Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

O que aconteceu aí foi haver uma falha na rede da NOS e o smartphone escolher a rede com melhor cobertura no momento para chamadas de emergência, que foi a rede 3G da Vodafone nos 900 MHz.

Os cartões SIM trazem o SPN configurado para indicar NOS no caso dos terminais mais antigos ainda indicarem Optimus essa informação ser substituída, uma vez que a NOS não utiliza o NITZ como utiliza a altice. Na questão de falha de rede pode ter levado mais tempo a desaparecer a informação do identificador do operador.

Teste realizado com um Xiaomi / Netmonster sem cartão SIM inserido.

1622395522864.jpg
Dava para fazer chamadas mesmo sem o WiFi foi o que achei muito estranho, o dispositivo é o Mi10T Pro
 
Essa pergunta não é assim tão simples de responder porque existem muitas condicionantes. Mas pela experiência que tive na NOS, tinha sinal aceitável a 8KM de distância com vista direta e mau sinal com obstáculos.
Na minha zona a NOS e a MEO não utilizam os 800 MHz, também deverá ser por estar numa zona rural, mas de qualquer maneira a cobertura deixa a desejar porque se estiver a pouco mais de 2 km de uma antena deixo de apanhar 4G e 3G
 
Na minha zona a NOS e a MEO não utilizam os 800 MHz, também deverá ser por estar numa zona rural, mas de qualquer maneira a cobertura deixa a desejar porque se estiver a pouco mais de 2 km de uma antena deixo de apanhar 4G e 3G
Estranho vejo mais a 800 nas zonas rurais que
Aqui igual, NOS a 3km da torre.
Mas não era suposto os 800MHz serem para zona rural? Chega mais longe..
Na zona oeste pelo que vejo na nos tudo tem os 800MHz
 
Estranho vejo mais a 800 nas zonas rurais que
Na zona oeste pelo que vejo na nos tudo tem os 800MHz
A verdade é que a MEO e a NOS têm melhorado imenso a cobertura e a velocidade em 4G. No entanto noto que na minha zona a cobertura é muito limitada comparada com a Vodafone, acredito que reduzam ainda a potência do sinal para poupar em electricidade, o que acaba por prejudicar a rede. Raramente apanho todos os traços de rede
 
A verdade é que a MEO e a NOS têm melhorado imenso a cobertura e a velocidade em 4G. No entanto noto que na minha zona a cobertura é muito limitada comparada com a Vodafone, acredito que reduzam ainda a potência do sinal para poupar em electricidade, o que acaba por prejudicar a rede. Raramente apanho todos os traços de rede
Qual é a zona?
 
Que fontes usaste? Não te fies nos sites das operadoras nem no tem.Rede da ANACOM (que também é dados fornecidos pelas operadoras). A Vodafone é provavelmente a única que tem dados mais fiáveis e mostram nessa localidade que dá até 7.2Mbps o que significa que só tem 3G.
O nperf ou o cellmapper são os melhores para ver a cobertura. No nperf só a MEO é que tem dados na tal localidade e mostra claramente que boa parte dela só tem 2G ou mesmo nenhuma rede com bocados de 4G e 3G pelo meio.
Eu usei eu ter estado já aí perto 😅
 
Back
Topo