Logos dos canais queimam ecrãs dos plasmas

Que plasma tens e em que modo usas ?

Acho estranho ter dois em casa e nunca ter tido problemas de burn.

E uso, PS2, PS3, Wii, PCH, DVD, BD e TVcabo.

Nunca tive sequer o mais pequeno vestigio de burn.

não leves a mal, mas deves ter falta de visão ou então tens um LCD mascarado de plasma..

antes era pior mas os problemas de burn in continuam em todos os plasmas...
 
Última edição:
Não comecem com a guerra LCD vs plasma. Os plasmas hoje em dia já não sofrem desse mal como sofriam, e em contrapartida a qualidade de um LCD roça a dos plasmas hoje em dia.

Acho q ja vais tarde é q por aqui andam uns quantos fanaticos de lcds e plasmas... Tb me parece q os novos plasmas muito dificilmente fazem burn,deixou de ser um problema grave para apenas ser um problema possivel:002:
 
Não comecem com a guerra LCD vs plasma. Os plasmas hoje em dia já não sofrem desse mal como sofriam, e em contrapartida a qualidade de um LCD roça a dos plasmas hoje em dia.

já começou..a mentalidade do portugues mesquinho é assim.."eu tenho é bom,o vizinho tem,eu digo que nao presta mas rouo-me todo de inveja porque tambem quero ter..mas digo alto e em bom som que nao presta"..enfim..se se está a falar do defeito de burn em certos plasmas,porque veem com comentarios "ainda bem que comprei um lcd"??
 
Poder acontecer pode, mas era preciso teres horas a fio um logo com cores fortes, e mesmo no axn, embora durante pouco tempo, existe publicidade... Se não queriam uma guerra lcd vs. plasma nunca iniciavam esta thread. É daquelas que é mesmo a pedi-las.
 
Deve ser para ver quem a tem maior.

Tanto LCD´s como Plasmas tem os seus defeitos. Nada é perfeito.

Uns dão-se melhor com os defeitos dos plasmas outros com os dos LCd´s. Mas deixem-se destas discussões ridiculas.

Fogo, tem que estar sempre a deitar abaixo é a PS3 contra Xbox, é plasmas contra LCD´s e sei lá o que mais.É como o post anterior diz tem que estar sempre a falar mal. A isso chama-se dor de couto, mais conhecido como dor de cotovelo.
 
Deve ser para ver quem a tem maior.

Tanto LCD´s como Plasmas tem os seus defeitos. Nada é perfeito.

Uns dão-se melhor com os defeitos dos plasmas outros com os dos LCd´s. Mas deixem-se destas discussões ridiculas.

Fogo, tem que estar sempre a deitar abaixo é a PS3 contra Xbox, é plasmas contra LCD´s e sei lá o que mais.É como o post anterior diz tem que estar sempre a falar mal. A isso chama-se dor de couto, mais conhecido como dor de cotovelo.

E quem não se lembra da guerra HD-DVD vs Blu-Ray. Por sorte um já foi a vida, se não ainda hoje era uma tourada.
 
LOL....e de uma forma inocente se inicia mais uma "guerra" entre LCD e Plasma.
Sinceramente ainda não percebi o porquê destes conflitos. Mais do que tentar perceber qual dos dois é melhor deve-se tentar perceber qual dos dois interessa mediante o tipo de utilização que lhe vai ser dada, já que utilizam tecnologias diferentes.
Podemos discutir resolução, contraste dinâmico, arrastamento, burn, etc, etc, etc...mas no fim o que realmente interessa é se o consumidor fica satisfeito com a compra por esta corresponder às expectativas e ao tipo de utilização que lhe é destinado: ver filmes, jogos, etc.
Adquiri recentemente um LCD e estou bastante satisfeito mas restam poucas dúvidas de que a minha próxima aquisição será um Plasma...

Cumprimentos a todos
 
Muito mais interessante, era cada um dar experiencias proprias sem entrar em comparações.

Eu tenho um LCD Philips Cineos e uso muito pc e posso dizer que já notei retenção de imagem.
Aconteceu porque durante cerca de 6 horas estive sempre com browser da intenet ligado, ou seja, toda a parte superior ficou marcada.

Felizmente não permanentemente.

Agora reduzi os niveis de contraste para a entrada de pc e nunca mais aconteceu.

Julgo que com os plasmas isto pode acontecer com mais facilidade, mas era bom saber de alguem que tambem use o pc no plasma, qual o modelo (se é mais novo ou dos antigos), se alguma vez se apercebeu de algum tipo de retenção de imagem permanete ou não e se alguem com lcd tambem já vi algo parecido.
 
Ya o meu plasma ta cheio de burn, agora ate tenho um extintor ao lado do sofá, não vá haver um incendio ca em casa.

Mas alguem no seu prefeito juizo pode falar em burn in com tanta gente satisfeita com os seus plasma?
 
manual do novo plasma da samsung da série 7 modelo 756

1ª página

User Instructions

Screen Image retention
Do not display a still image (such as on a video game or when hooking up a PC to this PDP) on the plasma monitor panel for
more than 2 hours as it can cause screen image retention. This image retention is also known as “screen burn”. To avoid such
image retention, reduce the degree of brightness and contrast of the screen when displaying a still image.

A still image displayed too long may cause permanent damage to the PDP Panel.
Watching the PDP TV in 4:3 format for a long period of time may leave traces of borders displayed on
the left, right and centre of the screen caused by the difference of light emission on the screen. Playing a
DVD or a game console may cause similar effect to the screen. Damages caused by the above effect are
not covered by the Warranty.

Afterimage on the Screen.

Displaying still images from Video games and
To prevent this effect, reduce the ‘brightness’

Warranty
- Warranty does not cover any damage caused
- Burn-in is not covered by the warranty.


agora o manual do novo LCD da samsung série 7 modelo 756

Precautions When Displaying a Still Image
A still image may cause permanent damage to the TV screen
Do not display a still image on the LCD panel for more than 2 hours as it can cause screen image retention. This image
is also known as “screen burn”. To avoid such image retention, reduce the degree of brightness and contrast of the
displaying a still image.
Watching the LCD TV in 4:3 format for a long period of time may leave traces of borders displayed on the left, right
and center of the screen caused by the difference of light emission on the screen. Playing a DVD or a game console
may cause a similar effect to the screen. Damages caused by the above effect are not covered by the Warranty.
Displaying still images from Video games and PC for longer than a certain period of time may produce partial afterimages.
To prevent this effect, reduce the ‘brightness’ and ‘contrast’ when displaying still images.


não sou eu a inventar, são os manuais da samsung do gémeos serie 7, um nasceu plasma outro LCD.

isto vem provar o quê, que ligados muito tempo com uma imagem parada qualquer um dos sistemas sofre de screen burn, e não sou eu que estou a dizer são os manuais. vendo isto continuo na minha, vou comprar um plasma mal eu consiga ver ao vivo o panasonic PZ800, o samsung 756 e o LG 7000, porque não estou para arrastamentos, para pixelização, para ruido constante na imagem com fontes que não sejam blue-ray:lol:

para quem não acredita aqui ficam os links para os dois manuais, e o que se aplica aos samsung aplica-se a todos os outros.:)

plasma 756
http://downloadcenter.samsung.com/content/UM/200809/20080910183207187_BN68-01757D-00Eng_0820.pdf

LCD 756
http://downloadcenter.samsung.com/content/UM/200808/20080814212439062_BN68-01700A-00Eng-0731.pdf

agora se tem duvidas do que é melhor, e se moram na zona do Porto, vão amanhã á ***** de Gaia e comparem, porque estão lá todos lcd's e plasmas, eu vou novamente, porque oportunidades de os ver todos a bombar com a mesma fonte não há muitas.
 
Se eu tivesse um LCD também achava util. Pelo menos com imagens paradas não tinha arrastamento.
Mas como tenho um plasma não sofro desse mal.


Entao experimenta um lcd full hd e ja veràs...
E o que é que full hd [resolução] tem a haver com arrastamento????

Sinceramente ainda não percebi o porquê destes conflitos.


Acho que o comentario do victordasilva da qual fiz quote acima é demonstrativo desses conflitos:

Não percebem bem o que é uma tecnologia e o que é outra, e não reconhecem que cada tecnologia tem vantagens e desvantagens.
E como tal defendem aquilo que têm, tentando levar os outros a acreditar naquilo que dizem, para se sentirem felizes com eles próprios, ou melhor, encherem o ego, a convencerem os outros e auto-convencerem-se que aquilo que têm/gostam é o melhor....


Mas ao contrario do que já disseram, isto não é tipico do portugues, é mal geral, do ser humano. Basta ver pela net qualquer discussão x360 vs Ps3, Canon vs Nikon, m$ windows vs Mac, etc etc... Muitos seres humanos sentem-se bem, sentem-se realizados, a auto-convencerem-se que o que gostam e têm é o melhor. Muitíssimos poucos nunca sofreram deste mal, alguns sofreram mas atingem um ponto em que começam a ser mais realistas e outros que nunca deixarão de ser assim.
Curiosamente da minha experiencia de vida, as pessoas com mais dinheiro sofrem muito menos deste mal, visto que têm realmente o poder de ter mais coisas boas, de qualidade, whatever, e as pessoas com menos dinheiro pelo contrário, gostam de sentir que têm o melhor, ou auto-convencem-se disso, para se sentir mais realizadas.. Mas claro isto não é fórmula matemática, e há casos deste auto-promover o ego em todos os estratos sociais...



Agora.. Ontopic..:
O burn-in pode acontecer num plasma. Existe essa probabilidade, mas actualmente é muito dificil, a não ser numa utilização completamente descuidada, em que um plasma obviamente não devia ser utilizado..

P.s.: Também havia a probabilidade de eu hoje estar 130 milhoes de €€ mais rico, mas infelizmente não aconteceu.
Se tivesse acontecido era capaz de ser maluco o suficiente para comprar um Kuro, um Pz800 e dois dos melhores lcd à venda e convidar aqui os que defendem com unhas e dentes os lcd's para verem a realidade. Assim acabava com estas discussões..
:002:
 
Última edição:
Infelizmente as pessoas não ligam aos avisos.
O que está aqui em causa de facto é os logotipos das estações portuguesas nas emissões de televisão. São os chamados DOG (Digital OnScreen Graphic) ou como se costuma dizer em Inglaterra "Annoying DOGs".

Para que é que precisamos deles? Só estão lá a chatear e a incomodar, desviando a nossa atenção e a estragar LCDs e Plasmas, a culpa não é dos televisores mas sim dos canais. Cada vez mais os televisores dos dias de hoje são mais sensíveis, e os canais de TV têm de entrar nessa realidade. A RTP parece ser a única atenta a este problema, inclusíve está bem claro no guide line da linha gráfica da própria estação.

A foto que mostrei no primerio post trata-se de um plasma em Inglaterra que ficou queimado após o visionamento durante 2h30 de um canal de TV com um logo 100% opaco e colorido com cores fortes, o espectador foi-se queixar à marca da TV, a marca diz que não tem culpa e nada pode fazer pois "Screen Burn" não está dentro da garantia. O espectador foi então fazer uma reclamação à estação de TV, passado 15 dias essa mesma estação passou a colocar o logo translúcido e cinzento.
 
Convém também dizer que o que se vê na foto, só é visível com o plasma desligado e nas fotos tiradas com flash. A olho nu é difícil de ver qualquer marca no ecrã e com o mesmo ligado não se nota qualquer problema. Não é portanto burn-in mas sim image retention. Coisa que umas 2 horas com o ecrã a dar "chuva" não cure...
 
Infelizmente as pessoas não ligam aos avisos.
O que está aqui em causa de facto é os logotipos das estações portuguesas nas emissões de televisão. São os chamados DOG (Digital OnScreen Graphic) ou como se costuma dizer em Inglaterra "Annoying DOGs".

Para que é que precisamos deles? Só estão lá a chatear e a incomodar, desviando a nossa atenção e a estragar LCDs e Plasmas, a culpa não é dos televisores mas sim dos canais. Cada vez mais os televisores dos dias de hoje são mais sensíveis, e os canais de TV têm de entrar nessa realidade. A RTP parece ser a única atenta a este problema, inclusíve está bem claro no guide line da linha gráfica da própria estação.

A foto que mostrei no primerio post trata-se de um plasma em Inglaterra que ficou queimado após o visionamento durante 2h30 de um canal de TV com um logo 100% opaco e colorido com cores fortes, o espectador foi-se queixar à marca da TV, a marca diz que não tem culpa e nada pode fazer pois "Screen Burn" não está dentro da garantia. O espectador foi então fazer uma reclamação à estação de TV, passado 15 dias essa mesma estação passou a colocar o logo translúcido e cinzento.

concordo inteiramente contigo, a única estação de televisão nacional que se preocupa com o problema é a RTP. todos os canais deveriam utilizar o logo com uma cor branca ligeiramente translúcida e se quizerem utilizar o logo a cores, fazer como faz a RTP que de x em x segundos mudo o logo. no estrangeiro a maioria dos canais já utiliza os logos brancos translúcidos, temos de fazer alguma pressão para mudar a atitude da TVI, da SIC e de alguns canais de cabo.
isto é um ponto, outro ponto é que screen Burn acontecer vendo televisão não é muito comum, porque com publiciade de 10 em 10 minutos é dificil de acontecer. de qualquer forma quem compra televisores de LCD ou plasma tem de ter este problema sempre presente, tomando medidas para o poder evitar. acho que o mais perigoso para os televisores, são mesmo é os jogos, esses sim á o perigo de passarmos umas horas a jogar com certas partes do ecran com a mesma imagem.
 
Convém também dizer que o que se vê na foto, só é visível com o plasma desligado e nas fotos tiradas com flash. A olho nu é difícil de ver qualquer marca no ecrã e com o mesmo ligado não se nota qualquer problema. Não é portanto burn-in mas sim image retention. Coisa que umas 2 horas com o ecrã a dar "chuva" não cure...


Só posso falar no meu caso (PX80), mas mesmo após horas a jogar PES, a pouca retenção que se nota desaparece apenas com um minuto ou dois de chuva :)
 
Eu vejo muitas séries e programas doutros paises e a ideia deles com os logos é muito boa. Ao sairem da publicidade o logo aparece todo bonitinho e colorido, faz uma animaçãozinha da treta e ficam transparentes. Mas nós além dos logos do canal temos de gramar outra porcaria a sinalizar a novela que está a passar ou outra porcaria qualquer, como se a pessoa não soubesse o que está a ver!!! Será que o telespectador português é assim tão estupido?!
 
Back
Topo