localização geográfica dos numeros VoIP

marcoaraujo

Power Member
Antes de mais não tenho certeza se este é o sub-forum indicado para isto, mas aqui vai:

Pessoal, uma duvida sobre os serviços VoIP que aí vêm. Estou-me a referir aos serviços de operadores, como a netcabo, PT, etc. em que temos de ter um número de telefone fixo da gama 2.

Um vez que vamos ter um número de telefone fixo (independentemente de ser naked DSL ou não, será sempre atribuido um número de telefone ao VoIP) é necessário ter IP fixo? Ou posso ter um número de telefone fixo com IP dinamico? Se sim, alguem me pode explicar como (técnicamente falando). É que será necessário haver identificação do número e respectiva localização geográfica caso liguemos para o 112. A identificação da localização geográfica é feita através da localização geográfica do BBRAS, gama de IP's associadas a uma determinada localização ou doutra forma?


Obrigado pela ajuda.
 
vai sempre uma autenticação para o call manager de saida que por sua ves é quem te atribui a numeracao. logo é facil sabendo qual o callmanager de saber quem fez a ligação....
 
vai sempre uma autenticação para o call manager de saida que por sua ves é quem te atribui a numeracao. logo é facil sabendo qual o callmanager de saber quem fez a ligação....


basicamente o que me estás a dizer é que eu autentico-me (em principio no RADIUS) e ele reconhece o meu user/pwd e associa um numero telefónico a esse user/pwd, certo?
Sendo assim o servidor não necessita possui uma base de dados qualquer com a listagem de users e correspondente número telefónico? É que o número telefónico vai ser sempre o mesmo sempre que eu me autenticar. Sendo assim não é necessário ter IP fixo correcto?

tkx
 
basicamente o que me estás a dizer é que eu autentico-me (em principio no RADIUS) e ele reconhece o meu user/pwd e associa um numero telefónico a esse user/pwd, certo?
Sendo assim o servidor não necessita possui uma base de dados qualquer com a listagem de users e correspondente número telefónico? É que o número telefónico vai ser sempre o mesmo sempre que eu me autenticar. Sendo assim não é necessário ter IP fixo correcto?

tkx

nao usas radius. usas mesmo uma db de acessos do proprio callmanager. e nao é precisas de ip fixo visto que o login é sempre associado ao ip de onde provem.
 
Há algo que eu não percebo... de onde é que veio esse call manager? Isso é o call manager da cisco ou não tem nada a ver? É que qdo um user se autentifica, o user/pwd é enviado para um Network Acess Server que por sua vez envia essa informação para o Radius. Depois o Radius autentifica o utilizador. Onde entra o call manager no meio disso tudo? Em que parte da arquitectura VoIP se encontra o call manager? Na parte do ISP ou na do user?
 
Há algo que eu não percebo... de onde é que veio esse call manager? Isso é o call manager da cisco ou não tem nada a ver? É que qdo um user se autentifica, o user/pwd é enviado para um Network Acess Server que por sua vez envia essa informação para o Radius. Depois o Radius autentifica o utilizador. Onde entra o call manager no meio disso tudo? Em que parte da arquitectura VoIP se encontra o call manager? Na parte do ISP ou na do user?

o termo call manager veio do call manager da cisco sim mas neste caso da tvrabo é da nortel.
ficou call manager para se saber de que produto se fala e não ter que decorar um dicionário de sinónimos técnicos.

... e o processo não é como o descreves na pratica.

normalmente o CM recebe o pedido de autenticação, e atribui uma chave hexa ao cliente voip, que utiliza até a validade da mesma expirar nas comunicações que faz. Assim se diminui a probabilidade de chamadas cruzadas ou de eyes dropping.
As chamadas de voip passam SEMPRE por um CM, seja da cisco ou não, logo neste caso a comunicação não vai a nenhum radius nem a nenhum NAS.
 
Back
Topo