Livros sobre Programacao...

Ya, é possivel...

Também consegues fazer uma casa sem teres prática/conhecimento nenhuma..., ela até pode ficar em pé..., eu é que não ia morar para lá :P

HecKel
 
LOL conforme a casa se for um pequeno barracão, e se souberes alguma coisinha de construção ate consegues fazer e fica de pe durante muitos anos !!
 
Visto que o que tu queres (e bem) é aprender e programar e não aprender a linguagem <linguagem>, recomendo-te este livro: http://istpress.ist.utl.pt/lscheme.htm . Este livro é muito bom pois pretende moldar o teu cérebro de forma a pensares como um programador em vez de ter como objectivo principal ensinar uma linguagem de programação.
Quanto ao Scheme, é uma boa linguagem para se começar a aprender a programar pois é de alto nível, não têm sintaxe praticamente nenhuma (menos detalhes para te preocupares), tem um sistema REPL (read-eval-print-loop, ou seja, uma consola interactiva onde podes executar código on-the-fly) e não tens que te preocupar com detalhes que dependem apenas da máquina e sistema onde estás a programar, como o C, o qual eu NÃO recomendo de maneira alguma que utilizes para aprender a PROGRAMAR. No entanto, mais tarde quando tiveres bases em programação, deves aprender C pois grande parte das linguagens derivam deste.

Have fun! :)

Bom para se aprender os paradigmas base da programação. No entanto, eu começaria por python. Para além de ter mais utilidade (muitos scripts de *nix são feitos em python), penso que é mais fácil começar (o lisp/scheme tem o eterno problema dos parêntesis). Só recomendo apostar em lisp/scheme quem pretender seguir a via da Inteligência Artificial.
 
Bom para se aprender os paradigmas base da programação. No entanto, eu começaria por python. Para além de ter mais utilidade (muitos scripts de *nix são feitos em python), penso que é mais fácil começar (o lisp/scheme tem o eterno problema dos parêntesis). Só recomendo apostar em lisp/scheme quem pretender seguir a via da Inteligência Artificial.

Eu não percebo o problema dos parênteses com o Lisp e o Scheme... A sintaxe dessas linguagens é, essencialmente, parênteses, ao contrário do Python que tem mil e um caracteres especiais que tornam o código bastante feio. Ou seja, a sintaxe do Lisp e derivados é ultra simples!
Mas enfim, gostos! :p
 
Eu não percebo o problema dos parênteses com o Lisp e o Scheme... A sintaxe dessas linguagens é, essencialmente, parênteses, ao contrário do Python que tem mil e um caracteres especiais que tornam o código bastante feio. Ou seja, a sintaxe do Lisp e derivados é ultra simples!
Mas enfim, gostos! :p

Para mim também não é problemático, mas para muita gente que conheço e que já programa há algum tempo é, por isso imagino que também o poderá ser para quem vai começar agora ;)
 
Lisp é a linguagem perfeita, infelizmente o mundo não o é, isto é, as bibliotecas existentes de Lisp além de não terem controlo de qualidade cobrem 1%, se não menos, do que encontras nas bibliotecas standard de python/java/perl, o que é fatal para qualquer linguagem.
Por curiosidade no IST há propostas de tese para aumentar a stdlib de Lisp mas ninguém pega naquilo...
 
Última edição:
Back
Topo