Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Olá.
A informação que está no mapa é: "Parece que foram instalados mais ferros, investigar". Não está marcada como tendo ferros.
Vou, no entanto, retirar essa informação.
Sobre as antenas fora da cidade agradeço informação sobre quais já terão DIGI.
Obrigado pela colaboração.

É confirmar no mapa da "Caça às DIGI" se já está lá referenciada. Se não estiver agradeço informação sobre a localização.
https://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/caca-as-antenas-digi_841165#14/41.0205/-8.6321

Bom dia
Estão aqui 2 antenas Digi já montadas mas sem cabos em torre da Meo
39.795133,- 8.924362
39.764480,- 8.930421
Concelho Marinha Grande

Antenas DIGI

West Cliffs ocean and golf resort , Óbidos
39.4067, -9.2384 (fotos)
e
Foz do Arelho Sul
39.4217, -9.2330

Amoreira - Óbidos (Está no mapa como Local a Investigar)
39.3482, -9.2072 - Não tem antenas nem ferros

Aproveito para acrescentar no mapa dos outros operadores que a localização West Cliffs também tem um site NOS
39.4067, -9.2384

Alguém sabe o que são estas antenas da NOS em forma de disco ? Tenho visto em alguns sites por aqui.

Última edição:
Antenas DIGI

Olho marinho - Óbidos
39.33297, -9.24613

Serra del rei -Peniche (no site da MEO)
39.3332, -9.2665

Praia D'El Rey Golf & Beach Resort
39.38193, -9.28401

Tenho visto este tipo de aparelho em vários sites, este é da Nokia sabem-me dizer o que é ?

@alexmol

Última edição:
Bom dia
Estão aqui 2 antenas Digi já montadas mas sem cabos em torre da Meo
39.795133,- 8.924362
39.764480,- 8.930421
Concelho Marinha Grande
Obrigado, foram adicionadas ao mapa.

Boa tarde
Mais uma antena da Digi montada numa torre onde se encontra antena da Nos, sem ligações ainda.
39.801212,- 8.877331
Agradeço a partilha, foi adicionada.

Antenas DIGI

West Cliffs ocean and golf resort , Óbidos
39.4067, -9.2384 (fotos)
e
Foz do Arelho Sul
39.4217, -9.2330

Amoreira - Óbidos (Está no mapa como Local a Investigar)
39.3482, -9.2072 - Não tem antenas nem ferros

Aproveito para acrescentar no mapa dos outros operadores que a localização West Cliffs também tem um site NOS
39.4067, -9.2384

Alguém sabe o que são estas antenas da NOS em forma de disco ? Tenho visto em alguns sites por aqui.

Obrigado pelas partilhas, actualizei o mapa.
Foi retirada a informação para investigar da Amoreira, de facto trata-se de uma torre da Vodafone pelo que não irá levar DIGI de certeza.
A do West Cliffs tem a placa NOS porque também já entrou em ran-sharing, actualizei também no mapa.

As antenas em forma de disco são mini parabólicas. São feixes hertzianos, também conhecidos por MW (MicroWave) ou por Links.
Servem para transmissão de dados ponto-a-ponto em linha de vista. São o equivalente a uma fibra óptica mas via rádio.
Têm a vantagem de não precisar de passar cabos e permitem cobrir grandes distâncias, obrigam no entanto a haver linha de vista entre os dois pontos a ligar.

Antenas DIGI

Olho marinho - Óbidos
39.33297, -9.24613

Serra del rei -Peniche (no site da MEO)
39.3332, -9.2665

Praia D'El Rey Golf & Beach Resort
39.38193, -9.28401

Tenho visto este tipo de aparelho em vários sites, este é da Nokia sabem-me dizer o que é ?

@alexmol
Obrigado por mais partilhas!
Esse tipo de aparelho, com uma cúpula virada para o céu, é uma antena GPS.
O sinal de GPS é usado pelas operadoras móveis para sincronizar a rede, isto é, fazer com que os relógios de todos os emissores estejam certos com uma precisão incrível (até ao nanosegundo).

Antenas DIGI

Ferrel - Baleal
39.36647, -9.32641

Peniche Cidade - 1
39.36059, -9.36929

Peniche Cidade - 2
39.35789, -9.37941

Peniche Cidade - 3
39.36217, -9.38905

Tendo em conta a ausência de ferros nas outras localizações diria que provavelmente a DIGI vai fazer como a MEO e cobrir Peniche só com 3 antenas

Achei engraçado o site ainda estar identificado como TMN ;)

Antenas DIGI

Ferrel - Baleal
39.36647, -9.32641

Peniche Cidade - 1
39.36059, -9.36929

Peniche Cidade - 2
39.35789, -9.37941

Peniche Cidade - 3
39.36217, -9.38905

Tendo em conta a ausência de ferros nas outras localizações diria que provavelmente a DIGI vai fazer como a MEO e cobrir Peniche só com 3 antenas

Achei engraçado o site ainda estar identificado como TMN ;)

Obrigado por mais uma partilha, com fotos bem interessantes.

Foram adicionadas aos mapas.

https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717

https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/caca-as-antenas-digi_841165

Na frente do hotel e também naquela rua inclinada. A foto é tirada da rua inclinada.
As MEO velhas continuam lá.
As da VDF/NOS agora têm também as pequenas mais quadradas para a N78.

Se vires outras antenas que pareçam as da DIGI tira foto!

https://ibb.co/v12RVkZ
Começarão a montar as antenas, ao fundo está qualquer coisa, mas amnha tiro as duvidas

Existe mais 2 mastro pequenos, uma grande central e duas pequenas em cada ponto do edifício.

Última edição:

Se não for o local ideal as minhas desculpas.
Esta estrutura ainda sem “nada” aparentemente apareceu montada numa zona rural, lugar de Carvalha, concelho de Oliveira do Hospital.
Da-me ideia de ser para algum operador móvel .
É em zona de serra, tive de utilizar maior zoom digital do tlm.

Pode ser que algum curioso aprecie :)

Cumps

Esta estrutura ainda sem “nada” aparentemente apareceu montada numa zona rural, lugar de Carvalha, concelho de Oliveira do Hospital.

Cumps
É uma torre, ainda sem antenas, do género que a Vodafone está a montar em zonas rurais.

É igual à da notícia do "monstro" Vodafone: https://www.noticiasdecoimbra.pt/mo...unicacoes-em-friumes-gera-onda-de-indignacao/

Obrigado por partilhar.

Cumps

É uma torre, ainda sem antenas, do género que a Vodafone está a montar em zonas rurais.

É igual à da notícia do "monstro" Vodafone: https://www.noticiasdecoimbra.pt/mo...unicacoes-em-friumes-gera-onda-de-indignacao/

Obrigado por partilhar.
Sim no meu concelho, Ansião, sei de pelo menos duas como essa. Já está a estrutura montada desde pelo menos o inicio do ano, mas equipamentos ainda nada. Quando tiver tempo tiro umas fotos e a localização para partilhar aqui.

Obrigado por partilhar.

Faz sentido, isto é uma zona com fraca cobertura rede móvel e que após os incêndios 2017 ficou com óptima cobertura meo pois colocaram um site relativamente perto deste da foto.
Desde aí a Vodafone que antes disso tinha a melhor fraca cobertura perdeu esse estatuto.

Apesar de o número de clientes ser super reduzido acho bem quererem melhorar.

Aproveito para referir que andei nos últimos tempos muito pela n17, ic6 e a25 e poucos sites vi com ferros digi sequer.

Antenas Digi

S Bartolomeu dos Galegos - Lourinhã
39.27738, -9.26745

Escola Secundária da Lourinhã
39.25103, -9.30588

Casal dos Santos - Lourinhã
39.25158, -9.28110 - Tem Ferros

Termino por aqui a minha colaboração nesta zona.
Deu para ver que a DIGI não anda a brincar em serviço e que vai garantir uma excelente cobertura no concelho de Peniche.

Noto que como o @alexmol já tinha dito, em Peniche (Distrito de Leiria) os bastidores e os rádios eram Nokia e o resto Huawei , mas basta passar a linha do Distrito uns quilómetros a sul e na Lourinhã (Distrito de Lisboa) já são diferentes.

No site de S Bartolomeu chamou-me a atenção o estado lastimável de conservação destes AC.

IMG-20230421-162700.jpg

Última edição:
Antenas Digi

S Bartolomeu dos Galegos - Lourinhã
39.27738, -9.26745

Escola Secundária da Lourinhã
39.25103, -9.30588

Casal dos Santos - Lourinhã
39.25158, -9.28110 - Tem Ferros

Termino por aqui a minha colaboração nesta zona.
Deu para ver que a DIGI não anda a brincar em serviço e que vai garantir uma excelente cobertura no concelho de Peniche.

Noto que como o @alexmol já tinha dito, em Peniche (Distrito de Leiria) os bastidores e os rádios eram Nokia e o resto Huawei , mas basta passar a linha do Distrito uns quilómetros a sul e na Lourinhã (Distrito de Lisboa) já são diferentes.

No site de S Bartolomeu chamou-me a atenção o estado lastimável de conservação destes AC.

IMG-20230421-162700.jpg

Na zona sul os rádios são Ericsson, as fontes de alimentação são ZTE e o bastidor não tem nenhuma marca conhecida.

Em muitos casos os A/C originais do contentor já não são usados. Os equipamentos modernos não fazem quase calor nenhum quando comparados com os originais do 2G. Muitas vezes há apenas um ventilador a fazer extracção de calor.

Agradeço a colaboração preciosa nessa zona!

Existe algum site onde seja possivel verificar o historico de mexidas no emissor? Acho que andaram por aqui a mexer na antena mas pelo site cellmapper não consigo saber muito mais.

Existe algum site onde seja possivel verificar o historico de mexidas no emissor? Acho que andaram por aqui a mexer na antena mas pelo site cellmapper não consigo saber muito mais.
Só as operadoras é que têm essa informação, ou alguém muito atento que faça logs na zona e tenha um arquivo histórico.

Só as operadoras é que têm essa informação, ou alguém muito atento que faça logs na zona e tenha um arquivo histórico.

Ontem estive umas boas horas, noite dentro e parte da manhã de hoje em 3G, fui ao cellmapper e parece me que a disposição do alcançe/limites do emissor foram alterados. Mas na info diz "last seen 27/04". Não sei se é referente à minha consulta no site.

Back