Locked hard drive Ubuntu (não deixa instalar Win 10)

brunomcf

Power Member
Malta, tinha somente Windos 10 num SSD 250gb, e queria colocar o ubuntu em dual boot.
Não sei que opção escolhi na instalação mas o windows desapareceu, não vai lá com "update grub", e nem sequer deixa instalar o Windows 10 e manter ficheiros devido a "Locked hard drive".

Como faço para dar "unlock"? tentei as opções todas através da instalação do Windows 10 (refresh, fix boot,etc) e não consigo.

Será que perdi os ficheiros todos de windos também?

Obrigado pela ajuda
1f642.png
:)
 
Não me recordo de ter feito tais alterações. Se fiz pode ter sido sem querer.
De qualquer forma posso tentar instalar com o mesmo disco noutro PC.

O que achas?

se não desactivaste o "secure boot" pode ter sido isso a origem do problema, quanto a usar outro pc para efectuar a instalação acho que não te vai servir de muito, tenta arranjar uma caixa externa para o disco e ligar a outro pc para ver se consegues aceder ao conteúdo de modo a salvar o que interessa e formatar o disco, e tentar fazer tudo de novo...

para instalares o linux em dualboot com o windows 10, devias ter desativado o secure boot na bios, feito uma partição nova no windows pelo particionador, e então depois instalar nessa partição vazia o linux, tens n videos no youtube de como proceder se não souberes...

1º agora tens de ver se resolves o acesso ao disco...
 
Neste momento está numa torre. Mas ao entrar em windows por outro disco, ele não é detectado. Apenas se tiver prioridade em boot e aí entra em ubuntu.
 
já vi que isso deu barra no boot, e resta saber se a partição do windows não foi de vela:

tenta pelo ubuntu executar o que está no video a ver se acedes á partição do windows para remover o importante e depois formatares e fazeres as coisas novo...

 
Bem, tinha esquecido que numa ultima tentiva desesperada eu escolhi a opção de nova instalação Windows 10 (em que apaga os dados todos), logo de imediato me arrependi (aí 5 segundos) a desliguei o pc da corrente.

A verdade é que ele também já não arranca no Ubuntu em nehum dos pcs.

Será possivel eu terminar a instalção de Windows 10, e depois tentar recuperar os dados com aqueles programas de recuperação de ficheiros eliminados? Ou isso não funciona depois de formatar o disco?
 
Malta, alguém tem sugestões de como receuperar os dados do disco?
Tenho lá coisas que de facto não queria perder. Devia ter feito backup de fotos e videos no Drive or Dropbox...
 
Não. Ele não mostrava partições. Apenas começou a instalar como se fosse um disco novo sem nada lá dentro, creio.

Também tentei recuperar dados com o Recuva e o Stella Phoenix com o disco ligado no deskptop no windows.
Mas apenas encontra ficheiros de sistema. Devo perder a esperança e dar os dados como perdidos para sempre?
 
Não. Ele não mostrava partições. Apenas começou a instalar como se fosse um disco novo sem nada lá dentro, creio.

Também tentei recuperar dados com o Recuva e o Stella Phoenix com o disco ligado no deskptop no windows.
Mas apenas encontra ficheiros de sistema. Devo perder a esperança e dar os dados como perdidos para sempre?

então esquece que recuperares seja o que for neste momento já não te safas, devias ter feito backup antes de te teres metido em aventuras...
 
Nada está perdido acredita.
O que aconteceu provavelmente foi que, no mínimo, corrompeste os ficheiros do boot do sistema quando desligas-te a energia subitamente. Como acho que já foi dito antes e na minha opinião a melhor coisa a fazer é ligar o disco em causa na mesma maquina, ou noutra maquina, sem que seja o disco primário/de sistema.
Depois e provavelmente por tentativa e erro, tens que conseguir através de software recomendado, aceder e recuperar os ficheiros que pretendes, o que por vezes não é fácil dependendo da gravidade da situação e até que ponto os files estão ou foram corrompidos.
Da última vez que me deparei com uma situação semelhante, levei bastante tempo para contornar a questão e o que me safou no fim foi este software > https://www.easeus.com/partition-manager/. Não quer dizer que te ajude mas tens que tentar, se realmente o que queres salvar é de extrema importância.
Pede ajuda a alguém de confiança com conhecimentos na matéria, torna-se mais fácil.
Boa sorte.
 
Bem, fiz o deep scan com o EaseUs e encontrei 30gb de ficheiros num total de 200gb em que o disco estava praticamente cheio.
No entanto, são apenas ficheiros de sistema. Muito poucos ficheiros eram pessoais (videos, fotos, etc...).

Há mais alguma cosia que eu proprio possa fazer, ou tenho de levar a um tecnico?
 
Se fosse fácil qualquer um o fazia. Por isso é que as empresas que recuperam dados cobram muitas vezes o que querem. Fala com alguém conhecido com conhecimentos na matéria como já referi, duas cabeças normalmente pensam e vêm coisas que só uma pessoa pode não ver logo. O técnico provavelmente pode não conseguir recuperar nada igualmente, no entanto pede orçamento primeiro, só para teres uma idéia. Se as coisas não forem de extrema importância esquece isso.

/edit

Os files que encontras-te são da instalação original ou da posterior ?
 
Se fosse fácil qualquer um o fazia. Por isso é que as empresas que recuperam dados cobram muitas vezes o que querem. Fala com alguém conhecido com conhecimentos na matéria como já referi, duas cabeças normalmente pensam e vêm coisas que só uma pessoa pode não ver logo. O técnico provavelmente pode não conseguir recuperar nada igualmente, no entanto pede orçamento primeiro, só para teres uma idéia. Se as coisas não forem de extrema importância esquece isso.

/edit

Os files que encontras-te são da instalação original ou da posterior ?

Aqueles ficheiros devem ser de uma instalação muito antiga hehe
 
Qual o ponto da situação só por curiosidade ?

Tenho testado várias distros. de linux nos últimos dias e algumas, aquando da instalação, as opções que dão podem induzir em erro, se bem que muitas oferecem sem margem para erro/dúvidas a opção para instalação de vários sistemas aka dual boot.
 
Back
Topo