Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Bom dia
Estão aqui 2 antenas Digi já montadas mas sem cabos em torre da Meo
39.795133,- 8.924362
39.764480,- 8.930421
Concelho Marinha Grande
Obrigado, foram adicionadas ao mapa.

Boa tarde
Mais uma antena da Digi montada numa torre onde se encontra antena da Nos, sem ligações ainda.
39.801212,- 8.877331
Agradeço a partilha, foi adicionada.

Antenas DIGI

West Cliffs ocean and golf resort , Óbidos
39.4067, -9.2384 (fotos)
e
Foz do Arelho Sul
39.4217, -9.2330

Amoreira - Óbidos (Está no mapa como Local a Investigar)
39.3482, -9.2072 - Não tem antenas nem ferros







Aproveito para acrescentar no mapa dos outros operadores que a localização West Cliffs também tem um site NOS
39.4067, -9.2384




Alguém sabe o que são estas antenas da NOS em forma de disco ? Tenho visto em alguns sites por aqui.

Obrigado pelas partilhas, actualizei o mapa.
Foi retirada a informação para investigar da Amoreira, de facto trata-se de uma torre da Vodafone pelo que não irá levar DIGI de certeza.
A do West Cliffs tem a placa NOS porque também já entrou em ran-sharing, actualizei também no mapa.

As antenas em forma de disco são mini parabólicas. São feixes hertzianos, também conhecidos por MW (MicroWave) ou por Links.
Servem para transmissão de dados ponto-a-ponto em linha de vista. São o equivalente a uma fibra óptica mas via rádio.
Têm a vantagem de não precisar de passar cabos e permitem cobrir grandes distâncias, obrigam no entanto a haver linha de vista entre os dois pontos a ligar.

Antenas DIGI

Olho marinho - Óbidos
39.33297, -9.24613

Serra del rei -Peniche (no site da MEO)
39.3332, -9.2665

Praia D'El Rey Golf & Beach Resort
39.38193, -9.28401









Tenho visto este tipo de aparelho em vários sites, este é da Nokia sabem-me dizer o que é ?


@alexmol
Obrigado por mais partilhas!
Esse tipo de aparelho, com uma cúpula virada para o céu, é uma antena GPS.
O sinal de GPS é usado pelas operadoras móveis para sincronizar a rede, isto é, fazer com que os relógios de todos os emissores estejam certos com uma precisão incrível (até ao nanosegundo).
 
Antenas DIGI

Ferrel - Baleal
39.36647, -9.32641

Peniche Cidade - 1
39.36059, -9.36929

Peniche Cidade - 2
39.35789, -9.37941

Peniche Cidade - 3
39.36217, -9.38905

Tendo em conta a ausência de ferros nas outras localizações diria que provavelmente a DIGI vai fazer como a MEO e cobrir Peniche só com 3 antenas



Achei engraçado o site ainda estar identificado como TMN ;)



 
Antenas DIGI

Ferrel - Baleal
39.36647, -9.32641

Peniche Cidade - 1
39.36059, -9.36929

Peniche Cidade - 2
39.35789, -9.37941

Peniche Cidade - 3
39.36217, -9.38905

Tendo em conta a ausência de ferros nas outras localizações diria que provavelmente a DIGI vai fazer como a MEO e cobrir Peniche só com 3 antenas



Achei engraçado o site ainda estar identificado como TMN ;)



Obrigado por mais uma partilha, com fotos bem interessantes.

Foram adicionadas aos mapas.

https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717

https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/caca-as-antenas-digi_841165
 
Na frente do hotel e também naquela rua inclinada. A foto é tirada da rua inclinada.
As MEO velhas continuam lá.
As da VDF/NOS agora têm também as pequenas mais quadradas para a N78.


Se vires outras antenas que pareçam as da DIGI tira foto!

https://ibb.co/v12RVkZ
Começarão a montar as antenas, ao fundo está qualquer coisa, mas amnha tiro as duvidas

Existe mais 2 mastro pequenos, uma grande central e duas pequenas em cada ponto do edifício.
 
Última edição:


Se não for o local ideal as minhas desculpas.
Esta estrutura ainda sem “nada” aparentemente apareceu montada numa zona rural, lugar de Carvalha, concelho de Oliveira do Hospital.
Da-me ideia de ser para algum operador móvel .
É em zona de serra, tive de utilizar maior zoom digital do tlm.

Pode ser que algum curioso aprecie :)

Cumps
 


Se não for o local ideal as minhas desculpas.
Esta estrutura ainda sem “nada” aparentemente apareceu montada numa zona rural, lugar de Carvalha, concelho de Oliveira do Hospital.
Da-me ideia de ser para algum operador móvel .
É em zona de serra, tive de utilizar maior zoom digital do tlm.

Pode ser que algum curioso aprecie :)

Cumps
É uma torre, ainda sem antenas, do género que a Vodafone está a montar em zonas rurais.

É igual à da notícia do "monstro" Vodafone: https://www.noticiasdecoimbra.pt/mo...unicacoes-em-friumes-gera-onda-de-indignacao/

Obrigado por partilhar.
 


Se não for o local ideal as minhas desculpas.
Esta estrutura ainda sem “nada” aparentemente apareceu montada numa zona rural, lugar de Carvalha, concelho de Oliveira do Hospital.
Da-me ideia de ser para algum operador móvel .
É em zona de serra, tive de utilizar maior zoom digital do tlm.

Pode ser que algum curioso aprecie :)

Cumps

É uma torre, ainda sem antenas, do género que a Vodafone está a montar em zonas rurais.

É igual à da notícia do "monstro" Vodafone: https://www.noticiasdecoimbra.pt/mo...unicacoes-em-friumes-gera-onda-de-indignacao/

Obrigado por partilhar.
Sim no meu concelho, Ansião, sei de pelo menos duas como essa. Já está a estrutura montada desde pelo menos o inicio do ano, mas equipamentos ainda nada. Quando tiver tempo tiro umas fotos e a localização para partilhar aqui.
 
É uma torre, ainda sem antenas, do género que a Vodafone está a montar em zonas rurais.

É igual à da notícia do "monstro" Vodafone: https://www.noticiasdecoimbra.pt/mo...unicacoes-em-friumes-gera-onda-de-indignacao/

Obrigado por partilhar.

Faz sentido, isto é uma zona com fraca cobertura rede móvel e que após os incêndios 2017 ficou com óptima cobertura meo pois colocaram um site relativamente perto deste da foto.
Desde aí a Vodafone que antes disso tinha a melhor fraca cobertura perdeu esse estatuto.

Apesar de o número de clientes ser super reduzido acho bem quererem melhorar.

Aproveito para referir que andei nos últimos tempos muito pela n17, ic6 e a25 e poucos sites vi com ferros digi sequer.
 
Antenas Digi

S Bartolomeu dos Galegos - Lourinhã
39.27738, -9.26745

Escola Secundária da Lourinhã
39.25103, -9.30588

Casal dos Santos - Lourinhã
39.25158, -9.28110 - Tem Ferros




Termino por aqui a minha colaboração nesta zona.
Deu para ver que a DIGI não anda a brincar em serviço e que vai garantir uma excelente cobertura no concelho de Peniche.

Noto que como o @alexmol já tinha dito, em Peniche (Distrito de Leiria) os bastidores e os rádios eram Nokia e o resto Huawei , mas basta passar a linha do Distrito uns quilómetros a sul e na Lourinhã (Distrito de Lisboa) já são diferentes.

No site de S Bartolomeu chamou-me a atenção o estado lastimável de conservação destes AC.




IMG-20230421-162700.jpg




 
Última edição:
Antenas Digi

S Bartolomeu dos Galegos - Lourinhã
39.27738, -9.26745

Escola Secundária da Lourinhã
39.25103, -9.30588

Casal dos Santos - Lourinhã
39.25158, -9.28110 - Tem Ferros




Termino por aqui a minha colaboração nesta zona.
Deu para ver que a DIGI não anda a brincar em serviço e que vai garantir uma excelente cobertura no concelho de Peniche.

Noto que como o @alexmol já tinha dito, em Peniche (Distrito de Leiria) os bastidores e os rádios eram Nokia e o resto Huawei , mas basta passar a linha do Distrito uns quilómetros a sul e na Lourinhã (Distrito de Lisboa) já são diferentes.

No site de S Bartolomeu chamou-me a atenção o estado lastimável de conservação destes AC.




IMG-20230421-162700.jpg




Na zona sul os rádios são Ericsson, as fontes de alimentação são ZTE e o bastidor não tem nenhuma marca conhecida.

Em muitos casos os A/C originais do contentor já não são usados. Os equipamentos modernos não fazem quase calor nenhum quando comparados com os originais do 2G. Muitas vezes há apenas um ventilador a fazer extracção de calor.

Agradeço a colaboração preciosa nessa zona!
 
Existe algum site onde seja possivel verificar o historico de mexidas no emissor? Acho que andaram por aqui a mexer na antena mas pelo site cellmapper não consigo saber muito mais.
 
Existe algum site onde seja possivel verificar o historico de mexidas no emissor? Acho que andaram por aqui a mexer na antena mas pelo site cellmapper não consigo saber muito mais.
Só as operadoras é que têm essa informação, ou alguém muito atento que faça logs na zona e tenha um arquivo histórico.
 
Só as operadoras é que têm essa informação, ou alguém muito atento que faça logs na zona e tenha um arquivo histórico.

Ontem estive umas boas horas, noite dentro e parte da manhã de hoje em 3G, fui ao cellmapper e parece me que a disposição do alcançe/limites do emissor foram alterados. Mas na info diz "last seen 27/04". Não sei se é referente à minha consulta no site.
 
MBt2inZ.jpg
E pronto finalmente apareceram os famosos ferros da DIGI, na antena que aloca NOS e VDF em parceria 5G, ALTICE em 4G e agora os ferros da DIGI esta semana...Antena na minha vila Juncal...
A DIGI a cobrir aldeias e vilas todas ao redor.
Coordenadas



39.602561, -8.914020
 
Pelo mapa
MBt2inZ.jpg
E pronto finalmente apareceram os famosos ferros da DIGI, na antena que aloca NOS e VDF em parceria 5G, ALTICE em 4G e agora os ferros da DIGI esta semana...Antena na minha vila Juncal...
A DIGI a cobrir aldeias e vilas todas ao redor.
Coordenadas



39.602561, -8.914020

Eles andam fortes na zona Oeste, aliás pelo mapa da caça ás digi diria que andam fortes em todo o litoral.

Mas isto levanta-me questões:

Eles estão fortes no litoral por opção estratégica de cobrir primeiro a faixa do país com mais população?
Será que depois de terem o litoral feito passam para o interior do país ?
Ou será que eles andam em todo o país e simplesmente a malta do interior não reporta e é por isso que o mapa está tão despido de antenas nessa zona?
 
Pelo mapa


Eles andam fortes na zona Oeste, aliás pelo mapa da caça ás digi diria que andam fortes em todo o litoral.

Mas isto levanta-me questões:

Eles estão fortes no litoral por opção estratégica de cobrir primeiro a faixa do país com mais população?
Será que depois de terem o litoral feito passam para o interior do país ?
Ou será que eles andam em todo o país e simplesmente a malta do interior não reporta e é por isso que o mapa está tão despido de antenas nessa zona?
Penso que no interior irão mais pelo espetro da Altice, e no litoral estão mais a apostar pelos seus próprios equipamentos
 
Back
Topo