livrar espaço em disco

alfinete

Power Member
tenho uma partição com 20 gbs, onde tenho instalado o software essencial e o so, tive a fazer contas ao que tenho instalado e nem a 10 gbs chega, e vou ver o que tenho livre so da 6 gbs, ja desactivei o restore system a hibernação, deminui o espaço da reciclagem , e dos temporarios do IE e dos ficheiros de cache, o que antes de fazer tdo o que disse anteriormente tinha 4 gbs livres o que fiquei com os ditos 6, mas mesmo assim faltam 4 ou 5, agradecia que me dessem uma dica para poder recuperar esse espaço, caso seja possivel.

obrigado
 
Isso é normal.. se tiveres um disco de 160GB vais ter de "espaço útil" 152.. se tiveres de 80 uns 75.. e por aí adiante :)
 
Um disco de 20gb, tem 20gb contados decimalmente, o que em binário, que é como o windows os conta, dá 18,5 +/-. Se tiveres 12 ocupados e 6 livres, dá o disco completo.
 
Alfinete, e não te esqueças de contar o espaço "desperdiçado". Os filesystems têm uma coisa gira chamada clustersize. O cluster size é variável, e pode ou não depender do tamanho do HD dependendo do filesystem.

Se tens XP e tens a partição de boot em NTFS, AFAICR tens um clustersize de 1024bytes. Ie, qqr ficheiro, mesmo um texto de 5bytes(caracteres) ocupa os 1024bytes da cluster. Efectivamente, tens sempre um desperdicio que se calcula por filesize MOD clustersize por cada ficheiro.

Se tiveres partições cheias de milhares de ficheiro pequeninos e com clustersizes grandes o desperdicio é brutal.
 
Back
Topo