1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por mipsuc, 8 de Junho de 2014. (Respostas: 696; Visualizações: 161856)

1. mipsuc

mipsuc Power Member

Útil para escolher o melhor operador com base na localização e distribuição das antenas dos três grandes :P

Meo:
    http://www.google.com/fusiontables/DataSource?docid=1wtzOwnNEMpv9tkRgoCsErKXflmiiNhFne-RyseI#map:id=3

NOS: http://www.google.com/fusiontables/...6jjIUV2cqhVj34-EpBae3rSakF-rugL6vsj4#map:id=3

Vodafone: http://www.google.com/fusiontables/...XTsIJyCeu9fSuRdl_XSoCaM7OFNt6H-KeJe8#map:id=3

Parece-me que estes mapas estão actualizados. Só falta mesmo a informação das redes de cada antena (4G, 3G, 2G). Mas pelos testes de cobertura dá para ver quais têm! Se já houver algum tópico no fórum com este tipo de informação peço desculpa!

Daniel

Última edição: 8 de Junho de 2014
  2. digobenfica

digobenfica Power Member

muito bom!

3. Orbital

Orbital Power Member

Está mesmo muito bom

4. JoseSimoes

JoseSimoes Power Member

bom trabalho

5. ota

ota Power Member

Obrigado pela partilha

6. mipsuc

mipsuc Power Member

7. lightMC

lightMC Power Member

Excelente! Obrigado :D

Edit: e parece que estava completamente certo quanto à antena da optimus estar naquele sitio que suspeitava e não haver mais nenhuma :D

Edit2: estou impressionado pela negativa com a Vodafone a Meo. Têm uma cobertura extremamente boa e a banda larga deles tem PURs de 15GB....

Última edição: 10 de Junho de 2014
  8. mipsuc

mipsuc Power Member

Isso é em todos, infelizmente :/

9. lightMC

lightMC Power Member

Mas a NOS tem serviço fixo 4G com a antiga wow com ilimitado e está saturado porque mais nenhuma operadora se dignou a avançar com este tipo de oferta. Só agora é que a Vodafone está a responder muito lentamente. É preciso concorrencia.

Última edição pelo moderador: 13 de Junho de 2014
  10. Speciale

Speciale Power Member

Dados a reter:
    * MEO tem 35 mil e 662 antenas
    * Vodafone tem 29 mil e 471 antenas (83% em relação ao líder)
    * NOS tem 18 mil e 155 antenas (51% em relação ao líder).

11. rmirandes

rmirandes Power Member

Mas essas "antenas" indicadas não são bem antenas.

Por exemplo:
    Gsm com 3 sectores -> conta 3 antenas
    Gsm com antena omni -> conta 1 antena

Mas sim, é notório o número superior de antenas da MEO (e Vodafone) em relação à NOS

12. BBM

BBM Suspenso

A tmn/meo possui muitas antenas dentro de Hospitais, Centro Comerciais, Agências Bancárias, Hóteis, Parques de Estacionamento, em muitas ruas usam antenas omni ou bi-direccionais.

Há locais no entanto onde a optimus continua a ser a única a possuir cobertura nas várias tecnologias, Túnel do Pragal e Praia do Magoito em Sintra são alguns dos exemplos.

Há uns tempos atrás alguém com quem mantive contacto realizou uns testes em Lisboa, muito antes da modernização da rede da tmn e da optimus - http://cosconor.fr/GSM/Netmonitor/Photos/2011/Lisbonne/+Lisbonne.pdf

13. bernardo11

bernardo11 Power Member

O Orange em Espanha tem 26.000 estações (incluindo ilhas).

O problema cá é que é mais fácil meter estações em todos os lados (€€) do que ter boa malta de Planeamento e Optimização.

14. BBM

BBM Suspenso

Onde moro a optimus foi a única a ter em consideração a topologia do terreno e construção dos edifícios, sabendo que há muitas lojas e caves colocaram as estações deles em locais estratégicos. Na minha rua de um lado tenho um site com 2G/3G/4G e a menos de 300 metros do outro lado da rua tenho um site light só com 3G. Em outra rua optaram por ter um site com apenas 2 sectores permitindo quem mora em caves ter rede.

A tmn/meo onde moro é uma desgraça, reclamei várias vezes mas disseram sempre que a rede é muito boa, mas os testes que realizei e publiquei no meu blog mostram o contrário - smscellbroadcast.wordpress.com/2013/09/06/ma-cobertura-indoor-2ggsm-tmn-moche-portugaltelecom-uzo-meo-madorna-cascais/

No caso da Optimus pecam por não terem micro dentro de Hospitais e em muitos locais públicos onde a tmn e vodafone estão lá presentes.

15. bernardo11

bernardo11 Power Member

O problema das micros (tipo as RBS6000 da E///) nem é o espaço que elas ocupam que é muito reduzido é mesmo como é que fazes chegar a transmissão a uma estação dessas, por radio enlaces é muito difícil, passar transmissão por fios é a melhor solução, mas de quem são os circuitos? Isso mesmo.. da PT. Ou seja, implica que vás ter de alugar um circuito, ou seja, gastar €. E isto não são circuitos "caseiros" são circuitos com SLA muito rigorosos que se for preciso custam 500€ mês por 20/20MBps.

A NOS agora já se percebeu que vai investir forte na rede a começar pelas ilhas onde a cobertura deixa muito a desejar, a ZON tinha já antes da fusão muitos circuitos próprios pode ser que ajude agora nesta nova vida da Optimus. Mas eu continuo a dizer, não no caso das ilhas onde pelo relevo do terreno é efectivamente necessário colocar mais equipamentos para as zonas sombra falo mais no caso do continente, há muita optimização para se fazer à rede.

Para quem não esta muito por dentro do assunto uma estação consegue enviar sinal a uns 20-40Km tranquilamente (dai ter sido tão fácil os operadores terem uma cobertura rapida do LTE :D ) a questão é que ha outras variáveis, as frequências são limitadas e há as zonas sombra, ou seja, no Alentejo podes ter 1 estação para 1 aldeia mas em Lisboa na mesma area tens de ter umas 4 ou 5 só pelas zonas sombra e pela utilização das frequências.

16. BBM

BBM Suspenso

No caso do LTE tal situação deve-se ao facto de se ter usado frequências baixas, 800 MHz e 1800 MHz.

17. Speciale

Speciale Power Member

Engraçado que pela cobertura 4G tinha a ideia de que quem tinha maior número de antenas era a Meo, depois Nos e depois Vodafone.

Vou ter que rejeitar, pertenci a uma equipa de Planeamento de Rede Móvel e nada era feito ao acaso. Implicava pesquisa de campo, recolher dados e informações junto da Câmara, etc. E depois escolher os melhores locais para a instalação.

É uma das lacunas que também noto, Hospitais, Centros Comerciais, Edifícios Públicos relevantes, etc.

18. bernardo11

bernardo11 Power Member

Eu mantenho-me com a mesma ideia, o planeamento e optimização dos operadores portugueses é fraquito, tanto em campo como em NOC

19. BBM

BBM Suspenso

Partilhar esta Página