Livro de algoritmia

blueomega

Power Member
estou a procura de um livro de algoritmia, de preferencia muito abrangente e com uma abordagem simples. alguns livros têm explicações matematicas que eu fico "wtf, o k é que li?"

os que ja tive na mão e usei foram

Data structures & algorithm analysis de weiss e mark allen, versões de java e c++, muito porreiros nas explicações, codigo feito para as 2 linguagens foi-me util :-D e a nivel de abranganecia é +-, mas varias coisas ficaram de fora, por exemplo a nivel de grafos certas materias mais complexas não eram abrangidas

The Algorithm Design Manual de Steven S. Skiena é finico, mas decente, pode não aprofundar muito os temas, nem ter montes de pseudo-codigo, mas para tirar duvidas sobre uma materia especifica é muito porreiro, principalmente sobre problemas tipicos

Introduction to Algorithms de Thomas H. Cormen que tirando ser um valente bloco de chumbo, estava muito bom, muito abrangente, aprofundava a materia e a nivel de explicações sobre a "matematica" estava simples, muito porreiro para farm de info

peguei noutros, num dum gajo indiano e um ou outro de c++, mas os outros geralmente forneciam respostas superiores

The Algorithm Design Manual a nivel teorico é muito porreiro e possivelmente é uma das minhas escolhas, mas que outros livros aconselham
 
blueomega qual é o teu objectivo com o livro? Aprender algoritmos? Aliás, qual é o teu nível de conhecimento?

Se estás a começar e pensaste em começar pelos algoritmos, pensaste muito bem, no entanto os livros sobre algoritmia são capazes de começar num ponto um pouco já mais avançado, talvez complicado para ti.

Se já tens conhecimentos, ignora o meu último parágrafo :P

HecKel
 
Esse que o souto sugeriu é muito bom de facto!Era a bibliografia numa cadeira do meu curso. Existe um em portugues, mas apenas para java, escrito pelo Professor João Pedro Neto, grande entendido na materia e meu professor na faculdade de ciencias.

Por isso recomendo este
 
blueomega qual é o teu objectivo com o livro? Aprender algoritmos? Aliás, qual é o teu nível de conhecimento?

Se estás a começar e pensaste em começar pelos algoritmos, pensaste muito bem, no entanto os livros sobre algoritmia são capazes de começar num ponto um pouco já mais avançado, talvez complicado para ti.

Se já tens conhecimentos, ignora o meu último parágrafo :P

HecKel

neste momento ja vou pro 3.º ano de faculdade e ja tive 2 cadeiras viradas para as estructuras de dados e algoritmos, uma em java e outra em c++. neste semestre um dos trabalhos que fiz foi uma variante do caminho minimo de dijkstra

tenho um conhecimento decente das estructuras de dados basicas e sobre seu crescimento e funcionamento

procuro o livro para ter um apoio solido e variado em casa, porque apesar do google ser muito porreiro, não tem tudo
 
Última edição:
neste momento ja vou pro 3.º ano de faculdade e ja tive 2 cadeiras viradas para as estructuras de dados e algoritmos, uma em java e outra em c++. neste semestre um dos trabalhos que fiz foi uma variante do caminho minimo de dijkstra

tenho um conhecimento decente das estructuras de dados basicas e sobre seu crescimento e funcionamento

procuro o livro para ter um apoio solido e variado em casa, porque apesar do google ser muito porreiro, não tem tudo

Introduction to Algorithms - Cormen.

Já aqui foi referido e é sem dúvida um grande livro.
 
Back
Topo