Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Para chegar a 1 Gbps / 1.5 Gbps terão que usar pelo menos modulação 256 QAM, Antenas 4x4 Mimo e agregação de portadoras CA usando os 800 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz e 2600 MHz.

O outro problema, ainda não existem muitos equipamentos no mercado que permitam usar todas estas opções/funcionalidades. Mas já é um bom começo.

Ainda não tive oportunidade de experimentar o 4G+ da NOS.
Mas qualquer smarthphone com 4G consegue se ligar ao 4G+ mesmo não sendo cat.6 ou cat.9? porque aqui em Viseu ainda não vi 4G+
 
Falam em 1Gbps e afinal é 400Mbps.

E muitos nem aos 400Mbps vão chegar, por exemplo os telemóveis que aprecem quando se abre essa página:

Conheça os melhores equipamentos 4G+

Samsung A5: Max 150 Mbps
Sony Xperia XA1 :Max 150Mbps

Honnor 9: Max 300Mbps
Samsung J7: Max 300Mbps

Só estes é que podem lá chegar:

Iphone 8: Max 600Mbps
Samsung Note 8: Max 1GBps
Samsung S8: Max 1Gbps
 
Entretanto já percebi o porquê de a BLM da NOS ter velocidades miseráveis quando vou de fim de semana:
Em pleno 2018 ainda há sites com antenas só com, 3G e que não passam dos 2 Mbps


cobertura_nos.png
 
Tens razão , apesar de serem duas coisas diferentes o resultado final é o mesmo.

Se a antena só dá até 2 Mbps = Velocidades miseráveis
Se a antena dá até 150 Mbs + rede congestionada = Velocidades miseraveis
 
Tens razão , apesar de serem duas coisas diferentes o resultado final é o mesmo.

Se a antena só dá até 2 Mbps = Velocidades miseráveis
Se a antena dá até 150 Mbs + rede congestionada = Velocidades miseraveis

Quanto mais raido dispacharem um pedido mais banda têm para tratar o proximo. É um ciclo vicioso nos dois sentidos, pars melhor e para pior.
 
Bom dia, moro numa pequena aldeia em que o sinal é muito fraco, apenas 2G e só metade do tempo é que apanhamos rede. A uns 200 metros da aldeia já da para apanhar uma rede aceitável já é 3G. Como é obvio as operadoras nao se importam com isso. Gostava que alguem me esclarecesse se ha alguma maneira de ir buscar o sinal a esses 200 metros e replicar pela aldeia toda.
 
Bom dia, moro numa pequena aldeia em que o sinal é muito fraco, apenas 2G e só metade do tempo é que apanhamos rede. A uns 200 metros da aldeia já da para apanhar uma rede aceitável já é 3G. Como é obvio as operadoras nao se importam com isso. Gostava que alguem me esclarecesse se ha alguma maneira de ir buscar o sinal a esses 200 metros e replicar pela aldeia toda.

Ha uns tempos havia um aparelho que usava a rede adsl de casa para distribuir 3G.
 
Sim, seria para a aldeia toda, é uma aldeia pequena, só por curiosidade, qual seria o custo?

a questão não é custo mas legalidade disso. mas mesmo que fosse legal seria demasiado alto.

podes é para ti proprio meter uma antena no telhado e replicar para dentro de casa, no telhado deves apanhar o 3G.
 
a questão não é custo mas legalidade disso. mas mesmo que fosse legal seria demasiado alto.

podes é para ti proprio meter uma antena no telhado e replicar para dentro de casa, no telhado deves apanhar o 3G.
O problema é que nem no telhado apanho 3g, só apanho mesmo 2g, será que me podias indicar um aparelho para colocar no telhado?!
Obrigado pela ajuda
 
O problema é que nem no telhado apanho 3g, só apanho mesmo 2g, será que me podias indicar um aparelho para colocar no telhado?!
Obrigado pela ajuda

há muitos aparelhos pela net fora, uns de 2G, outros com 3G e as bandas tb diferem, agora quais são os mais eficazes não te sei dizer, concerteza aqui no forum já alguém aplicou algum pelo que deixo para eles responderem.

se calhar se estiveres mesmo interessado podias até criar um tópico para obteres respostas mais facilmente.

se fizeres uma pesquisa no forum tb deves encontrar info, já se falou disso aqui algumas vezes.
 
há muitos aparelhos pela net fora, uns de 2G, outros com 3G e as bandas tb diferem, agora quais são os mais eficazes não te sei dizer, concerteza aqui no forum já alguém aplicou algum pelo que deixo para eles responderem.

se calhar se estiveres mesmo interessado podias até criar um tópico para obteres respostas mais facilmente.

se fizeres uma pesquisa no forum tb deves encontrar info, já se falou disso aqui algumas vezes.
Ok, vou pesquisar isso. Obrigado
 
Bom dia, moro numa pequena aldeia em que o sinal é muito fraco, apenas 2G e só metade do tempo é que apanhamos rede. A uns 200 metros da aldeia já da para apanhar uma rede aceitável já é 3G. Como é obvio as operadoras nao se importam com isso. Gostava que alguem me esclarecesse se ha alguma maneira de ir buscar o sinal a esses 200 metros e replicar pela aldeia toda.

E falar com a junta de freguesia ? Por exemplo em alguns sítios onde não havia TDT as juntas de freguesia instalaram repetidores. Além disso a junta pode sempre reclamar para a Anacom e a freguesia ter a sorte de ser uma das contempladas com a obrigatoriedade de cobertura por parte de pelo menos 1 operador quando há compensações.
 
E falar com a junta de freguesia ? Por exemplo em alguns sítios onde não havia TDT as juntas de freguesia instalaram repetidores. Além disso a junta pode sempre reclamar para a Anacom e a freguesia ter a sorte de ser uma das contempladas com a obrigatoriedade de cobertura por parte de pelo menos 1 operador quando há compensações.
Sim, é mesmo esse o caso. A junta já instalou repetidores para a tdt e tudo. A anacom obrigou a nós a instalar uma antena, mas foi na sede de freguesia o que não resolveu o caso da minha aldeia porque fica escondida devido às serras. A junta está disposta a fazer um investimento para resolver o problema mas ainda não arranjou solução, nem ninguém especializado nisso
 
Back
Topo