[Receiver] Logitech Z-5400 avariaram, upgrade para Amp AV

zx-9r

Power Member
Viva,

As minhas logitech Z-5400 aparentemente pifaram. O receptor não emite qualquer luz e o botão de ligar está apagado (costumava estar em vermelho em standby).

Fui a uma loja de electrónica onde testaram o fusível do subwoofer e disseram que estava OK, pelo que ficou descartada a hipótese de um arranjo muito em conta.

Assim sendo, possivelmente terei que fazer um upgrade para um amplificador AV. Sou um completo leigo nesta matéria visto que nunca tive um amplificador AV...

A ideia, para fasear os gastos, seria, de inicio comprar o amplificador AV usando as 5 colunas e o subwoofer das logitech.

Coloco as minhas questões de seguida, esperando obter a ajuda possível-

1 - Quanto às colunas (satelites) da logitech, pelo que li, dão para utilizar (o cabo destas é daqueles com as 2 pontas de cobre expostas), podem-se ligar diretamente ao amplificador correto? ou é necessário algum adaptador? Algum cuidado especial a ter?

2- Quanto ao subwoofer da logitech poderá ser mais complicado, mas seria muito útil se desse para aproveitar o mesmo. Visto a entrada deste ser completamente diferente das restantes colunas (a entrada do subwoofer parece uma tomada VGA femea), haverá maneira de utilizar o mesmo?

3 - Finalmente, o amplificador AV em si. Pelo que ja pesquisei nos tópicos desta secção ontem houve uma promoção muito boa da amazon francesa num Yamaha, que infelizmente, já nao está a esse preço. Existe alguma promoção bastante interessante (relação preço qualidade) atualmente? Até uns €300.

O objetivo do amplificador AV fazer companhia a uma panasonic GT30 + PS4 + raspberry pi2. Futuramente, fazer também upgrade faseado às colunas, substituindo as colunas da logitech por colunas que façam mais justiça ao amplificador a comprar.

Muito obrigado desde já!
 
deve haver cabos no ebay que permitam fazer o que tu queres com o subwoofer, pelo menos para o z5500 já vi, uns que convertiam aquela espécie de entrada VGA do subwoofer em jack... se tb derem para as z5400 seria so comprares um cabo desses, e depois outro que convertesse o jack macho em RCA... ainda eras capz de gastar uns 50€ em cabos...
secalhar mais valia aproveitares as colunas e dares logo 200€ por um sub... nos usados ate pode ser que encontres subs decentes por 150€
 
Obrigado,

e relativamente ao ponto 3 ?

Existe a ***** que também está com 15% desconto em packs receptor AV + colunas da Yamaha. Se houvesse algo mesmo de valor para o conjunto poderia ser uma hipotese a considerar embora ficasse um pouco acima do valor inicial.

Recetores A/V sozinhos, o Yamaha RX-379 está a €250 na amazon.de, também poderia ser uma hipotese
 
Esse yamaha rx v379 é dentro desse preço um bom AV.

Quanto aos packs é uma boa forma de poupar dinheiro... Tudo depende do teu grau de exigência... Esses packs de 450€ já sao uma evolução em relação às z5400... Mas não sao nada que se possa considerar hifi, mas se o teu objectivo for só substituir as z5400 vais ficar satisfeito...

Caso queiras um sistema mais serio, o melhor seria investires ágora num av e no melhor sub que o teu orçamento permitir... E aos poucos ires substituindo as logitech por colunas melhores, começando pela 3 frontais e por fim as traseiras
 
Na loja supersonica espanhola o pack RX-V479 + NS-P40 fica por €435 (portes gratuitos para PT, garantia de 2 anos Europeia)
Na amazon alemã o receiver (só receiver) RX-V379 fica por €276 com portes... há pouco tinham em promoção por €316 com portes mas não aproveitei porque estava indeciso

Estou inclinado a ir para a opção da *****, opiniões?

edit: mais uma hipotese... o RX-V379 e comprar um subwoofer com boa relação preço qualidade na ***** que está com 15% em bastantes marcas... alguma dica ? ex: Q-Acoustics Q2070Si por €211 é boa compra?
 
Última edição:
So tu é que podes decidir... Se Queres gastar 430€ e ficar por aí... Ou investir num sistema aos poucos e ao longo do tempo, que te vai ficar mais caro mas servir melhor... É tudo uma questão da tua exigência e é quanto tempo e dinheiro estás disposto a investir...
Em relação ao sub, acho Esse sub muito fraquinho comparado com outros do mesmo nível de preços... Da uma vista de olhos no wharfedale sw150 por exemplo... Tens na amazon espanhola por 238€
 
Este Q-Acoustics visto estar com bom desconto e ter boas criticas parecia ser boa aposta.

Vou optar por comprar de inicio então o RX-V379 ou RX-V479 (conforme o melhor negocio que encontre), e posteriormente um subwoofer (esse sw150 não é enviado da amazon.es para Portugal mas é enviado a partir de outras amazons com preços semelhantes).

Passado uns m€s€s começar a ver as colunas da frente... por curiosidade, no mesmo segmento relação preço/qualidade do whaferdale sw150, que colunas frontais + central aconselhavas?

Muito obrigado pelas explicações e ajuda até agora.
 
Quanto as colunas tens imensa escolha... Da uma vista de olhos às jbl studio 130 (tão com grande desconto numa *****), q acoustic 2020, 3010 e 3020, wharfedale 220, dali zensor 1, monitor audio MR2 e monitor áudio bronze 1 (tão com um bom preço numa loja de áudio portuguesa)... Também tens as jbl arena 120 caso procures algo menos volumoso... A central compras depois da masma série que as frontais que escolheres... Atenção que algumas centrais são bastante volumosas... Tens que por isso ter atenção a isso quando escolheres as frontais caso tenhas limitação de espaço... Por exemplo a dali zensor vokal tem uns generosos 44cm de profundidade
 
Estava à espera de uma nova promoção das rx-v479 (por volta dos 300 euros) e vi que durante o dia de hoje as 679 estão por 399 na Amazon FR. Será que compensa o dinheiro extra? Apenas vou ter colunas 5.1..
 
Sim, compensa, a fonte de alimentação é superior, e possui um sistema de calibração automática bastante superior ao do rx v479... aliás por 399€ arriscaria a dizer que deve ser provavelmente um dos AV com melhor relação qualidade preço do momento.
 
Está encomendado :)

De inicio vai estar sem subwoofer e ligado às 5 colunas da logitech (tenho que ter cuidado com a questão dos ohms? nas logitech não está especificado o valor) mas é um principio!

Obrigado!
 
Desde que não compres colunas com menos de 6ohms, nao teras problemas e de qualquer forma não conheço nenhuma coluna dentro do teu orçamento que tenho menos que isso...
Sem subwoofer o som vai ser um pouco frio, mas sempre podes tentar ativar o extra bass do reciever para colmatar isso enquanto não arranhas sub ☺
 
ativar o extra bass do reciever
????
(Edit) ja vi que as novas series tem uma funçao desse tipo...;)
Coloca a frequencia de corte do subwoofer (que nao existe mas nao me recordo do nome da opçao) nos 100hz e todas as colunas em small e obviamente nao vais ter graves nas colunas, pois nem é essa a funçao de colunas como essas...Podes no limite colocar nos 80hz mas acho demais para essas colunas, o mais seguro sera 100/120hz e o resto para o subwoofer (que nao existe).
Ps, isso sao colunas para computador...!
 
Pois são mas já tinham descodificador DTS e DD, ainda duraram uns bons anos. Agora que entregaram a alma ao criador vou finalmente fazer atualização para um home cinema digno desse nome... Já vi é que o receiver vai estar quase à conta no móvel Besta do IKEA..
 
Sim, mas enquanto ele não tivernsub, não é melhor deixar o reciever mandar o som na totalidade? Tipo essas colunas dificilmente vão reproduzi algo abaixo dos 100hz...mas talvez se metidas como large e com uma ajuda do extra bass poderão conseguir ainda reproduzir algo na casa dos 80hz...ou estarei errado?
Isto Claro enquanto esta sem sub...quando tiver um também diria para meter o reciever com crossover nos 100\120 e colunas como small... Alias acho que o próprio reciever se não tiveres sub mete automaticamente as colunas como sendo large, depois de efectuares o YPAO, pelo menos o meu fez isso nas minhas uma vez que experimentei ter o sistema sem sub...e as minhas colunas não vão muito mais baixo que os 120hz..
 
Sky, depende um pouco da utilizaçao.
Essas colunas nao aguentam frequencias estilo 50/60 hz e nem falo abaixo disso, portanto se ele as quer conservar mais algum tempo, tem que as "proteger", no entanto se for estilo para usar so ao ouvir musica, coloca las em large nao seria problematico, se for para usar com filmes, arrisca se ao som de uma explosao, a ter um "cone da coluna ir lhe parar ao colo" :).
Se ele as colocar em large, TODAS as frequencias vao la parar e colunas desse tipo nao aguentam (nem 90% das colunas existentes no mercado, quanto mais esse tipo de coluna!) portanto a forma ideal sera colocar tudo em small e ir "afinando" permitindo mais graves nas colunas, ao descer/subir a freq do corte, pois se passar dos 120 para os 100 vai notar mais graves e ainda mais dos 100 para os 80.
Elas ate podem aguentar ate os 80hz mas o que acontece ao ver um filme e for enviada uma frequencia de 20hz para a coluna??? Portanto se ele quiser arriscar mas comedidamente, small e corte nos 80 embora nao aconselhe....
Querem graves, comprem colunas para isso e nao inventem se nao é para dar piiiiiiiiiiiiii....
Eu nunca gostei desses sistemas de calibraçao, faço tudo manualmente com spl meter e alem do mais, mesmo com subwoofers os sistemas de calibraçao sempre me colocaram as colunas em large (acho que so os sony me acertavam nesse ponto).
Para terem uma ideia, estas colunas estao em small e muita gente pensaria, "Enaaa que grandes, com aquilo nem se precisa de subwoofers....." Wrong!
Mas reparem que tem 2 subwofers e ja agora, iguais ao meu :)
bild
 
Nesse aspeto concordo contigo... Também sou apologista que a partir do momento que se tenha um sub as colunas são para serem colocadas em small... Se se gasta dinheiro num sub é para Metelo a trabalhar...se o sub sozinho não dá conta do recado é porque não se comprou sub suficiente para o tamanho da sala.... Daí eu também ser apologista que se deve investir mais no sub do que nas colunas.
Quanto ao risco das colunas sempre parti do principio que as colunas teriam algum mecanismo de protecção para evitar que isso aconteça...caso contrário o pessoal que vê filmes em receptores stereo que não possuem nenhum crossover estaria sempre a lixar as colunas....pelo menos alguns subs sei que possuem esses mecanismos, sendo os svs um exemplo.... Enquanto as colunas posso ter errado, mas fazia sentido possuírem
 
Última edição:
Vamos por partes....
Sky, o que referi é um pouco o "senso comum do audio multicanal" ;)
Atençao, eu nao referi que sou "apologista" de gastar mais dinheiro num subwoofer do que nas colunas frontais nem dei o minimo indicio disso, portanto nao sei onde presumiste isso...;)
E nao referi isso pelo simples motivo de nao pensar assim, pois valorizo muito mais o stereo do que o multicanal, agora quem quiser unicamente multicanal, ai sim, aconselho pelo menos a nao desprestigiarem o subwoofer e isto referi, quem quer sub graves/graves em multicanal, tem que ter um subwoofer.
Nao, as colunas nao tem nenhum tipo de proteçao de "overide" na membrana do woofer nem nunca tiveram (pelo menos as caseiras).
 
Não disse que eras apologista de gastar mais no sub... Estava apenas a dizer que concordava contigo que quem tem um sub deveria colocar as colunas em small, independentemente do tamanho delas.

Quando eu disse que eu "também sou apologista de se investir mais no sub" quis dizer que eu sou apologista das colunas colocadas em small e também sou apologista em gastar mais no sub, nunca foi minha intenção dizer que tu também tivesses a mesma linha de pensamento que eu neste último aspeto...Apenas no primeiro
 
Back
Topo