Parkway
Power Member

haha não gostam que andem a tirar fotos aos equipamento de rede móvel
ao que chegamos
What? que engraçado em usar pinheirosSão soluções camufladas, tens chaminés, pinheiros, etc.
MEO
![]()
Vodafone
![]()
![]()
NOS
![]()
Essa torre é da Cellnex, foi aí colocada a pedido da MEO, ou seja o primeiro operador a instalar antenas nela vai ser a MEO, mas fica preparada para outros operadores interessados poderem usar essa torre para instalarem as suas antenas.
Em Coimbra já consigo bem acima de 800 megas mas em 5G na zona do parque do Mondego, em relação ao LTE gigabit dúvido imenso que seja implementado cá, a modernização basicamente está a ser meter antenas 5G e trocar o que for da Huawei para Nokia ou EricssonHá quase dois meses que mudei para a NOS e experiência tem sido bastante positiva. Consigo facilmente em quase todo o lado bom sinal de rede e velocidades acima dos 100Mb, andando em média entre 150 e 200Mb e por vezes chega aos 250. Em alguns locais já tive resultados acima dos 300Mb e 50Mb de upload. No geral o ping anda à volta ou até abaixo de 20ms e em 4G, zonas de Aveiro/Coimbra.
Nota-se cada vez mais a modernização que têm feito na rede, melhores velocidades e cobertura, nomeadamente indoor.
Até ver, o único sítio onde não tenho sinal tão bom é na minha aldeia (onde a Vodafone sempre foi a melhor e a MEO também sofre do mesmo problema) mas ainda assim sem falhas de serviço. Isto numa zona mais baixa porque se for para uma zona mais alta em que se consegue ver ao longe a antena na aldeia do lado, o sinal e a velocidade sobem quase para o máximo.
Já agora aproveito para colocar duas questões mais técnicas:
- Por vezes acontece, em determinados locais, ter mais velocidade indoor do que no exterior. É normal?
- Quão longe é expetável que possa ir o investimento e modernização do 4G no nosso país, tendo em conta que esta tecnologia ainda tem muito potencial e ainda será usada pela maior parte das pessoas nos próximos anos, apesar de estarmos no início do 5G? O LTE-Advanced permite velocidades gigabit e alguns equipamentos sem 5G suportam esta norma, como é o meu caso.
Antes pelo contrário já reparei que imensa malta acha isso mas é mentira a nos como o @celituhh disse teve a modernizar a rede nos últimos anos a Vodafone ficou a sombra da bananeira daí a ser a 3 neste momento, infelizmente a Nos ainda peca na cobertura mas algo que está a aumentar quase de dia para diaPresumo que desde que a nos começou a partilhar infra-estruturas com a Vodafone a qualidade da rede tenha melhorado imenso.
NOS Portugal / Nokia 5G
Site: MATOS_CHEIRINHOS
Código do Site: 245U7
2G: 900 MHz
3G: 2100 MHz (5 MHz)
4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz (15 MHz) + 2600 MHz (20 MHz)
5G: 3620.64 MHz (100 MHz)
Download throughput - 1103 Mbps
Upload throughput - 101 Mbps
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Existe algum mapa com as antenas atualizado? Obrigadoaltice MEO | Portugal / Huawei 2G, 3G, 4G e 5G
2G: 900 MHz
3G: 2100 MHz (5 MHz)
4G: 800 MHz (10 MHz) + 1800 MHz (20 MHz) + 2100 MHz(15 MHz)
5G: NR 700 MHz (5 MHz) + NR 3600 MHz (90 MHz)
![]()
![]()
![]()
![]()
4G LTE:
Download throughput - 203 Mbps
Upload throughput - 43 Mbps
![]()
![]()
5G NR:
NR 700 MHz (5 MHz)
Download throughput - 253 Mbps
Upload throughput - 59 Mbps
NR 3600 MHz (90 MHz)
Download throughput - 842 Mbps
Upload throughput - 113 Mbps
![]()
![]()
![]()
![]()
Atualmente não existe nenhum atualizado, no entanto existem uns ficheiros kml. com algum tempo que podem dar uma noção da localização das mesmas, para além de atualmente estar a ser feito um esforço da minha parte (pelo menos) para que no OpenStreetMap estejam presentes as localizações das antenas com a respetiva identificação da operadora.Existe algum mapa com as antenas atualizado? Obrigado
Este projeto nos últimos dias tem sido melhorado, tendo sito feito um mapa, com a mesma base de dados (o OpenStreetMap) mas mais intuitivo, mostrando as torres de cada operadora indicadas pelo logotipo da mesma e no caso das partilhadas os logotipos das operadoras que ali têm equipamentos. O projeto vai sendo atualizado a cada dia, tendo mais torres mapeadas, mas depende sempre da disponibilidade e do tempo que cada um tem para mapear.Atualmente não existe nenhum atualizado, no entanto existem uns ficheiros kml. com algum tempo que podem dar uma noção da localização das mesmas, para além de atualmente estar a ser feito um esforço da minha parte (pelo menos) para que no OpenStreetMap estejam presentes as localizações das antenas com a respetiva identificação da operadora.
https://overpass-turbo.eu/s/1fz1 muitas delas estão incompletas mas algumas já estão completas, contendo as seguintes alíneas: MCC; MNC;operator; note (do caso da torre ser partilhada). Ainda faltam mapear muitas mas já dá para ter uma noção. Do que eu tenho feito, posso garantir que parte da margem sul, a A6, A25 (entre Guarda e Vilar Formoso), A33, alguns IPs e ICs e mais algumas localidades (principalmente no Alentejo e sul do país) já se encontram totalmente mapeadas em termos de antenas, sendo possível localizar as mesmas de forma prática e intuitiva.
Basta inscrever-se no OpenStreetMap e depois editar o mapa. No entanto, seguem-se um conjunto de regras de edição para que as antenas sejam corretamente mapeadas, tanto na identificação correta da operadora como na forma como se inserem os dados no mapa.@dricardo01 ter os logotipos favorece muito, obrigado pelo trabalho. Como é que se pode contribuir?!
Nem sabia que a NOS e a MEO partilhavam torres também. Devem ser de alguma empresa que depois aluga o espaço, não?!