Log de IP's em livro de visitas

sekeira

Power Member
Boas...
Estou com um pequeno problema. Faço parte de uma pequena colectividade que recentemente colocou on-line uma webpage para dar a conhecer a mesma. Acontece que nesse site temos um livro de visitas que não carece de qualquer tipo de registo para que se possam postar comentários e nos últimos dias têm aparecido comentários um pouco desagradáveis acerca da colectividade e mesmo algumas ameaças a alguns dos responsaveis e amigos do grupo.

A minha questão é se é possivel fazer um log dos ip's que visitam a página do guestbook (contando que o user não utilize software que incubra o verdadeiro IP) para que fazendo a comparação das horas das visitas com a hora dos post's se possa descobrir qual o IP da pessoa que está a postar esses mesmos comentários e se possa agir em conformidade.

Agradeço desde já a ajuda que possam dar, pois caso não haja solução para o nosso problema teremos que retirar o guestbook da página, ou reformulá-lo de forma a que careça de registo para evitar questões semelhantes no futuro.
 
Claro que pode.
Até seria, talvez, conveniente "guardar" os IP's dos tais comentários "indecentes".
Em PHP deve ser bastante fácil de fazer.
Que guestbook estão a usar?
 
pois... aí é que está... não sou eu o webmaster da página... se te der o URL da página consegues saber algo?

Obrigado pela rápida resposta
 
Mas é o webmaster que deve fazer isso, suponho que os dados sejam guardados numa base de dados, teem que adicionar uma nova tabela para inserir os ips, e no acto de guardar na base de dados incluir o ip dependendo da programação.

Era bom saber em que era feito o site e o guestbook.
 
Mas é o webmaster que deve fazer isso, suponho que os dados sejam guardados numa base de dados, teem que adicionar uma nova tabela para inserir os ips, e no acto de guardar na base de dados incluir o ip dependendo da programação.

Era bom saber em que era feito o site e o guestbook.

Pelo que estive a ver deduzo que seja um template das páginas do sapo. Pelo menos é lá que está alojado o guestbook. Parece-me ainda que a página esteja feita em PHP, a julgar pela terminação do endereço.
 
Está feito em php mas é um script do sapo, e pelo que sei não podem alterar nada, sendo que só num alojamento com alguem linguagem como php e uma base de dados como o mysql conseguem fazer isso.
 
ou seja, a única coisa que podemos fazer por hora é tentar apanhar o tipo em falso pessoalmente, ou então mudar o guestbook para outro dominio que permita essas coisas que falaste (em verdade se diga que disto nada percebo :'( )... Certo?
 
ou seja, a única coisa que podemos fazer por hora é tentar apanhar o tipo em falso pessoalmente, ou então mudar o guestbook para outro dominio que permita essas coisas que falaste (em verdade se diga que disto nada percebo :'( )... Certo?

exactamente...se tivesses um servidor até poderias impedir essas pessoas de acederem à página do livro de visitas
 
Bom... Obrigado a todos. Vou passar estas informações ao webmaster para que faça as alterações necessárias...

Já agora, acham que pedindo ao sapo a relação de Ip's que visitaram a página eles facultam isso?

abraços
 
Eu não sei o que eles guardam, guardar um ip ocupa muito pouco espaço e processamento, pelo que até é possível que guardem os ips como deve ser guardado em qualquer guestbook
 
Em princípio devem guardar. Não ocupa muito (4 bytes por comentário) e por questões de segurança dá jeito ter isso registado. É uma questão de enviares para lá um mail.

De qualquer forma, podes falar com o webmaster para meter o guestbook num servidor diferente (como um alojamento gratuito com PHP e MySQL) e instalas lá um guestbook. Até ficas com maior margem de manobra para eventuais modificações que lhe queiras fazer. Os guestbooks da SAPO são muito limitados e não têm qualquer tipo de protecção contra spambots. Vê-se com cada uma em alguns guestbooks...

Boa sorte!
 
Em princípio devem guardar. Não ocupa muito (4 bytes por comentário) e por questões de segurança dá jeito ter isso registado. É uma questão de enviares para lá um mail.

De qualquer forma, podes falar com o webmaster para meter o guestbook num servidor diferente (como um alojamento gratuito com PHP e MySQL) e instalas lá um guestbook. Até ficas com maior margem de manobra para eventuais modificações que lhe queiras fazer. Os guestbooks da SAPO são muito limitados e não têm qualquer tipo de protecção contra spambots. Vê-se com cada uma em alguns guestbooks...

Boa sorte!


a questão não se prende com os 4 bytes de um comentário...mas o peso de milhões de comentários de um serviço gratuito. Como disse duvido mas posso estar enganado....
 
a questão não se prende com os 4 bytes de um comentário...mas o peso de milhões de comentários de um serviço gratuito. Como disse duvido mas posso estar enganado....

Não sei se existe tantos, mas o que iria ocupar não seria guardar o ip de cada post, já que cada post vai ser certamente muito maior do que o ip
 
a questão não se prende com os 4 bytes de um comentário...mas o peso de milhões de comentários de um serviço gratuito. Como disse duvido mas posso estar enganado....
É verdade, mas como disse o anjo2, cada comentário é sempre muito maior que os 4 bytes do IP. E até os poderia ajudar no combate ao SPAM.

Não sei se existe tantos, mas o que iria ocupar não seria guardar o ip de cada post, já que cada post vai ser certamente muito maior do que o ip

Existem tantos ou mais. Então com o SPAM que tem havido... um simples google search mostrou-me este guestbook, que nem está muito "apanhado", mas já começa a mostrar alguma coisa: http://homepages.sapo.pt/guestbooks/udm.do.sapo.pt/guestbook.php?ut=livro.html

Ah, já agora, considerando dez milhões de comentários, daria quarenta milhões de bytes. Ou seja, 40 000 000 Bytes / 1024 = 39062.5 KBytes / 1024 =~ 38.14 MBytes. Não vejo qual é o grande impacto de menos de 50MBs na base de dados deles, e duvido que tenham atingido um total de dez milhões de comentários. Mas até 381 MBs para cem milhões.... epá, já perceberam a ideia...
 
Última edição:
Back
Topo