Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Encontram-se a decorrer trabalhos de modernização na rede móvel da altice Portugal | MEO.

Esta modernização contempla desde a modernização da infraestrutura:

Exemplo:

Equipamentos de transmissão, rectificadores, etc de indoor (dentro de contentores) passam para outdoor para um novo footprint em armário, ocupando muito menos espaço no site, haverá ganhos a nível de eficiência energética e torna o site mais "clean" a nível visual.

Em muitos sites haverá troca de antenas, por antenas modernas e actuais com capacidade para todas as bandas, dependendo do tipo de site (capacidade) a instalar.

Em alguns passeios que tive a oportunidade de dar já vi desde antenas activas a antenas Hexa-Band que já suportam MIMO 4x4.

Troca dos módulos de rádio por módulos de rádio mais recentes / modernos com vista a preparar a rede para o 5G, mas que permitirá ter 4.5G com a agregação de várias bandas.

Para os "spotters" / curiosos das antenas / telecomunicações móveis, é estarem atentos principalmente na zona Norte, encontra-se a decorrer a modernização da rede móvel de Ericsson para Huawei, ficando a altice Portugal | MEO apenas com um vendor na sua rede móvel.

No que respeita ao 5G já há alguns locais com antenas instaladas.
Esse 4x4 mimo ou 4.5G na nos está a ser implementado também ou só mesmo em sitios específicos como estádio da Luz e nesse género?
 
Dar cartas? Nao dá para a maioria das pessoas.
Dizem que é para alguns tarifarios mas nao dizem quais.

Tb tem wifi calling, o unico um PT btw

A culpa não é apenas da NOS. Colocar o VoLTE a funcionar em qualquer rede é um pesadelo.

A quantidade de máquinas evolvidas, e de cenários diferentes que existem é brutal. Muitas vezes só se activa em certos equipamentos por causa do firmware.. Por vezes os fabricantes não seguem o standard, o que faz com que os terminais respondam de forma diferente a cada mensagem e estraga tudo.
 
@dm222 https://spectrummonitoring.com/frequencies/#Portugal

Na fase inicial: n28, n77, n78 em sub6. Esse site não tem as frequências mmWave que provavelmente alguma será implementada cá em zonas especificas.

E só quando começar a haver uma maior prevalência de dispositivos com 5G é que começam a fazer refarming das frequências de 4G: n1, n3, n7.

(corrijam-me se estiver errado).

nesse site tem as bandas e nao batem certo com os teus numeros
 
quais sao as bandas 5G que vao estar disponiveis?

no formato N1,N2... etc?

https://en.wikipedia.org/wiki/5G_NR_frequency_bands


A ANACOM aprovou o projeto de regulamento do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz. Para além das faixas relevantes para 5G - a faixa dos 700 MHz e a dos 3,6 GHz -, o leilão inclui outras faixas de interesse para a operação móvel (900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz) permitindo suportar novas operações e/ou complementar operações já existentes.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1502089

Ignora os prazos no fim da página que foram adiados, inicio do leilão em Outubro
 
Da mesma maneira em que existe o problema dos telemóveis versão chinesa sem a banda 20 em 4G, em 5G vai ser ainda pior para quem se meter a comprar essas versões por falta da n77 (importante para ter boas velocidades na cidade já que metade da n78 não pertence a nenhuma das 3 operadoras) e n28 (cobertura em zonas rurais) (olhando para as frequências suportadas pelo Xiaomi Mi 10 5G).

Conclusão: não comprar versão chinesa de telemóveis 5G.
a grande questao é se os que estao a ser vendidos actualmente em PT têm as bandas todas...
 
Antenas 5G / Nokia / NOS Portugal

Eg0VkuDWoAM-Wlu.jpg
Eg0VkuEXkAAgDtv.jpg
Isso deu que velocidades?
 
Check vendors with the Network Signal Guru application

EftCpQDXgAADTeC.jpg


Antenas Vodafone Portugal - Rádio Ericsson | Antenas Huawei, Vila Real

Eia5hbLXsAAvCiu.jpg
Eia5hbmWAAErtZV.jpg
Eia5hcDXkAE5g_N.jpg


Antenas Vodafone Portugal | NOS Portugal - Sabrosa, Vila Real

Eia4FnPWAAA_Xt9.jpg
Eia4FnxWkAAx8Ax.jpg
Eia4FoBWoAEJ_3q.jpg
Eia4RflXsAE0Jv_.jpg
Eia4RfzWoAACcoJ.jpg
Eia4RgaXsAEqlFs.jpg
Eia4RgvX0AA-wOR.jpg


Antenas altice Portugal | MEO, Vila Real - Swap Ericsson -> Huawei

Eia1UD5XkAAQ7nh.jpg
Eia1UD5X0AAtcqd.jpg
Eia1UD4XcAAfXzQ.jpg
Eia1tR6WkAEk2tv.jpg
EiYX0RXXYAABWqt.jpg
EiYX0RaXYAQUZbZ.jpg


é so para mim que as imagens que posta o @Tagus2 não aparecem ?
So vejo o BB Code IMG
 
é so para mim que as imagens que posta o @Tagus2 não aparecem ?
So vejo o BB Code IMG
Está-te a acontecer o mesmo que me acontecia. Provavelmente estás a usar Firefox e tens o Enhanced Tracking Protection ligado, que assim bloqueia Social Media Trackers - as images partilhadas pelo @Tagus2 tem origem no Twitter, daí o bloqueio. No início da barra de URL, carregas no escudo ao lado do cadeado, desligas a protecção e vês se resolve. Resolvendo, podes submeter um relatório (aparece lá um link no mesmo sítio) a dar conta do problema, como por exemplo:

Due to the fact that it blocks Social Media Trackers, it's blocking images from Twitter's image-hosting domain - starting with https://pbs.twimg.com/media/ . I think that at least that URL should be whitelisted.
 
Back
Topo