Logitech Z-5500 e ruido de fundo

LipePT

Power Member
Boas,

Tenho umas Logitech Z-5500 e (para já) uma placa de som Creative Sound Blaster Live 5.1 Digital!

O meu grande problema é que usando os 3 cabos para saída de som da placa até às colunas faz-me um barulho de fundo (Hum) mesmo com o volume em baixo! Fazendo um teste simples, ligo as Z-5500 por cabo óptico à PS2 e desligo os 3 cabos que vêm do PC e o barulho desaparece.

A minha ideia era comprar uma placa de som que me permitisse ligar o 5.1 por cabo óptico e andava a pensar numa X-Fi Platinum mas também já li que esta só manda Stereo por cabo óptico e neste caso teria que optar por uma HDA.

Outra dúvida era se por ventura tendo uma X-Fi poderia à mesma usar este sistema de 3 cabos e este barulho de fundo desaparecer!

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado
 
Antes de trocares a placa, experimenta verificar se não tens o micro activado (mesmo que não tenhas micro) e desligares saídas que não usas (nas opções da placa).

Cumps.
 
Não é problema do micro! Até digo mais para ajudar... Basta ter as colunas ligadas ao PC pelos 3 cabos de som e o PC até pode tar desligado o barulho ouve-se à mesma! Pelo que sei é devido a uma má filtragem da fonte de alimentação do PC mas entrar por aqui é uma luta díficil de ter um final feliz...
 
Ok...sendo assim é mais complicado.

O que eu sei é que as antigas Logitech 640 tinham muito esse problema..que foi atenuado nas Z5500 (não erradicado).

As minhas faziam um ruido quase nulo quando levantava demasiado o som (e sem ter nada a tocar)...mesmo na PS2 com cabo optico.

trocar a placa de som pode ajudar...mas é apenas uma ideia...

Apenas como conselho, apenas recomendo que, caso mudes de placa de som não compres as versões bulk com conectores rascas de plástico...compra sempre as retail que têm conectores banhados a ouro, menos propensos a ruído.

Cumps e boa sorte.
 
Claro que vou comprar com as conexões banhadas a ouro (ou pintadas de amarelo lol) mas tenho grandes dúvidas sobre o que comprar e se vai ou não resolver o meu problema :S

Compra-se umas colunas boazitas e têm-se problemas destes ... :(
 
ja li problemas semelhantes com as Z-5500... verifica se o cabo do subwoofer nao esta a tocar nalguma cena ou mto torto... experimenta mexer-lhe com as colunas ligadas a ver se o ruido não desaparece
 
tenho o mesmo problema com as minhas, quando tenho as colunas em 6 channel Direct fazem um BZZ mto alto mas quando se passa para optical ou coaxial o barulho pura e simplesmente desaparece... ja andei as voltas com o sub e nada. dantes n tinha barulho nenhum mas dum momento para o outro aparceu =| . n sei o q possa ser...

cumps
 
mystic* disse:
tenho o mesmo problema com as minhas, quando tenho as colunas em 6 channel Direct fazem um BZZ mto alto mas quando se passa para optical ou coaxial o barulho pura e simplesmente desaparece... ja andei as voltas com o sub e nada. dantes n tinha barulho nenhum mas dum momento para o outro aparceu =| . n sei o q possa ser...

cumps

Eu sei o que é! O barulho que nós ouvimos é a passagem de corrente alterna que acontece devido à má filtragem da fonte de alimentação. Neste caso acredito mais na qualidade da fonte das colunas do que a fonte ATX do PC.

Quando tinhas em optico ou coaxial tava ligado onde? Ao PC?

Um teste simples de fazer no meu caso é mesmo com o PC desligado o barulho ainda se ouve mas se desligar o botãozinho da fonte atx do pc o barulho desaparece!
 
yap ambas coaxial e optical estao ligadas ao pc, juntamente com o 5.1 normal. existe sim, outro ruido q é com as colunas em standby mas quase impreceptivel, mas eu tenho outro BZZ mto mais alto e incomudativo apenas quando tou a usar 6 channel direct. =\ isto ja me tem dado mtas dores de cabeça...

cumps
 
Esse modelo nao suporta firmware já ? eles queriam implementar um sistema de firmware nas colunas para resolver esses problemas.
 
Última edição:
banid0 disse:
tens terra nessa tomada?

Eu tenho terra naquela tomada sim.. mas a ficha que vem das colunas não tem ligação terra pois é daquelas simples. No entanto o PC tá ligado à tomada que tem terra.

Em relação ao firmware.. axo que não é por aí visto ser um problema electrico. No entanto vou pesquisar.

A minha grande dúvida é: "Será que por cabo de fibra óptica faz o mesmo?" É que a X-Fi Platinum tem saída óptica no frontal...
 
se tens opcao de manter o som digital,deves usar sempre essa opcao

e POSSIVEL que elimine esse ruido

e uma questao de experimentar
 
eu apenas ouço o barulho quando elas estao em 5.1 direct. em coaxial e optical n se passa nada. eu uso mto o 5.1 direct pq fica com graves mais profundos e acentuados. mas prnt la terei de passar a usar optical.

cumps
 
banid0 disse:
se tens opcao de manter o som digital,deves usar sempre essa opcao

e POSSIVEL que elimine esse ruido

e uma questao de experimentar

Claro que o som digital é superior e mais a mais pelo cabo óptico não passam malhas logo é provável que elimine o ruído! Mas para experimentar tenho que gastar 160€! LOL

mystic* - Eu oiço o barulho em qualquer dos modos desde que a origem sejam os 3 cabos que vão ligar ao PC. Aliás, mesmo que a origem seja a PS2 por cabo óptico tenho à mesma que desligar os 3 cabos para não fazer o barulho!
 
banid0 disse:
não é a unica a fazer saida digital , certamente

De facto não é.. temos as HDA Digital Mystique e a nova X-Plosion que dizem ser muito boas. A 1ª está esgotada e a X-Plosion acho que ainda não cá chegou!
 
Back
Topo