Livros ideiais para começar...

churro

Power Member
Bom dia prezados membros do ZWAME,

Estou hoje a escrever-vos para vos pedir a vossa humilde opinião numa indecisão que estou a ter neste momento.

Ora bem, apesar de ir fazer o 12º ano a partir de Setembro, a minha escolha para o ensino superior não passará pela informática, no entanto, é algo que me atrai bastante, sempre quis saber mais sobre os computadores, poder arranjá-los eu, montá-los eu etc. Mesmo no próximo ano ter escolhido a disciplina de Aplicações informáticas, pelo que sei irei dar pouca matéria de hardware e mais de programação(o que também me interessa e muito), no entanto gostava de comprar uns livros(caso existam é claro) que sejam bem explicativos sobre o funcionamento geral e pormenorizado de um computador por dentro. Eu sinto que sei já bastante mas comparado com aquilo que ainda me falta aprender ainda me falta 99.99999%

Existe algum livro que explique para que serve cada peça do computador, quais os sintomas que um computador apresenta se essa mesma peça estiver avariada(para poder eu mesmo arranjá-lo por exemplo), etc.?

Aquilo que eu vos digo que pretendo conhecer é o suficiente para, por exemplo, se algum computador se estragar eu poder arranjá-lo, poder montar um computador eu mesmo(o meu actual foi feito às peças escolhidas por mim mas preferi que mo montassem por estava com receio de fazer asneira), etc.

Quero agradeçer desde já a vossa atenção e ajuda preciosa.

Com os melhores cumprimentos,

Churro
 
bem, livros n te posso recomendar pois nunca precisei deles, mas existem bastantes vídeos explicativos no youtube de como montar um computador passo a passo que vão dizendo quais são as peças.
para montar um computador as peças n é preciso ser nenhum génio nem ter nenhum curso, maior parte das peças teem um encaixe que só serve para o slot designado para essa peça, o mesmo acontece com as fichas.
reparo importante: se a peça não encaixar e tiver algo parecido com um picotado NAO É PARA CORTAR!!! sim eu sei que parece óbvio mas na secção de modding há uns anos atrás apareceu um senhor que o fez... portanto fica aqui o aviso :P
 
http://books.google.pt/books/about/How_computers_work.html?id=Dns_AQAAIAAJ&redir_esc=y

U
sei uma edição anterior deste livro numa cadeira da universidade, num módulo de Arquitectura de computadores, uma iniciação muito leve à Cadeira de A.C. que tive mais tarde, e gostei. Acho que dá uma boa ideia de como as coisas funcionam, sem entrar em demasiado detalhe, mas com pormenores suficientes para permitir perceber realmente o que se passa lá por dentro.
 
bem, livros n te posso recomendar pois nunca precisei deles, mas existem bastantes vídeos explicativos no youtube de como montar um computador passo a passo que vão dizendo quais são as peças.
para montar um computador as peças n é preciso ser nenhum génio nem ter nenhum curso, maior parte das peças teem um encaixe que só serve para o slot designado para essa peça, o mesmo acontece com as fichas.
reparo importante: se a peça não encaixar e tiver algo parecido com um picotado NAO É PARA CORTAR!!! sim eu sei que parece óbvio mas na secção de modding há uns anos atrás apareceu um senhor que o fez... portanto fica aqui o aviso :P

Já vi vários videos no youtube e apesar de apresentar a vantagem óbvia de termos a hipotesse de ouvir a explicação e ainda poder vê-la a ser executada tem a desvantagem de cada montagem é diferente umas das outras, ou há mais peças, ou menos peças, ou a caixa é diferente, e claro, o facto de os melhores videos serem em inglês que apesar de saber inglês faltam-me algumas palavras em calão etc. Ah e obrigado pelo aviso, é bom saber hehe.
No entanto amigo, o meu maior problema não é a questão da montagem dos computadores, pois como dizes é tudo uma questão de seguir o manual e ir encaixando as peças nos slots certos, aquilo que gostava de saber é algo em mais detalhe, saber reparar pequenos problemas, saber substituir pequenas peças de um componente etc. Dou o exemplo do meu irmão que há coisa de 6 anos teve de mandar o seu ASUS para faro, vá lá que estava na garantia, para simplesmente, se mudar a pilha da bios...é algo muito simples que com o minimo conhecimento poderia ser feito.

Mas muito obrigado pela ajuda ;)
 
http://books.google.pt/books/about/How_computers_work.html?id=Dns_AQAAIAAJ&redir_esc=y

U
sei uma edição anterior deste livro numa cadeira da universidade, num módulo de Arquitectura de computadores, uma iniciação muito leve à Cadeira de A.C. que tive mais tarde, e gostei. Acho que dá uma boa ideia de como as coisas funcionam, sem entrar em demasiado detalhe, mas com pormenores suficientes para permitir perceber realmente o que se passa lá por dentro.

Já achei o livro online, na bertrand. Vou esperar para ver mais opiniões e decidir então o que comprar ;) Mas muito obrigado pela ajuda ;)

Forte abraço
 
Back
Topo