Logitech Z506 5.1 - problema electrico

Spiderman

I folded Myself
Estou com um problema numa colunas, modelo Logitech Z506 5.1
O problema acontece ao fim de algum tempo, e penso que quanto mais "forçar/puxar" pelas colunas, mais rapidamente acontece. E depois de começar a acontecer, passa a estar constantemente a acontecer. Ou seja, ligo as colunas a 1ª vez no dia, e só acontece ao fim de 1h ou 2h, mas depois passa a acontecer a cada 5 ou 10 minutos. Talvez aquecimento?

Para resolver o problema temporariamente, tenho de desligar as colunas durante algum tempo (+30 seg). Se for menos não chega, e o problema persiste.

Penso que pode estar relacionado com o transformador das colunas, que fica dentro do subwoofer, mas é apenas um palpite meu.

Alguém faz ideia do que poderá ser? Não queria mandar as colunas para o lixo por causa disto, as tantas é uma coisa simples de reparar...

 
Spiderman

É a Fonte de alimentação dentro do SUB está a dar as ultimas, tenho umas apresentaram o mesmo problema, até que morreram, substitui a fonte de alimentação e problema resolvido.
 
Spiderman

É a Fonte de alimentação dentro do SUB está a dar as ultimas, tenho umas apresentaram o mesmo problema, até que morreram, substitui a fonte de alimentação e problema resolvido.
Pois, é o que me parecia. Obrigado, pelo menos já deu para identificar o problema ao certo :)
Onde compraste a fonte, lembras-te?
 
Encontrei apenas 1 anuncio, mas por 35 USD parece-me um pouco demais...

é caro, mais um pouco dá para comprar umas iguais usadas, a minha veio do UK com portes ficou em 12€, mas na altura havia muita oferta, agora pelo que estou a ver só vindo do estados unidos, isso mais alfandega dá para comprar um sistema novo, não compensa.

tenta ir procurando não só no ebay, como noutros semelhantes e pelos classificados.

mandar reparar isso, levam-te logo o mesmo se não mais de mão de obra e pelas peças.
 
@MOUSETM Pelo que estou a ler pelas internets, dá para trocar por qualquer transformador, mesmo sendo de portátil, impressora, etc. Encontrei isto num comentário no youtube:

You can swap it with a 15v PSU. The minim req. V for the power supply is: 12V min, 15V Normal and 19V Max. Max 4 Amps.

Vou ver se no fim de semana me aventuro na bricolage, devo ter para aqui alguma coisa perdida. :D
Depois dou novidades.
 
duvido que seja o transformador...
por norma o que avaria são condensadores, triacs ou as bobines de saida...
responsáveis por rectificar e amplificar o sinal recebido...
Se fosse o transformador devia de ser um problema constante (nem sempre. mas...)
existem vários tutoriais na Net que te podem ajudar mas tens de ter uma mínima noção de onde estás a mexer para conseguires tirar alguma conclusão...
Mas tendo em conta que se trata de uma "AUTOPSIA" não deves de agravar muito mais o problema....
 
duvido que seja o transformador...
por norma o que avaria são condensadores, triacs ou as bobines de saida...
responsáveis por rectificar e amplificar o sinal recebido...
Se fosse o transformador devia de ser um problema constante (nem sempre. mas...)
existem vários tutoriais na Net que te podem ajudar mas tens de ter uma mínima noção de onde estás a mexer para conseguires tirar alguma conclusão...
Mas tendo em conta que se trata de uma "AUTOPSIA" não deves de agravar muito mais o problema....

Já desmontei tudo. Fiz uns cortes de fios mais uns ligadores, liguei o tal transformador de um PC portátil.
Não resolveu...

Só resta duas placas, a principal do subwoofer, e talvez alguma coisa dentro da coluna principal (que controla o volume, tem jack out, etc).
Assim a olho nu, não consigo reparar em nada degradado. Nem um bocadinho chamuscado, nem um condensador a babar-se, nada...

Acho que só lhe vou conseguir dar um destino, electrão... :(
 
os condensadores nem sempre rebentam... basta estarem ligeiramente inchados...
ou nem isso... porque nesse caso ainda é um problema intermitente ou seja o componente que está a causar essa interferência ainda não deu as ultimas, logo a olho nu não deve de ser visível...
É uma pena que assim tenha de ser... nos dias de hoje já muito pouca gente faz esses arranjos...
andei na procura de alguém a mexer nisso e encontrei um canal no youtube que tem uns vídeos bem interessantes sobre reparos de equipamentos eléctricos, sem grandes "tretas" antes de mandares isso para o electrão podes sempre entrar em contacto e ver se ele te dá uma ideia do que podes fazer...

Cumps
 
O que me deixa também lixado é que eu tinha comprado as colunas, usadas, em Novembro na Amazon ES. Só as montei em dezembro, e ao fim de 2 ou 3 semanas começou a acontecer isto, já depois do período de devolução

Tentei depois então deixar feedback negativo ao vendedor, e nem isso deixava.

Depois reparei que as colunas já tinha sinais de ter sido mexida. Marcas nos plásticos, parafusos meio comidos, etc. E quem vendeu deve andar a enganar mais gente...
 
Grande treta quando apanhamos um espertinho desses...!
Já viste se não é nenhum componente dentro dessa coluna "mãe"?? realmente a placa do amplificador parece estar OK
se quiseres estar mais um bocado de volta disso (sempre com as devidas precauções)
podes ainda verificar se a alimentação do Circuito integrado que tens na placa com um multímetro
PT2325
(e mais uma vez CUIDADO com equipamentos em tensão)

EDIT: basicamente esse componente é o responsável pelo controlo da amplificação...
 
@Albinodasfestas Depois de escreve aquilo, decidi contactar a Amazon, com o intuito de me deixarem dar feedback negativo a essa loja. Venderam um artigo usado como estado "Bom", mas estava afinal reparado (e mal reparado).

Eles foram mais longe, e vão fazer o reembolso! Já mandei hoje as colunas para Espanha, sem qualquer custo!

Se soubesse já os tinha contactado à meses. Não sei se vão notar que foram abertas (quer por mim, quer pela loja original), mas não tenho nada a perder também. :)

Obrigado de qualquer forma pelas dicas.
 
Back
Topo