Localização da caixa de distribuição telefónica

ivan430192

Membro
Boas,

Recentemente comprei um apartaemento de 2006 que tem uma rede telefónica antiga. Pretendo substituir os cabos e montar uma rede Ethernet, para aliviar um pouco a carga da rede Wi-Fi. No entanto, não consigo encontrar a caixa central onde todos os cabos telefónicos estão agrupados. A única caixa que encontrei foi a da imagem abaixo, mas creio que é apenas a ligação do porteiro.

Screenshot-2025-07-01-at-4-13-38-PM.png
Screenshot-2025-07-01-at-4-17-39-PM.png

Sabem onde, por norma, costuma estar localizada a central telefónica? Estive a ver no prédio e também não a localizei.

Boa tarde, isso não é do porteiro.
É a entrada da linha telefonica.
A casa deve ter sistema Rita 1.
Onde as tomadas estão ligadas em serie( de umas para as outras) se tiver uma caixa de 20 por 30 e coaxial lá dentro será rita 2.
Ai aconselho a usar essa tubagem pois está em estrela e não em serie.
Porque em serie só consegues passar 1 a 2 cabos de rede, inutilizando as restantes.

Viva.

Isso é filtro proteção da linha telefónica.
O cabo beije com 3 condutores vem do exterior e o cabo cinzento é o cabo que segue para as tomadas rj11 dentro da habitação.

Essa config, é o chamado sistema Rita.
Não há caixas de junção central, é um sistema em linha, com passagem de uma tomada para a outra.

@ivan430192:

sim, de facto esse sistema é de telefone.
Norma rita. O sinal vai (em série) de tomada em tomada....

Suponho que ainda não tem nenhum operador de telecomunicações instalado, e que vai querer um.

Ou faz obras em casa e coloca tubagem própria para efeito, e nos locais onde deseja.
E também "modifica" o sistema de distribuição de Sinal de TV, em que deve ter uma antena coletiva no predio para todos...
E como no "telefone", a instalação estará feita da mesma forma que na de telefone: de Tomada em Tomada.

Se por outro lado, o apartamento até for pequeno e não quiser entrar em grandes obras, sempre pode utilizar a "canalização" das tomadas de TV, como local para também passar um cabo de rede .

agora O SENÃO...
é descobrir o sentido dos fios das tomadas... e numera-las.
Aquela caixa de derivação que destapou é o ponto de Entrada telefonica....
AO CONTRATAR FIBRA, ela passara/ entrará por ai.

se tiver ajuda, destape todas as caixas de tomadas.
Aquela que tiver só um cabo, e não lhe der continuidade, será a ultima caixa.
é ver o sentido que elas comunicam.

Faça a mao um esquema.
Baseando-se na planta da casa, aquela 1º tomada deverá estar no hall.

Faça o mesmo para rede de televisao. vá destapando as caixas, e baseando-se na planta, trace um possivel caminho dos fios.

NÃO PUXE OS FIOS TODOS.
NÃO PUXE com muita força. vá puxando devagar até sentir alguma resistencia para descobrir o caminho dos fios...

OU, SE TIVER UMA GUIA utilizada para puxar fios electricos, utilize-a

qualquer duvida ou questão apite!

Muito obrigado pelas respostas! Então, isto é que é a caixa telefónica. Sim, tenho as tomadas duplas (telefone + coaxial) nos quartos e na sala. Não sabia que a ligação em série era uma realidade.

Sendo assim, não faz sentido utilizar estas portas, pois a LAN em série não faz muito sentido e puxar múltiplos cabos neste tubo não me parece viável.

Tenho também uma caixa com a distribuição de TV (coaxial), aí a ligação é em estrela, com um splitter. Vou usar esses tubos e o cabo CAT8 para mitigar um possível problema da interferência.

Muito obrigado pela ajuda e um grande abraço a todos! Andei quase um mês à procura desta maldita caixa! :)

Muito obrigado pelas respostas! Então, isto é que é a caixa telefónica. Sim, tenho as tomadas duplas (telefone + coaxial) nos quartos e na sala. Não sabia que a ligação em série era uma realidade.

Sendo assim, não faz sentido utilizar estas portas, pois a LAN em série não faz muito sentido e puxar múltiplos cabos neste tubo não me parece viável.

Tenho também uma caixa com a distribuição de TV (coaxial), aí a ligação é em estrela, com um splitter. Vou usar esses tubos e o cabo CAT8 para mitigar um possível problema da interferência.

Muito obrigado pela ajuda e um grande abraço a todos! Andei quase um mês à procura desta maldita caixa! :)
Viva.

Interferências entre o cabo RF tv e o cabo de rede UTP são nulas.
Só mesmo a dificuldade em passar os cabos na mesma tubagem.

Amigo vais pecar por excesso... Se o problema é interferências cabo 5e chega e sobra até porque a tubagem deve ser 16 e coaxial e cat8 não vai passar ou se passar vais sofrer MUITO.

Também seria uma solução. Mas isso iria requerer cabos coaxial como deve de ser e com derivadores equilibrados.
Todos em tap porque em out teria MTA perda

Amigo vais pecar por excesso... Se o problema é interferências cabo 5e chega e sobra até porque a tubagem deve ser 16 e coaxial e cat8 não vai passar ou se passar vais sofrer MUITO.
o meu apartamento é de 1984, e de raiz apenas tinha uma tomada de telefone no hall!!!
De tomadas de TV, apenas 1 na sala grande (se bem que, ainda na fase final de obras foi feito uma derivação para um quarto/sala ao lado desta)...

A tubagem é TUBO VD 16!
num desses troços, consegui passar um cabo coaxial e um cabo de rede cat5e...
O cabo cat 5e suporta velocidades de 1000 Mbps - 1GIGA, e o cabo cat 6 suporta até 10 gigabits !

Só para corrigir, é precisamente o contrário...;)
Viva.

Acho que tens razão 😁

Qd da instalação da fibra vdf, ( aproveitaram a tubagem ) já tinha cabo de "rede" para a voz/ADSL.
Antes e depois do filtro.

Mas realmente lembro me desse cabo bege seguir até a 1 tomada rj11.
Acho que foi substituído qd da instalação da ADSL aqui no meu apartamento.

Back