1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Log de IP's em livro de visitas

Discussão em 'Web Development' iniciada por sekeira, 17 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 992)

  1. sekeira

    sekeira Power Member

    Boas...
    Estou com um pequeno problema. Faço parte de uma pequena colectividade que recentemente colocou on-line uma webpage para dar a conhecer a mesma. Acontece que nesse site temos um livro de visitas que não carece de qualquer tipo de registo para que se possam postar comentários e nos últimos dias têm aparecido comentários um pouco desagradáveis acerca da colectividade e mesmo algumas ameaças a alguns dos responsaveis e amigos do grupo.

    A minha questão é se é possivel fazer um log dos ip's que visitam a página do guestbook (contando que o user não utilize software que incubra o verdadeiro IP) para que fazendo a comparação das horas das visitas com a hora dos post's se possa descobrir qual o IP da pessoa que está a postar esses mesmos comentários e se possa agir em conformidade.

    Agradeço desde já a ajuda que possam dar, pois caso não haja solução para o nosso problema teremos que retirar o guestbook da página, ou reformulá-lo de forma a que careça de registo para evitar questões semelhantes no futuro.
     
  2. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Claro que pode.
    Até seria, talvez, conveniente "guardar" os IP's dos tais comentários "indecentes".
    Em PHP deve ser bastante fácil de fazer.
    Que guestbook estão a usar?
     
  3. sekeira

    sekeira Power Member

    pois... aí é que está... não sou eu o webmaster da página... se te der o URL da página consegues saber algo?

    Obrigado pela rápida resposta
     
  4. anjo2

    anjo2 Power Member

    Mas é o webmaster que deve fazer isso, suponho que os dados sejam guardados numa base de dados, teem que adicionar uma nova tabela para inserir os ips, e no acto de guardar na base de dados incluir o ip dependendo da programação.

    Era bom saber em que era feito o site e o guestbook.
     
  5. sekeira

    sekeira Power Member

    Pelo que estive a ver deduzo que seja um template das páginas do sapo. Pelo menos é lá que está alojado o guestbook. Parece-me ainda que a página esteja feita em PHP, a julgar pela terminação do endereço.
     
  6. anjo2

    anjo2 Power Member

    Está feito em php mas é um script do sapo, e pelo que sei não podem alterar nada, sendo que só num alojamento com alguem linguagem como php e uma base de dados como o mysql conseguem fazer isso.
     
  7. sekeira

    sekeira Power Member

    ou seja, a única coisa que podemos fazer por hora é tentar apanhar o tipo em falso pessoalmente, ou então mudar o guestbook para outro dominio que permita essas coisas que falaste (em verdade se diga que disto nada percebo :'( )... Certo?
     
  8. fil79

    fil79 Power Member

    exactamente...se tivesses um servidor até poderias impedir essas pessoas de acederem à página do livro de visitas
     
  9. sekeira

    sekeira Power Member

    Bom... Obrigado a todos. Vou passar estas informações ao webmaster para que faça as alterações necessárias...

    Já agora, acham que pedindo ao sapo a relação de Ip's que visitaram a página eles facultam isso?

    abraços
     
  10. fil79

    fil79 Power Member

    a não ser que tu tenhas colocado um contador de visitas, duvido que o Sapo tenha esses dados
     
  11. sekeira

    sekeira Power Member

    mais uma vez muito obrigado pela ajuda dispendida...
    abraços a todos
     
  12. anjo2

    anjo2 Power Member

    Eu não sei o que eles guardam, guardar um ip ocupa muito pouco espaço e processamento, pelo que até é possível que guardem os ips como deve ser guardado em qualquer guestbook
     
  13. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Em princípio devem guardar. Não ocupa muito (4 bytes por comentário) e por questões de segurança dá jeito ter isso registado. É uma questão de enviares para lá um mail.

    De qualquer forma, podes falar com o webmaster para meter o guestbook num servidor diferente (como um alojamento gratuito com PHP e MySQL) e instalas lá um guestbook. Até ficas com maior margem de manobra para eventuais modificações que lhe queiras fazer. Os guestbooks da SAPO são muito limitados e não têm qualquer tipo de protecção contra spambots. Vê-se com cada uma em alguns guestbooks...

    Boa sorte!
     
  14. fil79

    fil79 Power Member


    a questão não se prende com os 4 bytes de um comentário...mas o peso de milhões de comentários de um serviço gratuito. Como disse duvido mas posso estar enganado....
     
  15. anjo2

    anjo2 Power Member

    Não sei se existe tantos, mas o que iria ocupar não seria guardar o ip de cada post, já que cada post vai ser certamente muito maior do que o ip
     
  16. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    É verdade, mas como disse o anjo2, cada comentário é sempre muito maior que os 4 bytes do IP. E até os poderia ajudar no combate ao SPAM.

    Existem tantos ou mais. Então com o SPAM que tem havido... um simples google search mostrou-me este guestbook, que nem está muito "apanhado", mas já começa a mostrar alguma coisa: http://homepages.sapo.pt/guestbooks/udm.do.sapo.pt/guestbook.php?ut=livro.html

    Ah, já agora, considerando dez milhões de comentários, daria quarenta milhões de bytes. Ou seja, 40 000 000 Bytes / 1024 = 39062.5 KBytes / 1024 =~ 38.14 MBytes. Não vejo qual é o grande impacto de menos de 50MBs na base de dados deles, e duvido que tenham atingido um total de dez milhões de comentários. Mas até 381 MBs para cem milhões.... epá, já perceberam a ideia...
     
    Última edição: 18 de Janeiro de 2008

Partilhar esta Página