Livros, revistas e outras publicações

Rui Marto

Power Member
Boas.

Visto ainda não haver em Sticky achei por bem criar um tópico sobre Livros, Revistas e outras publicações. Isto porque apesar de haver tudo na internet, nem sempre o computador está por perto e nem toda a gente gosta de passar horas a fixar o monitor.

Assim sendo gostava que partilhassem o vosso conhecimento sobre esta matéria, quais os bons, quais os maus e quais os indispensáveis.

Pontos importantes:
- Temática (Software de edição, máquinas, lentes, lugares, etc)
- Quantidade de informação útil (As coisas que realmente aprendemos)
- Quantidade de informação inútil (As coisas que só nos fazem perder tempo)
- Exemplos (Amostras de fotos e experiências fornecidas pelo autor, e qualidade das mesmas)
- Dicas e truques (Coisas estilo Do It Yourself, How To, etc)
- Preço, disponibilidade e value for money
 
da minha parte aprendi lendo na net e pelas fotos que ia vendo
acreditar em revistas é quase sempre acreditar em tendencias, pq n ha, ou há pouca, isenção.
tenho ali um manual que a maria me ofereceu qd me deu a panca da fotografia que se chama "manual de fotografia digital" de Tom Ang
é bastante bom e apesar de ser antigo (ainda vem com exemplos de máquinas de 2000) é bastante completo e fácil de perceber
 
Eu no outro dia vi um livro da McGraw Hill que me pareceu bem interessante e também era antigo.

Penso que a antiguidade é relativa pois a nivel de "tirar" a fotografia poucas coisas mudam. As máquinas vão melhorando mas as técnicas penso que sejam as mesmas. :)

E agora nas férias, parecendo que não, dá mais jeito um livrinho para levar para a praia... Uma pessoa deita-se a ler e volta e meia vai dando uns "Shoots" às miudas, aos barquinhos, aos aviões, motas de água, até mesmo peixinhos.
 
Última edição pelo moderador:
Photoshop Focus Guide - orientada para o photoshop (inclui o elements), ligeiramente cara (à volta de 14€). Muito cara, mas muito detalhada. Cada mês foca um elemento diferente (este mês foram paisagens)

Fotoplus - nacional, mais sobre fotografia propriamente dita. 2.5€

Estas são as que conheço e compro... se souberem de outras/melhores...
 
Houve uma altura em que lia fotoPlus, mais depois perdi o interesse

Publicações que vou comprando conforme a maré:
Digital photo pro - provavelmente uma das mais interessantes e difíceis de encontrar. Basicamente tem o modelo similar à maior parte das revistas no segmento só que não realiza reviews de equipamento como modus operandi e apresenta vários fotografos/portefólios todas as edições, bem como técnicas de iluminação e pós-processamento mais avançadas.
Lenswork
B/w
Outdoor photographer
 
Eu acabei por comprar o "Manual de Fotografia Digital" de Tom Ang. Foi o que me aconselharam tanto na Bertrand como na *****.
Realmente as máquinas estão desactualizadas mas essas parte, penso eu, também é a que menos interessa.
Para mim o mais importante é mesmo os aspectos a ter em atenção quando se tira certos tipos de fotografia. As técnicas, os exemplos, etc...
 
Eu tenho vários livros sobre fotografia básica, mas quando passei ao digital comprei este livro do fotógrafo espanhol José María Mellado.

Fotografía digital de alta calidad.

É um livro muito bom para quem vem da fotografia pré-digital e quer aprender uns truques com várias ferramentas, como o Photoshop. Atenção que não é um livro sobre Photoshop nem sobre fotografia básica, é mais uma compilação das técnicas pessoas que este fotógrafo adoptou para obter os melhores resultados ao fazer a transição para o digital. À conta disso, o livro já se tornou algo polémico, pois há quem o acuse de ter provocado o efeito "Mellanización" na fotografia de muitos fotógrafos, ou seja, ter criado muitos "clones". :-) De qualquer forma, é um bom livro.
 
Eu acabei por comprar o "Manual de Fotografia Digital" de Tom Ang. Foi o que me aconselharam tanto na Bertrand como na *****.
Realmente as máquinas estão desactualizadas mas essas parte, penso eu, também é a que menos interessa.
Para mim o mais importante é mesmo os aspectos a ter em atenção quando se tira certos tipos de fotografia. As técnicas, os exemplos, etc...

agreed :-D
 
Back
Topo