Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

Para quem é cliente da altice MEO, a espera pelo VoLTE irá valer a pena. É aguardar mais um pouco.

Não percebi. Vai ser melhor que os outros?

Sim eu sei e uso na Yorn mas como tenho pouca gente conhecida na Vodafone não tenho os benefícios de verdade no som.
A Vodafone estava bem encaminhada a nível inovação, mas não sei o que se passou após o VoLTE pararam..



Depende, no meu caso, na minha aldeia a MEO apanha melhor o 3G. Principalmente dentro de casa. Mas a velocidade de navegação em chamada é lenta com o 3G.

No geral o 4G terá melhor cobertura porque usa muito os 800mhz e o 3G anda muito em bandas mais elevadas.
Mas claro que há excepções...
 
Quando ao HD-Voice em 2G e 3G a altice já tem na rede:

screenshot_20210102-155311.png
screenshot_20210102-155614.png

Quanto ao VoLTE é uma questão de aguardar mais umas semanas, não basta ter o VoLTE disponível na rede, há todo um trabalho complexo que demora o seu tempo como contactar os fabricantes para disponibilizarem actualizações de SW / FW para os equipamentos, como é o caso da Apple e da Samsung por exemplo, testes com os equipamentos, etc.

Posso garantir que a espera irá valer a pena.

Por isso é que no forum da meo disseram que esta previsto android em janeiro e apple em fevereiro.
 
Não é demasiado cedo para a MEO implementar o VoLTE? Continuo a ver algumas falhas de rede 4G especialmente em indoor. As chamadas em VoLTE não caem quando o telemóvel perde o 4G?
Não, passa para 3G ou 2G automaticamente. Se a probabilidade de cair uma chamada aumenta? Aumenta sempre.

Em indoors a MEO continua bastante limitada em todos os sentidos.

Olhando para os shoppings do Norte este ano alguns deles tiveram 4G finalmente, estamos em 2021!
Mas a capacidade continua limitadíssima, apenas uma banda 4G, quando a Vodafone mete 3.

Em termos de capacidade de rede voz, o 3G, hoje em dia está limitado apenas a uma portadora. À semelhança de NOS e Vodafone.

Em 2G isso sim me faz confusão, a capacidade indoor da MEO em termos de canais é limitadissima comparada com a dos outros dois. Em dias de shopping cheio deve ser um saltitar entre as estações envolventes que deve ser obra.
 
Ou seja, uma chamada iniciada em VoLTE quando cai para 2G ou 3G continua a funcionar porque ambas as tecnologias suportam dados móveis, não passando por isso para o modelo antigo de chamadas correto? Isso explica o porquê da chamada ter maior potencial de cair quando transita para 2G/3G pois os dados móveis têm tendência a não funcionar muito bem com sinal mais fraco de 2G/3G.

Não tem a ver com dados, em 2/3G a chamada depois segue o processo normal (do 2G/3G), é mesmo no processo de "CS FallBack", quando muda de 4G para 2G/3G. Mas a probabilidade é obviamente baixa.
Por exemplo, em movimento, quando se muda de célula a probabilidade de cair a chamada também aumenta em relação a uma posição estática, ligado sempre na mesma célula. Não quer dizer que vá cair! Apenas aumentamos a probabilidade.
Uma das boas regras de planeamento por exemplo é nas zonas de autoestradas, vias rapidas, tentar minimizar, sectores apontados para o outro lado da estrada, de forma a quando nos deslocamos em movimento o telemovel não passar a vida a mudar de uma celula para outra...
Se as antenas estiverem o máximo possivel apontadas no sentido da estrada e o móvel continua o máximo de tempo possivel na mesma célula, ate encontrar outra e fazer o handover (salto), se saltamos 1 vez a probabilidade de cair é muito menor do que 8 saltos.

A única portadora em 3G (5Mhz?) não é suficiente para um grande volume de chamadas em simultâneo? Não basta a rede reduzir o bitrate automaticamente para encaixar mais chamadas?
Quando tens a rede completamente, congestionada não há volta a dar. Passagens de ano, festivais, eventos, etc, é muito gente do que a rede está dimensionada.


Aqui querias dizer 4G certo? :P

Não, era mesmo 2G.
Por exemplo, enquanto NOS e VDF em 2G metem tipo, chamamos-lhe "8 a 10 canais" a MEO mete "3 canais" e a MEO tem mais clientes que os restantes.
 
Não, era mesmo 2G.
Por exemplo, enquanto NOS e VDF em 2G metem tipo, chamamos-lhe "8 a 10 canais" a MEO mete "3 canais" e a MEO tem mais clientes que os restantes.

Como é possível uma rede com tantos clientes sacrificar tanto a qualidade ?
Eu pensava mesmo que a NOS era a pior, no meu concelho e os concelhos vizinhos (Lousada, Paços de Ferreira, felgueiras...) a cobertura da NOS é péssima com muitas zonas brancas sem rede que nos site deles está como zonas cobertas.
Mas ontem estava a trabalhar nos lados de Vila Verde (braga) e numa aldeia de VV tinha 4G+ da MEO ao máximo mas tinha ping de 700 e 0,20mbit/s... nunca vi 4G+ ao máximo com um desempenho tao miserável.
 
Quando ao HD-Voice em 2G e 3G a altice já tem na rede:

screenshot_20210102-155311.png
screenshot_20210102-155614.png

Quanto ao VoLTE é uma questão de aguardar mais umas semanas, não basta ter o VoLTE disponível na rede, há todo um trabalho complexo que demora o seu tempo como contactar os fabricantes para disponibilizarem actualizações de SW / FW para os equipamentos, como é o caso da Apple e da Samsung por exemplo, testes com os equipamentos, etc.

Posso garantir que a espera irá valer a pena.

No caso dos xiaomi há um código para disponibilizar a opcao de activar o VoLTE mesmo que a marca não tenha disponibilizado a opção.

No caso da Asus, tive o 3 e o 5, a marca não actualiza a lista nem há código para forçar, nem a vodafone que ja tem VoLTE ha 5 anos dá... Tb não tem HDVoice em 2G/3G
 
Tenho verificado que nos sites da NOS com 3G / 4G andam a instalar novas antenas e novos equipamento de rádio da Nokia, ficando os sites com 2G / 3G / 4G.

RRH Nokia AHPMDA (700 MHz/800 MHz/900 MHz)

20210124_154021.jpg
 
Última edição:
Tenho verificado que nos sites da NOS com 3G / 4G andam a instalar novas antenas e novos equipamento de rádio da Nokia, ficando os sites com 2G / 3G / 4G.

RRH Nokia AHPMDA (700 MHz/800 MHz/900 MHz)

20210124_154021.jpg
Será que tem mais capacidade que as antenas atuais ou só estão a atualizar mesmo o hardware?
 
Vao ser nokia?

Nokia zona Sul e Huawei zona Norte / Centro na fronteira entre Torres Vedras / Santarém.

Será que tem mais capacidade que as antenas atuais ou só estão a atualizar mesmo o hardware?

O site apenas tinha 3G e 4G nos 2100 MHz com a capacidade nos mínimos, 5 MHz para o 3G e 5 MHz para o 4G. Não tive oportunidade de testar o que está neste site, foi de passagem, mas se for como o site de Rana eles colocaram 2G, 3G e 4G.

No 4G passaram a colocar 800 MHz e deverá ter também os 2100 MHz com 5 MHz + 5 MHz que na minha opinião tendo em conta que só usam 5 MHz no 3G, há muito que poderiam ter os 2100 MHz no LTE com 10 MHz. Possivelmente o site ficou com 800 MHz + 2100 MHz em CA o que dará 15 MHz. Os 800 MHz são bons para fornecer uma boa cobertura outdoor e indoor na zona, bom para o VoLTE.

Não sei a nível de configuração ainda estão a usar um FGRX para 3G e um FRGX para o 4G e a usar nas antenas 2100 MHz para o 3G e 2100 MHz para o 4G, quando na prática podias estar a gastar apenas 1 módulo rádio para 3G e 4G e a uma entrada na antena para 3G / 4G nos 2100 MHz, deixando a outra por exemplo para os 1800 MHz. Assim conseguiriam fornecer 3xCA 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz o que não seria descabido tendo em conta que a maior parte dos sites da NOS estão quase sempre saturados.
 
Nokia zona Sul e Huawei zona Norte / Centro na fronteira entre Torres Vedras / Santarém.



O site apenas tinha 3G e 4G nos 2100 MHz com a capacidade nos mínimos, 5 MHz para o 3G e 5 MHz para o 4G. Não tive oportunidade de testar o que está neste site, foi de passagem, mas se for como o site de Rana eles colocaram 2G, 3G e 4G.

No 4G passaram a colocar 800 MHz e deverá ter também os 2100 MHz com 5 MHz + 5 MHz que na minha opinião tendo em conta que só usam 5 MHz no 3G, há muito que poderiam ter os 2100 MHz no LTE com 10 MHz. Possivelmente o site ficou com 800 MHz + 2100 MHz em CA o que dará 15 MHz. Os 800 MHz são bons para fornecer uma boa cobertura outdoor e indoor na zona, bom para o VoLTE.

Não sei a nível de configuração ainda estão a usar um FGRX para 3G e um FRGX para o 4G e a usar nas antenas 2100 MHz para o 3G e 2100 MHz para o 4G, quando na prática podias estar a gastar apenas 1 módulo rádio para 3G e 4G e a uma entrada na antena para 3G / 4G nos 2100 MHz, deixando a outra por exemplo para os 1800 MHz. Assim conseguiriam fornecer 3xCA 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz o que não seria descabido tendo em conta que a maior parte dos sites da NOS estão quase sempre saturados.
Sim verdade os sites nos nas zonas rurais é horrível infelizmente, não na cobertura mas sim nas velocidades
 
Pelos vistos o 5G vai ser pago valor adicional para ter acesso a rede.

"A Meo já anunciou uma oferta comercial de 5G por 60 euros por ano, condicionada a uma promoção."
 
Pelos vistos o 5G vai ser pago valor adicional para ter acesso a rede.

"A Meo já anunciou uma oferta comercial de 5G por 60 euros por ano, condicionada a uma promoção."
Não será para todos, há tarifários que terão 5G sem qualquer custo extra. Eu coloquei a lista dos tarifários nos tópicos 'MEO - Tópico Oficial' e '5G em Portugal' há duas semanas quando foi anunciado:
Não fica, eu coloquei essa informação hoje de manhã no tópico do MEO. Os seguintes tarifários vão ter 5G sem qualquer custo adicional:
  • M Móvel Pós-Pago Ilimitado máxima velocidade de rede;
  • M net Móvel 30GB;
  • M net Móvel 60GB;
  • M net Móvel Todo o Tráfego incluído.
https://forum.zwame.pt/threads/5g-em-portugal.1032215/page-58#post-16891220

A notícia na comunicação social só saiu ontem mas os preços já estão no site há vários dias.
 
Back
Topo