Guia LiveXP

Bom.. de facto o Winbuilder é muito bom e é um projecto muito interessante e poderoso! mas acho que vou desistir desta minha tentativa de agregar umas aplicações que tenho num LiveXP..

Tenho uns 80 programas.. a maior parte não têm scripts já feitos (exemplo: Look@Lan) daí ter de fazer um script e adicionar chaves no registo do windows (com ajuda do InstallRite para ver as modificações).. até aqui tudo bem.. com a ajuda do artigo http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=4415

O processo que fiz foi:

- Fazer o script da aplicação com o utilitário "Make Script"
- Pegar no script do resultado do InstallRite e adicionar essas chaves de registo ao script da aplicação do WinBuilder, só as mais importantes a meu ver, com alteração das directorias para %targetDir%\Look@Lan\etc...

- e fiz "Play".. o resultado: ao executar a aplicação (Look@Lan) ocorre um o erro de ficheiros em falta..

OK.. peguei no Dependency Walker e verifiquei que são precisos uma data de .dlls... e não faço ideia como adicionar os mesmos ao projecto nas directorias certas %system32 etc..

Estou à beira de abandonar esta minha ideia (por agora..) pois apenas tenho mais 10/15 dias para concluir isto e sendo assim tinha que fazer um processo destes para cada aplicação que tenho para adicionar mas o maior problema é mesmo os ficheiros necessários.. e tb o .net framework (que acho que até conseguia resolver com isto http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=5888)
 
Última edição:
É um processo moroso quando se trata de adicionar programas que não estejam já preparados.

A vantagem é que depois também se torna mais fácil de partilhar e repetir a construção do projecto de uma forma automática.

Se o tempo é limitado, recomendo vivamente que experimentes o ETBOOT - http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=3890

Corre o XP em modo "full" a partir do DVD (ou mini-dvd se preferires)

É um pouco mais lento a arrancar e um pouco mais complicado de criar (processo manual) mas pelo menos permite instalar todo o software que necessitas sem alterações.

-------------------

Outra hipótese interessante é correr o XP com todo o software que precisas a partir de uma imagem do virtualbox.

Um bom liveCD (linux) para este efeito é o nimbleX - http://www.nimblex.net

Assim podes correr o XP numa máquina normal e alocar 384~512Mb de RAM para emulação, o que te permite correr as aplicações de rede que tenhas de usar com suporte nativo a .NET

------------

São apenas ideias, se tens pouco tempo eu optava pela imagem virtual por ser mais fácil de modificar até ficar no ponto.

:)
 
Como eu posso criar uma imagem que possa ser rodada em um HD diretamente (ou convertida a partir da imagem .iso criada para o HD)?
Consegui fazer isto com o Reatogo, mas os atalhos dos programas instalados que aparecem na Imagem do CD, desaparecem do Menu do Windows XP, exceto os que estão no Menu Inicializar (os que rodam automaticamente).
Após muita procura achei este programa que me deu novas esperanças.
No Reatogo uso o Peinst para copiar os arquivos do CD para o HD e criar o setor de BOOT e arquivos complementares:

mkbt -x -c c: c:\peboot.bin
nt2ldr c:\peboot.bin

O CD criado roda perfeitamente e agora eu queria personalizá-lo ainda mais nos pequenos detalhes, usando este método, pois no HD as modificações podem ser gravadas o que não acontece com o CD.
Depois de finalizado poderei colocar este Windows em uma máquina antiga que não possui CD e que assim teria uma nova utilidade com um Windows de menos de 500Mb.
Qualquer ajuda eu agradeço antecipadamente.

Wilson Esprag
 
Um modo prático de resolver a coisa, seria arrancar por uma pendisk.

Por três motivos.

Primeiro, porque as pendisk estão ao preço da chuva e uma pessoa já se pode dar ao luxo de usar uma pendisk como alternativa à drive antiga (e gasta menos energia..)

Segundo, porque as ferramentas automatizadas permitem criar esta pendisk sem trabalhos de maior

Terceiro, porque não terias de te preocupar com partições, instalações ou outras complicações.

--------------
Este guia funciona con pens de 4GBs?
Impersonator, as instruções são válidas mas não uses inicialmente o PEtoUSB para criar a pendisk.

Para criar pendisks de arranque, recomendo que experimentes este software primeiro: http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=7739

E depois usas o PEtoUSB apenas para transferir os ficheiros do projecto para a pendisk e deve funcionar bem a partir daí.

Não há melhor ferramenta para fazer arrancar até as pendisks mais teimosas.

------------


Em alternativa, usa as versões 2 ou 3 do Windows PE. São preparadas de origem para arranque USB, no fórum boot-land.net encontras projectos e tutoriais de como as usar para teu proveito.

Pessoalmente, na minha pendisk de 8Gb ando sempre com um dos projectos novos (Win7PE) que permite arrancar o Windows PE 3 e mais tarde instalar o Windows 7 se assim for preciso.

Muito práctico para copiar ficheiros do computador para outro lado qualquer antes de restaurar de volta às definições de fábrica ou instalar um novo sistema operativo.

Este liveXP, permite correr o xp numa pen como se fosse uma instalação dum SO normal?
Não. É um pouco diferente porque tudo aquilo que esperas encontrar num windows "normal" não foi incluído no processo de construção.

De outro modo não seria possível criar um windows XP com 31Mb's.

:)
 
Última edição:
Um modo prático de resolver a coisa, seria arrancar por uma pendisk.

Não. É um pouco diferente porque tudo aquilo que esperas encontrar num windows "normal" não foi incluído no processo de construção.

De outro modo não seria possível criar um windows XP com 31Mb's.

:)

Conheces algum modo de fazer isso ?
 
Conheces algum modo de fazer isso ?

Muito simples.

1 - Lê o tutorial.
2.1 - Não selecciones nenhum do software freeware incluído para não ocupar espaço extra
2.2 - Não selecciones os drivers extra
3 - Na pasta Finish activa os scripts de compressão (autoUPX, CAB reduce, etc)

Primeiro experimenta sem alterar nada do que vem por defeito e depois começas a reduzir o tamanho à medida que ganhas mais à vontade com a forma como isto funciona.

:)
 
Muito simples.

1 - Lê o tutorial.
2.1 - Não selecciones nenhum do software freeware incluído para não ocupar espaço extra
2.2 - Não selecciones os drivers extra
3 - Na pasta Finish activa os scripts de compressão (autoUPX, CAB reduce, etc)

Primeiro experimenta sem alterar nada do que vem por defeito e depois começas a reduzir o tamanho à medida que ganhas mais à vontade com a forma como isto funciona.

:)

Ty, vou-me aventurar
 
Rodar o WinBuilder direto no HD

Como eu posso criar uma imagem que possa ser rodada em um HD diretamente (ou convertida a partir da imagem .iso criada para o HD)?
Agradeço qualquer resposta.
 
Ola a todos,
certamente a resposta esta num dos posts anteriores mas nao encontrei.

eu tenho um live xp que vinha com o UBCD, funciona minimamente bem, o problema é que não dá para guardar ficheiros, está a correr numa ramDrive e quando reinicio a máquina todos os ficheiros criados desaparecem.

gostava de saber se o mesmo acontece com as versoes apresentadas anteriormente.

Obrigado.
 
Neste momento já estamos a deixar o XP e a utilizar o WAIK como plataforma para criar estas pendisks de arranque.

Um projecto novo foi lançado:
http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=8774

Tem um tutorial muito fácil de seguir: Traduzido pelo google // Página original

Este novo projecto deve ser uma boa solução tanto para o Stray como para o zeus[x].

esprag disse:
Como eu posso criar uma imagem que possa ser rodada em um HD diretamente (ou convertida a partir da imagem .iso criada para o HD)?
Agradeço qualquer resposta.
Para XP, a solução mais directa é utilizar o PEtoUSB para criar uma pendisk que arranque o LiveXP e depois copiar os ficheiros para o disco. O último passo é acrescentar a entrada no boot.ini

É um processo que não é própriamente amigo de quem começa a aprender nesta matéria.

A minha recomendação é que uses a nova plataforma do Windows PE que equipa estes projectos novos porque são baseados em ficheiros WIM e podem correr de qualquer media (USB/DVD/HD/etc) sem quaisquer alterações. Basta apenas indicar pelo bcdedit que é mais uma opção de arranque e funciona de modo impecável.

:)
 
Muito Bom tutorial, alem disso faz-me queres que e assim que podera ser desenvolvido o tiny XP por exemplo. Gsotei e vou experimentar. no Entanto ha uma questao que se levantou, com tao pouco espaco ocupado quase arriscava dizer que podiamos instalar tambem o Xp numa Pen. Sera que nos garantia boa performance?
+obrigado
 
Se passares algum tempo com o pessoal em http://boot-land.net - depressa te apercebes que o tinyXP é coisa de "meninos".

Um verdadeiro "tinyXP" pode chegar a ocupar tão pouco como 12Mb e isso já era feito há alguns anos atrás.

Mais tarde passou-se a correr o windows directamente da RAM, mais rápido do que isso não existe (a menos que gastes $$ num disco SSD para ter performance comparável).

Hoje em dia, faz-se exactamente o mesmo em Pendisks com o Vista e Windows 7. Correm a partir de pendisks que é uma maravilha e de forma bem mais simplificada do que o XP.

Experimenta o project PWBoot (Portable Windows Boot) - http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=6851

Está em Inglês mas é bastante simples de seguir (e conseguir..)

Boa sorte!
 
Estou criando um CD do Reatogo, mas estou com dificuldades para rodar um determinado programa apenas após ser completado o Boot do Windows.
Coloquei um link no menu Iniciar em Inicializar, mas ele sempre dá erro, pois é preciso carregar antes alguns itens para só depois rodar o programa principal.
Se eu clico no link depois de completado o Boot, ele funciona normalmente.
Minha pergunta é, como fazer para só rodar o programa após o Windows ter completado a Inicialização?
Existe aguma forma de "Temporizar" o programa para rodar depois de alguns segundos?
Se alguém tiver alguma dica, agradeço muito.
 
Back
Topo