Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

que é isso em cima da antena que julgo ser da nos na segunda imagem era como estava antes da renovação
R. 25 de Abril
https://maps.app.goo.gl/Q85GD8wGcxWauY6n8

Site da altice Portugal | MEO com antenas TDT no topo e a de Backup para o TDT no lado direito.

Na mesma rua, site da NOS (lado esquerdo) e Vodafone (lado direito)

imagem_2021-10-17_184652.png
 
Suponho que essas larguras de banda correspondem a B3, B1 e B20 respetivamente. A MEO também costuma ter essa combinação nas cidades e zonas rurais mas varia muito. Se for zona de maior afluência ou mais densa duma cidade têm quase sempre a B7. Têm umas quantas com 4 frequências mas não consigo confirmar se agrega as 4 porque o meu tele não suporta mais que 3.
Era no centro de Coimbra
 
Suponho que essas larguras de banda correspondem a B3, B1 e B20 respetivamente. A MEO também costuma ter essa combinação nas cidades e zonas rurais mas varia muito. Se for zona de maior afluência ou mais densa duma cidade têm quase sempre a B7. Têm umas quantas com 4 frequências mas não consigo confirmar se agrega as 4 porque o meu tele não suporta mais que 3.
A Nos já tem imensas com 4 bandas o meu faz e até fiquei surpreso com a quantidade que já existe
 
Para aumentarem a capacidade, a NOS e a MEO vão ter que começar a meter 4x4 MIMO porque estão basicamente no máximo de bandas que possuem (infelizmente não dá para ver no NetMonster o tipo de MIMO). Curiosamente a VDF é a que mais frequencias e largura de banda possui mas maior parte da rede só usam duas, B3 + B20 ou B1 + B20. Atualmente deve ser a rede com 4G+ menos abrangente e menos bandas.
Talvez daí as queixas de muita malta que a rede anda a ficar lenta
 
Sim, especialmente porque a maior parte dos locais onde não tem 4G+ só tem 10Mhz de largura de banda.
A minha teoria é que a VDF só coloca mais que uma banda em estações que se dão ao trabalho de fibrar e muito das más velocidades da NOS tem a ver com o backhaul das estações não terem capacidade suficiente para servir o que a tecnologia celular que colocam permite.
A minha namorada que é altice vala até tem excelentes velocidades mas sim essa teoria acho que é a mais correta para a Vodafone e Nos aliás até vês aqui as diferenças que a malta anda a meter https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/page-571#post-17247949
 
Acho que encontrei um site com RAN Sharing entre a NOS e a Vodafone em Cabeção, no concelho de Mora (coordenadas e link para o Google Maps: 38.927722, -8.075222)

Em 2020 Cabeção apenas tinha cobertura da MEO e da NOS, sendo que não era possível usar a rede da Vodafone no centro da vila. No entanto, a partir deste ano (não sei exatamente quando, mas apercebi-me da melhoria em setembro deste ano), passou a existir também cobertura da Vodafone nas zonas onde apenas a MEO e a NOS tinham cobertura. Quer a MEO quer a NOS têm os seus equipamentos na localização que referi acima (existem 2 contentores, e na torre existem duas filas com antenas 2G/3G/4G, como se pode ver nas imagens do Street View - as imagens são antigas, no entanto, passei pela zona e, apesar de não me ter conseguido aproximar, pois a torre encontra-se algo afastada da estrada e com acesso vedado, deu para ver que se mantém as duas filas de antenas, bem como os dois contentores).

Como tenho um telemóvel Dual-SIM com um cartão da Vodafone e outro em roaming na NOS, vi os parâmetros da rede através do NetMonster (não tenho root no telemóvel, por isso não pude usar outras apps que o exigem e que fornecem mais dados):
Vodafone:
IRefIzM.jpg

NOS:
7z06QsS.jpg


Não tenho a certeza absoluta se se trata mesmo de RAN Sharing, no entanto, penso que existem motivos fortes para que essa partilha exista neste local:
  • A melhoria de cobertura da Vodafone ocorreu após a assinatura do acordo entre as NOS e a Vodafone;
  • Este site encontra-se numa zona rural;
  • O valor do eNodeb é o mesmo nas duas operadoras;
  • Havendo apenas duas filas de antenas, e sabendo que a MEO e a NOS têm cobertura na zona há muito tempo, significa que, para as três operadoras terem cobertura na zona, pelo menos uma delas terá de partilhar também os equipamentos ativos.
 
Acho que encontrei um site com RAN Sharing entre a NOS e a Vodafone em Cabeção, no concelho de Mora (coordenadas e link para o Google Maps: 38.927722, -8.075222)

Em 2020 Cabeção apenas tinha cobertura da MEO e da NOS, sendo que não era possível usar a rede da Vodafone no centro da vila. No entanto, a partir deste ano (não sei exatamente quando, mas apercebi-me da melhoria em setembro deste ano), passou a existir também cobertura da Vodafone nas zonas onde apenas a MEO e a NOS tinham cobertura. Quer a MEO quer a NOS têm os seus equipamentos na localização que referi acima (existem 2 contentores, e na torre existem duas filas com antenas 2G/3G/4G, como se pode ver nas imagens do Street View - as imagens são antigas, no entanto, passei pela zona e, apesar de não me ter conseguido aproximar, pois a torre encontra-se algo afastada da estrada e com acesso vedado, deu para ver que se mantém as duas filas de antenas, bem como os dois contentores).

Como tenho um telemóvel Dual-SIM com um cartão da Vodafone e outro em roaming na NOS, vi os parâmetros da rede através do NetMonster (não tenho root no telemóvel, por isso não pude usar outras apps que o exigem e que fornecem mais dados):
Vodafone:
IRefIzM.jpg

NOS:
7z06QsS.jpg


Não tenho a certeza absoluta se se trata mesmo de RAN Sharing, no entanto, penso que existem motivos fortes para que essa partilha exista neste local:
  • A melhoria de cobertura da Vodafone ocorreu após a assinatura do acordo entre as NOS e a Vodafone;
  • Este site encontra-se numa zona rural;
  • O valor do eNodeb é o mesmo nas duas operadoras;
  • Havendo apenas duas filas de antenas, e sabendo que a MEO e a NOS têm cobertura na zona há muito tempo, significa que, para as três operadoras terem cobertura na zona, pelo menos uma delas terá de partilhar também os equipamentos ativos.
O DHCP deve te conseguir responder a isso
 
Acho que encontrei um site com RAN Sharing entre a NOS e a Vodafone em Cabeção, no concelho de Mora (coordenadas e link para o Google Maps: 38.927722, -8.075222)

Em 2020 Cabeção apenas tinha cobertura da MEO e da NOS, sendo que não era possível usar a rede da Vodafone no centro da vila. No entanto, a partir deste ano (não sei exatamente quando, mas apercebi-me da melhoria em setembro deste ano), passou a existir também cobertura da Vodafone nas zonas onde apenas a MEO e a NOS tinham cobertura. Quer a MEO quer a NOS têm os seus equipamentos na localização que referi acima (existem 2 contentores, e na torre existem duas filas com antenas 2G/3G/4G, como se pode ver nas imagens do Street View - as imagens são antigas, no entanto, passei pela zona e, apesar de não me ter conseguido aproximar, pois a torre encontra-se algo afastada da estrada e com acesso vedado, deu para ver que se mantém as duas filas de antenas, bem como os dois contentores).

Como tenho um telemóvel Dual-SIM com um cartão da Vodafone e outro em roaming na NOS, vi os parâmetros da rede através do NetMonster (não tenho root no telemóvel, por isso não pude usar outras apps que o exigem e que fornecem mais dados):
Vodafone:
IRefIzM.jpg

NOS:
7z06QsS.jpg


Não tenho a certeza absoluta se se trata mesmo de RAN Sharing, no entanto, penso que existem motivos fortes para que essa partilha exista neste local:
  • A melhoria de cobertura da Vodafone ocorreu após a assinatura do acordo entre as NOS e a Vodafone;
  • Este site encontra-se numa zona rural;
  • O valor do eNodeb é o mesmo nas duas operadoras;
  • Havendo apenas duas filas de antenas, e sabendo que a MEO e a NOS têm cobertura na zona há muito tempo, significa que, para as três operadoras terem cobertura na zona, pelo menos uma delas terá de partilhar também os equipamentos ativos.
Por esses valores aí e se o eNb é o mesmo é ranshare sim.
Já tinha encontrado em Esposende e distrito de Santarém e então agora temos Mora também.
 
Última edição:
Como está a situação da rede da MEO? Estou tentado em aderir ao tarifário ilimitado com o desconto da BF mas gostava de saber como é a rede, especialmente em Lisboa. Pergunto porque ha cerca de 6 meses tive Moche mas dentro de casa mal apanhava rede e dentro do meu ginásio nem rede apanhava. Não sei se era problema do cartão ou se limitam a rede aos moche.
 
Como está a situação da rede da MEO? Estou tentado em aderir ao tarifário ilimitado com o desconto da BF mas gostava de saber como é a rede, especialmente em Lisboa. Pergunto porque ha cerca de 6 meses tive Moche mas dentro de casa mal apanhava rede e dentro do meu ginásio nem rede apanhava. Não sei se era problema do cartão ou se limitam a rede aos moche.
Deve se manter igual de certeza
 
Como está a situação da rede da MEO? Estou tentado em aderir ao tarifário ilimitado com o desconto da BF mas gostava de saber como é a rede, especialmente em Lisboa. Pergunto porque ha cerca de 6 meses tive Moche mas dentro de casa mal apanhava rede e dentro do meu ginásio nem rede apanhava. Não sei se era problema do cartão ou se limitam a rede aos moche.

Não acredito que tenha melhorado…
 
Como está a situação da rede da MEO? Estou tentado em aderir ao tarifário ilimitado com o desconto da BF mas gostava de saber como é a rede, especialmente em Lisboa. Pergunto porque ha cerca de 6 meses tive Moche mas dentro de casa mal apanhava rede e dentro do meu ginásio nem rede apanhava. Não sei se era problema do cartão ou se limitam a rede aos moche.
Não mudou muito. Tive um cartão da Moche no meu telemóvel à cerca de 1 mês atrás e a rede pelo menos aqui na minha cidade (Setúbal) continuava a ser horrível, havendo zonas sem uma cobertura decente, zonas onde a Vodafone e a NOS têm uma excelente cobertura. No entanto estava a referir-se a Lisboa e das vezes que fui lá não senti grandes problemas agora se formos comparar à Vodafone principalmente, a Vodafone oferece uma cobertura muito superior à da MEO, claramente.
 
Como está a situação da rede da MEO? Estou tentado em aderir ao tarifário ilimitado com o desconto da BF mas gostava de saber como é a rede, especialmente em Lisboa. Pergunto porque ha cerca de 6 meses tive Moche mas dentro de casa mal apanhava rede e dentro do meu ginásio nem rede apanhava. Não sei se era problema do cartão ou se limitam a rede aos moche.
Nada como experimentares, a Meo melhorou muito a rede, a vodafone ganhou fama e deitou-se a dormir, e caro os serviços, vivo numa aldeia e é bandas baixas por todo lado, alguns devem viver em algum buraco para só terem bandas altas outdoor.

 
Como alguns já sabem nos últimos dias andei a testar a NOS e Vodafone e agora apresento algumas conclusões a que cheguei:

NOS
+
Excelentes velocidades, mesmo tendo apenas 2 ou 3 traços na rede, foram raros os testes que deram menos de 100Mb. Na imagem de baixo está o melhor resultado que consegui;
+ Ping muito bom;
+ 'NOS WiFi' (chamadas por wifi) é uma excelente funcionalidade, não percebo como a concorrência ainda não a adotou;
+ VoLTE ativado automaticamente;
- Apesar da melhor velocidade, notei menos cobertura do que nos restantes operadores.

4871572921.png



Vodafone
+
Boas velocidades, talvez um pouco melhores que as do MEO, mas não consigo ter a certeza nisto, varia muito de zona para zona. Na imagem abaixo está o melhor resultado que consegui, mas a média rondava os 75Mb;
+ Boa cobertura;
- Ping muito alto, raramente baixava dos 30ms, no MEO e NOS rondava os 15-20ms;
- É a única que não tinha VoLTE, não sei se é preciso pedir ativação (não faz sentido), mas no meu caso não ativou automaticamente, como seria suposto.

4872240043.png



MEO
+
Ping bom, muito perto da NOS, mas ainda assim achei o da NOS mais baixo;
+ VoLTE;
+ Boa cobertura, não notei grandes diferenças para a Vodafone, mesmo indoor;
- Parece ser a pior nas velocidades, mas como disse antes, é mais ou menos igual à Vodafone.

A imagem abaixo já é antiga mas ilustra o ping que tenho tido na NOS, não fiz muitos testes no MEO nos últimos dias.

4780270767.png



Alerto que algumas destas observações dizem respeito aos testes que fiz na minha deslocação de e para o trabalho (Barreiro - Lisboa/Loures) e por isso poderão não ser iguais noutras zonas.

Agora tenho de decidir o que vou fazer, queria aderir a um tarifário ilimitado, mas na NOS está fora de questão pelo preço, a minha dúvida agora é entre o MEO e a Vodafone, não sei mesmo o que fazer... estava inclinado para a Vodafone mas acho o ping muito alto, apesar de não ser tão importante para internet no telemóvel. Fiz 9 testes com a Vodafone, em diferentes localizações, o ping variou entre 29ms e 39ms, e média de 34ms.
 
Back
Topo