1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE

Discussão em 'Outros Telemóveis e Tablets' iniciada por mipsuc, 8 de Junho de 2014. (Respostas: 1378; Visualizações: 306945)

1. D-CLUB

D-CLUB Power Member

Para interligar a infraestrutura. Já foi respondido.
    Ou achas que todas as torres têm um cabo de fibra otica a vir do além, até elas?

2. Tagus2

Tagus2 Power Member

A altice Portugal anda em processo de modernização da rede móvel e aumento da capacidade no 4G. Em alguns locais também está previsto a melhoria de cobertura com a instalação de novos sites.

Em que localidade verifica esses problemas?

3. diogonogueira03

diogonogueira03 Power Member

hahaha, mas a MEO suspendeu projetos de investimento. Suponho que melhoria de cobertura é um investimento..

4. CS-TOD

CS-TOD Colaborador
    Staff Member

Obviamente o MEO não vai suspender do dia para a noite, será algo a médio prazo, o que já está no terreno, claro que vai continuar.

5. A empresa Tutela lançou um novo relatório sobre o desempenho das redes móveis em Espanha e Portugal - Link

Achei bastante interessante o gráfico do tráfego por banda, onde a Vodafone teve 54% do tráfego na banda 20 (800 MHz), e a MEO teve 38,4% do tráfego na banda 1 (2100 MHz).

P.S. - Coloquei aqui porque não encontrei outro tópico mais adequado e que não fosse específico de um ISP.

6. joaoo

joaoo Power Member

Fácil de entender, a Meo tinha centenas de sites sem 4G e o que fez e faz numa estratégia de investir o mínimo possível, tem sido o refarming do 2100 eliminando portadoras 3G e passando a ter 4G. Assim usa um único rádio para ter 3G e 4G.
    A Vodafone segue a regra básica do planeamento, colocar L8 em todos as estações, reforçado com outras portadoras quando há necessidade.
    Na NOS mesmo antes de abrir o ficheiro apostava todas as fichas no L1800 e pronto lá estava ele.

Desse estudo dá para perceber que no final de contas estamos ao nível de Espanha.

7. Sobre a Vodafone a tua explicação faz sentido, mas no caso da NOS, eles colocaram L2100 em praticamente todo o lado (nas zonas urbanas onde antes existia mais L1800, e nas rurais, onde antes existia mais L800), mas a percentagem é bastante mais reduzida do que na MEO.

8. Tagus2

Tagus2 Power Member

Sites que não tinham 4G na NOS levaram todos com 2100 MHz. Pelo menos na zona do fornecedor Nokia. Onde moro com 2100 MHz da NOS consigo num dia bom no máximo 22 Mbps, com a altice nos mesmos 2100 MHz consigo 82 Mbps, embora consiga apanhar à janela com a altice 2xCA 800 MHz + 2100 MHz. A Vodafone na minha área de residência com a actual modernização não poupou em custos, 3xCA 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz.

Na altice o meu smartphone por onde costumo andar passa 90% ou mais do tempo no 4G 2100 MHz, devido muito ao refarming que realizaram no 4G com os 2100 MHz. Mas a nível de cobertura necessitam de colocar sites com 800 MHz, verifico que devido a este refarming muitas das vezes o smartphone vai para 3G em vez de ficar em 4G devido a falhas na cobertura.

Na NOS é normal ser os 1800 MHz, quando em 2011 modernizaram a rede para a preparar para o 4G, foram a única operadora a retirar por completo os 1800 MHz da rede 2G e a alocar no 4G. Por isso é que tiveram uma vantagem enorme quando a Apple lançou um iPhone que em Portugal apenas trabalhava nos 1800 MHz no 4G.

9. Clesh

Clesh Power Member

Será que alguma vez vou usufruir dos LTE-A (7CA) tenho tambem 5G mas acho que mais facilmente vou ter 5G que usar os 7CA ahahahah principalmente na nos

10. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Tenho tido dificuldades com a meo.

Genericamente acho mais lento de há uns meses para cá, mas aqui na quinta do conde, Fernão Ferro, a cobertura é má e mesmo em 4g (que surge com facilidade) a experiência é negativa.

Entre portas piora bastante a experiência.

Tenho uma banda larga meo que é só 3.5G e essa só na rua é que fica mais fluida.

Dá se dados à balda e a coisa ressente se, se bem que aqui acho que é pelo factor mato, mas é AML porra.

Não tenho melhores condições noutro lado, mas esta experiência este ano está a ser terrível, pelo que mudar pode ser opção

11. Clesh

Clesh Power Member

É reclamar com a Meo, no nperf essa zona tem 4G+ das 3 operadoras

12. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

E efectivamente o telemóvel indica isso, mas depois na prática..

Tou cá de passagem e rumo à margem norte amanhã, apesar de tudo não sinto tantas dificuldades.

A única coisa que me prende é o preço, mas se continuar assim terei mesmo que saltar.

Aqui onde estou a nos parece melhor, a julgar pela quantidade de routers nos (curiosamente à janela!) e antenas parabólicas que aqui vejo (nada de fibra nesta zona, é mato).

13. Clesh

Clesh Power Member

Possivelmente pode ser melhor mas com a NOS a "oferecer" a internet fixa via 4G acredito que as antenas tambem estejam sobrecarregadas, a NOS é ótima nas cidades e onde tem fibra porque o tráfego não está tão congestionado, eu onde vivo tenho facilmente entre 100 e 200 megas mas nas aldeias se conseguir 30 é sorte...

14. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

A título de exemplo

Foi difícil fazer tudo isto para pôr aqui..

15. diogonogueira03

diogonogueira03 Power Member

a moche já tem VoLTE?

16. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Aqui até fico sem dados em chamada.
    Mas costumo ter (em Lisboa que é por onde ando mais) e passa a H+

17. bluedreamyourdream

bluedreamyourdream Power Member

H+ não é VoLTE, é HSPA (3G).
    VoLTE é Voice over LTE (4G).

18. Banhoca_PT