1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Login em Visual Basic

Discussão em 'Programação' iniciada por ajmartins, 24 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 5724)

1. ajmartins

ajmartins Power Member

Preciso de fazer em Windows Aplicattion uma janela onde peça Username e Password de forma a que possa fazer Login! Os dados inseridos serão comparados com os dados guardados num ficheiro de texto chamado UTILIZADORES.
    Sempre que o utilizador faça Login é acrescentado ao ficheiro USOS o seu Username , PASS e data e hora.

Alguém me pode dar algumas dicas??

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Isso é um pouco básico. O que é que sabes de VB?

Sem sistemas de segurança adicional (ou seja, os usernames e as passwords estão em plain text no ficheiro), o que é que tens de fazer?

Quando o programa abre, mostra um form com duas labels ("Username:" e "Password:"), dois command buttons ("OK" e "Cancelar") e duas TextBoxes; a do Username está normal e a da Password tem a propriedade PasswordChar = "*".

A nível de código, quando o utilizador pressionar "OK" (ou "Confirmar", como queiras), o programa abre o ficheiro UTILIZADORES, procura pelo utilizador introduzido, e compara as passwords.
    Imagina que o ficheiro está formatado como "Utilizador*Password" (terias de proibir o caracter "*" como um aceite no username).
    Comparas o que está antes do primeiro asterisco (username) com o username introduzido, e o que está depois, com a password. Se coincidirem, abre o ficheiro USOS como Append e escreve nele
    Username & " - " & Password (para que é que queres a password nesse ficheiro?!) & " | " & Date & " - " & Time.
    Também podes usar esse "USOS" para "denunciar" tentativas de fazer login com um nome que não consta dos UTILIZADORES, ou de uma pass errada.

Precisas de ajuda a nível do quê?

3. ajmartins

ajmartins Power Member

Eu precisava ajuda mais na verificação do username e password no ficheiro de texto! de resto sei +- sei também como aceder a um ficheiro de texto.

4. Kayvlim

Staff Member

Sabes trabalhar com Open <ficheiro> For Input/Output/Append/Random/Binary [Access Read/Write] As #1?
    Nesse caso, é algo assim:
    Código:
    LoggedIn = False
    Open ficheiro for input as #1
       Do Until Eof(1) or LoggedIn
        Line Input #1, buffer
        Username = Left(buffer, Instr(buffer, "*")-1)
        Password = Mid(buffer, Instr(buffer, "*")+1)
        If lcase(Username) = lcase(txtUsername.Text) And Password = txtPassword.Text Then
            LoggedIn = true
        End If
      Loop
    Close #1
    If LoggedIn Then
      ' autenticado
    Else
      ' autenticação falhou
    End If

Não testei, mas é algo assim.

5. JomarB

JomarB Power Member

eu tenhpo uma ideia axo q mais simples.:)

Poderas fazer uma bd em access, q serviaria para armazenar os dados, tanto com username como a passwd. Depois usas o metodo seek para localizar e/ou verificar o pass e o user.E mais ou menos assim.

6. tahir

tahir Power Member

olha eu em tempos também andei à procura de algo semelhante...
    esse projecto que estás a tentar fazer tem a desvantagem de ser facilmente crackado, eu de tudo o que procurei a melhor solução foi esta: (vê o projecto todo e tira algumas ideias penso que na terceira lição ensina a fazer login em base de dados com utilização de hash o que é optimo)!

o inicio do projecto: http://www.macoratti.net/vbn5_cwp.htm

a parte do login: http://www.macoratti.net/vbn5_cw3.htm

dá uma vista de olhos e penso que será isso que procuras....

abraço e bons projectos

7. ajmartins

ajmartins Power Member

Não pode ser em access só mesmo ficheiro TXT!

No Entanto obrigado a todos pelas respostas!

8. Kayvlim

Staff Member

Eu acho que em vez de complicarem o que se quer simples (foi explícito quanto ao TXT e já falam em BDs), e mostrarem sistemas já feitos, o ideal seria mesmo a resposta o ajudar a perceber o que ele, no fundo, quer fazer. Digo eu...

9. ajmartins

ajmartins Power Member

Sim eu só quero perceber! Alguns dicas de código serão sempre úteis mas não precisam de me fazer o programa! lol

Cumps

10. JomarB

JomarB Power Member

Apenas sugeri uma bd, se por acaso seria necessario inserir users ou aumentar dados.:)

11. MARSHALL

MARSHALL Power Member

Boas.

Tambem te ajudava, mas ainda nem vi isso para mim.
    Bozpet amanha temos a nossa apresentação a Estratégia Organizacional.

Cumps [[]]

Partilhar esta Página