1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Live pen do ubuntu 17.10

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por nerds, 5 de Novembro de 2017. (Respostas: 10; Visualizações: 395)

  1. nerds

    nerds Power Member

    Ora bem, queria experimentar a nova versão com gnome via live sem instalar nada, mas bloqueia sempre no logo inicial.
    Usei o rufus no Windows e a ferramenta de discos no ubuntu e em ambos os casos a live pen bloqueia no mesmo sítio.

    Alguém com problema semelhante ou soluções?
     
  2. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Não te dá um erro específico quando bloqueia?
     
  3. slblxs

    slblxs Power Member

    Qual a especificações da tua maquina?
     
  4. nerds

    nerds Power Member

    Não dá erro nenhum. Simplesmente os 5 pontinhos deixam de se mexer e a pen pára de piscar. E nunca continua.

    A máquina é a que está na assinatura - i7 7700HQ 2.80GHz / 16GB / GTX 1050Ti 4GB / 2x SSD 240 GB
    É o clevo p640
     
  5. Minguno

    Minguno Power Member

  6. leader_02

    leader_02 Power Member

    estranho isso. é tentar um outro flavor do ubuntu, outra debian-based distro ou outras distros para ver se o problema é o mesmo.
     
  7. nerds

    nerds Power Member

    Pequeno update. Este fim de semana finalmente tive algum tempo para testar. O checksum deu-me erro. Vou tentar fazer novamente o download e passar para a pen a ver
     
  8. nerds

    nerds Power Member

    Novidades, o problema não estava no ISO, testei com outro flavor e também aconteceu.
    A minha dúvida, podem-me relembrar como fazer boot pelo modo de texto? já andei lá as voltas e dá comando desconhecido
     
  9. Queria aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.

    Já li em alguns sítios que dependendo do hardware que o computador onde se corre o linux pode haver incompatibilidade entre o mesmo e a versão do linux.

    A pergunta é, se estivermos a correr o linux a partir da pen drive é possível apanhar estas incompatibilidades? Ou seja antes de instalar o linux. Por exemplo, uma determinada distro pode não gostar da gráfica, som, LAN, WiFi, etc.

    Como é que se soluciona isto? Tem-se que ir para outra distro?
     
  10. Minguno

    Minguno Power Member

    Ao nível de grande parte do hardware o teste por meio de Live Mode é fidedigno exceptuando alguns casos que têm nuances técnicas, por exemplo ao nível de hardware firmware placa de rede e sinal wifi tu ao testar um live - mode com Kernel non-free vais ter sempre um resultado em função disso ou seja se o hardware funciona em Live-mode irá funcionar depois porque o firmware responsável está a adaptar-se ao Kernel - este mesmo exemplo serve para a grande parte do hardware.
    Depois tens excepções or nuance técnica por exemplo as gráficas que normalmente num Live mode são usadas em modo compatibilidade a drivers gráficos livres por exemplo, os radeon ou os nouveau, ou seja tu realmente tens no Live-mode uma percepção do uso ou não do driver gráfico mas ao nível dos drivers livres, é portanto condição de decisão tua colocar os drivers não livres tomando tu esse trabalho normalmente (ainda que haja distros que tẽm scrips que te ajudam a instalar drivers privados se existirem), ora isso fará com que tu só possas testar os drivers livres e aqui tens duas hipóteses .
    1 - Instalas a distro e fazes o primeiro boot com os livres e depois procuras os privados se forem compativeis com o teu Kernel.
    2 - Instalas numa Pen persistente e vês o resultado escrevendo só na Pen e não no sistema de Disco , ou procuras antes a compatibilidade de drivers privados face ao Kernel que sabes que a Distro tem e instalas ou não, em função disso, se não quiseres usar os livres.

    Ou seja em grande medida grande parte do hardware se é configurado em Live - Mode então funciona bem depois tendo em conta as versões de Kernel claro está.
    Existem poucas excepções mormente por temas mais técnicos que de hardware em sí.

    Depois tens distros limpas de firmware Blob - chamadas Kernel Libre( Parabola, Trisquel, GnewSense ... ).
    E tens distros com firmware Blob - com Kernel poluído (Ubuntu, Mint ...)

    Os Blobs ao que sei normalmente são providos por engenharia inversa ou seja os desenvolvedores tẽm de ir às cegas modulando as funções de adaptação do hardware por via do firmware alg que muitas vezes o Stallman pede é a contribuição de mais Hackers para esta função e é devido a eles que temos estas possibilidades.

    Quanto aos gostos das Distros só se podem julgar pelo lado Linux pela hipótese de um det. versão de Kernel dar problemas com determinado hardware num período de tempo.
    Todas os outros "gostos" não estão do lado Linux mas sim dos fabricantes de Hardware e firmware provido para ele mesmo traduzindo-se em questões simples - está ou não o fabricante a dar suporte a Linux ; por quanto tempo o fabricante se compromete a dar tal suporte - por exemplo normalmente ao nível das gráficas os fabricantes dão suporte ao hardware provendo o firmware privado numa quantas versões de Kernel pelas minhas contas não muito mais além de um período de 5 anos.

    Sobre o ir ou não para outra distro que comentas → mais que ir para outra distro , se a escolhes em função do teu hardware deves atentar nas versões de Kernel suportadas para o Hardware pelo próprio fabricante.

    Na verdade um usuário iniciante deve ter estas preocupações que tu comentas aqui , mas pelo lado dos Kernel , é só focar o problema por outro prisma. Antigamente migrávamos por experiência por querer nosso muitas vezes por curiosidade mas tinhamos, depois, muito mais trabalho em entender coisas simples como as que questionas-te .
    Hoje em dia existe mais informação e usuários que conseguem dotar-te de mais informação também nos fóruns.

    E claro depois tens o passo seguinte que é à medidad que vais sabendo destas coisas vais aprendendo por ti até um nível em que vais a um local qualquer e vẽs um hardware que precisas mas no rótulo só parece lá suporte a Windows e Mac (ora se suporta Mac) valerá a pena comprar? Compras e ao chegar ao teu pc não dá , mas com uns poucos cliques na Web nem precisas de ir ao site do fabricante e dás com um Blob qe por acaso faz funcionar o Hardware no Linux (exemplo disto aquelas pens para receber wifi no pc e que vendem em qualquer loja) . Podemos e devemos procurar nos rótulos o suporte a Linux , mas se não há podemos sempre tentar com outros - mas claro isto é para usuários já mais avançados.

    O maior resultado do Liinux que tu tens é que aprendes tu e fazes tu e isso é uma liberdade que se transforma em sensações muito boas assim dificilmente um Linux desilude qualquer usuário.

    Espero que entendas.
     
    Última edição: 3 de Dezembro de 2017
  11. Minguno

    Minguno Power Member

    Seria importante que nos dissesses que tipo de erro tens.
    Conferiste o checksum ?
    Que programa usas para queimar a distro?

    Se te dá erro e sabes que o problema está no modo gráfico terias de usar parâmetro a kernel text editando no fim da linha dele .

    https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

    * Sendo que por causa do Systemd o parâmetro text deixou de funcionar (15.04 e demais séries Ubuntu) e usa-se agora o systemd.unit=multi-user.target
    https://askubuntu.com/questions/943696/boot-without-gui-from-live-cd
     

Partilhar esta Página