1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lixo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por margarida46, 15 de Maio de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1445)

  1. margarida46

    margarida46 Power Member

    Boa noite a todos.
    Pode parecer de uma completa estupidez, isto que vou perguntar, mas como sou nova nestas andanças do Mac, prefiro ter a certeza do que estou a fazer, do que fazer alguma asneirada de que me possa vir a arrepender..
    Quando se envia um ficheiro para o lixo, ele continua a aparecer na listagem do Spotlight, quando se clica nele aparece uma mensagem a dizer que foi movido para o lixo,e que é preciso movê-lo de novo para fora do lixo para o activar. Se se quiser deitá-lo fora em definitivo, ou seja removê-lo do lixo, como se faz?
    O meu receio é o seguinte :
    Quando selecciono do lixo esse mesmo ficheiro e faço "apagar", aparece-me uma mensagem que diz: " Remover os ficheiros do lixo, definitivamente? Esta acção não pode ser desfeita", ou algo do género, não me lembro ao certo de todas as palavras exactas empregues.. e tenho medo que se disser que sim, todo o conteúdo do lixo seja apagado, e não apenas aquele ficheiro que eu quero...
    Não me parece lógico isso, lógico é que seja só apagado o ficheiro seleccionado, mas o que me está a fazer confusão é que na frase " remover os ficheiros do lixo", a palavra ficheiros seja um plural, " ficheiros".. são vários, não só um...
    Agradeço a vossa ajuda.
    Uma boa terça-feira.
    :)Margarida

     
  2. kidloco

    kidloco Power Member

    Limpas o Trash todo sim.
     
  3. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Infelizmente ainda não se consegue fazer separação de lixo no "trash" do Mac OS X...:) :) :)

    Abraço
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  4. kidloco

    kidloco Power Member

    Pela lógica está correcto. Nunca fui despejar só metade do balde à rua :p
     
  5. Sox

    Sox Power Member

    :lol:
     
  6. margarida46

    margarida46 Power Member

    Pois é, o pior é se descobre que estava lá a chave do carro, e não a consegue de lá tirar , antes de vir o carro da Câmara recolher o lixo.. ( ou outra coisa qualquer...).
    E não leve a mal, mas não adiantou coisa nenhuma, afinal pode ou não apagar-se definitivamente um só ficheiro?
    Margarida
     
  7. Sox

    Sox Power Member

    Parece que "nativamente" isso não é possível. Pode é existir algum software que o faça, pois também considero um tanto ou quanto estranho isso não ser permitido.

    EDIT: Numa pesquisa encontrei isto:

    Realmente (não sei como é que não me lembrei do terminal) dá para fazer "à pata", mas dá trabalho...
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  8. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Depois da ajuda do Sox fui experimentar com o Path Finder e realmente consegue-se fazer o que pretende com este programa. Tem que se abrir o trash do Path Finder, selecionar os files ou pastas que lá estão que queremos apagar e ir à menu bar a Commands > Delete , aparece depois um aviso a dizer que este comando bypasses o Trash e já está... Nativamente o Finder não permite fazer isso. Portanto, se quer fazer isso, tem que ir ao terminal de cada vez que o quiser fazer ou então comprar um programa que o permita...

    Abraço:)

    Edit: Ao investigar esta dúvida também descobri uma solução mais simples, se calhar... Cria uma pasta onde coloque os ficheiros que ainda não tem a certeza que quer apagar, ao fim e ao cabo, é um "limbo" para os ficheiros, quando estiver segura que os quer apagar, deita-os no lixo...
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  9. zoidberg

    zoidberg Folding Member

    podes sempre criar um finder plugin com o automator para fazer o que o Sox recomendou :)

    edit : alias, eu já tinha feito 1 ... lol está na thread dos Applescripts e Automator

    link: como apagar permanentemente ficheiros
     
    Última edição: 15 de Maio de 2007
  10. rasputine

    rasputine ChiefCaster


    Muito porreiro, esqueço-me demasiadas vezes que o Automator permite fazer quase tudo, ainda mais associando shell scripts ....8| Muito obrigado Zoidberg :)

    Para a Margarida, se não quiser aventurar-se no Automator o seguinte link tem o Workflow já prontinho a usar: http://rapidshare.com/files/31536212/Permanent_Delete_File.zip.html

    Depois de descomprimido só tem que fazer duplo clique para o abrir no Automator, e então na menu bar em File > Save as plug in dá-lhe o nome que quiser e grava...

    A seguir sempre que o quiser utilizar faça ctrl + clique no ficheiro ou pasta que quiser apagar e escolher em automator o nome da acção que quer fazer (no meu caso dei-lhe o nome de "permanent delete file")...

    Abraço, e obrigado mais uma vez Zoidberg

    Edit: Uma nota importante... Margarida: para correr esta acção os ficheiros ou pastas a apagar não podem estar no lixo, senão apaga-se tudo, que é exactamente o que quer evitar... (pelo menos aconteceu isso num teste com uma pasta)
     
    Última edição: 16 de Maio de 2007
  11. zoidberg

    zoidberg Folding Member

    de nada rasputine :)

    eu experimentei apagar uma pasta que estava dentro do trash e não tive problemas. só desaparece a pasta que foi seleccionada..
    O que queres dizer com essa nota? apaga-se tudo, o q?
     
  12. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Coloquei uma pasta com mp3 dentro do lixo e tentei apagar só um dos ficheiros com a acção "permanent delete file", à primeira apagou todos os ficheiros dessa pasta, numa outra tentativa já consegui... Foi um problema na selecção do ficheiro, pensei que só tinha selecionado um ficheiro mas ainda estava selecionada a pasta de origem... Aselhice minha :)
     
  13. zoidberg

    zoidberg Folding Member

    :) errar é humano :P

    já que estamos a falar de lixo, não há maneira de fazer um "restore" para a localização original n? as x faz falta, mas tb não é nada assim de tão relevante.
     
  14. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Se for imediatamente a seguir podes fazer command+z e o ficheiro vai novamente para o seu lugar de origem... Senão não é possível, mas atenção que a partir de Outubro vai ser, com o Leopard e a Time Machine... :) :) :) :) :)
     
  15. Mitch

    Mitch Banido

    ... e o disco duro extra para guardar os backups todos da time machine? :P :-D
     
  16. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Já tenho um 160 GB firewire da Lacie, porque nem sempre as desgraças acontecem só aos outros... e uso o Super Duper para fazer os Backups, portanto se for necessário para a Time Machine já estou equipado....:) :) :) :) :) :)
     
    Última edição: 17 de Maio de 2007
  17. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Hoje tropeçei nestes utilitários que são ao fim e ao cabo um "Trash on Steroids" e que permitem fazer o que a Margarida quer e mais algumas coisas (muitas...)...

    Smart Trash

    Compost ... para os fãs da compostagem LOL
     
  18. margarida46

    margarida46 Power Member

    Boa noite Rasputine.
    Obrigada pela sua resposta. Já fui dar uma olhada ao Smart Trash, muito por alto, ainda vou ter que reler.
    Aproveito para agradecer a toda a gente que me tem respondido. Fiquei curiosa em relação ao Automator, como funciona, mas isso, como se costuma dizer, ficará para segundas núpcias...( o tempo é muito pouco para uma grande dedicação ao Mac..).
    De qualquer forma, já me apercebi que há aqui neste fórum muita gente com boa vontade, e disponibilidade para ajudar, o que é excelente. Já eu , duvido que possa vir a ser de grande ajuda, neste mundo do Macintosh, que para mim é novo.
    Mas devagar se vai ao longe...
    Mais uma vez obrigada, e um bom fim-de-semana para todos.
    Margarida
     
  19. margarida46

    margarida46 Power Member

    "Já tenho um 160 GB firewire da Lacie, porque nem sempre as desgraças acontecem só aos outros..."

    Boa tarde Rasputine, como vai?
    Estou a pensar comprar também um LaCie, ou de 160, ou de 120 GB, que tenha aquele design tão bonito dos F.A.Porsche, dentro dos modelos pequenos ( com cerca de 12 cm de comprimento) .
    Está contente com o seu?
    Pergunto isto, porque já li alguns comentários algo negativos sobre os LaCie , numa Mailing List dedicada aos assuntos Mac, que subscrevo..
    E já agora, onde o comprou, e quanto lhe custou?
    Vi um na Apple Center , de 160 GB, por cerca de 162 euros.
    Aconselha-me algum sítio para o comprar?
    Muito obrigada e um bom fim-de-semana.
    Margarida
     
  20. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Viva Margarida,

    Enviei-lhe uma mensagem, pois a minha resposta vai um pouco para além do tópico... Mas vou também aqui postar a minha resposta, que me perdoem os moderadores. A minha experiência com o Lacie é óptima, nunca me deu qualquer problema (até ver :) ), e comprei em segunda mão por 85€ + portes. Quando o recebi corri logo alguns utilitários de disco (drivegenius e tech tool pro) para detectar algum possível problema e felizmente passou todos os testes que lhe fiz... Comprei precisamente através da mailing list que subscreve :)

    Abraço
     

Partilhar esta Página