1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Livros, revistas e outras publicações

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 10 de Agosto de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 886)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Boas.

Visto ainda não haver em Sticky achei por bem criar um tópico sobre Livros, Revistas e outras publicações. Isto porque apesar de haver tudo na internet, nem sempre o computador está por perto e nem toda a gente gosta de passar horas a fixar o monitor.

Assim sendo gostava que partilhassem o vosso conhecimento sobre esta matéria, quais os bons, quais os maus e quais os indispensáveis.

Pontos importantes:
    - Temática (Software de edição, máquinas, lentes, lugares, etc)
    - Quantidade de informação útil (As coisas que realmente aprendemos)
    - Quantidade de informação inútil (As coisas que só nos fazem perder tempo)
    - Exemplos (Amostras de fotos e experiências fornecidas pelo autor, e qualidade das mesmas)
    - Dicas e truques (Coisas estilo Do It Yourself, How To, etc)
    - Preço, disponibilidade e value for money

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

da minha parte aprendi lendo na net e pelas fotos que ia vendo
    acreditar em revistas é quase sempre acreditar em tendencias, pq n ha, ou há pouca, isenção.
    tenho ali um manual que a maria me ofereceu qd me deu a panca da fotografia que se chama "manual de fotografia digital" de Tom Ang
    é bastante bom e apesar de ser antigo (ainda vem com exemplos de máquinas de 2000) é bastante completo e fácil de perceber

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu no outro dia vi um livro da McGraw Hill que me pareceu bem interessante e também era antigo.

Penso que a antiguidade é relativa pois a nivel de "tirar" a fotografia poucas coisas mudam. As máquinas vão melhorando mas as técnicas penso que sejam as mesmas. :)

E agora nas férias, parecendo que não, dá mais jeito um livrinho para levar para a praia... Uma pessoa deita-se a ler e volta e meia vai dando uns "Shoots" às miudas, aos barquinhos, aos aviões, motas de água, até mesmo peixinhos.

Última edição pelo moderador: 10 de Agosto de 2007
  4. Photoshop Focus Guide - orientada para o photoshop (inclui o elements), ligeiramente cara (à volta de 14€). Muito cara, mas muito detalhada. Cada mês foca um elemento diferente (este mês foram paisagens)

Fotoplus - nacional, mais sobre fotografia propriamente dita. 2.5€

Estas são as que conheço e compro... se souberem de outras/melhores...

5. iellow

iellow Power Member

Houve uma altura em que lia fotoPlus, mais depois perdi o interesse

Publicações que vou comprando conforme a maré:
    Digital photo pro - provavelmente uma das mais interessantes e difíceis de encontrar. Basicamente tem o modelo similar à maior parte das revistas no segmento só que não realiza reviews de equipamento como modus operandi e apresenta vários fotografos/portefólios todas as edições, bem como técnicas de iluminação e pós-processamento mais avançadas.
    Lenswork
    B/w
    Outdoor photographer

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu acabei por comprar o "Manual de Fotografia Digital" de Tom Ang. Foi o que me aconselharam tanto na Bertrand como na Fnac.
    Realmente as máquinas estão desactualizadas mas essas parte, penso eu, também é a que menos interessa.
    Para mim o mais importante é mesmo os aspectos a ter em atenção quando se tira certos tipos de fotografia. As técnicas, os exemplos, etc...

7. news_js

news_js Power Member

Eu tenho vários livros sobre fotografia básica, mas quando passei ao digital comprei este livro do fotógrafo espanhol José María Mellado.

Fotografía digital de alta calidad.

É um livro muito bom para quem vem da fotografia pré-digital e quer aprender uns truques com várias ferramentas, como o Photoshop. Atenção que não é um livro sobre Photoshop nem sobre fotografia básica, é mais uma compilação das técnicas pessoas que este fotógrafo adoptou para obter os melhores resultados ao fazer a transição para o digital. À conta disso, o livro já se tornou algo polémico, pois há quem o acuse de ter provocado o efeito "Mellanización" na fotografia de muitos fotógrafos, ou seja, ter criado muitos "clones". :-) De qualquer forma, é um bom livro.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

agreed :-D

Partilhar esta Página