionado com drivers gráficos, mas não encontrei na bios opção para desabilitar a comutação entre chip intel e nvidia. Alguém faz ideia como contornar esta situação?
 
Bom dia,

Acontece-me também o mesmo problema. Tenho um portátil com configuração semelhante (Clevo N850HK com i7 7700hq e Nvidia 1050Ti e 8 Gb de ram), sempre que tento arrancar com live pen, bloqueia no splash screen. Já tentei vários sabores de Ubuntu (16.04 unity, 17.10 com gnome, mint 18.3 cinamon, neon) e tentei outros (Manjaro xfce e Antergos) e o sintoma é sempre o mesmo.

Venho de dois portáteis velhinhos (acer aspire i5 1ªger) e compaq cq (p4300) a correr ubuntu e mint respectivamente, sempre sem problemas. Eu penso que seja algo relacionado com drivers gráficos, mas não encontrei na bios opção para desabilitar a comutação entre chip intel e nvidia. Alguém faz ideia como contornar esta situação?
vê se ajuda
https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA_Optimus
 
Boas.

Obrigado pela resposta, mas entretanto já resolvi. O problema prendia-se com a gráfica, durante o arranque o sistema bloqueava por causa dos drivers disponíveis no arranque, incapazes de lidar com ela.

Já não tenho a certeza de onde li isto, foi muita procura mas básicamente basta invocar o grub durante o boot (segurar o shift), selecionar a opção que se pretende (ubuntu, neste caso) e pressionar a tecla e. Assim editamos as opções de arranque. Encontrar a string "quiet splash", apagar e colocar no seu lugar "nomodeset". Pressionar f10 ou ctrl + x para arrancar.

Depois efectuar a instalação. Após a instalação repetir os passos acima (a edição do grub é apenas válida para aquele arranque, na próxima sessão o grub vai ler as configurações que tinha no suporte físico). Após entrar no sistema já instalado é preciso ter alguma paciência pois o cpu vai fazer a maior parte do trabalho gráfico, e por isso vai ser lento, má qualidade ou resolução, etc. Ligar à net, efectuar o update e instalar as drivers mais adequadas (no meu caso foi a nvidia-387).

No meu caso, antes de actualizar o sistema, adicionei este ppa:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa

Assim fica-se com as drivers nvidia mais recentes (que encontrei).

Após tudo feito, é fazer reboot e o sistema deve arrancar normalmente.

Abraços.
 
Desculpem o delay da minha parte.
@Zarouvich testei os passo que indicas-te e funcionaram, finalmente consegui arrancar e testar o ubuntu live.
Ainda usas ubuntu nesse portátil? Qual tem sido a tua experiência. Tenho estado reticente porque o portátil antigo que tinha também com duas gráficas tinha bastantes problemas, principalmente na parte de ajuste da luminosidade do ecra, na suspensão/hibernação e na ligação a ecras externos.
 
@nerds Não tenho razão de queixa, funciona impecável. As teclas de funções funcionam, nos jogos tudo bem. Desde que comprei o portátil fiz algum distro-hoping, e sem problemas. Na família Ubuntu zero problemas, (mint com cinnamon incluído), e manjaro também sem problemas. A suspensão/hibernação não uso, mas um teste que fiz no linux mint correu menos bem. Mas também fiz uma breve busca, e apareceram vários hit's para soluções. Como não uso, não me aventurei. O mesmo para os ecrãs externos, só uso o do portátil. No entanto, lembro-me de ler por aí que o unity 7 tinha bom suporte multi monitor. O Mate adicionou recentemente suporte a HiDpi... Há de certo soluções.

Para já continuo apenas com Linux.
 
Back
Topo