Logotipos das TV's e Burn-ins

Punkoiola

Power Member
Talvez haja neste fórum alguém que possa esclarecer uma questão: com tantas vendas de TV's Plasma a nivel mundial, pq é que boa parte das empresas que produzem os canais de TV continuam a insistir em ter logotipos brilhantes?! >(

Será para "marcar" a diferença? :002:

PK
 
isso é só se ficar horas e horas sempre no mesmo canal.
Pelo que sei nos intervalos desaparecem.

e os canais estrangeiros. por exemplo vh1 aquilo de x em x minutos tem uma animação.

cumprimentos
 
hoje em dia os logotipos da maioria dos canais estrangeiros que tem o logo fixo o dia todo já têm pouco contraste. os outros vão fazendo uns intervalos que por mais breves que sejam "limpam" a imagem
 
Tenho um plasma há cerca de 1 mês, e ontem foi a primeira vez que tive um "burn-in". Foi com o logotipo do AXN >(

Felizmente a minha TV (Samsung Q9 Series) vem equipada para tratar do assunto... 15 minutos de Signal Pattern (imagem de varrimento branco/cinzento) foram suficientes para "limpar" o logo
icon10.gif


Tal como o gleal2000 explicou, muitos canais já implementaram acções para minimizar o problema, mas ao que parece nem todos... como o AXN >(

Sendo o AXN >( um canal que gosto de ver, para evitar novos burn-ins do AXN >(, aumentei o pixel shift (default 2) para 3.

Citando o que já disse em outro post "o AXN >( é da Sony... a Sony produz "apenas" LCD's... LCD's não têm burn-ins... de tal forma que a Sony deve estar obviamente a fazer o que se chama marketing de guerra... :paranoid:

PK
 
Isso não chegou a queimar os pixeis, eles ficaram com "memoria" do logotipo, isso é normal nos plasmas e desaparece ao fim de pouco tempo. Convem pesquisar os settings ideais para isso não acontecer, sei que na panasonic com uma config que anda no avforums nao tens problemas de efeito memoria, e muito menos de queimar os pixeis. O que é cada vez dificil de acontecer com cada geração nova de plasmas, mas convem ter alguns cuidados.
 
O que as varias emissoras poderiam e deveriam fazer era simplesmente ir mudando o logotipo de local de x em x minutos. Para canais com anuncios de 20m cada 30m de emissão normal o problema nem se põe pois durante os anuncio o logotipo não aparece, mas se for por exemplo num canal que passe um filme sem intervalos tipo LOTR já pode ser grave.
 
Isso não chegou a queimar os pixeis, eles ficaram com "memoria" do logotipo, isso é normal nos plasmas e desaparece ao fim de pouco tempo. Convem pesquisar os settings ideais para isso não acontecer, sei que na panasonic com uma config que anda no avforums nao tens problemas de efeito memoria, e muito menos de queimar os pixeis. O que é cada vez dificil de acontecer com cada geração nova de plasmas, mas convem ter alguns cuidados.

Acho que tens razão, estou a utilizar indevidamente o termo "burn-in". É mais um "hot-in"...
icon11.gif


Estava a usar os settings originais, mas já afinei qq coisinha como diminuir 5% o brilho e o contraste. Quase não se nota a diferença, mas já pode representar alguma coisa para o efeito pretendido.

O pixel shift, que é uma feature da TV para evitar situações destas, é regulável de 1 a 5 pixeis. Por defeito estava em 2, mudei para 3.
Mas acho que a melhor defesa de todas é o "zapping"... :x2:

Como diria Akio Morita, CEO e guru da Sony, "burn, plasmas, burn"... :-D

PK
 
O que as varias emissoras poderiam e deveriam fazer era simplesmente ir mudando o logotipo de local de x em x minutos. Para canais com anuncios de 20m cada 30m de emissão normal o problema nem se põe pois durante os anuncio o logotipo não aparece, mas se for por exemplo num canal que passe um filme sem intervalos tipo LOTR já pode ser grave.

Eu não tenho plasma, mas ando a pesquisar qual a tv que vai para a minha casa nova, mas tenho a ideia que a maioria das marcas ja incorpora tecnicas que fazem a imagem deslocar-se x pixeis nas varias direcções ao fim de algum tempo para evitar "chatisses". Edit: Pixel shift como disse o Punkoiola :)


Eu pessoalmente prefiro a qualidade de imagem dos plasmas mais recentes, mas sempre que leio, cenas do genero, alguem a dizer que so ve cada canal 30m de seguida, fico logo a pensar, os lcd são tão porreiros.
 
...por exemplo num canal que passe um filme sem intervalos tipo LOTR já pode ser grave.

Com os filmes cada vez mais longos (i.e. Senhor dos Aneis são 3 horas) o logo de canais como os Lusomundos são para levar em conta... Se já repararam que são exactamente os nacionais e os premiuns da TV Cabo os mais brilhantes...

Será que têm acordos com a Sony para vender LCD's? :002:

PK
 
AXN again

Outra vez o logotipo do AXN!!! Bastam 15 minutos deste canal para ficar com o plasma marcado. >(

ok, ok, ok, já sei o que vão dizer: não é definitivo... desaparece após alguns minutos de zapping... devia ter optado por um LCD... etc... etc... etc...

Não sou grande adepto das teorias da conspiração :paranoid: mas acho mesmo estranho o AXN ser o ÚNICO canal que causa esta chatice. Não fosse a Sony dona do AXN, não fosse a Sony fabricante exclusivamente de LCD's, não fosse a Sony insistir num logo de grande contraste entre o branco e uma cor primária do RGB como o vermelho, isso para não dizer que o lettring está dentro da caixa vermelha, o que acaba por atenuar a eficácia do pixel shift... Será conspiração da Sony para acabar com a concorrência dos plasmas? :neutral:

PK
 
Neste casos o pip dá jeito, basta por um dvd a correr e colocar a imagem numa janela pequena por cima do logo.

É uma boa ideia, sim senhor.
icon13.gif


Mas ainda assim, prefiro boicotar o canal da Sony LCD's Factory... Há uma série ou outra no AXN que me agrada, mas tipicamente é um canal que vejo pouco. Felizmente! :-D
 
Há que não confundir burn-in com retensão.
Burn-in é irreversível, porque o fosforo fica mesmo queimado. Nos LCD actuais isto raramente acontece com uso normal.
A retensão é reversível, e pode até surgir nos LCD (mas é menos comum), e foi este o fenómeno que surgiu com o logotipo do AXN.
 
Há que não confundir burn-in com retensão.
Burn-in é irreversível, porque o fosforo fica mesmo queimado. Nos LCD actuais isto raramente acontece com uso normal.
A retensão é reversível, e pode até surgir nos LCD (mas é menos comum), e foi este o fenómeno que surgiu com o logotipo do AXN.

Sim, tens razão, pela segunda vez usei indevidamente o termo "burn-in"... E corrijo-me uma vez mais, o termo "não técnico" e inventado por mim é "hot-in"... :002:

PK
 
Back
Topo