Lixar/polir um processador - CPU Lapping

ZIGS

Power Member
Boas companheiros, deparei-me com um tutorial interessante para quem quer puxar ao máximo o seu processador... sem se preocupar com temperaturas altíssimas :D :

http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=71

Já alguém tentou fazer isto? Deu resultado? Eu como vou comprar um CPU novo estava a pensar em fazer isto ao meu velhinho P4... no tutorial o gajo fala em limpar o precessador com cotonetes embebidos em alcool, isso será seguro usar na parte de baixo do processador (a que assenta no socket)?

Se já ouver algum tópico a falar disto desculpem, eu procurei mas não encontrei nada :)
 
LOL, pois, convém que seja mesmo no topo do processador, aliás, eu estou familiarizado com o processo (apliquei-o no cooler), nãso estou é a gostar da ideia de limpar a parte de baixo com um cotonete embebido em álcool. Será seguro?
 
LOL, pois, convém que seja mesmo no topo do processador, aliás, eu estou familiarizado com o processo (apliquei-o no cooler), nãso estou é a gostar da ideia de limpar a parte de baixo com um cotonete embebido em álcool. Será seguro?

desde q esteja desligado e deixes secar
 
Então, nunca ninguém fez isto? Estava com esperanças de obter algum feedback no assunto antes de me atirar de cabeça :)
 
O lapping ao CPU já, mas essa cena de passar alcool é que não...
Deu me muito jeito. Foram 5ºC de diferença em Idle e 6-7ºC em Full!




cumpzZz
 
Então, nunca ninguém fez isto? Estava com esperanças de obter algum feedback no assunto antes de me atirar de cabeça :)
eu fiz isso com um CPU antigo que tinha aqui pa casa, e continuou a funcionar e muito bem! tens é que deixar secar muito bem antes de colocares na motherboard!
 
Última edição:
Boas, com estes testemunhos já ganhei mais coragem para me aventurar. Que lixas é que usaram? Mais alguma coisa que eu (e outros que queiram fazer a mesma coisa) deva saber?
 
LOL, pois, convém que seja mesmo no topo do processador, aliás, eu estou familiarizado com o processo (apliquei-o no cooler), nãso estou é a gostar da ideia de limpar a parte de baixo com um cotonete embebido em álcool. Será seguro?

Perfeitamente... Eu limpo sempre os cpu's assim e nunca tive qualquer problema.
 
Já lapei um processador celeron 433Mhz, e não utilizei água, acho que é algo que está fora de questão, ao contrário de lapar um cooler.
No processador deve-se isolar a parte dos contactos da melhor maneira possível, para evitar ficar sujo, eu não arrisco...
Cumps:)
 
sicneramente não deve lixar, reparem que se voces estiverem a limpar a massa termica tipo com acetona e caso escorra para a parte de baixo é so limpar.. nao me parece que haja problema.. a mim ja me aconteceu a um cpu antigo e ate hoje continua a funcar... pena nao ter é board para ele..

é um duron a 1200Mhz
 
a garantia perde-se. Por isso é que muitos dos que aqui dizem que já fizeram... fizeram em cpus antigos. Imaginem que têm um problema no cpu, mesmo que não tenha nada a ver com o facto de lixarem a parte de cima... chapeu :P
 
Gostei muito deste post, talvez daqui a algum tempo teste isso num p4 que tenho ali :004:, quanto á parte de limpar os contactos com alcool, posso dizer que já o fiz várias vezes no ultimo p4 que tive, e noutros que comprei que vinha com os pins sujos ou "oxidados", o alcool que usei foi desse a 96%, como evapora bastante depressa uso um pincelinho embebido no tal alcohol para o fazer(por causa dos pins), neste 775 como já não há pins um paninho que não largue pêlo deve dar na boa.

ps:a técnica do pincel até já usei para limpar gráficas, boards, etc...sempre ter em atenção para que não haja nenhuma fissura por onde possa entrar o alcool e acumular-se(atrasando assim o evaporamento), deixar secar bem e se possivel soprar com uma daquelas botijas de ar comprimido.

Cumps
 
Última edição:
lapidacao de processadores

pessoal para quem estiver interresado no processo como se deve lapidar os procesadores
para assim estabelecer as trocas de temps entre o processador e o dissipador
popis enato akui vai uma guia que achei muito boa talvez a melhor e a mais completa de todas as que já li :http://www.overbr.com.br/forum/dicas-macetes/465-tutorial-lapidacao-de-processadores.html

deem as vossas opinioes visto que este processo requer um cuidado a redobrar pois a lapidicao do procesador pode levar tres horas a ser concluida..
eu pesoalmente ainda nao o fiz por isso nao posso dixer se recomendo ou nao, visto ter receio de meter o meu Q6600 numas lixadelas lool e de rebentar com ele XD
ora eis o fundamento deste topico aconselha se ou nao a lapidacao do processador quais os incovenientes ou perigos deste processo?
 
Back
Topo