1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lixo em pequenas aberturas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por crucius, 30 de Julho de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 669)

  1. crucius

    crucius Power Member

    ora bem eu estou com um problema: uma fotografia a f2.8 fica perfeitinha com o fundo desfocado, já a f22 fica cheia de lixo...que se passará? a lente é nova (as partículas estão assinaladas com um círculo vermelho)

    [​IMG]

    [​IMG]
    [​IMG]
     
  2. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Sujidade no sensor.

    Há uma explicação para isso, a poeira só aparece em baixas aberturas porque os raios de luz são mais perpendiculares ao plano do sensor, e por isso fazem uma sombra defenida dessas particulas.
    A altas aberturas os raios já entram "por todo o lado" e não se nota ;)

    Aconteceu exactamente a mesma coisa com a minha maquina...
     
  3. crucius

    crucius Power Member

    thanks!

    já agora, limpar o sensor é fácil? há uma data de soluções online mas gostava de saber pela vossa experiência (como é que fizeste Andre_pais?) qual a melhor/mais fácil...não me apetecia nada mandar isto para limpeza
     
  4. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Faz uma pesquisa aqui no forum com "limpar sensor" e logo vês.
     
  5. ewar

    ewar Power Member

    olha um vizinho:D
    uma escova de aço resolve isso. lol. agora a serio. um user recomendou-me a SempreID no Porto. limpam isso por 25€. mas se calhar ainda nao te compensa. vai tentando remediar com o photoshop ou com aberturas grandes
     
  6. o problema nao e exclusivo do sensor pode tb ser simplesmente da lente (ou filtros). eu comecava por ai, tudo bem sopradinho, pincelado e limpo com microfibras. no sensor colocar a makina em modo de limpeza e mandar umas sopradelas para o sensor com a makina virada pra baixo. ja existe 1 topico sobre limpeza algures aki no forum.

    PS: ja tive varias vezes as fotos cheias de dust spots e nunca tive de tocar no sensor, uma limpeza nos filtros e umas sopradelas no sensor resolveu o problema ate hoje.
     

Partilhar esta Página