1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Livrar do Windows

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por capslock21, 24 de Setembro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1218)

1. capslock21

capslock21 Power Member

Boas pessoal eu uso o windows xp professional sp3.. adoro o windows por questoes de compatiblidade..

Sempre tive desejo de usar uma distribuizao linux.. mas ja ouvi falar em tantas distros (ubuntu, kubuntu,backtrack,slackware,Suse), que nem sei qual deles utilizar..

Eu gostava de ter o windows xp sempre a mao.. a minha ideia era repartir um disco em duas partiçoes, uma para levar o xp e outra uma distro linux, eu sei criar partiçoes (mete arrancar o pc com o cd do windows, acedo as partiçoes, etc .. se alguem souber uma maneira mais facil e me quizer explicar esta a vontade :D) .. so cria saber se depois de instalar linux numa partiçao e xp na outra, quando ligar o pc me aparece uma janela para escolher com qual dos OS quero iniciar =S nan sei se me explicquei devidamente..

Qual das distros linuz me aconselham a utilizar?
    Em termos de drivers para hardware, se o CD nan trouxer os drivers de que eu necessito, isso é dificil de instalar? a nivel de compatiblidade terei muita dificuldade a migrar de xp para linux??

Ja agora, posso instalar photoshop no linux?? e jogos?? tenho de ussar algum tipo de emulador??

Gostava que me ajuda-sem :001: ...

Desde ja obrigada.

2. gcseco

gcseco [email protected] Member

utiliza o partition manager para fazer particoes....

os jogos que sao para windows acho que nao ha nada a fazer *os que dizem games for windows*

pelo menos se os queres jogar com bom desepenho tens que jogar em ambiente windows ...

3. MikeFR

MikeFR Power Member

Para que pirataria? O linux já vem com o GParted, caso a versão que queiras não tenha, podes sacar, é free.

Quanto a jogos, alguns correm. Usei linux durante uns tempinhos (quando tive oportunidade para isso) e, através do Wine, jogava CS 1.6 . O Wine é uma aplicação que te permite correr os ficheiros .exe, mas alguns não correm.

4. capslock21

capslock21 Power Member

Agradeço as voças prontas respostas..

Segundo o que precebi tenho de usar o wine para poder correr .exe, e so alguns darao..
    Para jugar é melhor usar o windows..

Mas qual das distro linux voces me aconselham a utilizar? :D

5. John Silva

John Silva Power Member

Linux é como o gosto pelas mulheres ! Há quem goste de loiras, outros de morenas, outras de asiáticas ... :D mas todas têm em comum o facto de serem mulheres ! heheh

Terás de experimentar para ver qual a distro que mais gostas. Se estás habituado ao windows e gostas desse SO, seria aconselhável experimentar uma distribuição com KDE tal como o Mandriva, OpenSUse, PCLinuxOS, Mepis etc...
    Usa CD's regravaveis e vai experimentando os Live CD's. Não necessitas de instalar o Linux para o experimentares....

Cumps.

6. LCTN

LCTN Power Member

7. ravager

ravager Power Member

Para começar, se calhar o ideal era no Windows correres Linux por máquina virtual.

8. volcanlx

volcanlx Power Member

Não há nada como experimentar, saca livecds e experimenta para veres o que mais se adapta ao hardware do teu pc, mais te parece bem e com uma comunidade mais composta para que possas obter facilmente ajuda, também escolher o que gostas mais dos gestores de ambiente como KDE, Gnome, fluxbox... os livecds servem para testar tudo isso.

Experimentar em ambiente virtual é bom para poderes cometer erros sem grandes consequencias, usando livecds é o mesmo, não toca no teu windows.
    Depois podes usar por exemplo com o Wubi que instala o ubuntu (caso te decidas por uma distribuição ubuntu ou variante deste) o wubi instala o linux como se fosse em ambiente virtual, mas instalando este como uma aplicação em windows e criando um dual boot virtual, ou seja, instala-se em windows e acrescenta o ubuntu ao teu menu de arranque, assim podes experimentar um dual boot de linux e windows, quando te cansares simplesmente vais ao windows e pelo bom velho add/remove desinstalas o wubi e ficas so com o windows novamente.

Quando já tiveres acostumado a trabalhar e estiveres mais acostumado e à vontade no linux, instala em dual boot. o ideal é aproveitares faze-lo quando decidires formatar o pc, e fazendo backup do que não queres perder, depois ficas com duas instalações limpas de windows e linux.

Lê um pouco sobre as distribuições em sites da especialidade como o distrowatch e vai experimentando para ver o que se adapta mais ao que pretendes de um sistema operativo.

Quanto aos jogos, é mais complicado pois o mercado assenta sobre os jogos for windows que não são feitos para linux nativamente.
    Muitos dizem que linux não serve para jogar, mas serve só que não esperes correr tão bem em linux um jogo que foi feito para o windows, mas há jogos para linux, muitos deles com bastante reputação como a serie Unreal da Id que tem como correr nativamente em linux, os jogos opengl correm bastante bem em linux nativamente, melhor que em windows até, mas os jogos em directx que não existe para linux pois é uma tecnologia microsoft, não podes esperar que fiquem tão bem.

Tens acima de tudo de perceber que linux não é um windows gratuito, é uma alternativa a este.
    Cada vez mais, o que consegues fazer em windows, consegues fazer em linux, mas não com as ferramentas windows em wine. Tenta encontrar alternativas nativas para linux.

9. LCTN

LCTN Power Member

Não precisas formatar, basta-te redimensionar a partição do Windows. Para tal o espaço que vais conceder ao Ubuntu convém não ter dados, ou estes serão, logicamente, eliminados;).

Também tens a opção do Wubi que instalado no Windows e que te permite, caso queiras mais tarde, remover o Ubuntu pelo adicionar/remover programas.

De qualquer das formas que instalares (Wubi ou redimensionando a partição) será criado um menu no arranque do pc para escolheres que sistema queres arrancar.

Por aqui usa-se Ubuntu:)

Cumprimentos.

10. capslock21

capslock21 Power Member

Bem eu tava a pensar formatar o meu windows, porqe ja nan o formato ja algum tempo e queria organizar aquilo.. possivelmente tambem vou iniciar o ubuntu.. porqe tem grande comunidade e eu nan sou nenhum expert lo0l

Estive a ver aqui no forum e deparei.me com o particionamento correcto das distros linux, alguem me pode explicar assim muito resumidamente como fazer uma boa partiçao para o meu ubuntu?
    Lembro qe vou ter windows e ubuntu no mesmo disco =D ..

Desde ja agradeço e desculpem tar a ser chato...

11. volcanlx

volcanlx Power Member

Começa por compreender o que cada pasta significa (isto talvez ajude)
    a pasta / é a base e que vais ter de criar em cada distro, outras podem também obrigar a destinar espaço para a home, e tens de criar também uma swap (um genero de partição em disco para memória) o swap ajuda a tua ram dedicando espaço em disco para informações que geralmente ficariam em memória mas que não precisam desta constantemente.
    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20000124.php para compreenderes melhor.

Basicamente se criares "partições" para cada pasta permite gerir o teu sistema melhor e formatar partes deste sem formatar tudo e permite por exemplo formatar o pc e meter novamente linux sem perderes os teus dados, ou programas, por vezes mesmo que mudes de distro.

12. LCTN

LCTN Power Member

este tópico para te dar umas ideias. Já agora usa o search, as vezes as perguntas já foram respondidas antes:).

Se quiseres, podes criar uma partição separada para a /home (os teus ficheiros pessoais e de configuração) para que, quando voltares a formatar, não percas as tuas coisas;).

Esquema de partições que uso:
    / - 10 ou 15 Gb (nem é preciso tanto)
    swap - 1Gb
    /home - Restante

Cumprimentos.

13. capslock21

capslock21 Power Member

LCTN eu ja tinha visto esse topico ;)

Daí eu ficar com a ideia das partiçoes correctas, tambem ja adicionei aqui aos meus favoritos um tutorial de como fazer as partiçoes
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=226287

Neste tutorial, ha um post com um link que esplica as / , /home , /usr, /root .. que eu ainda tenho de ver porqe disso tambem nan pesco nada.

Quando ao espaço que se atribui a cada uma delas, sei qe para swap antigamente se usava o dobro da raw , mas que agora 1gb ja é suficiente..
    Agora para o / e /home , a qual deles tenho de dar mais espaço?? lo0l porqe ha pessoal que poemo restante todo em / e outros que em /home..
    Tenho de me informar mais acerca de que serve cada partiçao =/

Mesmo assim agradeço

Afinal foi o meu amigo volcanlx que me forneceu o link com cada defeniçao das estruturas de pastas do linux.

Aqui esta ele mais uma vez:
    http://freesamuelbh.blogspot.com/200...-do-linux.html

Última edição pelo moderador: 25 de Setembro de 2008
  14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

15. capslock21

capslock21 Power Member

AndreAPL antes de mais eu sou novo no forum, peço desculpa se abro topics em que muitas das minhas questoes ja apareceram noutros topics.

E o link que o volcanx me forneceu nan foi o mesmo que o teu.. o conteudo pode ser o mesmo (copy n' paste) :D.

Mais uma vez peço desculpa. Agradeço aos que me ajudaram, mesmo aqueles que me responderam com links que me remete-sem para topics no forum com as mesmas duvidas.

Special thanks to volcanlx .

Última edição pelo moderador: 27 de Setembro de 2008
  16. John Silva

John Silva Power Member

Convinha criares sempre um partição /home, esta partição terá toda a informação dos utilizadores criados ! É um género de "My Documents" mas uma versão mais completa ....
    Existe também a vantagem de caso queiras mudar de distro ou reinstalar, podes deixar a tua partição /home intacta e ficará tudo salvaguardado já que é independente de tudo o resto.
    No meu caso, é a partição que ocupa a maior parte do disco já que coloco lá toda a minha tralha ! Tenho 2Gb de swap, 20Gb para o SO ( não é necessário tanto mas mais vale prevenir do que remediar ) e o resto para o /home...

Sei que é chato remeterem-te sempre para uns links ou pedirem-te para leres os stickies mas não é por mal ! É que responder sempre ás mesmas questões por vezes cansa !

17. capslock21

capslock21 Power Member

Eu nan me importo nada que me remetam para links, é na boa hehehe

ja agora 2gb swap nan é muito? a maioria do pessoal usa 1gb

Obrigada pela dica, logo analizu-a melhor, agora vou ter de sair xD

18. John Silva

John Silva Power Member

Há quem defenda que deverá ter o dobro da memória que usamos. Pessoalmente, creio que a partir de um determinado valor não faz muito sentido, por exemplo, quem tem 4Gb de ram ter 8Gb de swap ... não faz muito sentido , pelo menos penso eu !
    Há quem afirme que ter 5Gb é o melhor, outros que o máximo dos máximos 3Gb.. portanto, as opiniões dividem-se ! Não tenho conhecimentos sólidos para defender quem tem razão mas já experimentei com 1 e com 2Gb e sinceramente não noto grandes diferenças, mas admito que também não sou um utilizador de programas que exijam imenso das capacidades do computador...
    Penso que o melhor é saber qual o espaço ideal para determinada distro e determinado hardware e poderás ver essa informação nos fóruns dedicados a essas distribuições. Se por acaso escolheste 1Gb, não vai ser por aí que não vais utilizar o SO.

Cumps.

Cumps.

19. capslock21

capslock21 Power Member

John Silva tens razao, quem tiver 4gb de raw nan faz sentido usar 8gb swap.

Eu por acaso instalei o ubuntu no portatil e meti 2gb para swap..

Ainda me estou a iniciar no ubuntu, tanto que nan sei nada =/

O meu proximo passo é instalar alguns programas, como P2P para sacar musicas, e depois algum programa semelhante ao utorrent que uso no windows, ja que nan tenho conhecimento de programas para linux ..

Última edição pelo moderador: 27 de Setembro de 2008
  20. volcanlx

volcanlx Power Member

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=1085287#post1085287

Tens ai do mais variado software p2p e outro qualquer que queiras, para começar deve-te servir.
    Deves conhecer o Amule e nem deve ser preciso dizer com qual se parece.
    Para torrent, Azureus e Transmission
    E o frostwire que já te tinha referido na PM.

Última edição: 27 de Setembro de 2008

Partilhar esta Página