Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

A NOS Portugal procedeu à redefinição do espectro nos 900 MHz 2G/GSM.

FPpnU2gXMAQ9d28.jpg
FPpnVAgWUAgd-DH.jpg
FPpnVKsXwAMxR7Q.jpg
FPuAtJkWUAcoj91.jpg
Será a preparar o tal 5G na faixa dos 900Mhz?
 

Portugal Rural 2022 | Garganta (Vila Real)

Este ano decidi vir uns dias até à Garganta, uma pequena aldeia no Distrito de Vila Real.

Um meio rural sossegado e onde se pode estar em contacto com a natureza.

No que respeita a telecomunicações, não há cobertura de rede móvel 2G, 3G, 4G e 5G, a pouca rede móvel que se consegue receber na Garganta é caminhando à procura do local mais alto onde se consiga ter rede para realizar uma chamada de voz, enviar um sms ou até mesmo consultar algo na internet.

As baterias dos telemóveis / smartphones esgotam-se rapidamente na tentativa de captar o mínimo sinal que seja, trabalham à potência máxima.

1.jpg


As tentativas de contacto são infrutíferas.

22.png

Necessitava de enviar um ficheiro com o tamanho de 3 GB para a cloud, mas sem cobertura de rede móvel decidi procurar um local alto onde fosse possível ter rede móvel e assim conseguir enviar o ficheiro. Verifiquei que consegui receber sinal 5G nos 700 MHz banda n28 da NOS e da Vodafone do site de São Martinho de Anta em partilha com o RAN Sharing.

33.jpg

34.jpg

Preparei o meu Smartphone para partilhar a ligação de dados e assim consegui enviar o ficheiro a uma média de 35 Mbps pela rede 5G.

35.jpg
36.jpg


Garganta poderia ser alvo de melhoria da cobertura de rede móvel no âmbito das licenças do 5G, podiam montar por exemplo uma Small Cell com 2G e 4G, permitiria aos habitantes e quem visita a Garganta ter rede móvel para comunicar e até trabalhar.

 

Portugal Rural 2022 | Garganta (Vila Real)

Este ano decidi vir uns dias até à Garganta, uma pequena aldeia no Distrito de Vila Real.

Um meio rural sossegado e onde se pode estar em contacto com a natureza.

No que respeita a telecomunicações, não há cobertura de rede móvel 2G, 3G, 4G e 5G, a pouca rede móvel que se consegue receber na Garganta é caminhando à procura do local mais alto onde se consiga ter rede para realizar uma chamada de voz, enviar um sms ou até mesmo consultar algo na internet.

As baterias dos telemóveis / smartphones esgotam-se rapidamente na tentativa de captar o mínimo sinal que seja, trabalham à potência máxima.

1.jpg


As tentativas de contacto são infrutíferas.

22.png

Necessitava de enviar um ficheiro com o tamanho de 3 GB para a cloud, mas sem cobertura de rede móvel decidi procurar um local alto onde fosse possível ter rede móvel e assim conseguir enviar o ficheiro. Verifiquei que consegui receber sinal 5G nos 700 MHz banda n28 da NOS e da Vodafone do site de São Martinho de Anta em partilha com o RAN Sharing.

33.jpg

34.jpg

Preparei o meu Smartphone para partilhar a ligação de dados e assim consegui enviar o ficheiro a uma média de 35 Mbps pela rede 5G.

35.jpg
36.jpg


Garganta poderia ser alvo de melhoria da cobertura de rede móvel no âmbito das licenças do 5G, podiam montar por exemplo uma Small Cell com 2G e 4G, permitiria aos habitantes e quem visita a Garganta ter rede móvel para comunicar e até trabalhar.

Verdade mas infelizmente não prevejo essa aldeia a ter rede durante os próximos tempos a aldeia tem pouca população né? Mas uma queixa nas 3 da falta de cobertura nem que seja para terem lá
 
@Clesh É um aldeia pequena, da MEO nem tinha rede móvel na localização onde eu estive.

Da NOS além de conseguir pouca rede com valores muito baixos na localização onde me encontrava, havia um outro site que conseguia apanhar no primeiro andar da casa, mas a qualidade do sinal também era muito fraco.

Este teste foi realizado na rua com a NOS.

screenshot_2022-04-10-10-17-20-98_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg

screenshot_2022-04-10-10-17-28-83_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg

 
@Clesh É um aldeia pequena, da MEO nem tinha rede móvel na localização onde eu estive.

Da NOS além de conseguir pouca rede com valores muito baixos na localização onde me encontrava, havia um outro site que conseguia apanhar no primeiro andar da casa, mas a qualidade do sinal também era muito fraco.

Este teste foi realizado na rua com a NOS.

screenshot_2022-04-10-10-17-20-98_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg

screenshot_2022-04-10-10-17-28-83_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg

Pois, pior é existirem principalmente no interior mas no litoral também se encontram que nenhuma rede móvel é boa ou chega lá essas populações é fixos e quem tem nos usa o VoWifi que devia todas terem
 
Pré-Swap site 095S2 Bairro Alentejano NOS / Nokia

img20220419172622.jpg
img20220419172503.jpg
screenshot_2022-04-24-11-33-29-01_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg


Swap site AMADORA_BAIRRO_DA_MINA 126S2 NOS / Nokia

20220420_134602.jpg
 
Última edição:
Malta na Costa da Caparica estava na praia, e a net não andava tinha 5g , passava para 4g, para H+ mas super super lenta.. nem conseguia reproduzir uma musica no spotify.. tenho lá um parque de campismo, estava a pensar ir lá trabalhar a partir de hotspot.

que rede devo mudar para que isto não aconteça?
 
Malta na Costa da Caparica estava na praia, e a net não andava tinha 5g , passava para 4g, para H+ mas super super lenta.. nem conseguia reproduzir uma musica no spotify.. tenho lá um parque de campismo, estava a pensar ir lá trabalhar a partir de hotspot.

que rede devo mudar para que isto não aconteça?
Primeiro qual foi a rede? E o 5G não mexia? Eu já tive em estádios com 60 mil pessoas e deu sempre acima de 150 megas 😯 na costa da Caparica tive lá em fevereiro com 5G da Nos e deu bem agora as outras duas não sei
 
Primeiro qual foi a rede? E o 5G não mexia? Eu já tive em estádios com 60 mil pessoas e deu sempre acima de 150 megas 😯 na costa da Caparica tive lá em fevereiro com 5G da Nos e deu bem agora as outras duas não sei

Rede MEO, praia da Saude, tinha 5G mas com 0 traços de rede ou 1 e depois ia mudando e baixando, no inverno quando lá vou tenho sempre boa net, chega ao verão e parece que o trafego me congestiona a rede... mt estranho. S20 FE 5G com DNS google.
 
Rede MEO, praia da Saude, tinha 5G mas com 0 traços de rede ou 1 e depois ia mudando e baixando, no inverno quando lá vou tenho sempre boa net, chega ao verão e parece que o trafego me congestiona a rede... mt estranho. S20 FE 5G com DNS google.
Realmente pode ser da rede lá ser muito ma onde eu testei foi mesmo na vila, nas praias só no verão saberei daqui da minha zona que é igual chega ao verão e a rede não se mexe seja que operadora for, a ver se o 5G resolveu, 1 traço de 5G ou mesmo quase 0 é melhor mudares para o 4G se o sinal for melhor
 
A NOS começou a desligar o 3G / UMTS nos 2100 MHz e está a implementar os 900 MHz em UMTS.

Em breve os 2100 MHz no LTE deverão passar a ter 20 MHz em vez dos actuais 15 MHz.

Com estas alterações acabam por melhorar a cobertura 3G / UMTS principalmente indoor, a capacidade é a mesma que estava nos 2100 MHz (5 MHz). No 4G / LTE aumentam a capacidade ao passarem de 15 MHz para 20 MHz nos 2100 MHz.​
É uma boa decisão e por aqui já aconteceu.
A seguir era bom que começassem a usar 800MHz ou 1800MHz em 4G, nas zonas rurais, onde usam 2100MHz agora...
 
@Clesh provavelmente é desinteresse, talvez isto:
Simples, era uma estação sem 4G, eliminaram 1 portadora de 3G e passou a ter 5 MHz de 2100. É o que a Meo também fez em centenas de estações pelo país fora. Contenção de custos!
Isso também depende muito, não são todas as zonas rurais mas a meu ver se é uma zona rural devia ter 800MHz como base. Há alguma limitação técnica que impossibilite de usar em todas as torres?
 
@Clesh provavelmente é desinteresse, talvez isto:

Isso também depende muito, não são todas as zonas rurais mas a meu ver se é uma zona rural devia ter 800MHz como base. Há alguma limitação técnica que impossibilite de usar em todas as torres?
Pois exato é que acho que todas deviam ter até pelo VoLTE aí já tem 5G?
 
Back
Topo