Livros, cursos e workshops - Ler o primeiro post

Excelente iniciativa. Parabéns!

Uma coisa que sempre quis foi tirar um curso de fotografia. Parece que finalmente vou poder realizar esse desejo! ;)
 
bluei16_ sim trocaram o livro. foi so ir la e dizer, em todo o esplendor da minha noobice, que me tinha enganado a levar o livro.

curtia ir ao workshop de fotografia digital. estou bastante inclinado para me inscrever... ja faltou mais
 
Rui tu que ja andaste em workshops podes dar assim uma noção de como funciona aquilo?

uma coisa que me atormenta e me afasta daquilo que mais gosto na fotografia, que são os retratos/estudio, é o facto de não "ter mão" para a modelo. com uma modelo profissional suponho que seja mais simples, pois ela ja tem "a lição estudada", mas ao fazer estas coisas com a namorada torna-se frustrante e ao fim de 3 fotos ja tamos a discutir.

Poderia recorrer a amigas que tivessem algum prazer em ser fotografadas, mas a barreira do controlo permaneceria.

Nos workshops "aprendes" a comandar a/o modelo? somos nós que damos indicações ao modelo ou há uma pré selecção de poses ou elas vão-se mexendo e quem fotografar fotografou, quem n conseguiu fosse mais rápido?

E a nivel de iluminação? é feito pelos alunos, pelo formador...

se puderes elucidar um pouco agradeço
 
Bem, acima de tudo, depende se é um workshop individual ou em grupo. Em grupo é mais animado, partilham-se "inexperiências" (aprendes com as dúvidas dos outros) e acaba por ser maior. Em particular, tens controlo total sobre o workshop, podes pedir cenas mais especificas, tens total atenção do formador e por consequência, aproveitas melhor o tempo (que é mais curto). Pessoalmente, neste momento, prefiro individuais, acho que se aprende mais e para mim isso está acima de tudo.

Em relação às modelos, é um pouco à vontade. Podes ser tu a pedir poses, podes-lhe pedir que as faça, ou podem trabalhar em conjunto (ela vai faz uma pose e tu mudas o que quiseres nessa pose). Claro que aqui, quanto mais experiência a modelo tiver, melhor. Há regras para as poses, para não criar "formas feias", para não ficar com os membros por lá perdidos (normalmente acontece mais com as mãos e braços), etc...
Mas sim, durante o workshop dás uma passagem (na minha opinião um pouco a atirar para o superficial) sobre como comandar as modelos, coisas que deves/não deves fazer para as colocar à vontade (extremamente importante), poses que não as deves deixar fazer, indicações que deves ir dando, etc...

Em relação à iluminação, aprendes o básico, o funcionamento do flash de estúdio, a colocação das luzes, que potências deves usar em cada flash, quantos flashes usar e com que acessórios, desde reflectores, a difusores, sombrinhas, snots, colmeias, barn-doors, etc.
Aprendes um número limitado de setups (que como deves calcular são infinitos), que são os que usas durante as sessões. Estes setups à partida são pré-escolhidos pelo formador, embora possam ser alterados pelos alunos.
Após estarem estabelecidos os setups, o formador vai montando e ao mesmo tempo mostrando como, passo a passo. Faz a medição e ajustes das potências contigo, regulado para a tua máquina.
Durante a sessão fotográfica, cabe-te a ti escolher os ângulos, enquadramentos, dizer à modelo que faça isto ou aquilo, pedir que se vire para aqui ou para ali (para controlares o ângulo de incidência da luz sobre o corpo), etc.

No final recebes alguma orientação em relação aos resultados, mais a nível técnico. A nível criativo cabe-te a ti observar bem as fotos, e guiares-te pelo que te é dito na parte teórica do workshop, sobre estética, cortes, etc.

Nota: É sempre bom escolher formadores dos quais gostamos dos trabalhos/estilo. Na fotografia, uma grande parte baseia-se no gosto e no estilo. Não deve haver muitas coisas piores que, ires a um workshop, cujo o formador tem uma visão completamente diferente da tua.
 
Última edição:
Durante a sessão fotográfica, cabe-te a ti escolher os ângulos, enquadramentos, dizer à modelo que faça isto ou aquilo, pedir que se vire para aqui ou para ali (para controlares o ângulo de incidência da luz sobre o corpo), etc.

aqui reside o meu problema. falta de criatividade/olho para definir essas situações.
não tenho qq problema em fotografar um evento desportivo, uma exposição, basicamente algo que se limite a registar o acontecimento (como pode ser visto na minha galeria) de forma mais virada para fotojornalismo. no entanto qd me cabe a mim controlar a situação simplesmente n tenho criatividade suficiente para isso.

a iluminação até nem seria grande problema.. isso é aprendível.
na orientação da/do modelo iria-se criar um ambiente pouco propicio, com demasiadas pausas para pensar (o que até pode ser um ponto positivo) acabando por complicar ainda mais uma coisa que já é complicada
a unica soluçao que vejo para isto era andar com um livrinho atras com poses para ir orientando a modelo
 
aqui reside o meu problema. falta de criatividade/olho para definir essas situações.
não tenho qq problema em fotografar um evento desportivo, uma exposição, basicamente algo que se limite a registar o acontecimento (como pode ser visto na minha galeria) de forma mais virada para fotojornalismo. no entanto qd me cabe a mim controlar a situação simplesmente n tenho criatividade suficiente para isso.

Como em todos os estilos de fotografia, tens que te habituar a olhar para o "objecto" como um mundo de possibilidades. Olha para mim, que a olhar para uma paisagem de SLR na mão, sou tipo um burro a olhar para um palácio.
Mesmo em fotojornalismo, tens que saber olhar, tens que saber o que se procura nesse tipo de fotos. Não tens o desafio da criatividade, mas tens o desafio de captar o momento com toda a sua "alma".
Ainda à bocado estava a mostrar fotos que tirei num concerto ao jamiro e ele estava-me a dizer, com toda a razão, "epah, falta atitude... os músicos estão parados, em posições mortas...".

a iluminação até nem seria grande problema.. isso é aprendível.
na orientação da/do modelo iria-se criar um ambiente pouco propicio, com demasiadas pausas para pensar (o que até pode ser um ponto positivo) acabando por complicar ainda mais uma coisa que já é complicada
a unica soluçao que vejo para isto era andar com um livrinho atras com poses para ir orientando a modelo

A iluminação é aprendível, tal como a orentação do modelo.
Da mesma forma que sabes que as luzes no sitio A ou no sitio B, criam um efeito fixe, também sabes que a modelo na posição A ou na posição B cria um efeito fixe.
Ao início é complicado, com tanta coisa que há para pensar (e ainda tens que lidar com o facto de teres uma pessoa à tua frente, especialmente se estiver nua, é complicado), é mais fácil seguir iluminações de livros ou de outras fotos que tenhas visto. Não é andar a plagiar trabalhos, mas tal como na primária, aprende-se a escrever fazendo muitas cópias.
E sim, acredita que livrinhos com muitas poses são a solução. Há aquelas clássicas que memorizas facilmente, mas depois há coisas muito engraçadas mas que já requerem consulta (não imaginas a coleção de livros desses que tenho por aqui).

BTW, o demorar tempo não é nada positivo. Podes demorar 1 ano a preparar a sessão e outro ano a processar as fotos, mas no dia da sessão, naquelas 3 ou 4 horas que estás ali com a modelo, tens que ser rápido. Por muito boa que seja a modelo, ou por muito bem paga que esteja a ser, ao fim de um tempo aquilo começa a ser secante para ela. Começa a ficar cansada, sem ideias de poses para colaborar contigo, sorriso cada vez mais amarelo, expressão cada vez menos boa...

offtópic:
dei conta agora que tinha o monitor completamente descalibrado no WB. lol
 
Última edição:
pelo que percebi talvez seja vantajoso comecar c/ um workshop em grupo, o que referiste da partilha das "inexperiencias" levar talvez a uma aprendisagem mais rapida, deve ser mais facil/rapido aprender com os erros dos outros do k estar a espera que sejamos nos a comete-los todos. so fikei com uma duvida, a sessao fotografica nesse tipo tb e em grupo? ou apenas a parte teorica em grupo e dps a pratica e individual?

dps disso sem duvida k invidual deve ser mais vantajoso
 
A parte fotográfica, obviamente que é individual. Não podes (ok, tecnicamente podes) por dois triggers a disparar os mesmos flashes, nem podes estar a mandar flashadas ao mesmo tempo que outras pessoas. Além disso, quem está a fotografar tem que ter espaço para se mexer e procurar ângulos.
Enquanto um tira as suas fotos, os outros são livres de irem tirando fotos, desde que não usem flash e claro que não têm controlo nenhum sobre a sessão. Estão só lá atrás a fotografar tipo mirones.
 
Como em todos os estilos de fotografia, tens que te habituar a olhar para o "objecto" como um mundo de possibilidades. Olha para mim, que a olhar para uma paisagem de SLR na mão, sou tipo um burro a olhar para um palácio.
Mesmo em fotojornalismo, tens que saber olhar, tens que saber o que se procura nesse tipo de fotos. Não tens o desafio da criatividade, mas tens o desafio de captar o momento com toda a sua "alma".
Ainda à bocado estava a mostrar fotos que tirei num concerto ao jamiro e ele estava-me a dizer, com toda a razão, "epah, falta atitude... os músicos estão parados, em posições mortas...".



A iluminação é aprendível, tal como a orentação do modelo.
Da mesma forma que sabes que as luzes no sitio A ou no sitio B, criam um efeito fixe, também sabes que a modelo na posição A ou na posição B cria um efeito fixe.
Ao início é complicado, com tanta coisa que há para pensar (e ainda tens que lidar com o facto de teres uma pessoa à tua frente, especialmente se estiver nua, é complicado), é mais fácil seguir iluminações de livros ou de outras fotos que tenhas visto. Não é andar a plagiar trabalhos, mas tal como na primária, aprende-se a escrever fazendo muitas cópias.
E sim, acredita que livrinhos com muitas poses são a solução. Há aquelas clássicas que memorizas facilmente, mas depois há coisas muito engraçadas mas que já requerem consulta (não imaginas a coleção de livros desses que tenho por aqui).

BTW, o demorar tempo não é nada positivo. Podes demorar 1 ano a preparar a sessão e outro ano a processar as fotos, mas no dia da sessão, naquelas 3 ou 4 horas que estás ali com a modelo, tens que ser rápido. Por muito boa que seja a modelo, ou por muito bem paga que esteja a ser, ao fim de um tempo aquilo começa a ser secante para ela. Começa a ficar cansada, sem ideias de poses para colaborar contigo, sorriso cada vez mais amarelo, expressão cada vez menos boa...

offtópic:
dei conta agora que tinha o monitor completamente descalibrado no WB. lol

é diferente teres apenas como missão retratar um acontecimento ou retratar uma pessoa em estudio.
qd fotografei o downtown n havia nd em jogo alem das minhas perninhas a subir e descer alfama 3x e registar a descida dos atletas.

num estudio com alguem a tensão é maior e o risco de algo corre mal devido a isso existe.
ou estamos a pagar e estamos a perder dinheiro se n conseguimos orientar a sessão, ou estamos a trabalhar com amigos que se disponibilizaram a ajudar, mas a paciencia tb tem limites.

qd digo que demorar/pausas tb são boas refiro-me à interacção com o modelo. no caso da minha namorada a coisa corre melhor tirando uma duzia de fotos e parando, mostrar as fotos, falar um pouco... possivelmente uma gaja/gajo que esteja ali apenas para ganhar dinheiro n será bem assim...

acho que vou continuar a massacrar (este é o termo certo) a minha namorada ou virar-me para amigos antes de me meter a gastar dinheiro em workshops, apesar de se aprender mais lá do que em sessoes auto didactas

obrigado pelas explicações Rui
 
é diferente teres apenas como missão retratar um acontecimento ou retratar uma pessoa em estudio.
qd fotografei o downtown n havia nd em jogo alem das minhas perninhas a subir e descer alfama 3x e registar a descida dos atletas.

num estudio com alguem a tensão é maior e o risco de algo corre mal devido a isso existe.
ou estamos a pagar e estamos a perder dinheiro se n conseguimos orientar a sessão, ou estamos a trabalhar com amigos que se disponibilizaram a ajudar, mas a paciencia tb tem limites.

Sim, nisso é verdade. Eu por vezes penso que a foto de estúdio é das mais complicadas, mas na realidade cada tipo tem os seus desafios.
No downtown estoiraste as pernas, se assim não fosse, não tinhas corrido atrás de bons momentos. E todo o jornalismo se baseia nisso, correr e chegar a tempo de captar o momento.
Em estúdio não há momentos, podes passar um dia a fotografar, encher discos de fotos, e só aproveitar uma. ;)

qd digo que demorar/pausas tb são boas refiro-me à interacção com o modelo. no caso da minha namorada a coisa corre melhor tirando uma duzia de fotos e parando, mostrar as fotos, falar um pouco... possivelmente uma gaja/gajo que esteja ali apenas para ganhar dinheiro n será bem assim...

acho que vou continuar a massacrar (este é o termo certo) a minha namorada ou virar-me para amigos antes de me meter a gastar dinheiro em workshops, apesar de se aprender mais lá do que em sessoes auto didactas

obrigado pelas explicações Rui

Modelos / Namoradas. Muito diferentes. lol As modelos gostam, a tua namorada não (e a minha idem :p), logo enquanto estas se aborrecem, as primeiras querem é mais. Posso-te dizer com toda a franqueza que cheguei a ter a máquina em disparo continuo na sessão (final da sessão 5 da galeria). A modelo quase que estava a dançar e os flashes de estúdio a torrarem-se para acompanharem a máquina.
Agora isso também vai da experiência e vontade da modelo. Com o tempo, se usares várias vezes a mesma, começas a saber como lidar com elas.

Sessões auto-didatas não são necessariamente piores. Há livros, há net, há máquina... O problema é mesmo iluminação e modelos. Mas quanto à iluminação, luz natural e reflectores já fazem muita coisa.

De nada, dispõe sempre. :)
 
sim, sempre que faço sessões com ela é outdoors
n tenho espaço em casa para isso. sei que tinha um reflector que veio por engano qd comprei a máquina (dizia filtros veio um reflector) mas n sei onde pus aquilo
 
Então começa por aí. :) Outdoors o que rende é mesmo reflectores e difusores. Se não tiveres todos, podes sempre ir mandando vir da china, que são baratinhos. Ou então partes para o DIY. O AKI e Izzi têm muita coisa.

Já agora, outra dica: A forma mais fácil de verem o vosso trabalho avaliado, com rigor, é levarem um portefólio a uma das melhores agências do país. Depois medem o vosso nível, consoante o tamanho da gargalhada, um pouco à lá "Idolos".
 
Já agora, outra dica: A forma mais fácil de verem o vosso trabalho avaliado, com rigor, é levarem um portefólio a uma das melhores agências do país. Depois medem o vosso nível, consoante o tamanho da gargalhada, um pouco à lá "Idolos".

:lol:

edit: esses livros de poses que tens ai tão em formato digital ou fisico?
tenho aqui um ficheiro que saquei em tempos com uma serie de poses (cada uma pior que a outra) duma tipa de t-shirt e cueca branca com o auxilio de uma cadeira (mt mau mesmo)
 
Última edição:
Boas, estou a pensar em ir a LX, ver uns amigos e a cidade que só tive de passagem, e como já acabei a escola e n me decidi em ir para a universidade tirar um curso de Novas Tecnologias da Comunicação algo do género.

Bem e como vou ir para LX pq não aumentar os meus conhecimentos em algumas áreas... e neste caso em fotografia não sei para onde virar, aconselham-me alguma coisa?

Nada de pro... só tipo cursos básicos etc...

Por ex: APAF ou IPF.. Help me!

Obrigado
 
Pah, já ouvir falar mal dos cursos do IPF por isso apostaria na APAF. Vê se a Oficina da Imagem também não tem cursos pequenos, disseram-me que era boa. :)
 
acabei por ir hj à ***** do colombo. ia com a ideia de um livro espanhol sobre poses de moda, que infelizmente n havia. a gaja ligou para alfragide, havia, reservei para ir ver. ao chegar lá era um livro de desenhos de poses, perguntei se n havia mais nd do genero ao que ela me aconselhou uns de moda que la estavam. são 2 volumes, mais de 1000 páginas, centenas de fotos de moda para tirar ideias. ambos os livros ficaram por menos de 18€. ficaram no carro pelo que n me lembro do nome :lol:

no entanto se alguem estiver interessado em ver o outro fica aqui o link
http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...ros&category=arteDesign&product=9788496592568

6* para ambas as meninas que foram bastante prestáveis ao contrário da colega do chiado com a tipica resposta do "procure ali na secção de fotografia"
 
Epah, interessadíssimo. :D Tenho que ver se há na ***** de Almada.

6* para ambas as meninas que foram bastante prestáveis ao contrário da colega do chiado com a tipica resposta do "procure ali na secção de fotografia"

Detesto esses. Têm um computador com a localização de todos os livros, só têm é que procurar eles.
 
Back
Topo