Livro de C.O.F.F.E.E., para o Cinema4D

rui_mac

Power Member
C.O.F.F.E.E. é a linguagem de scripting do Cinema4D (aplicação 3D). É praticamente igual a C++ ou javascript.
Quem usar esta aplicação e quiser produzir plug-ins ou simples scripts para ajudar a fazer coisas mais avançadas no Cinema4D, fica a saber que já há uma referência.

Escrito em termos fáceis de entender (no entanto, tive de o escrever em inglês porque é o idioma mais falado internacionalmente), ensina a utilizar a linguagem de scripting do Cinema4D, a partir do mais básico até ensinar a fazer plug-ins completos.

Podem obtê-lo aqui:

http://ruimac.com/coffee_book/

O livro é baseado na série de 12 artigos que escrevi para a revista 3dattach (www.3dattack.net).

Ah, já agora. Eu não consigo criar conta de utilizador para enviar o livro, enquanto estou no meu trabalho. Apenas o consigo fazer quando chego a casa. Portanto, pode levar entre 8 a 12 horas, no máximo, a enviar a informação necessária para a obtenção do livro.

Rui Batista

p.s. Quaisquer comentários serão grandemente apreciados, claro :)
 
Não o ias chamar de "descafeinado" ? :D

ps: estive com o livro na mão... sou um privilegiado :D
 
Última edição:
O "DeCaf" é a linguagem de programação que tenho estado a criar para o Cinema4D.
Lembras-te?
É uma linguagem mais tipo inglês comum, sem quase nada que se assemelhe a uma linguagem de programação mais corrente.
Mas estou à espera que a Maxon faça um update ao COFFEE para poder avançar mais com esse projecto.
Senão, ainda vou ter de "respirar fundo" e mandar-me ao C++, com o XCode ;)
 
O "DeCaf" é a linguagem de programação que tenho estado a criar para o Cinema4D.
Lembras-te?
É uma linguagem mais tipo inglês comum, sem quase nada que se assemelhe a uma linguagem de programação mais corrente.

Confundi então.

ps: dá uma vista de olhos no Lingo (linguagem do Director). É o que queres basicamente :p

When Macromedia Lingo was created, the syntax was designed to mimic spoken language, so it would be easy for beginners to get started. You could write whole HyperTalk-like sentences like:

if the visible of sprite 5 then go to the frame
 
Exacto, é mais ou menos isso.
Lembro-me de usar o Director e também o lingo do HyperCard (bolas, sou mesmo da velha guarda ;))
Mas o diferencial do DeCaf é que é específico de um ambiente 3D e mais propriamente da filosofia do Cinema4D.
Além do que, após alguns "surveys" verifiquei que posso "sacrificar" alguma sintaxe de inglês em deterimento de uma linguagem mais rápida.
No fundo quero criar uma linguagem que aguente uma frase completa de inglês ou a versão abreviada, sem se queixar ;)
 
Back
Topo