Discussão Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

TDa0jVg.jpg
QuYrF2e.jpg
Aqui estão as fotos que prometi postar mas nãosó consegui agora, pois nesta semana fui trabalhar de dia, antena da VDF com o tal pano que se falou que o user anterior tinha falado e que eu tinha dito que também existia perto da empresa onde trabalho.. Fica no concelho da Batalha, mais propriamente na vila de São Mamede.

NOS Portugal / Nokia 5G

Site: MATOS_CHEIRINHOS

Código do Site: 245U7

2G: 900 MHz

3G: 2100 MHz (5 MHz)

4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz (15 MHz) + 2600 MHz (20 MHz)

5G: 3620.64 MHz (100 MHz)

Download throughput - 1103 Mbps
Upload throughput - 101 Mbps

FImKYyQX0AIpIW-.jpg
FImKYyQXIAEMgei.jpg
FImKYyWXEAIScRc.jpg
FImKYySXwAERLbj.jpg
FImKmakXsAAytjT.jpg
FImKmakWQAQnqdV.jpg
FImKmcwXoAwh0PF.jpg
FImKmc2WUAQ6QX6.jpg

Esta semana instalaram este poste no Muxito, Seixal

Não me parece que seja das 3 operadoras habituais visto que a cobertura é boa nesta zona

Essa torre é da Cellnex, foi aí colocada a pedido da MEO, ou seja o primeiro operador a instalar antenas nela vai ser a MEO, mas fica preparada para outros operadores interessados poderem usar essa torre para instalarem as suas antenas.

altice MEO | Portugal / Huawei 2G, 3G, 4G e 5G

4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz(15 MHz)

5G: NR 700 MHz (5 MHz) + NR 3600 MHz (90 MHz)

FJxs6QuXIAAA9bJ.jpg
FJxs6QvXoAAZved.jpg
FJxs6QuXsAMxver.jpg
FJxt4BoXoAAgF7D.jpg

4G LTE:

Download throughput - 203 Mbps
Upload throughput - 43 Mbps

FJxtpN_X0AcbA7y.jpg
FJxtpSaWUAIJWf-.jpg

5G NR:

NR 700 MHz (5 MHz)

Download throughput - 253 Mbps
Upload throughput - 59 Mbps

NR 3600 MHz (90 MHz)

Download throughput - 842 Mbps
Upload throughput - 113 Mbps

FJxuBzZWQAALT3A.jpg
FJxuB0gXEAM0Q0f.jpg
FJxuB2mX0AIqtlQ.jpg
FJxuB20XEAM012m.jpg

Há quase dois meses que mudei para a NOS e experiência tem sido bastante positiva. Consigo facilmente em quase todo o lado bom sinal de rede e velocidades acima dos 100Mb, andando em média entre 150 e 200Mb e por vezes chega aos 250. Em alguns locais já tive resultados acima dos 300Mb e 50Mb de upload. No geral o ping anda à volta ou até abaixo de 20ms e em 4G, zonas de Aveiro/Coimbra.

Nota-se cada vez mais a modernização que têm feito na rede, melhores velocidades e cobertura, nomeadamente indoor.

Até ver, o único sítio onde não tenho sinal tão bom é na minha aldeia (onde a Vodafone sempre foi a melhor e a MEO também sofre do mesmo problema) mas ainda assim sem falhas de serviço. Isto numa zona mais baixa porque se for para uma zona mais alta em que se consegue ver ao longe a antena na aldeia do lado, o sinal e a velocidade sobem quase para o máximo.

Já agora aproveito para colocar duas questões mais técnicas:

- Por vezes acontece, em determinados locais, ter mais velocidade indoor do que no exterior. É normal?

- Quão longe é expetável que possa ir o investimento e modernização do 4G no nosso país, tendo em conta que esta tecnologia ainda tem muito potencial e ainda será usada pela maior parte das pessoas nos próximos anos, apesar de estarmos no início do 5G? O LTE-Advanced permite velocidades gigabit e alguns equipamentos sem 5G suportam esta norma, como é o meu caso.

Há quase dois meses que mudei para a NOS e experiência tem sido bastante positiva. Consigo facilmente em quase todo o lado bom sinal de rede e velocidades acima dos 100Mb, andando em média entre 150 e 200Mb e por vezes chega aos 250. Em alguns locais já tive resultados acima dos 300Mb e 50Mb de upload. No geral o ping anda à volta ou até abaixo de 20ms e em 4G, zonas de Aveiro/Coimbra.

Nota-se cada vez mais a modernização que têm feito na rede, melhores velocidades e cobertura, nomeadamente indoor.

Até ver, o único sítio onde não tenho sinal tão bom é na minha aldeia (onde a Vodafone sempre foi a melhor e a MEO também sofre do mesmo problema) mas ainda assim sem falhas de serviço. Isto numa zona mais baixa porque se for para uma zona mais alta em que se consegue ver ao longe a antena na aldeia do lado, o sinal e a velocidade sobem quase para o máximo.

Já agora aproveito para colocar duas questões mais técnicas:

- Por vezes acontece, em determinados locais, ter mais velocidade indoor do que no exterior. É normal?

- Quão longe é expetável que possa ir o investimento e modernização do 4G no nosso país, tendo em conta que esta tecnologia ainda tem muito potencial e ainda será usada pela maior parte das pessoas nos próximos anos, apesar de estarmos no início do 5G? O LTE-Advanced permite velocidades gigabit e alguns equipamentos sem 5G suportam esta norma, como é o meu caso.
Em Coimbra já consigo bem acima de 800 megas mas em 5G na zona do parque do Mondego, em relação ao LTE gigabit dúvido imenso que seja implementado cá, a modernização basicamente está a ser meter antenas 5G e trocar o que for da Huawei para Nokia ou Ericsson

@dmanuel não está relacionado com isso. Até porque a Vodafone está a ir no sentido contrário… com cada vez mais queixas da qualidade móvel.
A NOS modernizou a sua rede nos últimos 2 anos e agora está a colher os frutos desse investimento.
A partilha de infraestruturas entre ambas acontece apenas em situações muito especiais, zonas definidas de baixa cobertura no interior e pouco mais. E mesmo assim cada uma tem as suas frequências.

Presumo que desde que a nos começou a partilhar infra-estruturas com a Vodafone a qualidade da rede tenha melhorado imenso.
Antes pelo contrário já reparei que imensa malta acha isso mas é mentira a nos como o @celituhh disse teve a modernizar a rede nos últimos anos a Vodafone ficou a sombra da bananeira daí a ser a 3 neste momento, infelizmente a Nos ainda peca na cobertura mas algo que está a aumentar quase de dia para dia

NOS Portugal / Nokia 5G

Site: MATOS_CHEIRINHOS

Código do Site: 245U7

4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz (15 MHz) + 2600 MHz (20 MHz)

5G: 3620.64 MHz (100 MHz)

Download throughput - 1103 Mbps
Upload throughput - 101 Mbps

FImKYyQX0AIpIW-.jpg
FImKYyQXIAEMgei.jpg
FImKYyWXEAIScRc.jpg
FImKYySXwAERLbj.jpg
FImKmakXsAAytjT.jpg
FImKmakWQAQnqdV.jpg
FImKmcwXoAwh0PF.jpg
FImKmc2WUAQ6QX6.jpg
altice MEO | Portugal / Huawei 2G, 3G, 4G e 5G

4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz(15 MHz)

5G: NR 700 MHz (5 MHz) + NR 3600 MHz (90 MHz)

FJxs6QuXIAAA9bJ.jpg
FJxs6QvXoAAZved.jpg
FJxs6QuXsAMxver.jpg
FJxt4BoXoAAgF7D.jpg

4G LTE:

Download throughput - 203 Mbps
Upload throughput - 43 Mbps

FJxtpN_X0AcbA7y.jpg
FJxtpSaWUAIJWf-.jpg

5G NR:

NR 700 MHz (5 MHz)

Download throughput - 253 Mbps
Upload throughput - 59 Mbps

NR 3600 MHz (90 MHz)

Download throughput - 842 Mbps
Upload throughput - 113 Mbps

FJxuBzZWQAALT3A.jpg
FJxuB0gXEAM0Q0f.jpg
FJxuB2mX0AIqtlQ.jpg
FJxuB20XEAM012m.jpg
Existe algum mapa com as antenas atualizado? Obrigado

Existe algum mapa com as antenas atualizado? Obrigado
Atualmente não existe nenhum atualizado, no entanto existem uns ficheiros kml. com algum tempo que podem dar uma noção da localização das mesmas, para além de atualmente estar a ser feito um esforço da minha parte (pelo menos) para que no OpenStreetMap estejam presentes as localizações das antenas com a respetiva identificação da operadora.

https://overpass-turbo.eu/s/1fz1 muitas delas estão incompletas mas algumas já estão completas, contendo as seguintes alíneas: MCC; MNC;operator; note (do caso da torre ser partilhada). Ainda faltam mapear muitas mas já dá para ter uma noção. Do que eu tenho feito, posso garantir que parte da margem sul, a A6, A25 (entre Guarda e Vilar Formoso), A33, alguns IPs e ICs e mais algumas localidades (principalmente no Alentejo e sul do país) já se encontram totalmente mapeadas em termos de antenas, sendo possível localizar as mesmas de forma prática e intuitiva.

Obrigado. Já tinha conhecimento dos ficheiros kml e que já tinha descarregado há algum tempo.
Por acaso o teu mapa está muito vazio na zona Oeste (é onde tenho mais interesse) , mas mesmo assim obrigado e espero que continues. 👌

Atualmente não existe nenhum atualizado, no entanto existem uns ficheiros kml. com algum tempo que podem dar uma noção da localização das mesmas, para além de atualmente estar a ser feito um esforço da minha parte (pelo menos) para que no OpenStreetMap estejam presentes as localizações das antenas com a respetiva identificação da operadora.

https://overpass-turbo.eu/s/1fz1 muitas delas estão incompletas mas algumas já estão completas, contendo as seguintes alíneas: MCC; MNC;operator; note (do caso da torre ser partilhada). Ainda faltam mapear muitas mas já dá para ter uma noção. Do que eu tenho feito, posso garantir que parte da margem sul, a A6, A25 (entre Guarda e Vilar Formoso), A33, alguns IPs e ICs e mais algumas localidades (principalmente no Alentejo e sul do país) já se encontram totalmente mapeadas em termos de antenas, sendo possível localizar as mesmas de forma prática e intuitiva.
Este projeto nos últimos dias tem sido melhorado, tendo sito feito um mapa, com a mesma base de dados (o OpenStreetMap) mas mais intuitivo, mostrando as torres de cada operadora indicadas pelo logotipo da mesma e no caso das partilhadas os logotipos das operadoras que ali têm equipamentos. O projeto vai sendo atualizado a cada dia, tendo mais torres mapeadas, mas depende sempre da disponibilidade e do tempo que cada um tem para mapear.
Link: https://umap.openstreetmap.fr/en/map/antenas-mobile_711515#10/38.2171/-8.2809

@dricardo01 ter os logotipos favorece muito, obrigado pelo trabalho. Como é que se pode contribuir?!
Nem sabia que a NOS e a MEO partilhavam torres também. Devem ser de alguma empresa que depois aluga o espaço, não?!

@dricardo01 ter os logotipos favorece muito, obrigado pelo trabalho. Como é que se pode contribuir?!
Nem sabia que a NOS e a MEO partilhavam torres também. Devem ser de alguma empresa que depois aluga o espaço, não?!
Basta inscrever-se no OpenStreetMap e depois editar o mapa. No entanto, seguem-se um conjunto de regras de edição para que as antenas sejam corretamente mapeadas, tanto na identificação correta da operadora como na forma como se inserem os dados no mapa.
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Key:communication:mobile_phone

Back